Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

António Silvino e Mendes – Catedrático Campeão ACD Leiria

Bom dia caríssimos columbofilos, mais um dia, mais uma reportagem… tudo começou bem cedo… já diz o velho ditado popular: “um cedo traz dois cedos”. Viajámos até Valado de Frades no distrito de Leiria onde fomos encontrar António Silvino e Mendes, um campeonissimo tanto a nível local como distrital. Começámos por fotografar alguns dos seus melhores pombos que apresentaremos ao longo deste artigo e depois conversámos sobre a forma como esta colónia é conduzida e por fim ainda conseguimos assistir à chegada dos pombos dum concurso… por sinal uma sequencia espetacular, e a boas horas… parabéns desde já… fique connosco e conheça esta excelente colónia de pombos de competição.

Desenganem se os nossos leitores se vamos falar de uma colónia grande… é diferente… visitamos uma grande colónia… por norma neste pombal estamos a falar anualmente de 80 voadores entre machos e fêmeas e em conjunto adultos e borrachos, e é com este numero de atletas que o columbofilo tem alcançado variadíssimos títulos a nível de coletividade e no distrito.

Estamos perante uma linha consolidada de pombos, conhecidos como “Silvininhos”… dos 80 competidores instalados nestas instalações 95 % são filhos e netos do velho da Supra. De seguida vamos abordar a linhagem deste pombo, ganhador e fazedor de campeões.

648804 \ 10

Um super reprodutor… provavelmente um dos melhores de sempre que passou pelo distrito de Leiria. Este grande exemplar é o pai e avô da maioria dos craques do pombal, um atleta que veio da Supra e segundo relato do nosso entrevistado é: Van Loon X Frederik Phillips. Fez casal com varias fêmeas ao longo da sua vida, nomeadamente a Fabry com a qual reproduziu inúmeros craques, fez Casal com a Silver Shadow de Carlos Teixeira de Celorico de Bastos, segundo o Mendes o melhor cruzamento que conseguiu no seu pombal. Cruzou ainda muito bem com a Sentinela de Luís Nunes de Castelo Branco. Este pombo tinha uma particularidade enquanto foi novo, chegava a matar as fêmeas que o dono lhe apresentava, era um macho terrível no seu comportamento, foi ele que matou a parceira Silver Shadow, que foi um grande dano.

Poucos são os pombos nestas instalações que não são da mesma linhagem, podemos falar de um ou outro pombo que chegou de casa de amigos, por exemplo de Hugo Simão e do Vinhas… tambem de Rogerio Germano, mas estamos a falar de casos pontuais.

A base que está consolidade, é a seguinte: via Supra – Van Loon X Frederik, Van Jonshon e “050” e depois a cereja no topo do bolo, a velha Fabry, que já falaremos dela mais à frente.

Uma craque, filha do casal Base: Velho da Supra X Fabry a primeira vez que foi a Fundo ganhou a corrida, no ano seguinte voltou a ganhar outro Fundo

No pombal de reprodutores encontramos 28 pombos, mas a seleção vai apertar mais este ano e ficarão apenas 10 casais. Para caminhar para o sucesso duradoiro, este é o caminho, a seleção rigorosa.

O tri-campeão de Fundo do bloco C e Bi-campeão distrital de fundo, alcançou estes títulos com 30 pombos adultos e 30 borrachos… a qualidade é que prevalece… e ultimamente chegou ao numero redondo de 80 voadores anuais porque já estava a contar com o prejuízo que os falcões lhe dão… um massacre anual… e ninguém consegue fazer nada por valorizar o pombo em detrimento dessas aves… se alguém fizer algum atentado a um falcão ou uma águia é preso, mas se as águias comerem pombos correio valiosos… isso já não tem importância…

Outra filha do casal Base Velho da Supra X Fabry, a “Fininha”… venceu 1º, 2º, 3º e 4º distrital de Fundo… chegou em duas semanas seguidas a ganhar a corrida, veio de Fundo, ganhou e fez novamente 1º de meio Fundo… já mãe de uma fêmea com 10 anilhas ganhas, 6 delas no distrito… quando cruzada à linha do “050” da Supra.

Neste pombal no final de cada campanha é feita a seguinte analise: quais os pombos que se classificaram no 25 primeiros da tabela classificativa… todos os que cumprirem essa premissa, ficam na equipa para o ano seguinte, todos os outros saem, quer sejam adultos ou borrachos.

Outra craque… a menina do pombal… filha do Velho da supra X Fabry

Semanalmente a preparação passa por um único voo diário e normalmente durante 60 minutos, as fêmeas comem 15 gramas e os machos 17, trabalha com a ração “Gaby” e a “super viuvez”… aqui não há segredos. Tenta dar o melhor aos seus pombos mas eles têm que trabalhar.

O pai do António morreu quando ele tinha 9 anos de idade, viviam no sitio da Nazaré. Certo dia com o seu grande amigo de infância foram comprar um gelado e começam a observar que junto a um muro que conduzia à praia, estavam muitas pessoas encostadas, virados para o que viriam a descobrir que eram uns pombais, aquilo chamou a atenção dos garotos que perguntaram aos presentes o que fazia ali tanta gente junta… descobriram nessa hora que estavam à espera de pombos que vinham de Espanha… estamos a falar de acontecimentos do ano 1983… os pombos começaram a chegar todos a apitar… uma correria para os pombais… o Mendes já gostava de aves, tinha inúmeros pássaros e ao ver um espetáculo daqueles ficou maravilhado… em pouco tempo pediu ao seu cunhado que era carpinteiro, para lhe fazer um viveiro para arranjar pombos… e assim foi, rapidamente arranjou o seu primeiro casal de pombos na varanda de casa, começou a fazer criação aduziu os primeiros filhotes e chegava a faltar à escola para ficar a cuidar deles… certo e determinado dia voltou a casa e nada de pombos… que desgosto… tinham sido levados para ajudar na alimentação familiar… nossa senhora… arranjou tal confusão que ninguém pode comer pombos em casa, nem nesse dia nem nunca mais, até aos tempos atuais, já passaram quase 40 anos.

A velha Fabry oferecida pelo Vasco de Pataias, antes de passar à reprodução ainda venceu 2 x 1º… o seu pai era um macho que veio da casa do velho Fabry… adquirido por Marco de Pataias num Leilão perto de castanheira do Ribatejo, organizado pelo Mundo Columbófilo em 2000.

Concorrente na Coletividade Asas Valadenses

  • Campeão Velocidade, Meio Fundo e Fundo em 2021
  • Campeão Meio Fundo e Geral 2020
  • Campeão Fundo e Geral 2019
  • Campeão Fundo 2018
  • Campeão Meio Fundo 2017

Principais Títulos Distritais nos últimos anos:

  • Vice Campeão distrital Meio Fundo Zona Sul ACD Leiria 2017
  • Campeão Distrital Fundo ACD Leiria 2018
  • Campeão Distrital Fundo ACD Leiria 2019
  • 3º Melhor Pombo Distrital Dundo Zona Sul ACD Leiria 2019
  • Vice campeão Distrital Meio Fundo Zona Sul ACD Leiria 2020
  • 2º Melhor Pombo Distrital Meio Fundo Sul ACD Leiria 2020

Campeonato Distrital Meio Fundo Zona Sul 2021

37424Antonio Silvino e MendesSoc Col Asas Valadenses6417
38887Joao Luis Lavareda L RodriguesSoc Columbofila Caldense6359
2071Carlos Manuel Sousa PescadaClube Columbofilo de Fanhais6279
36923Marcelo Bagagem F DuarteClube Columbofilo de Fanhais6277
55096Fonsecafuros Cap AguaSoc Columbofila de Peniche6217

2º melhor Columbófilo Velocidade Distrital Zona Sul 2022

4º melhor Columbófilo Fundo distrital Zona Sul 2022

Campeonato Pombo ÁS Distrital Zona Sul Meio Fundo 2021

9217003/19 POR37424Antonio Silvino e MendesSoc Col Asas Valadenses3684
7222816/17 POR2071Carlos Manuel Sousa PescadaClube Columbofilo de Fanhais3409
8492539/18 POR38887Joao Luis Lavareda L RodriguesSoc Columbofila Caldense3357
0395108/20 POR11550Joaquim Carreira G CardeiraClube Columbofilo de Fanhais3341
6253430/16 POR38887Joao Luis Lavareda L RodriguesSoc Columbofila Caldense3136

Campeonato Pombo ÁS Distrital Zona Sul Meio Bloco C – Fundo 2021

8036855/18 POR23099Joaquim Alfredo Sousa MachadoSoc Col Asas Valadenses507
8504008/18 POR52166Vasco, Marco & NataliaSoc Col Asas Valadenses467
7221790/17 POR37424Antonio Silvino e MendesSoc Col Asas Valadenses455

Durante a sua meninice dos 11 anos aos 15 assistia a muitas chegadas de pombos pelos pombais locais, acompanhou sempre de perto a columbofilia, até ao momento que foi convidado, sensivelmente com 16 anos para tratar de uma colónia, prontamente aceite o convite… trabalhava todo o dia como carpinteiro e saia a correr para ir cuidar dos pombos, nos primeiros anos apenas encestavam 5 a cada corrida. Assim começou esta grande paixão… em 1990 ganhou a primeira vez um titulo distrital com um pombo seu… entretanto casou e a columbofilia parou na sua vida… em 1998 começa a ver passar pombos em bando… há 7 anos que não tinha qualquer pombo… pensou em ir ver uma chegada… quando chegaram os primeiros começaram a cair lágrimas dos olhos… nesse mesmo dia tomou a decisão de no dia seguinte fazer um pombal porque só se sentia feliz com pombos e até hoje nunca mais deixou de competir. Mudou em 22 anos 5 vezes de local com o pombal… mas nunca desistiu. Tem feito coisas muito doidas, prejudicando-se muitas vezes para conseguir manter a chama acesa… o amor da sua vida.

O columbofilo faz um agradecimento emocionado ao Paulo Rodrigues da Supra que lhe deu os seus melhores pombos, deve muito também a João Paulo Gracio que o ensinou a tratar de pombos e deve ao Gaivota, ao Quim Zé ao Miguel ao Calisto e seu pai que lhe fizeram os pombais, e tantas vezes o mudaram de sitio com grandes sacrifícios. Um abraço especial aos seus amigos Vasco de Pataias e ao Martinho com quem troca ideias quase diariamente.

Foi um dia corrido e cheio de peripécias, mas o tempo passou a correr e era chegado o momento das despedidas… rumámos a casa e ao nosso local de edição em Fernão Ferro. Deixamos a melhor sorte do mundo ao nosso entrevistado e a todos os nossos leitores. Obrigado.

2 Comments on António Silvino e Mendes – Catedrático Campeão ACD Leiria

  1. Um Columbofilo de mão cheia, parabéns aos 2 pelo trabalho, abraço boa campanha

    Gostar

  2. Hi Mr Antonio how are you i find your pegion deid in morocco at rabat city .the eagl kill it in thé forest.She was a beautiful pigeon, this is her number 9234983 2019 .ithink it’s yours.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: