Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

1º Pombo Barcelona Distrito Leiria: Família Pedras

Bom dia caríssimos columbofilos. A columbofilia tem historias que nos emocionam. Eu enquanto jornalista columbofilo viajei até à Benedita no distrito de Leiria com o intuito de fotografar o pombo 1º distrital de Barcelona 2022 e acabei por viver um dia de emoções fortes com bons amigos e na companhia de uma família de columbofilos que vivem esta paixão de uma forma bastante sentimental: Família Pedras.

Micael Pedras, o filho e José Pedras, o pai

Tudo estava preparado, mochilas, maquinas fotográficas, caderno de apontamentos e gravador… a ideia era viajar até ao centro do distrito e esperar pela comunicação dos primeiros pombos, mas nada do que estava planeado se concretizou… ainda bem cedo no domingo cai o primeiro pombo anunciado na localidade Alvaiázere eram 7:44.09 o atleta percorreu 845 km a uma média de 748.271… e nessa altura tudo apontava que a viagem fosse nessa direção…

Aguardámos um pouco e pelas 9:10:18 cai uma pomba na Benedita, percorrendo os 910 Km a uma média de 748.892… voltámos a aguardar mais um pouco e as duvidas foram desfeitas, estava garantido, esta seria a melhor média do distrito… arrancámos e fomos passar o dia com a família Pedras, que nos acolheu muito bem, como é seu apanágio… juntámos a um grupo de amigos que foram chegando para participarem na comemoração… Aqui temos a grande atleta vencedora:

1º Distrital Barcelona 2022 : Bostyn

Os Bostyns na casa do Micael Pedras são cultivados desde 2001, pombos vindos de André das Neves filho de Gabriel das Neves, que os importou da Bélgica. Micael Pedras adquiriu exemplares da linha da Madona do Chico e do Pol. Esta campeã estava talhada e preparada para este Barcelona, desde borracha que chegava sempre fresca, velocidade e Meio Fundo chegava como não tendo voado, nos fundos mais curtos o comportamento era igual e quando o Valência deu para os primeiros pombos chegarem rente ao final da tarde ela foi a primeira… tendo em consideração o sangue que corre nas suas veias tudo indicava que era uma boa aposta para este dia… ela estava nessa disposição e veio para ganhar.

Atualmente os fundos que existem em Portugal não são para estes pombos, porque estes são talhados para muita adversidade e mais quilómetros, apenas o Barcelona se enquadra nestas características e os Valências quando são muito duros. Esta pomba já tinha mostrado bons predicados aquando do valência nacional precisamente na época passada, quando foi a primeira a chegar a este pombal.

O telefone não parou em todo o dia… parabéns campeão…

Infelizmente o Micael tem estado doente e hospitalizado, mas com o aproximar do Barcelona nacional, o bichinho começou a mexer mais do que o normal, e sendo uma prova de grande fundo, daquelas que realmente mexe com ele, assina o termo de responsabilidade, deixa o hospital e veio preparar a colónia para apostar forte este ano nesta prova.

Micael Pedras e José Pedras e o grande ajudante Manuel Santos

A forma como este concurso é vivido nesta família é bastante emotiva, os pombos cultivados para esta especialidade são sobejamente conhecidos do publico em geral e são realmente talhados para este tipo de concursos: Os Bostyns.

A vida do Micael está relacionado com a restauração e por esse facto a vida não lhe permite dar muito tempo para a condução da colónia, e por esse facto só com a ajuda de seu pai e do Manuel é que vão conseguindo acompanhar o pombal de voadores e numa outra localidade o pombal de reprodutores.

Foi uma noite mal dormida… se sábado para domingo, se o vento estivesse mais favorável para os pombais do Sul o Micael diz-nos que na expetativa de chegarem vários pombos no centro do país no mesmo dia que o seu primeiro devia ser o seu “720”, mas quando percebeu que era extremamente difícil algum pombo no centro ou sul voar acima dos 900 km, começou a acreditar que no segundo dia teria a Bostyn na frente… e assim foi

Os primeiros Bostyns na Benedita vêm pela mão de Luís Santos adquiridos a André das Neves, depois perto dos anos 2000 aconteceu um leilão do André e Humberto Boita adquiriu uma percentagem alta de atletas nesta venda total, onde veio o Passport, filhos da Madona, Chico, linha do Pol… e o primeiro Bostyn entra na casa do Micael por essa altura pelo falecimento do seu amigo Paulo que por sua vez tinha adquirido pombos ao Humberto… nesta altura os pombos são levados para a coletividade para serem vendidos… e dessas caixas sai o primeiro Bostyn X Bostyn, a saber é o trisavô da campeã Barcelona 2022 em Leiria.

Desde essa altura nunca mais perdeu esse sangue. Passado uns anos adquiriu a Braulino de Benfica do Ribatejo uma pomba Bostyn com o intuito de abrir a consanguinidade dos pombos que tinha em casa… Essa pomba é a mãe da campeã Barcelona 2022.

Foi um ano muito difícil, a nível desportivo, mas também a nível profissional e na zona ficou um pouco aquém do que a família estava à espera , mas a nível de clube continuou a ser muito bom, pese embora a ausência do dono que teve que dedicar muito tempo à parte laboral. Os seus atletas sentiram a sua falta… mas primeiro a vida…

Campeonato Geral União Columbófila Beneditense 22

159645FAMILIA PEDRAS2782
27955FIRMINO SILVA PEDRAS2380
326654NELSON ANSELMO AGOSTINHO2330
461359FAMILIA PEDRAS / B2246
57961MANUEL LUCINDO SANTOS1997
Instalações de grande qualidade e bastante praticas

Campeonato Velocidade União Columbófila Beneditense 22

159645FAMILIA PEDRAS938
22068FERNANDO LUIS ALEXANDRE885
37955FIRMINO SILVA PEDRAS793
461360BLUE SKY753
526654NELSON ANSELMO AGOSTINHO727
Bolo comemorativo do 1º Distrital Barcelona 2022

Campeonato Meio Fundo União Columbófila Beneditense 22

159645FAMILIA PEDRAS898
22068FERNANDO LUIS ALEXANDRE897
361360BLUE SKY858
461359FAMILIA PEDRAS / B777
57955FIRMINO SILVA PEDRAS744

Campeonato Fundo União Columbófila Beneditense

159645FAMILIA PEDRAS514
226654NELSON ANSELMO AGOSTINHO458
361359FAMILIA PEDRAS / B423
47955FIRMINO SILVA PEDRAS411
57969LUIS FIALHO SANTOS320

Alguns amigos que também vivem este tipo de concursos com o mesmo entusiasmo, fizeram questão de visitar a família Pedras, no dia da chegada da campeã para a parabenizarem pelo feito alcançado… será um dia inesquecível…

Um dia… que recorda o passado também… há 14 anos atrás , os mesmos pombos, os Bostyns, já tinham conseguido outro primeiro distrital de Barcelona no pombal do Micael… ao que parece…feito alcançado por um numero muito reduzido de columbofilos… mais uma vez parabéns…

O dia chegou ao fim… dos 18 pombos encestados a Barcelona regressaram no Domingo 3 atletas e da equipa B que encestou 6 pombos regressou um até à nossa saída da Benedita… realmente um dia especial… desejamos que o sucesso continue a bater à porta da família Pedras… por agora deixamos um até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: