Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Exposição Distrital ACD Leiria Janeiro 2023

Bom dia amigos columbofilos. O columbofilia Online rumou a Leiria onde foi assistir à Exposição distrital que decorreu em simultâneo com a formação de Juízes classificadores. O dia foi bastante preenchido, a azafama começou com a parte teórica do curso, depois decorreram as classificações e apreciação dos pombos em competição, seguiu com a parte pratica do curso, abertura ao publico e ainda ao final da tarde Assembleia Geral que reuniu as coletividades do distrito. Tal como sempre, fomos muito bem recebidos pelo presidente da associação, o nosso amigo Valentim. vamos esmiuçar o dia…

Novos juízes Classificadores do distrito de Leiria: Rui Ferreira, Telmo Cardoso e Micael Pedras. Realizaram o curso durante a exposição distrital. Este curso é composto de uma parte teórica administrada por juízes mais experientes, depois uma parte pratica, nomeadamente com a tarefa de acompanhar os mais velhos na classificação dos pombos em prova e finalmente uma avaliação, escrita e pratica.

Aproveitámos a presença de Tiago Doria, Juiz classificador Nacional para ficarmos alguns minutos à conversa e percebermos as varias atividades que aconteceram, durante todo o dia. Um pouco por todo o país e aproveitando as exposições distritais foram ministrados cursos de juízes classificadores nos locais onde houve candidatos. O objetivo era precisamente aumentar o quadro de Juízes. Nos anos anteriores com a chegada do covid toda esta vontade foi adiada, mas como neste momento tudo esta mais calmo, voltou o assunto à baila. Foi pedido ás associações que assegurassem as condições para a formação de juízes locais, e quanto aos juízes locais que se preparassem para o curso e exame de Juiz nacional. tarefa que será levada a cabo este fim de semana aquando da exposição nacional em Torres Novas, bem como a proposta de Juízes nacionais a internacionais.Especificamente em Leiria os Juízes que ministraram o curso foram Tiago Doria, Luís Henriques, os dois da estrutura federativa e Fernando Lopes o atual presidente do Standart distrital de Leiria.

Apresentaram se à competição 25 atletas Olímpicos, nas categorias oficiais, depois 15 das não oficiais e 14 no Sport, sendo que 4 ou 5 deles são pombos muito interessantes.

As tarefas da manha deixaram todos bastante ocupados e entregues ao serviço. Este trabalho começou bastante mais cedo, porque nos dias antecedentes foi necessário a lavagem e limpeza do espaço, montagem de gaiolas, preparação da parte informativa, enfim uma panóplia de coisas que não saltam à vista , mas que são essenciais para que tudo resulte no dia.

Como podemos observar pelas fotos a ACD Leiria conseguiu construir umas instalações muito adequadas ás necessidades.

A equipa que permitiu que todas as atividades resultassem, composta pela direção da ACD Leiria, os Juízes classificadores e os nossos Juízes

Pena que muitos columbofilos não mandaram os seus atletas à competição, o trabalho para organizar um evento desta natureza tanto custa para 20 pombos como para 200 e se mais escolha houver mais possibilidade esse distrito tem de brilhar. O standart Nacional, não é só em Leiria, precisa de ajuda, neste momento continua a pertencer ao concelho de arbitragem, rapidamente esta situação deve ser resolvida, será que o caminho é a criação de uma associação autónoma? Será vantajoso, deverão os juízes ficar intimamente ligados à Federação, ou com autonomia? É um assunto que deve ser debatido, deve avançar o quanto antes, porque enquanto andamos neste marasmo, vamos perdendo adeptos, envelhecendo os quadros e de forma alguma estamos a motivar novos valores… por favor quem possa que intervenha.

Vitória & Barbara vencedores de várias categorias: Sport Yearlings, Sport Borrachos, Sport Velhos, Borrachos machos (antigo) Standart, Borrachos Fêmeas Standart

Pedro Santos o grande Vencedor das seguintes categorias: Sport Fundo 1 ano, Olimpico Fêmeas standart, Borrachos Fêmeas (antigo)

Lightning Pigeon Team Os grandes vencedores das seguintes categorias: Olimpico Machos standart, Livres machos (antigo)standart, Livres Fêmeas (antigo) standart

Carlos Pescada o grande vencedor do Sport Meio Fundo

Lara Silva Rodrigues venceu as seguintes categorias: Sport velocidade

Aproveitamos a nossa visita a Leiria para fazermos algumas perguntas ao presidente da direção da Associação: Manuel Filipe da Silva Valentim. Perspetivas para a próxima campanha?

Valentim: Desde já em relação à galera, vamos eletrificar la por completo, luz para se poderem alimentar convenientemente os atletas, vai também ser colocada uma bomba de agua nova e será comprado um gerador para os pombos terem todas as condições necessárias de abeberamento.

Quanto à sede da Associação o grande objetivo é terminar a sua legalização este próximo ano, sensivelmente até final de Março. Tem sido um trabalho árduo e dispendioso, porque não havia nada registado, apenas os terrenos onde a sede esta implementada estava registado, não havia mais nada em papel… foi uma surpresa para todos, mas arregaçamos as mangas e estamos a tratar do processo e finalmente podemos dizer que esta a ficar pronto. Estamos todos motivados para mais uma época e prontos de mangas arregaçadas.

E assim terminamos mais um artigo… dentro de muito pouco tempo vamos viajar para a exposição nacional em Torres Novas e durante os próximos dias tratemos mais reportagens sobre a matéria. Um abraço e até breve…

1 Comment on Exposição Distrital ACD Leiria Janeiro 2023

  1. Bom trabalho sempre bom a divulgação da columbofilia.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: