Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Asas Da Bela Vista – Meirinhas – Delfim Oliveira e Paulo Jacinto … uma equipa de grande nível

Bom dia caros columbófilos. Esta semana conhecemos Delfim Oliveira e Paulo Jacinto, uma dupla que forma a equipa Asas da Bela Vista. Concorrem na Clube Columbófilo das Meirinhas, distrito de Leiria. Fomos encontrar uma equipa de pombos de enorme qualidade, um pombal de reprodução recheado de grandes pombos. Passámos uma longa tarde apreciando cada linhagem cultivada e se mais horas la tivéssemos mais impressionados sairíamos, realmente o pecado estará no excesso de pombos, mas deixar sair o que? Quais vamos prescindir? É difícil… mas vamos ao que interessa… vamos contar a historia deste pombal.

Pombal de Competição – Delfim Oliveira

Columbófilos desde miúdos, e tudo começou porque junto ás residências de seus pais existiam pombais, e o Delfim observava ao longe o que ali se passava… assistia aos treinos diários no inicio, depois começou a ir ver chegadas de concursos e resolve em 1997 construir o seu primeiro pombal. Atualmente conta com 43 primaveras o que significa que o arranque a competir aconteceu tinha ele sensivelmente 25 anos de idade.

Pedimos desculpa aos nosso leitores , mas não conseguimos melhorar a qualidade desta imagem

Gaby Velho, pai, avô e Bisavô de muitos craques – Pombo original Natário & filhos

Durante estes mais de 20 anos de columbofilia o Delfim já abraçou vários projetos, teve por exemplo uma sociedade a 3 elementos desde 2009 e durante 10 anos. Nessa altura e durante todos esses anos, só perderam um campeonato nas Meirinhas, a saber eram: Delfim Oliveira, Paulo Jacinto e Luís Catarino, e o nome da equipa era Paulo, Delfim & Luís… foi uma década de enorme sucesso. Havia tempo, pombos e motivação.

A nível Distrital os resultados também foram excelentes, sagraram se campeões distritais de Fundo em 2013… outro grande resultado, neste caso ao nível de melhores pombos foi quando tiveram uma fêmea que no mesmo ano ganhou os dois Valências, no clube e 1º e 3º distrital, tiveram também ao longo do seu percurso um outro grande pombo, era um macho que ganhou no mesmo ano os dois concursos de Elvas.

Campeões Distritais Leiria

154617PAULO & DELFIM & LUISSECÇÃO COLUMBOFILA MEIRINHAS8013
240481AMERICO & PESCADALIGA AMIGOS FANHAIS7864
315205CARLOS MANUEL RIBEIRO SIMOESSOC COLUMBOFILA MARINHENSE7681
448589Joaquim Jesus GouveiaLIGA AMIGOS FANHAIS7673
56652ARMINDO COSTA MOTASOC COLUMBOFILA MARINHENSE7673

Esta sociedade terminou no final de 2016, sai o Luís Catarino e mantém se os outros dois sócios. Em 2017 não pensavam em concorrer, que foi o ano que aconteceu a separação, mas como tinham ficado alguns pombos, resolvem continuar, fazem um esforço temporal e ainda conseguem vencer o Campeonato Geral.

Linha da PINTA

De 2018 em diante, o tempo começou a escassear e os resultados não têm sido tão notórios como eram até então. Também houve uma aposta em novos pombos, que não surtiu efeitos de imediato. Recentemente aconteceu um novo ajuste e voltaram a apostar na prata da casa e nos pombos que tantos sucessos deram no passado recente.

Desde há vários anos a esta parte as linhas mais cultivadas são especialmente os Gabys, e a linhagem de duas super campeãs que tiveram que foram grandes voadoras e depois se revelaram grandes reprodutoras, uma delas era de Cantanhede de José Catarino, era uma Pinta ganhou varias anilhas em varias coletividades e no distrito, ganhava muitos primeiros, uma filha sua foi dois anos seguidos anilha de ouro Geral. Cruzou bem com vários machos mas um deles era um cruzamento fantástico, um pombo que foram buscar a Soure de José Marujo de Beja. A outra Fêmea foi também de Carlos Gomes de Soure, era a “004”, da mesma linha do macho que cruzava com a Pinta. Esta pomba venceu 5 primeiros prémios, cruzava com um craque voador, o “933” um Gaby. Pombos de cabeça com varias medias e nos vários cenários meteorológicos.

Os Flor Engels nesta casa foram também muito bons e continuam a ser. Recentemente o sucesso, reside nos Ludo Classens dados ao Tonecas… pombos via CIC… e a terminar a panóplia das introduções recentes com sucesso há a mencionar o Gabys da linha do Bomba dos Irmãos Peixoto.

Podemos apreciar inúmeras linhagens nestes pombais, referimos anteriormente aquelas que mais se destacaram, mas depois individualmente encontramos um pouco de tudo, desde as linhas antigas ás mais modernas: Gunter Prange, Imbrecht, Vinois, Van Den Bulk, Jan Arden, Todorov, Hardy kruger, Van Loon, Gert Rotman, Frederick Philippe… etc etc etc

Tal como dissemos no inicio deste artigo… uma reprodução multi facetada, com muitos pombos de qualidade, em grande quantidade. Ficamos deslumbrados com alguns dos atletas que apanhamos, podemos adiantar que a sensação que ficamos foi que bastavam meia dúzia destes pombos para revolucionar muitas colónias.

Quando falamos destes dois columbofilos é preciso frisar que estamos perante duas vidas inteiramente dedicados à columbofilia, personalidades que estão ligadas ás varias vertentes desta atividade desportiva… são muito mais do que “apenas columbofilos”, são homens multifacetados, ligados à organização de um Campeonato Borrachos Meirinhas, que está a tomar repercussões a nível nacional bastante interessantes, são pessoas ligadas ao comercio de rações e suplementação, no caso do amigo Paulo Jacinto que para alem desta faceta ainda lançou recentemente um site de venda Online de Pombos.

O Distrito de Leiria e neste caso a zona das Meirinhas nos últimos anos tem sido um exemplo de empreendedorismo, os columbofilos estão motivados, o ambiente é saudável, existe vontade de trabalhar e depois é fácil dizer que os projetos resultam.

O columbofilia Online fica satisfeito de poder estar ao lado deste crescimento. Bem dita a hora que a direção da Associação lançou a primeira pedra deste

projeto no seu distrito, alimentou essa ideia e hoje é uma realidade. Todos juntos a remar na mesma direção somos mais fortes.

Delfim Oliveira lidera a equipa que está à frente do Campeonato Borrachos das Meirinhas, e participa em quase todas as tarefas dentro e fora do pombal, para que todo o processo resulte bem, desde providenciar alimentação, vacinas, recolha de pombos, etc etc. Um homem com 3 vertentes distintas, um ganhador a nível da competição de pombos, um líder responsável, tal como os restantes elementos da direção por um Derby e um dirigente dedicado.

Receção de alguns pombos para a edição do campeonato de borrachos Meirinhas 2022
Borrachos da edição 2022

O Campeonato já conta com 3 edições, já passaram por um primeiro pombal que era mais pequeno e não permitia crescer muito mais, e atualmente, já com novas instalações e uma equipa forte na frente para continuarem na senda do sucesso. Este ano a prova final será disputada de Albufeira no dia 29 de Outubro. Já se iniciaram os treinos, os pombos estão todos a voar com alegria, todos chipados e até já iniciaram os treinos de estrada. Para acompanhar todo este trabalho pode ir ao site do clube da Meirinhas ou nas redes sociais. Um Derby especial, porque acaba por ser um Campeonato, que é disputado em 6 concursos e os melhores pombos e columbofilos são encontrados no resultado deste conjunto.

O clube das Meirinhas começou em 1996 e neste primeiros anos chegaram a ser 42 equipas a encestar cerca de 1200 pombos semanalmente… hoje em dia são menos de metade, mas não será esta a tendência nacional? Será preciso batermos no fundo para acontecer uma revolução no país por forma a caminharmos no sentido da modernização da columbofilia? Será que ainda é possível cativar novos elementos? ou apenas podemos almejar recuperar as recentes desistências? Será um trabalho árduo, terão de ser tomadas decisões difíceis e este processo deverá ser tratado o quanto antes mas sempre implementado com tempo para que os columbofilos resistentes tenham tempo de se adaptar.

Deixamos a foto da primeira ata do Clube das Meirinhas, onde podemos contemplar todos os sócio fundadores pertencentes aos corpos sociais. O delfim Oliveira está ligado ao clube desde o seu inicio. Começou pelo concelho técnico onde esteve vários anos, depois foi para o Conselho Fiscal e agora é o presidente atual da direção.

São esta pessoas que temos de valorizar… são vidas dedicadas à modalidade que temos de apoiar. Quanto a nós columbofilia Online contem connosco para fazermos a nossa parte… sempre ao lado da modalidade de quem gosta dela e de quem trabalha para ela… sem olharmos a caras ou corações… vamos atrás de quem está de alma limpa e com os olhos postos no sucesso da columbofilia. Um bem haja e um agradecimento também a quem tem acreditado em nós. Um abraço especial ao Delfim e ao Paulo, desejamos os maiores sucessos pessoais, nos projetos desportivos e comerciais e nas vossas vidas em geral. Até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: