Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

José Dores – Campeão Distrital Geral ZN – ACD Beja

Hoje trazemos ao conhecimento dos nossos  leitores uma colónia pequena em tamanho, mas enorme em qualidade. José Dores de 44 anos, com o pombal situado na cidade de Beja, tem dado cartas ao mais alto nível, quer na fortíssima colectividade do “Asas de Beja” como a nível distrital. Para os mais atentos, não é novidade nenhuma esta entrevista, para os menos atentos, fiquem de olho nestes pombos e na condução da colónia por parte deste senhor, pois mesmo a nível Nacional, começam a destacar se e a apresentar-se nos lugares cimeiros.

José Dores na frente do Pombal de chegada

IMG_5183

Como fomos adiantando no inicio, estamos a falar de uma equipa de poucos pombos, na reprodução encontrámos apenas 9 casais, e a partir destes nascem anualmente cerca de 40  borrachos para  alimentar a equipa de competição, são tirados mais alguns que normalmente são oferecidos para os leilões locais. 

5324908

A campanha inicia se com 100 pombos, entre adultos e borrachos. Pratica o jogo da viuvez rotativa, uma vez que todos entram no pombal de chegada e após serem alimentados são encaminhados para a respectiva secção. No dia do concurso ao entrarem no patim encontram os ninhos abertos e ai permanecem algumas horas, antes da normalidade ser estabelecida.

Pombal de chegada com os ninhos abertos

IMG_5242

Quando perguntamos se fazia alguma distinção entre jogar machos ou fêmeas, ficamos a saber que não há diferenças, tanto aposta nuns como nos outros e nas classificações tanto consegue lugares de destaque com machos, como com fêmeas. Para além desta aposta, no que toca ao manuseio da colónia, ou ao tratamento, José Dores, disse nos que trata sempre igual, com uma pequena excepção, quando chegam as provas de Fundo dá mais comida aos que vão a concurso, num jogo que consta no treino em conjunto, entrada de todos os pombos de determinado sexo, alimentação igual e depois a selecção para fundo permanece mais uns minutos e recebe o reforço alimentar.

6222752

Não faz treinos em linha, os treinos que são realizados, são os da pré época, e depois semanalmente os atletas que não vão a concurso , são apanhados e esses fazem treino.

IMG_5245

Fomos adiantando no inicio, que apenas encontramos 9 casais de reprodutores e a base assenta essencialmente em  4 pombos:

1 – Armindo

1 – Fêmea via sol Nascente, linhagem william  Bruin;

1- Macho Cambalhota linhagem Fernando Caetano;

1- Macho Bosua.

4209337

Para esta campanha que esta a começar houve mais algumas apostas, nomeadamente uma fêmea de Germano Ribeiro que entrou este ano na reprodução, mais dois exemplares de Fernando Caetano da mesma linha do cambalhota e duas fêmea que vieram do Algarve do amigo Nuno Velho. Estes novos reforços, espera José Dores que venham a trazer algo de novo à colónia.

Pombal de Machos (adultos e borrachos)

IMG_5249

Normalmente a maioria das tarefas cabem a José Dores, mas pode sempre contar com a ajuda de seu pai. Neste momento a família esta a passar momentos difíceis, a saúde do pai de 68 anos e da mãe tem estado difícil de estabilizar e daqui enviamos um forte abraço e os desejos de uma recuperação rápida e consistente, por forma a vida volte à normalidade. Rapaziada ainda nono . Força que tudo vai tomar o seu caminho.

IMG_5254

Uma colónia que não tem muitos anos mas que já conta com inúmeros lugares de destaque. Enquanto sócio e condutor da colónia de Rosa Santos, já passaram alguns anos sobre este titulo, mas foi campeão Nacional Maratona, na altura que contavam 3 provas. Depois seguiu o seu caminho a solo e construiu o pombal em 2011 onde ainda está hoje e dai para cá a consistência foi sendo cada vez maior e recentemente tem sido um espectáculo acompanhar este nosso amigo e as suas prestações.

4455845

Por exemplo em 2016 teve o 4º Melhor Pombo Nacional de fundo, tal como em 2017, voltou a repetir a classificação, voltando a ter um pombo a fazer 4º melhor Nacional na especialidade de Fundo.

IMG_5249

Estes pombos têm feito furor em outros pombais onde entraram, não tem sido só em Beja, e começam a ser muito procurados, porque realmente fazem a diferença.

Classificações na colectividade Asas de Beja 2017

(32 concorrentes)

Campeão Geral

Campeão Velocidade

2º Campeonato Meio Fundo

2º Campeonato Fundo

2º Campeonato Borrachos

Pombo Ás

1º, 3º, 4º e 5º Melhores Pombos Campeonato geral

4º, 5º e 6º Melhores Pombos Campeonato Velocidade

2º e 3º Melhores Pombos Campeonato Meio Fundo

3º Melhor Pombo Campeonato Fundo

4º e 5º Melhores Pombos Campeonato Borrachos

IMG_5254

2017 foi sem duvida o ano da consagração, a nível Nacional:

4º Melhor Pombo Fundo (campeonatos nacionais)

2º Melhor Yearling Exposição Nacional

3º Sport Absoluto Exposição Nacional

18º Sport Absoluto Exposição Nacional

5º Sport Velocidade Exposição Nacional

Todos grandes pombos e todos eles da mesma família, quase a 100º irmãos… mas que família ganhadora.

IMG_4168

Campeonatos Distritais 2017

3º Campeonato Meio Fundo

2º Campeonato Fundo

Campeonatos Distritais Zona Norte 2017

Campeão Velocidade

3º Campeonato Meio Fundo

2º Campeonato Fundo

Campeão Campeonato Geral

Pombo ÁS 2017

2º e 9º Melhores Pombo Meio Fundo todo o distrito

8º Melhor Pombo Fundo todo o distrito

4º, 6º e 7º Melhores Pombo Velocidade Zona Norte

2º e 7º Melhores Pombos meio Fundo Zona Norte

5º e 7º Melhores Pombos Fundo Zona Norte

2º, 3º, 4º, 6º e 10º Melhores Pombos Campeonato Geral Zona Norte

IMG_1646

Não é todos os dias que encontramos uma equipa de pombos que inicia uma campanha com 100 atletas e consegue alcançar tamanha performance e qualidade de pombos. Sentidos parabéns ao Dores, que é um amigo do columbofilia online, mantemos uma relação já faz algum tempo, um homem simples de fácil trato e com uma dedicação enorme ao pombo correio. Desejamos a maior sorte do mundo para esta campanha de 2018 e os adversários que se cuidem, não perdeu pombos chave, a equipa esta consistente, os melhores de 2017 estão a responder bem neste inicio de campanha e podem contar com ele. Foi mais um dia bem passado, pena que desta vez não pudemos ficar muito tempo a ver os pombos, mas possivelmente para a próximo já teremos mais tempo para isso. Um abraço daqui de Fernão Ferro para Beja.

1 Comment on José Dores – Campeão Distrital Geral ZN – ACD Beja

  1. Parabéns para o campeão José Dores. Força para o futuro!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: