Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Eduardo Custodio – Pataias ACD Leiria… um senhor da columbofilia…

Bom dia caríssimos columbofilos… fomos conhecer Eduardo Custodio na localidade de Pataias no distrito de Leiria. Um senhor da columbofilia Leiriense e nacional com 70 anos de idade e quase 50 de columbofilo. Um “jovem” aguerrido com ideias próprias e que não manda recados por ninguém… é daquelas pessoas terra a terra mas que gostamos de lidar no nosso dia a dia, pois sabemos sempre o que homens como o Eduardo pensam dos vários assuntos, não se escondem atrás de cortinas e dizem o que têm a dizer, de forma cordial mas não guardam nada para levar para casa… foi um enorme prazer… vamos entrar nesta viagem ou nesta historia de vida que é para nós um prazer contar… fique connosco…

O nosso entrevistado regressou de África em 1975 e no ano seguinte começou a “concorrer” em seu nome na coletividade da Nazaré. Já antes da sua missão no ultramar como militar e PSP tinha tido pombos, já em casa dos pais existiam uns casais de pombos vulgares e o seu irmão já era columbofilo, aquando do seu regresso, portanto acaba por herdar os genes familiares. Criado em Pataias, mas depois da tropa foi viver para Fanhais onde concursou e fez excelentes campanhas… mais tarde regressou à sua terra natal. O seu primeiro pombo a ganhar uma anilha foi precisamente nesse ano na Nazarense e foi um borracho oferecido por Américo Oliveira, seu amigo, um dos melhore columbofilos do distrito de Leiria de Sempre.

Jogador de Futebol federado, mas devido ao amor pelos pombos abandonou essa sua paixão, foi caçador até cerca de 1997, mas deixou essa atividade e dedicou se por inteiro à columbofilia a partir desse momento. Na altura tinha um rapaz que lhe chamavam José “Chiné” que o ajudava no maneio da colónia, chegava a passar o dia completo nos pombais. Era sem duvida uma mais valia e muitos dos títulos ganhos nessa altura podem ser dedicados à perseverança deste moço, um verdadeiro amigo.

Anilha de Ouro Meio Fundo dois anos Armindo Álvaro Mota X Gaby importada da Bélgica

A colónia de Eduardo custodio era uma replica, se assim podemos dizer do pombal de Américo oliveira, chegaram a adquirir alguns pombos à sociedade… o Eduardo levava o que queria do pombal do Américo e ao contrario era igual…assim se manteve durante muitos anos. Cultivavam em especial uns pombos conhecidos na altura pelos negros que segundo o nosso entrevistado seriam 1 dos 5 melhores casais de sempre que passaram no distrito de Leiria.

O melhor casal que conheceu foi o casal dos Pigarços do professor Ribeiro de Sousa, o segundo melhor casal eram esses negros que já mencionámos, uns pombos vindos da Marinha Grande, importados da Bélgica. O terceiro casal era de Rui Pereira da Valadense. Quarto melhor casal que conheceu até hoje foi de António José de São Pedro, que eram uns azuis clarinhos resultados de dois pombos apanhados à beira mar em São Pedro de Moel… De todos estes casais teve descendentes e do cruzamento entre eles resultaram os pombos que cultivou durante muitos anos. Nesta altura o pombal ainda era em Fanhais…

Mudou se de Fanhais para a beira Mar na praia da Légua e leva os pombos para lá onde permaneceu dois anos, nessa altura o seu amigo “Chiné” era o braço direito, uma vez que o Eduardo como vendedor de profissão, não podia parar muito junto dos pombais. Ao fim de dois anos viu se obrigado a mudar novamente os pombos, tinha que tirar 100 borrachos só para alimentar as aves de rapina na zona e depois mais alguns para encestar aos concursos. Muda se para as atuais instalações e até aos dias de hoje já teve ai construida uma verdadeira mansão para os pombos, entretanto com o passar dos anos foi acabando com muitas das secções e ficou confinados a 4 divisões que dá perfeitamente para o numero de pombos que possui atualmente.

Anilha Ouro Fundo – Gaby X Casal António José S. Pedro

Já novamente em Pataias fez campanhas muito boas, com uma colónia acima da media… manteve se no ativo 6 campanhas. Assume sem rodeios que nunca foi campeão geral… foi inúmeras vezes segundo, perdeu algumas vezes para Rui & Paulo Rodrigues e Outras para Carlos Pescada, dois nomes, dois columbofilos de nível nacional, muito difíceis de superar. Considera-se um columbofilo médio, mas o columbofilia Online permite se discordar… consideramos este columbofilo um ícone da columbofilia e um columbofilo de top, tendo em atenção também todo o seu percurso como dirigente.

Nos últimos anos entraram alguns pombos de nível elevado que vieram acrescentar qualidade ao que já havia neste pombal… pela primeira vez Eduardo Custodio assume publicamente que teve um bom amigo Alvaro Mota de Lisboa, que introduziu no seu pombal um cesto com 20 pombos, 10 casais de Armindos… desses pombos nasceram bons atletas e depois cruzados com a prata da casa têm-se revelado muito bons. Também alguns atletas do Alfredo se têm mostrado com qualidade. Por acaso a historia dos pombos do Álvaro Mota não fica por aqui… na altura a conversa do Álvaro foi que os casais ficavam na casa do Eduardo, mas depois de reproduzirem alguns filhos, iriam reproduzir uma fornada para um amigo no distrito… pediu lhe anilhas uma serie de vezes a esse amigo e ao seu sócio, as anilhas nunca chegaram e os borrachos acabaram por nunca sair. Por ultimo e sem menos importância, cultiva os “belgas do Xico” oriundo da colónia de António Galrão, também eles via Álvaro Mota.

Fez uma paragem de 8 anos, e nessa altura manteve 12 casais nas suas instalações, e colocou mais alguns em casa de José Raineta… volta à columbofilia há 5 anos a esta parte, com os filhos dos casais que manteve e foi bater à porta desse seu amigo onde tinham ficado os pombos que lhe respondeu que os pombos estavam guardados que podia levar todos os que tinha entregue e que escolhesse mais alguns para levar… nessa visita vieram alguns bons reprodutores. Assim recomeçou… já fez algumas boas campanhas entretanto… varias anilhas ganhas e campeão de borrachos… procura sempre ter uma postura digna quer ganhe quer perca e tenta ser reto, frontal e verdadeiro… só assim sabe estar na columbofilia e na vida em geral.

Belga do Xico X Prata da Casa – Anilha Ouro distrital – 18º Nacional

Como dirigente, tem sido uma vida de dedicação… conta-nos uma enorme magoa na sua vida: ajudou a criar a coletividade de Pataias, uma secção do clube Pataiense… ao terceiro ano como presidente da secção saiu e foi para Valado de Frades… hoje está arrependido de ter saído, não de ter ido para a Valadense, a questão não é essa, a magoa vem do facto de ter abandonado o clube e ter sido o primeiro a sair… atrás dele foram muitos… hoje em dia podiam ser 50 columbofilos, com condições, sede, caixas, gente para trabalhar e acabou por fechar portas. Hoje não existe nada… Assume o seu erro e já contactou os columbofilos locais e mostrou se disponível para reabrir portas novamente… Sempre foi diretor em Fanhais, é um dos 5 criadores em Fanhais: Carlos Pescada, João Paulo Gracio, e Nuno Vinagre os grandes obreiros que até avales pessoais deram na banca para construirem a coletividade foram os fundadores… são atitudes destas que Eduardo Custodio não esquece. Neste ultimo mandato é presidente do concelho Fiscal do Clube e presidente do Concelho Fiscal da ACD Leiria, já vai no segundo mandato com o presidente da direção o seu amigo Valentim, de quem tem uma enorme estima e uma grande confiança.

Eduardo Custodio antes de se despedir quer deixar uma mensagem a todos os columbofilos do Distrito de Leira… “sinto que existem divisões, mas desde já e para o futuro temos de ser mais unidos, se queremos evoluir… as criticas nas costas são graves, existem os locais próprios para discutir o caminho da columbofilia e é nesses sítios que devemos estar presentes e expormos as nossas ideias. Um exemplo recente foi a decisão tomada por todos os columbofilos do distrito que foram chamados a votar se queriam continuar com soltas separadas entre as zonas ou se o distrito soltaria todo em simultâneo… votaram e a maioria venceu…. assim devem ser discutidas e tomadas as decisões. Devemos defender em o primeiro lugar o pombo correio e nunca colocar os interesses pessoais à frente”

Assim terminamos… até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: