Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Artur Dias – Campeão Velocidade U.C.Charneca da Caparica – 2020

Caríssimos leitores, como vinha-mos anunciando na nossa participação semanal no programa de columbofilia na rádio Águia Azul – Sintonia Feirense… Artur Dias depois de algum tempo dedicado à reestruturação da colónia, voltou aos palcos das vitoria e este ano de 2020 já foi campeão de Velocidade na União Columbófila Charneca da Caparica, e no distrito as coisas também já correram muito bem, consegue fazer pódio na velocidade e avizinha-se um ano de 2021 com excelentes resultados novamente.

Pombal de competição… dividido em 3 secções..uma das quais com ninhos para machos… uma segunda com poleiros para fêmeas e por último a secção dos fundistas… um espaço mais pequeno, mas que dá um enorme jeito na alimentação desses atletas.

O inicio da vida columbófila de Artur Dias, as melhores linhagens e melhores pombos do columbofilo e também um pouco da sua historia… está documentado em (clique no link e será direccionado para outro artigo publicado anteriormente):

https://columbofiliaonline.com/2017/05/16/artur-dias-um-fundista-nato/

Os principais pombos cultivados ao longo dos anos, para os concursos de mais horas de voo e medias mais baixas: os negros do Mário Luís do Fogueteiro e os Veronas cruzados à linha da Deusa, uma craque do pombal de Paulo Deus, enquanto para os concursos mais rápidos e\ou mais curtos: os Cagalanisso.

Esta Fêmea, a “Marreca” do Pombal, é filha de um macho, oferecido pelo seu amigo Bacalhau de Albufeira, do seu casal Alemão, cruzado a uma fêmea da casa: “Cagalanisso”

Desde a nossa visita em maio de 2017… apenas foram introduzidos os “Gabys”, uma entrada através de Ângelo Correia… e introduziu também um macho oriundo da equipa: Asas de Albufeira do seu amigo Bacalhau… Mantém a base original intocável porque é com ela que se identifica e com os quais já se habituou a jogar e manusear. Aquando da nossa primeira visita constatámos que alguns dos melhores reprodutores já estavam com uma idade avançada… desde então foram feitas algumas consanguinidades e a reprodução voltou a florescer… foram colocados pombos novos a reproduzir e as novas entradas, foram acasalados com os consanguíneos recentes.

Neste ano com a presença do Covid 19 nas nossas vidas, e com a paragem forçada que aconteceu na campanha de 2020, Artur Dias voltou a fazer consanguíneos , que serão alguns dos reprodutores da próxima estação de criação.

Foi realmente um ano ao mais alto nível… e com um fim de campanha arrasador… por varias ocasiões Artur Dias classificou inúmeros pombos na primeira e segunda dezena na Charneca. Com a nuance de serem os pombos novos a fazerem toda a diferença nessa ponta final, o que deu indicações ao columbófilo da qualidade dos atletas, que nesta próxima época terão a segunda campanha e serão adultos, a equipa dá mostras de estar a ficar mais forte e consistente.

Secção de Fêmeas

Todos quantos nos lêem têm a noção clara que para se vingar no mundo columbófilo é necessário uma pequena dose de sorte, depois muita dedicação, bons pombos, tempo para cuidar deles e algum “feeling”. No caso do Artur faltava apenas o tempo para poder cuidar da equipa, a profissão exige alteração de horários e ausências. Mas esta situação estará prestes a mudar… já la vamos…

Gaby X Cagalanisso- resultado da introdução dos Gabys no Pombal

Entretanto damos conta da noticia que as prestações distritais foram finalmente publicadas…podemos relatar que Artur dias faz Pódio em 2020 na velocidade… parabéns a dobrar. Ainda quanto ao “timing” do lançamento tardio das classificações, podemos dizer o seguinte. dentro do ano atípico que todos passámos em 2020, dificuldades justificadas mas acrescidas aconteceram em Setúbal… problemas de saúde… enfim uma panóplia de obstáculos que se juntaram ás dificuldades inerentes ao facto de estarmos a viver uma pandemia…resumindo…o que aconteceu foi justificável e graças a muito esforço e perseverança está ultrapassado… já temos campeões…

Secção de machos… nesta altura do ano… os ninhos estão tapados

Classificação Concorrentes Velocidade Distrito Setúbal 2020

60319Sol Nascente AS.C. Montijo10272
11157Artur Manuel Lopes DiasU. C. Charneca da Caparica10210
60320Sol NascenteS.C. Montijo10015
31088Jose Manuel Sardinha EspadaS.C. Montijo9997
60321Sol Nascente Borrachos PS.C. Montijo9992
Verona X Simon

Mais uma novidade deste pombal é o facto de João Monteiro um veterano da columbofilia do distrito de Setúbal, se ter chegado ao entrevistado, colmatando desta forma a falta de tempo do Artur e tem apoiado o maneio da colónia. O João há uns anos a esta parte tinha uma colónia espectacular, mas as vicissitudes da vida forçaram uma paragem abrupta e inesperada… e finalmente quando as coisas parecem estar a compor-se volta ao activo com força e esse retorno é muito bem vindo… um amador que é um amante serio do pombo correio… um lutador… e que acrescentará sem duvida mais valias à equipa e à columbofilia de Setúbal.

Por agora são estas as novidades… campeões de velocidade na Charneca… vice campeões distritais em Setúbal na mesma especialidade e mais um pombo top 10 no campeonato do Pombo Ás velocidade. Entretanto prometemos aquilo que já ninguém tem dúvidas…continuaremos a trazer até si, novidades columbófilas…até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: