NR SAD – Montemor -Évora
De 2013 a 2016 , 4 vezes campeões SCM Geral, Velocidade e Meio Fundo e 3 vezes campeões de fundo, ficando em 2º no ano que não venceram.
43 anilhas ganhas em 4 anos
Caros leitores um artigo especial que vos trazemos hoje. NR SAD é um equipa composta por dois columbófilos, Nuno Peniche um rapaz de 35 anos à data, columbófilo desde 1997 com pombal na altura em Arraiolos, mais propriamente nas Ilhas, e Roberto Santos, de 41 anos a concorrer em Montemor desde 2006. O artigo será dividido em duas partes, ou poderemos até dizer que serão dois artigos, que no final se complementam e o puzzle fará sentido. Foram em tempos columbófilos individuais, cada um a concorrer em sua colectividade, mas desde 2009 que começaram a trocar os primeiros pombos por forma a melhorarem as suas reproduções, e em 2012 quando o Nuno mudou a residência para Montemor, juntaram em definitivo todos os reprodutores e de um único local saíram durante algumas épocas borrachos para alimentar os dois pombais de voo. Nesta época que decorre vão concorrer finalmente em exclusivo em Montemor, deixando o pombal das Ilhas. Devido a esta especificidade, hoje apresentamos em especial os pombos que têm ajudado ao sucesso destes campeões, nas especialidades de Velocidade e Meio Fundo e daqui a alguns dias traremos ao vosso conhecimento a equipa mais especializada nas provas de longa distância. Hoje serão apresentados 2 dos 4 casais que elevaram a NR SAD ao patamar dos vencedores.
O grande reprodutor”0732″ , já reproduziu bons voadores com 4 fêmeas diferentes, também ele foi um excelente voador:
3º 3693 pombos 24º 7114 pombos
4º 3394 pombos 27º 6484 pombos
12º 3757 pombos Anilha de Ouro de Velocidade e Geral em 2011 SCM
90º 3494 pombos Anilha Bronze de Meio Fundo 2011 SCM
183º 3600 pombos Anilha de Ouro Velocidade 2012 SCM
190º 3471 pombos
Outro filho do mesmo casal
Um craque filho do casal Base, “0908”, venceu:
1º 3326 pombos Anilha de Ouro Geral 2014 SCM
1º 2944 pombos Anilha Bronze Meio Fundo 2015 e 2016 SCM
3º 2960 pombos Anilha Bronze Geral 2016 SCM
8º 1975 pombos
19º 3020 pombos
37º 2493 pombos
40º 2684 pombos
Excelente Voador:
66º 2960 pombos
70º 3156 pombos
119º 3142 pombos
Roberto Santos à esquerda e Nuno Peniche à direita, na frente dos pombais de voo.
Dentro destas instalações principalmente habitam pombos com as seguintes origens:
SG Mack, Sol Nascente, Dr. David Barros Madeira, CIC, Eijerkamp, na vertente da Velocidade e Meio fundo e traremos os pombos de Fundo no próximo artigo.
A época foi iniciada com cerca de 200 pombos. Cerca de 60 adultos e os restantes borrachos. A ideia de começar com este número de borrachos tem a ver com a localização do seu pombal, estão situados no final do distrito , num pombal que por ano estimam voar mais 2500 km que o principio do distrito, e quando os treinos ou concursos são mais “rijos” as percas nesta parte geográfica são sempre mais elevadas Nunca seleccionam com base no físico, esperam sempre pelo resultado da caixa o que leva a que por ano transitem alguns pombos sem darem nas vistas, mas em alguns casos vão-se revelar no segundo ano de competição…
Um reprodutor de encher o olho, vários craques nasceram deste super…
A fêmea que se segue já reproduziu bons voadores quando acasalada com vários machos diferentes. NR SAD adeptos não apenas do pombo Correio , mas do pombo de competição. Os reprodutores são seleccionados tendo como base os resultados desportivos enquanto voadores e também a sua árvore genealógico. Tentam acasalar bons competidores, com bons competidores e mesmo assim obtém se por vezes fracos voadores, quanto mais se forem acasalados os menos capazes desportivamente.
As instalações são compostas por 7 pombais de voo, 3 dos quais para fêmeas em rolos e grades no chão e 4 para machos, equipados com ninhos, que mantêm abertos quase todo o ano. Depois têm os pombais de reprodutores com cerca de 50 activos e 30 que esperam a sua vez de reproduzirem e entretanto vão servindo de amas.
Quando chegou a hora do autor regressar a casa, ainda houve tempo para os agradecimentos e não só… a Equipa NR SAD agradece publicamente a ajuda incondicional a SJ Mack e ao Dr. David Barros Madeira.
Será que vão voltar as originais jornadas Columbófilas a Montemor?
Sem dúvida disse nos Roberto Santos, o grande dinamizador das jornadas columbófilas que decorreram com enorme sucesso em Montemor durante dois anos seguidos, e que por motivos alheios á organização ficaram paradas. Será já este ano que poderemos assistir a um evento, ao qual o columbofilia online se junta desde já e lança o repto ás associações que se queiram envolver de perto por forma a continuar este trabalho que poderá ser uma referência nacional. Poderá ser mais completo, mais abrangente, com programa especial para as senhoras, informação confidencial que nos chega da boca do Roberto.
Um bem aja a quem quer trabalhar na divulgação da boa columbofilia e do pombo correio. Parabéns e até já… vamos até Arraiolos brevemente…
Deixe uma Resposta