Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Mário Pacheco do Pereiro columbofilo Campeão e dirigente – Famalicão da Nazaré – ACD Leiria

Bom dia amigos columbofilos de todo o país e não só… percorremos alguns quilómetros até Famalicão da Nazaré para encontrarmos um casal especial, D. Ana Paula Da Costa Pereira de 69 anos de idade, contabilista de profissão e Mário Pacheco do Pereiro seu esposo, um columbofilo que é uma referencia no distrito de Leiria com um percurso imaculado. Foi um enorme prazer fazer esta visita, por vários motivos, primeiro porque é sempre bom manusear bons atletas, depois porque conviver com gente diferenciada é sempre interessante e depois por ultimo mas não menos importante o prazer que foi encontrar e poder conversar com Ana Paula da Costa Pereira que tínhamos conhecido numa festa de entrega de prémios da ACD Leiria mas que não tínhamos tido hipótese de travar conhecimento… chegou esse dia finalmente… sem mais demoras… vamos entrar na vida deste casal… fique connosco nesta leitura.

Mário Pacheco do Pereiro

Columbófilo desde 1988, durante os primeiros anos os resultados nem sempre foram os esperados, mas a partir do ano de 1994, altura que foi campeão distrital de Meio Fundo e Vice campeão Distrital de Fundo, tudo mudou o percurso ascendente rumo a grandes vitórias começou… mas os dois prémios que mais o orgulham enquanto columbofilo foi em 2018 e 2019 ter alcançado o 3º melhor colónia do distrito de Leiria na prova nacional de Fundo… dois anos seguidos.

Desde 1994 a esta parte conseguiu ganhar títulos que lhe preenchem a vida e enchem uma sala lindíssima de troféus que tivemos oportunidade de visitar, e apresentamos neste artigo um pouco mais à frente

Nasci em Almeida, no Distrito da Guarda e, após algumas peripécias por esse mundo fora, vivo actualmente na Nazaré, onde me iniciei na prática de columbófilia. Desde então tenho concorrido sempre pela Nazarense, com algumas incursões na Pataiense e Valadense, à dublagem.

Artigo referente ao campeonato 2020… Classificação Geral – Nazarense

122819MARIO PACHECO PEREIRO2312
230571ANA PAULA COSTA PEREIRO2300
340451JORGE C CALISTO SILVA2211
439578PAULO MANUEL PEREIRA SORRILHA1768
559422PAULO JORGE PEDRO VEIGAS1163

Normalmente inicia a campanha com duas equipas, uma apenas com borrachos em nome da esposa, e os adultos numa segunda equipa… em anos anteriores chegaram a voar em nome de Mário & Paula Pereiro. Nos últimos 3 anos os resultados da esposa parecem superar os do marido…

Frontaria dos Pombais de Competição

Mário Pacheco do Pereiro, natural de Almeida, filho de sapateiro… atrás do local onde eram feitos os sapatos havia uma divisão com as lenhas e ai existiam algumas pombas de rabo de leque e desde tenra idade aqueles animais chavavam-lhe a atenção… entretanto com a chamada à tropa foi para Moçambique na Beira e ai tenta iniciar se na columbofilia, mas sem sucesso, já tinha 150 pombos…com a independência saiu de Beira foi para a África do sul e ai teve sempre no quintal alguns casais de pombos… entretanto é destacado do Cabo para Portugal para vir ser encarregado numa obra que levaria à construção do Porto de abrigo. Durante essa construção conheceu um rapaz de seu nome Licínio que tinha pombos, à data 22 atletas e ia desistir da pratica columbófila… o Mário comprou-lhe pombal e pombos e tudo começou assim…

Anilha Ouro Meio Fundo, filha casal 2 – Supra X Supra

Ao fim de pouco tempo resolve construir com uns contentores na praia novo pombal…ai concorre, mais tarde acaba por comprar um terreno em Famalicão da Nazaré, por sinal com uma vista deslumbrante e ai iniciou a construção das actuais instalações… hoje em dia acabou por fazer no mesmo terreno a casa de habitação e vive praticamente dentro do seu pombal, o sonho de muitos amadores. As instalações actuais são em tijolo e cimento, mas recorda as antigas nos contetores em madeira, nas quais os pombos subiam mais rapidamente de forma e os resultados eram diferentes.

Ana Paula da Costa Pereira

Ana Paula sua esposa não entra dentro do pombal, mas nas lides columbófilas fora desse espaço, o seu percurso está repleto de iniciativas projectos e muito trabalho á volta da columbófilia. Começou por organizar os pedigres dos pombos do seu marido, começou a organizar e a esquematizar o currículo columbofilo e depois passou a escrever artigos sobre columbofilia que foram publicados no jornal Mundo Columbófilo, estas publicações envolveram varias horas de pesquisa que culminou com a realização de um pequeno livro sobre temáticas columbófilas e acabou por criar um blogue columbofilo onde temas como as doenças mais frequentes nos pombos,estão abordados. Mais à frente os nossos leitores têm disponível o link que direcciona para esse mesmo espaço na internet.

Corredor frontal das várias secções

Ana Paula é uma maquina enquanto dinamizadora, criou e alimentou um site de divulgação de matérias relacionadas com contabilidade, portanto ligado á sua profissão, alimenta o site pessoal columbofilo do marido… dedica se a um espaço na Internet de divulgação de poesia, gere a pagina da sociedade columbófila local… enfim uma mulher de armas, de garra e empreendedora… actualmente é dirigente activa na colectividade Nazarense e é a presidente da Mesa da Assembleia da ACD Leiria e presidente do conselho fiscal da Federação Portuguesa de Columbofilia.

Secção Fêmeas voadoras

Quantos aos pombos ou linas de pombos que têm feito a diferença nesta casa ao longo dos anos, devemos referir: Os primeiros na realidade foram os do amigo Licínio, mas com a mudança das instalações compra 4 pombos ao Coronel Mário Jordão, um grande campeão, entretanto já falecido, esses pombos foram directamente para a reprodução e a partir dai assentou toda a sua equipa nessa descendência. Sensivelmente pelo ano 2002 apareceu a doença da Newcastle no seu pombal que dizimou praticamente toda a colónia.

Filha casal 4 – Melhor Borracho do distrito – Supra X Neto Supra

Actualmente com tamanha perca devido á doença, houve necessidade de novo investimento e a grande maioria dos bons pombos já são oriundos da SUPRA de Rui & Paulo Rodrigues. Adquiriu inicialmente 5 pombos que foram directos para a reprodução e entretanto já desta geração há dois anos a esta parte que tem o melhor borracho do distrito, anilha de ouro… estes pombos estão a ser cruzados entre si e também com um macho, Grondelar\Van Loon de Martinho e Grácio e com uma fêmea de Maurício de Carvalho , uma pomba vendedora de um Valência distrital. Não tem muitos pombos e toda a reprodução assenta em cerca de 4 ou 5 casais.

Sala troféus

Anualmente tira cerca de 100 a 120 borrachos, não tem por habito vender, guarda-os praticamente todos com o intuito de na viragem da campanha ficar com cerca de 80 pombos, depois de treinos e concursos. Concorre com machos e fêmeas numa viuvez sem incentivos na partida… exclusivamente na chegada. A muda é feita com os borrachos em liberdade e os adultos privados dela.

Pombal reprodução

Quanto a agradecimentos públicos, o nosso entrevistado deixa uma menção honrosa a Maurício de Carvalho por todos os ensinamentos que lhe transmitiu e por todos os pombos que lhe fez chegar, que ao longo dos anos foram de enorme qualidade. Tem muitos amigos… mas para fazer uma única referencia especial tem de ser a esta personalidade ímpar.

Para ser direccionado à pagina pessoal de Mário Pacheco clique no seguinte link:

https://sites.google.com/site/mariodopereiro/

Uma vida preenchida de columbofilia. Uma família que respira, transpira e se emociona com a columbofilia. O dia-a-dia é passado nas lides do pombal e os projectos futuros passam por melhorar condições de vida para os atletas… não há duvidas um verdadeiro columbofilo uma vez… columbófilo no coração para todo o sempre…

O dia passado em Famalicão da Nazaré foi verdadeiramente especial por vários motivos, primeiramente porque os entrevistados são extremamente amáveis e receberam me com carinho e entusiasmo, e por outro lado a experiência columbófila do Mário é enorme o que nos permite ficar à conversa sem dar pelo tempo passar. Um columbofilo com um currículo invejável, no final deste artigo os nossos leitores terão um link disponível que ao clicarem serão direccionados para o site pessoal desta família e ai podem observar um curriculum desportivo invejável… parabéns.

Sem sombra de duvida que vamos continuar a ser surpreendidos por excelentes resultados desta família, quer ao nível de clube como na sua zona e no distrito, tal como tem acontecido neste percurso de sucesso ano após ano. Quanto à nossa amiga Ana Paula, desejamos que não perca o entusiasmo e nos continue a surpreender com os seus trabalhos, quer ligados à columbofilia, como à cultura… o mundo columbofilo precisa de si… obrigado por todos os contributos que tem dado a esta causa. O prémio que a ACD Leiria lhe atribui de reconhecimento e mérito pelos serviços prestados à columbofilia assenta lhe que nem uma luva

Aproveitámos a nossa viagem para conhecer uma das mais velhas colectividades do distrito:a Nazarense

Um pilar importantíssimo para o normal desenrolar dos trabalhos na colectividade é sem sombra de dúvida Paulo Veigas, um homem dedicado. Sem ele a colectividade não era a mesma… um obrigado especial ao seu desempenho e empenho

Uma colectividade com uma excelente sala de convivo, com divisão para um pequeno bar, o conselho técnico e para a direcção, tudo construído numa sala de uma antiga escola primária. Ainda dispõem de sala de encestamento e uma divisão para a lavagem das caixas.

Primeiro ano 1953…

Um abraço especial a Mário Pacheco e um cumprimento especialíssimo à grande Ana Paula… até breve

Curriculum Desportivo

Clique neste link: https://sites.google.com/site/mariodopereiro/home/curriculum-desportivo

1 Comment on Mário Pacheco do Pereiro columbofilo Campeão e dirigente – Famalicão da Nazaré – ACD Leiria

  1. É pena não aparecer mais jovens com a mesma garra e amor ao nosso desporto,cada vez são menos, e para estes dois também jovens um bem haja e muita saúde é destes que a columbofilia precisa. Um abraço aos dois

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: