Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Araújos & Lino – Campeões Distritais ACD Lisboa – Campeonato Geral (Zona C)

Araújos & Lino foi a equipa que o columbofilia Online visitou esta semana. O pombal está sediado na localidade da Charneca, freguesia da Venda do Pinheiro, concelho de Mafra, pertencente à ACD Lisboa onde concorrem na Zona C, bloco 5. Uma viagem rápida desde Fernão Ferro. Encontrámos 3 amigos que já estamos habituados a lidar, nomeadamente anualmente nas festas de entregas de prémios no Elite Club.

A sociedade é composta pelos Araújos: Luís Araújo que é o filho, e o pai Aurélio Araújo e depois pelo seu amigo Jorge Lino. O mais velho é o Aurélio com 70 anos, depois o Jorge tem 62 e o mais novo é o Luís que tem 44 anos.

IMG_0094

Campeonato Geral Distrital – Zona C (200 columbofilos) 2018

55983 Araujos & Lino Malveira 42255
58137 Pombal Azul Ericeira 42123
56935 Racoes Galrao S A Cadaval 41955
59024 Avelinos, Barroso & Camolas Algueirão 41532
10540 Jose Luis Santos Conceicao Amadora-Queluz 41114

A família Araújo começou na columbofilia com um pombal pequeno na mesma propriedade onde ainda hoje estão as instalações, embora em posição diferente. O Inicio deu-se pela mão do pai do Aurélio. Era no pombal desse senhor, que estava o relógio coletivo de marcação dos pombos e para onde vinham 7 ou 8 concorrentes a correr marcar à zona, isto recordando tempos de há 60 anos. O pai terminou entretanto com a lide columbofilia começou o Aurélio sensivelmente quando fez os 15 anos… até hoje nunca mais parou, inclusive um dos filhos o Luís seguiu as pisadas do pai e hoje faz parte da sociedade, os outros irmãos interessam-se pelos pombos Correio e acompanham mas de longe, devido à vida profissional de cada um. Luís Araújo foi sempre ajudando o pai desde tenra idade até há 6 anos atrás, altura que o seu nome passou também a constar do boletim de inscrição.

742 araujos e lino.jpg

Em 1975 Jorge Lino e Aurélio tiveram uma sociedade. Nessa altura experienciaram o facto de serem sócios, depois o Jorge concorreu em Bucelas 10 campanhas (1995 \2005 em sociedade com outro amigo, encestavam em nome de: Leiteiro & Lino…resumindo e baralhando, o Jorge começa por influencia do seu amigo Aurélio na columbofilia, numa altura que lhe ofereceu alguns borrachos e que por sinal até eram bem interessantes decorria o ano de 1974, depois fizeram sociedade em 1975, separam se e o Jorge vai concorrer sozinho para a Venda do pinheiro, entretanto vai para Bucelas em sociedade como amigo Leiteiro e volta novamente à Charneca, ao primeiro formato em sociedade com  pai e filho Araújo e assim permanecem até hoje. Durante o período que o Jorge Lino esteve fora, os Araujos continuaram com a sua equipa na Charneca.

O resultado da sociedade com o seu amigo Leiteiro foi um vice campeonato distrital de fundo, e fizeram duas vezes 4º Lugar distrital. A colectividade de Bucelas era uma referência no fundo distrital.

IMG_0084.JPG

Chegados novamente à Charneca, concorrem na Malveira e no fortíssimo Elit Club. A melhor campanha de todas foi precisamente a de 2018.

Campeonato Distrital Zona C 2018

Campeões Campeonato geral

Velocidade- 4º Lugar

Meio Fundo – 2º Lugar

Fundo – 4º Lugar

711 araujos e lino.jpg

Classificação Elite club – Campeonato Geral

Posição Nº Concorrente Nome do Concorrente Pontos Geral
1 58137 POMBAL AZUL 8960
2 55983 ARAUJOS & LINO 8879
3 56935 RACOES GALRAO S A 8801
4 58140 ODIVELAS BRAS & SERAFIM 8470
5 40790 OS RACHAS 8203

Pombal de Fêmeas

IMG_0069.JPG

Elite Club – Campeonato Meio Fundo

1 55983 ARAUJOS & LINO 3081
2 56935 RACOES GALRAO S A 3041
3 58137 POMBAL AZUL 3007
4 57909 ASAS DA CHA 2921
5 58140 ODIVELAS BRAS & SERAFIM 2887

 

744araujos e lino.jpg

Para a concretização das conquistas do ano anterior não houve um craque que fizesse a diferente…a grande mais valia, foi a equipa de pombos em si… nunca foi o mesmo pombo a pontuar em primeiro para a equipa. A base foram cerca de 7 a 8 bons pombos, certos e que quando caia um caiam os outros.

