Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Artur Dias – Um Fundista nato…

Artur Dias, iniciou se na Columbofilia em 1998, pela mão do seu sogro. Já a sua esposa na altura ainda namorada, ajudava o seu pai nas lides dentro do pombal. Dai para cá fizeram vida juntos, casaram tiveram filhos e apenas pararam um único ano que foi em 1995, ano do casório, e que foi aproveitado para reorganizar a via, construção de pombais etc etc. Quem conhece a realidade do distrito de Setúbal e não só, quem anda na columbofilia de forma atenta, sabe a importância deste nome por estas paragens. Ano após ano somou e continua a somar títulos a nível de colectividade, nomeadamente na Torrense, Fogueteiro e na Charneca da Caparica, e não só, também a nível do distrito, onde está sempre na luta pelos lugares cimeiros e fez sempre top 10 durante todas estas campanhas, e apesar de ser um especialista no fundo chegou a ser vice campeão distrital de Velocidade. vejamos a última campanha:

2016

Campeão Distrital De Meio Fundo Zona Oeste

5º Lugar Meio Fundo Distrital

3º No Campeonato Fundo Distrital Zona Oeste

7º No Campeonato Fundo Distrital

4º no Campeonato Geral Distrital Zona Oeste

10º No Campeonato Geral Distrital

Um filho do Famoso “53” – 2489812\12:

Anilha Ouro Fundo Distrital Zona Oeste

Anilha Prata Distrital Fundo

No distrito Zona Oeste faz 1º,4º e 6º Melhor Pombo de Fundo

 

Um dos pilares desta equipa: Verona X Deusa ( fêmea oriunda do pombal de Paulo Deus)

6256853

As principais linhas de pombos cultivadas para voar o Fundo são desde o inicio desta colónia os Negros do Mário Luís do Fogueteiro e os Veronas, cruzados à Deusa, uma fêmea oriunda do Pombal de Paulo Deus.

Vista Frontal do Pombal de competição

 

IMG_2116

Quanto aos concursos de Velocidade e Meio Fundo são voados com os “Cagalanisso”, origem Manuel Teixeira de Alverca e também do falecido Carlos Cordeiro.

Outro Pilar da equipa de Reprodutores: Negros do Mário Luís X Deusa

Este magnifico exemplar venceu inúmeras anilhas de Ouro, e agora filhos e netos seguem a pisadas do Fundador

4432665

Outra perspectiva da entrada para os pombais de voo: estas instalações são constituídas por 4 secções, uma reservada aos machos de Fundo, uma divisão com ninhos, onde os craques estão na frente de cada cacifo, depois uma outra secção mais pequena com as fêmeas especificas que voam o campeonato de fundo, depois mais duas divisões uma para machos e outra para fêmeas que por norma são jogadas aos concursos de Velocidade e Meio Fundo

IMG_2113

Duas irmãs de ninho, duas craques, já diziam os mestre antigos, que quando saem na mesma postura duas fêmeas… e assim tem sido a “808”, “olho avinhado”, é irmã de ninho da “809”, uma foi campeã Nacional Sport Meio Fundo e a outra Campeã Distrital de Velocidade. Puros “Cagalanisso”.

9714808

Por falta de tempo, ano após ano pratica uma viuvez rotativa. Os bandos voam unicamente uma vez por dia, separados por sexo. No final de cada campanha são feitos os casais com os pombos escolhidos, nomeadamente cerca de 80 adultos, e serão esse mesmos casais que estarão emparelhados na campanha seguinte. A este grupo de pombos junta normalmente 50 borrachos e assim fica a equipa completa para a nova Época.

Podemos observar o corredor frontal, onde os pombos entram e ai são separados consoante o sexo e as provas que andam a disputar.

IMG_2118

Mais em baixo encontramos um consanguíneo de uns pombos conhecidos como “Veronas”, e que têm sido os pombos que se destacam neste distrito a nível das provas de longa distância, costuma se dizer por estas paragens que quem não tem “Veronas”, não ganha no fundo neste distrito. Tudo começou com uma fêmea de Arsénio Costa, que foi baptizada de “Verona” pelo proprietário que residia na Charneca da Caparica, e foi ás olimpíadas precisamente em Verona, representou o seu país e tem deixado uma família ganhadora por estas paragens. Entretanto já passaram uma serie de gerações e eles continuam a regressara casa nos bandos da frente.

9436526

Artur Dias sempre gostou de concorrer nos clubes onde estavam os melhores concorrente, diz que só dessa forma não adormecemos e um dia quando acordamos estamos encostados a alguns resultados medianos, ao contrario de quando a competição é renhida, e dura, ai estamos em constante evolução, e sempre motivados. A sua mudança para a charneca da Caparica, vindo do Fogueteiro, que por sinal até se encontra fechado neste momento, foi precisamente porque nesse clube a competição estava ao mais alto nível e queria testar ai o real valor dos seus atletas.

Pombal de Fêmeas de Velocidade e Meio Fundo. Na mão o Artur tem uma pura “Cagalanisso”

IMG_2124

Mais uma craque, que tem sido uma excelente reprodutora, e deixa neste pombal várias gerações de excelentes exemplares

9719809

Pombal de Machos para Velocidade e Meio Fundo

IMG_2125

O olhar atento do Manager

IMG_2126

O autor e o proprietário escolheram mostrar, revelar os pilares da colónia, haveria inúmeros pombos novos para fotografar, com resultados excelentes, mas desta forma fica documentado a origem de uma colónia que é uma referência no distrito de Setúbal. Qualquer um de nós os dois gostamos de ouvir e contar historia e fica mais uma historia contada. lembra o Artur que quando se iniciou na columbofilia, ainda se conversava sobre pombos, visitava mos pombais, íamos ao café ouvir falar os mais velhos e tentar aprender alguma coisa, hoje em dia os columbófilos passam o tempo na sua maioria a dizerem mal do que esta feito e muitas vezes uns dos outros no facebook e na internet em geral. Lembra com nostalgia os ensinamentos de Carlos Cordeiro, Fernando santos, Alexandre Sabino…

Caros leitores, esta narrativa não termina por aqui. O Artur é novo e teremos oportunidade de voltar a entrevistar este grande campeão. Parabéns pela dedicação, pelo entusiasmo e pela persistência. Um bem aja…e boa sorte para este final de campanha.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: