Manuel Jorge & João Pedro – Campeões Distritais e Nacionais de Fundo e Pombo ÁS Nacional Fundo 2021
Bom dia caros columbofilos. Certos e determinados dias da nossa vida levantamos com um peso nos ombros e tudo parece difícil de resolver. Os problemas parecem não terminar e cada um mais complicado que o anterior, mas nem sempre é assim, quando mal esperamos vê-se a luz ao fundo do túnel e a pouco e pouco vamos desenrolando o fio da meada e sem darmos quase pelo tempo passar, as coisas compõem-se e voltamos a sorrir… e assim vamos vivendo um dia de cada vez tentando melhorar a cada passo para que os momentos de felicidade se prolonguem e se multipliquem. Na columbofilia também é assim, por norma quando chegamos à modalidade passamos momentos muito difíceis e ai é preciso coragem e apoio dos amigos, com o passar das campanhas as coisas vão ficando menos complicadas e depois vivemos de altos e baixos, tentando aproveitar ao máximo quando tudo corre bem e lidando com as dificuldades quando elas surgem. A equipa que entrevistámos também já teve os seus tempos dificeis e agora estão a passar um ano fabuloso.

Desta feita o Columbofilia Online viajou até Alcochete onde fomos entrevistar Manuel Jorge & João Pedro, campeões Distritais de Fundo em Setúbal, columbofilos Campeões Nacionais de Fundo e também venceram o melhor pombo Nacional de Fundo em 2021: com O “Moisés”

A columbofilia entrou nesta família nos anos 60, através do Manuel Jorge, o patrão da equipa, para as coisas funcionarem é preciso haver alguém que mande e neste caso ainda continua a ser ele. Nem sempre os elementos da equipa concordam, mas isso é salutar e é sinal que todos têm opinião e são autónomos. Sempre tiveram pombos, o pai: Manuel Jorge é apaixonado pelo pombo correio em si, enquanto o João Pedro é diferente, tem mais o foco na tentativa de ganhar, em fazer tudo o que esta ao seu alcance para poder ganhar. o pai acredita sempre no pombo correio e que um dia, cada um dentro do pombal, vai ter o seu dia de gloria, enquanto o João é mais pragmático e tenta procurar pombos diferenciados. Os adversários são muito fortes e por isso sabem de antemão que não podem ganhar sempre, mas que também por esse motivo sabem que não podem relaxar e descansar na sombra de algum sucesso, o trabalho tem de ser constante. Não é bom sinal termos a mesma cara quando ganhamos e quando perdemos… a normalidade é diferente a cara do vencedor, é diferente do que não venceu e por isso, há que trabalhar arduamente para os momentos bons serem superiores aos menos agradáveis.

A equipa fica completa com a entrada de Leandro “gaby”. Um moço novo que chegou a concorrer sozinho nos anos de 2008\2009 num pequeno pombal em casa de um familiar… Sempre foram amigos, frequentava o pombal do João mesmo ainda estando a encestar em nome individual… naturalmente foi ficando, ficando e entrou com naturalidade… hoje em dia qualquer um dos 3 tem um papel fundamental na condução da colónia.. As tarefas não estão divididas de forma rígida… a principal função do pai é a reprodução… os mais novos cuidam dos voadores aproveitando a disponibilidade de cada um, quando o outro não pode o companheiro tem de estar… não há truques… o que o amigo fizer está bem feito.
Classificações Fundo Distrital 2021 – Moisés
2021/06/05 | 116 – Valdefiero | Fundo | 748274.3 | 1751 | 7º | 1153.576 | 1369 |
2021/03/27 | 104 – Alcoleia | Fundo | 609337.9 | 2595 | 10º | 1658.802 | 1366 |
2021/04/24 | 109 – Calatorao | Fundo | 714391.0 | 2096 | 10º | 1463.266 | 1366 |
2021/04/11 | 107 – Tarrazona de La Mancha | Fundo | 611340.7 | 2414 | 15º | 1012.684 | 1361 |
2021/05/22 | 114 – Valencia-Nacional | Fundo | 725410.4 | 1946 | 17º | 1105.612 | 1359 |
2021/05/08 | 112 – Ariza | Fundo | 648935.0 | 2327 | 20º | 1195.111 | 1356 |

A visita a este pombal foi realizada com toda a naturalidade… fizemos a viagem um pouco mais cedo que a hora prevista para a entrevista, fomos conhecer a lindíssima localidade de Alcochete à beira rio, almoçamos num local tradicional com alguns amigos columbofilos, onde em amena cavaqueira discutimos columbofilia e passamos momentos bem agradáveis… dai seguimos a pé para os pombais onde permanecemos toda a tarde entre amigos, manuseando pombos de grande qualidade.
Campeonato Distrital Fundo ACD Setúbal 2021
1º | 41443 | Manuel Jorge & Joao Pedro | S.C. Montijo | 18976 |
2º | 60319 | Sol Nascente A | S.C. Montijo | 18970 |
3º | 43359 | Os Videiras | U. C. Charneca da Caparica | 18931 |
4º | 60607 | Asas Charneca & Prodigy Wings | U. C. Charneca da Caparica | 18724 |
5º | 60320 | Sol Nascente | S.C. Montijo | 18670 |
6º | 45093 | Valdemar & Pedro | S.C. Palmela | 18518 |
7º | 58114 | Voadores Casal do Poco | U. C. Charneca da Caparica | 18393 |
8º | 29461 | Helder Miguel Martins Galveia | S.C.U.R.J. Fernão Ferro | 18369 |
9º | 60605 | Asas do Ceu | U. C. Charneca da Caparica | 18321 |
Neste pombal a relação com os pombos é muito interessante, podemos circular à vontade dentro e fora das instalações que os atletas mantém um comportamento afável. Normalmente cuidam dos pombos duas vezes ao dia, alimentam duas vezes e na campanha alguns dias voam os bandos só de manha, outras só à tarde e ainda outras de manha e à tarde, dependendo do período que estamos a viver, ou seja se estamos no principio, no meio ou no fim da campanha e da disponibilidade dos columbofilos. O plano varia também consoante a prova voada na semana anterior e a prova que se prevê no fim de semana seguinte… em termos de suplementação é igual… acertam algumas vezes e erram outras… e erram porque os 3 elementos que compõem a equipa têm uma característica em comum: são humanos.

Campeonato Nacional de Fundo 2021
1º | 41443 | Manuel Jorge & Joao Pedro | Setúbal | S.C. Montijo | 3.427 |
2º | 30813 | Luis Filipe Santos Reis | Lisboa | Torres Vedras | 3.861 |
3º | 7816 | Jose Tomas Picarra Ameixa | Beja | Soc. Col. Asas de Beja | 4.112 |
4º | 24634 | Danilo Costa Resende | Aveiro | Riba Ul | 4.768 |
5º | 37787 | Almerindo Moreira Mota Santos | Porto | Pedroense | 5.523 |
6º | 60319 | Sol Nascente A | Setúbal | S.C. Montijo | 6.152 |
7º | 23204 | Joao Paulo Maia Valente | Portalegre | Sociedade Columbofila Nisense | 6.504 |
8º | 59432 | Joao M F Serra Carvalho | Leiria | Grp.Columbófilo Alvaiazere | 6.513 |
9º | 43359 | Os Videiras | Setúbal | U. C. Charneca da Caparica | 7.218 |
10º | 43301 | Miguel Angelo – Sisimi | Santarém | Sociedade Columbofila Riachos | 7.265 |

Chegaram ao topo da columbofilia distrital e nacional no ano de 2021 e quando perguntamos ao João que foi o elemento mais interventivo na entrevista se este resultado era espectável e se já se vinha perfilando, ou se o salto na qualidade foi repentino… voltámos um pouco atrás para chegarmos ao ano de 2021: Há muitos anos o Fernando, tio do João Pedro, muito por força do Manuel foram columbofilos fortes, sempre foram apaixonados pelos pombos, integraram algumas sociedades e apesar de uma vida complicada devido ao facto de trabalhar na restauração sempre arranjou tempo para a columbofilia.

Sensivelmente em 2006 o João passou a frequentar o ensino superior e organizava bem o seu tempo para poder estar mais integrado nas lides do pombal, nessa altura começaram a voar bem a velocidade, chegaram a ser campeões distritais… esses pombos serviam muito bem… lembra com muita saudade a famosa “cigana”, que era de 1998 estes pombos cruzados a uns pombos comprados a Jef, em especial 3 filhos do Winten Engels reproduziram muito bem… era um cruzamento bombástico, no mesmo ano chegaram a ganhar 5 anilhas com 5 irmãos legítimos, uns em velocidade e outros em Fundo… mas nessa altura a cabeça ainda puxava ás saídas à noite, namoricos e o tempo e conhecimento columbofilo era diferente dos dias de hoje. Com o terminar do curso… houve uma fase complicada, aconteceu um afastamento quase total dos pombais e Manuel Jorge fica praticamente sozinho.

Em 2013\2014 acontece um volte face… o bicho mordeu novamente, apesar do afastamento momentâneo o respeito pelos pombos foi sempre uma constante até porque estes animais já existiam na família quando o João Pedro nasceu e tomou consciência da sua humanidade, mas por volta desse ano, depois de iniciar a vida como trabalhador comprou alguns pombos e começou a tarefa de melhorar a qualidade dos competidores da equipa. Em 2018\2019 sentaram se à mesa e fizeram um balanço e chegaram à conclusão que não tinham pombos que voassem à mesma velocidade que os dos adversários… a verdade é que estavam na mesma linha da poderosa equipa Sol Nascente, cerca de 400 metros directos… e nos dias dos concursos olhavam para o ar à espera dos pombos e nada… tão perto uns dos outros… todos soltos à mesma hora e as chegadas tão diferentes… fala se muito das entradas dos pombos e das linhas dos calendários… o certo é que estavam na mesma linha e recebiam bem atrasados em relação aos adversários.

Resolvem fazer uma pesquisa na internet, avaliaram o mercado e foram em busca de pombos que lhe dessem a capacidade de esquecer a entrada dos pombos e introduzir pombos competitivos… foi diretamente a alguns nomes sonantes e a outros através do PIPA e do Herbots, nomeadamente: Dirk Van Dick, Peter Venstra, PEC, Tonê, Stefan Lambrecht, Eijerkamp, Ad Shaerlakens, Marcel Sangers e Leo Heremans via CIC para juntar a um grande pombo e à sua linha que já tinham em 2015 o “08” asa de ouro distrital. O Objectivo era conseguir pombos que voassem com os melhores atletas do distrito, num distrito que é dos melhores e por isso difícil de conseguir… mas viável… deve ser um orgulho concorrer num distrito com tanta qualidade, diz-nos João Pedro e com nomes como: Sol Nascente, Videiras, Casal do Poço, Hélder Galveia, Asas da Charneca e tantos outros que discutem os campeonatos.

Apostaram também na melhoria e aumento das instalações… todos sabemos que o pombal é como a Sagrada família, o trabalho esta sempre inacabado. Tinham previsto passar uns anos no deserto após as aquisições, na expectativa de acertarem nos cruzamentos em dois 3 anos, queriam tirar bastantes borrachos para aproveitarem o máximo, mas com a historia da introdução do campeonato de Pombos de ano, no distrito de Setúbal o processo simplificou se, adiantaram um ano logo à partida. Não estavam estruturalmente preparados para ganhar esse campeonato, faltou algum estofo, as condições no pombal não eram óptimas e perdem por culpa própria e com mérito dos adversários, mas reconheceram nessa altura já muita qualidade nos jovens que tinham criado e começam a perceber os filões. Foi uma aprendizagem e revelou se que o caminho era aquele.Também tiveram alguma sorte… dos cerca de 30 pombos adquiridos todos eles de uma forma ou de outra reproduziram pombos de qualidade e a regressaram no bando da frente.

Vão trabalhar para a sorte continuar a ajudar, encarar o futuro com espírito positivo e de respeito pelos adversários… com a mesma esperança do passado, mas por força das circunstancias os resultados deste ano foram muito acima do esperado e difíceis de repetir… mas vão trabalhar muito para isso acontecer novamente… garantem trabalho diário.

O grande ” Moisés” como nos disse o João Pedro é filho de um macho e de uma fêmea… ninguém tenha duvidas. São pombos já da casa… resulta de misturas de cruzamentos que correram bem. Macho – Anrão(Ludo Classens X Linha “08”) X Joquebede (Eijerkamp Van Loon X Linha “08” X Leo Heremans

Tiram cerca de 250 borrachos anualmente para aproveitarem cerca de 180 no inicio dos trabalhos, porque os pombos novos nesta casa na opinião dos entrevistados devem fazer a sua juventude sem pressão e passando todas as fases… muita liberdade, cada um pousa onde quer dorme dentro ou fora de casa, vai para os prédios, ou não vai, batem alguns nos fios… e na altura da selecção são escolhidos os que realmente se adaptam bem ao local, estão saudáveis e sem grandes vícios. Procuram guardar e assegura se de pombos para fazerem as varias especialidade, não procuram pombos todo o terreno, tentam sim encontrar um grupo de pombos para voar a medias mais baixas, outros para medias mais altas e depois mais ou menos horas de esforço.

Na reprodução actualmente estão bem servidos com cerca de 40 casais e em cima da muita qualidade nos cruzamentos directos já estão a preparar o futuro em consanguinidade da linha do “Moisés”, nomeadamente com 8 meios irmãos, 4 do lado do pai e 4 do lado da mãe e daqui será feito o aperto novamente.

Apostam nos dois sexos, tentam marcam bem com machos como com fêmeas, no entanto no fundo este ano tiveram duas fêmeas a pontuar e 12 machos… isto nos 7 concursos. Voam pombos e pombas separados, mas não dividem em atletas de velocidade\ meio Fundo e os de Fundo, estão juntas as 3 especialidades a diferenciação é só em relação ao sexo e aos pombos que querem na equipa e os que terão que abandonar as instalações.

Antes de terminarmos temos de falar na linha do “39” uma linha que também faz a diferença na reprodução deste pombal e que tem sido cruzada com as novas aquisições e tem resultado muito bem. Um pombo da casa com uma historia curiosa, não era um craque, chegou a ser o 8º melhor pombo do distrito, era um pombo certo e não de cabeça, num concurso doido o pombo foi entrar em Gaia, foi participado e recuperado… já não saiu à rua foi para a reprodução e os seus filhos logo no primeiro ano começaram a ganhar 1º s prémios… ainda a fêmea que no ano anterior foi anilha de ouro Borrachos é filha dele… todos os seus descendentes marcam de cabeça…. a linha está segura.

Vídeo de Apresentação das Instalações
https://www.youtube.com/watch?v=nIk-ja2XXaI
A pandemia trouxe muitas coisas más, mas no caso desta equipa columbófila, por força das circunstancias o restaurante teve de estar fechado e criaram se condições que numa situação normal não aconteceriam, para poderem alcançar tamanho feito… foram trabalhando, as coisas foram acontecendo e o final foi brilhante. Não defendem o seu método pessoal em detrimento de outros, apenas acham que todos devem ter um, independentemente de qual, mas ter e seguir a ideia do principio ao fim, quantos à realização dos treinos em linha já ganharam quando os fizerem mas também já perderam… já ganharam quando não fizeram treinos em linha e também já perderam. Há que ser fiel e confiar nos pombos, antibióticos apenas em caso de doença declarada, principalmente em quem aposta na longa distancia… apenas produtos naturais, muito Impruver e Anti Fungal, bastantes pré e probioticos e óleos… boa ração, limpa e não trabalhar com a fome… ninguém trabalha bem com fome…

Caríssimos, despedimo-nos por hoje desejando uma continuação de boas mudas, muitos sucessos desportivos já a contar com a próxima campanha e para começar é preparar os títulos de propriedade que o recenseamento está ai à porta. Até breve…
Deixe uma Resposta