Pombal Borrachos

IMG_0071.JPG

Estes pombos que falamos são o produto da reprodução que está em casa de Jorge Lino. Este faz o acasalamentos, tira os borrachos e vai alimentando o pombal de competição que têm na Charneca. Tivemos a oportunidade de manusear a base desta colónia e deixamos um vídeo aos nossos leitores para poderem conhecer melhor estes pombos. Para isso basta clicar neste link em baixo:

Clique aqui para ver o Video

II Secção de Fêmeas

IMG_0085.JPG

O Pombo Base actualmente é um macho de 2015. Este pombo revolucionou a colónia, um macho de Garcias & Rui de Lisboa, filho do seu casal Base (consultar artigo columbofilia Online com a historia deste casal maravilha:

clique aqui para conhecer a historia destes Pombos

534 araujos e lino.jpg

O Grande Macho do Garcias & Rui oferecido ao Jorge e que é a sua base actual, cruza actualmente com 5 fêmeas diferentes e com todas elas tem dado bons pombos e são eles os responsáveis por tamanho sucesso. Em suma os cruzamentos são feitos da seguinte forma:

IMG_0076.JPG

Inicialmente o Jorge comprou um macho formidável, ao João Simões de Bucelas que foi Campeão da Zona 4, esse pombo, chegou a vencer dois primeiros prémios em dois fins de semana consecutivos, (em borracho) era um macho filho de uma fêmea oferecida pelo Jorge ao João cruzada a um macho holandês,  essa fêmea (irmã do três 8) era filha do Papan comprado em 1990 ao Fialho dos pombos do Franklin com uma fêmea do Leiteiro que era a “74”.

Volier de Entrada

IMG_0080.JPG

Os filhos do Holandês com a fêmea oferecida eram quase todos bons. Veio então o borracho filho desse casal comprado pelo Jorge, hoje em dia tem 15 anos e ainda enche os dois ovos e são as suas filhas que são acasaladas ao pombo Base do Garcias & Rui e que por sua vez dão estes pombos muito interessantes. Sendo que o macho base cruza bem também com mais 4 Pombas: uma fêmea “Gerts”, uma outra Janssen, a “800”… Qualquer uma destas fêmeas,  já deram primeiros lugares com o pombo base.

504 araujos e lino.jpg

A “800” tem uma historia engraçada: certo dia apareceu um borracho perdido ao pombal dos nossos entrevistados, foi comunicado e ficaram a saber que era de Adriano Malveiro, passaram os 15 dias para a recuperação e o pombo acabou por ficar nos seus pombais… num dia de chuva torrencial levaram o borracho para Lisboa e soltaram para ele procurar a casa de origem e não conseguir regressar à Charneca…engraçado que o borracho quase que voou direto para a nova casa…no ano seguinte foi um craque a voar fez 8 primeiros prémios, acabou por se perder num dia de muito calor, deixando uma filha…foi passada direta à reprodução… estamos a falar precisamente da “800”. Presentemente é a mãe de um outro craque do pombal.

Vista Geral dos Pombais de competição

IMG_0092.JPG

O amigo Lino tem pouco tempo para os pombos, trata dos reprodutores, das aquisições, e do fornecimento de borrachos para o pombal de voo, enquanto as lides diárias dos voadores ficam a cargo dos Araújos, o pai solta de manhã e as restantes tarefas recaem no filho: voo e maneio. Esta foi a chave do sucesso. Voam duas vezes ao dia entre 30 mn a 50 mn por treino, vão aumentando gradualmente o tempo de voo com o avançar da semana. Não fazem descompressão no dia seguinte ao concurso. Fazem o sistema normal de viúves, com machos e fêmeas nos poleiros, sendo que as fêmeas têm sistema para ficarem fechadas durante o dia. Apenas se encontram os sexos à chegada de treinos e concursos. A aposta primordial é no sexo feminino. Não têm por hábito fazer treinos em linha durante a semana.

drstaque araujos e lino

Foi uma visita relâmpago…os meus novos amigos estavam dispostos a continuar a tarde, mas por motivos familiares e devido também ao facto de estar uma equipa de competição à espera para ser tratada…voltámos a Fernão ferro, antes do escurecer…fica a promessa de um dia podermos conviver com mais tranquilidade… a conversa foi fluída,  boa gente… foi daquelas visitas fáceis de fazer… pessoas afáveis e pacatas…de trato fácil…

Parabéns a eles pelas excelentes prestações na época passada, desejando desde já os maiores sucessos para esta que já decorre.

2 Comments on Araújos & Lino – Campeões Distritais ACD Lisboa – Campeonato Geral (Zona C)

  1. Aurélio do Val Araújo um predestinado para a columbófilia desde os anos 70 do século passado, cinquenta anos sempre na vanguarda da columbófilia

    Gostar

  2. António José Lírio da Silva Lucas // 27 27+00:00 Março 27+00:00 2019 às 22:58 // Responder

    Grandes Campeões. Parabéns!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: