Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Marcelo Bagagem Duarte – Campeão distrital velocidade ACD Leiria – 2022 – Zona Sul – Bloco C

Bom dia amigos columbofilos. Numa altura que muito se fala da ausência de novos valores a chegarem à columbofilia, fomos visitar a prova viva que não será bem assim. Marcelo Duarte um jovem que apoiado por toda a sua família chega a patamares elevados na columbofilia do distrito de Leiria. No ano de 2022 sagrou se campeão Distrital de velocidade no Bloco C da Zona Sul, uma proeza que não está ao alcance de todos e que dá muito trabalho e é preciso muita dedicação. Filho de Joaquim Castanheira, também ele columbofilo e que continua a fazer pela colónia. Conseguiram também no mesmo ano o lugar mais alto do pódio no que toca à melhor ave de velocidade no distrito. Um ano em grande, que encheu de orgulho todos os que gostam desta família. Fomos muito bem recebidos e passámos momentos bastante agradáveis, fique connosco nesta leitura e conheça os melhores pombos da colónia.

Campeonato Distrital Velocidade Bloco C (Zona Sul) 2022

36923Marcelo Bagagem F DuarteClube Columbofilo de Fanhais108.6326
2071Carlos Manuel Sousa PescadaClube Columbofilo de Fanhais126.0278
37424Antonio Silvino e MendesSoc Col Asas Valadenses133.3538
34110Antonio Jorge CoelhoClube Columbofilo de Fanhais218.0249
11550Joaquim Carreira G CardeiraClube Columbofilo de Fanhais218.7162

Desde muito novo começou a acompanhar o pai no pombal, depois mais tarde chegaram a concorrer em sociedade e presentemente é ele o cabeça de equipa e o pai ajuda na medida das suas possibilidades físicas. A columbofilia tem sido uma pratica constante nesta família e apenas entre 2010 e 2016 houve a necessidade de uma paragem. No passado, há muitos anos atrás os melhores pombos desta casa eram precisamente os pombos do pai de Joaquim Gouveia, seu vizinho e que o columbofilia online apresentou há uns dias atrás. Eram muito amigos e cultivavam uns Pigarços muito interessantes… atualmente já existe muito pouco deste sangue.

Campeonato Pombo ÁS Velocidade Bloco C ( Zona Sul) – 2022

9205612/19 POR36923Marcelo Bagagem F DuarteClube Columbofilo de Fanhais42.2482
7221794/17 POR37424Antonio Silvino e MendesSoc Col Asas Valadenses96.3140
0395939/20 POR2071Carlos Manuel Sousa PescadaClube Columbofilo de Fanhais113.4958
9212156/19 POR2071Carlos Manuel Sousa PescadaClube Columbofilo de Fanhais138.9421
0395487/20 POR11550Joaquim Carreira G CardeiraClube Columbofilo de Fanhais169.8016

Pomba12º Nacional velocidade 2022

Filha da craque do CIC com o macho de Carlos Pescada (Linha James Bond)

No ano de 2016 volta à columbofilia e nessa altura começa a trabalhar com pombos diferentes. Faz um grande investimento no CIC e visita o amigo Joaquim Gouveia que lhe forneceu alguns atletas de bom nível, desse pombal vieram os Leo Broeckx , pombos esses que se mantêm até hoje em grande estilo, enquanto do CIC os que mais se destacaram foram: um filho direto da Pirata de 2008 e uma outra pomba que ainda hoje é uma craque, provavelmente a melhor reprodutora, é filha da Nova excelência de 2007 cruzada a um filho do Brutus, esta reprodutora já é mãe da anilha Ouro geral , anilha Ouro Fundo, da fêmea vencedora distrital deste ano das duas zonas, 12 º nacional de velocidade, etc etc…

De seguida apresentamos outro excelente reprodutor.. Carlos Pescada seu amigo, emprestou ao Marcelo um casal de pombos, da linha dos “Fininhos” o macho desse casal era o celebre “58” que estava em fim de carreira e apenas enchia os ovos esporadicamente, veio a casa do Marcelo apenas encheu um ovo de onde nasceu este lindo Pedrado que fotografámos e apresentamos de seguida. Pai e Avô de muitos craques., por exemplo é pai da pombo 2º As no Derby de Aveiro de há duas épocas, pai da anilha Prata Distrital de velocidade, Avô do melhor borracho do distrito na época passada… enfim muitos e muitos exemplos podíamos dar, tem sido uma mina de grandes pombos.

Chegou a concorrer com machos e fêmeas,. mas neste momento a aposta é mesmo nas pombas.Todos os cuidados preparativos anuais visam aprontar a equipa feminina. Os machos nesta casa são selecionados para reproduzirem ou são oferecidos a amigos.O método é simples e procura dar a maioria do ano as condições naturais de vida que uma ave deseja. Começada a campanha as regras apertam um pouco, mas nada de transcendente, voam sozinhas, passam a semana em celibato e são recompensadas na hora que regressam a casa de treinos e concursos. Suplementação o quanto baste e cuidado com os antibióticos.

Em baixo apresentamos a pomba que faz casal com o filho do “58”, uma pérola, oferecida pelo Paulo Silva de Avintes, mãe dos pombos de ataque. Linhagem desconhecida para o Marcelo, sabemos apenas que enquanto voadora apresentou se varias vezes para fazer dezenas, saia sempre a treino porque não estava recenseada e por isso foi oferecida. Não há memoria de filhos de fraca qualidade… tem sido um casal excecional.

O dia foi bastante comprido e os nossos leitores por vezes não fazem ideia da correria que fazemos para chegarmos a todos os compromissos, neste mesmo dia entrevistamos dois columbofilos, fizemos fotos de pombos em dois pombais e terminámos na festa de entrega de prémios anuais na coletividade de Fanhais onde recolhemos algumas das fotos que apresentamos neste artigo. Mas foi com muito prazer que fizemos este périplo, pois conhecemos e lidámos com pessoas verdadeiramente dadas à amizade, ao companheirismo, entre ajuda de columbofilos e amantes do pombo correio… tudo aquilo que nós defendemos e por isso sentimos uns privilegiados… abrigado por estes momentos.

E por ultimo apresentamos a craque do CIC…mãe da 12º nacional Velocidade e inúmeros outros craques e anilhas de Ouro. Cruza também muito bem com outros machos, a saber com um filho do Mister Blue da família Herbots, adquirido no Great Derby por uma pequena verba.

Tal como a maioria dos columbofilos, o Marcelo queixasse que tem pombos a mais e por isso no pombal de reprodutores pudemos manusear inúmeros pombos de qualidade já bastante testados e com filhos a ganhar, mas também muitos que ainda não tiveram oportunidade de sequer serem acasalados.

Uma coletividade bastante conhecida, a de Fanhais, bastante competitiva onde não é fácil ganhar, mas ficamos contentes ao olhar para esta foto e porquê? Tem sido um privilegio para o columbofilia Online lidar com estas gentes… boas gentes… todos os columbofilos aqui fotografados já fazem parte da nossa historia de entrevistados, todos eles campeões e merecidamente reconhecidos. Estar a competir no meio destes amadores não é fácil, é preciso bons pombos, mãos afinadas… e estofo de campeão.

Muito recentemente Marcelo voltou a fazer algumas aquisições, primeiro novamente em casa de Joaquim Gouveia de onde trouxe pombos da linha do Ovo de José Bernardo , alguns exemplares do amigo Lourenço e de Hélder Gomes de Braga e com estes pombos tem feito flores. A saber também cultiva uma linha de pretos oriundo de um macho dum colega seu de Matosinhos da linha dos Boavistas de Ulisses Zacarias Terra X Silver Shadow e de uma pomba Leo Broeckx de João Paulo Gracio. Não consegue dizer não a um amigo e muitos dos machos dos melhores casais como não voa com eles tem-os espalhado um pouco por todos os mais próximos de si.

Despedimos por hoje, felizes e contentes, porque sentimos que fizemos um bom trabalho mas acima de tudo porque trouxemos ao grande publico columbofilo nacional não uma promessa, mas sim uma certeza da columbofilia de Leiria, um jovem e uma esperança que novos valores poderão aparecer brevemente. Um bem haja e até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: