Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

José Claudino – Columbófilo catedrático vence o Valência Nacional em Évora

Bom dia caríssimos columbofilos. O columbofilia Online foi até Évora para fazer o ultimo artigo referente ao Valência nacional 2021, com a entrevista ao catedrático José Claudino, um dos melhores columbofilos que o país tem oportunidade e prazer de ter. Este senhor foi o grande vencedor do Valência nacional no seu distrito. Os seus primeiros anos como columbofilo até à idade de tropa foram em Portalegre onde foi a primeira vez campeão distrital de fundo, decorria o ano de 1972 a partir dai ganhou muitos títulos até que se mudou para Évora onde venceu praticamente tudo o que havia para ganhar. Fique connosco nesta leitura e conheça melhor este senhor da columbofilia.

Ao longo da sua vida de columbofilo fez grandes amizades, teve o privilegio de viver perto de grandes figuras, também elas emblemáticas no panorama nacional da columbofilia, privou , fez troca de pombos e algumas aquisições em pombais como Carlos cordeiro, de onde recebeu os pombos da linha de José Maria da Silva, chamavam lhe os “Coxinhos”, vieram também os Simons… estes sempre mantiveram o seu nome, eram pombos que resultavam do cruzamento dos pombos José Maria da Silva com os Pombos de Bento de Almeida, trouxe tambem a geração da “The Vugler” do mesmo pombal… partilhou e recebeu inúmeros conhecimentos de Domingos Restolho, do seu amigo Tonecas recebeu inúmeros bons pombos em anos diferentes, mas recorda com especial ênfase que no ano de 1982 antes do seu amigo falecer lhe ter enviado um lote de 40 borrachos da sua melhor selecção, todos à base de Espilros, pretos e Pigarços estas linhas ainda se mantém praticamente intocáveis…e muito bem preservadas.

Em 1995 conheceu Gaby Vandenabelle, através de Mourice Casaert, que eram muito amigos… nessa altura veio para o seu pombal um filho do “kleine”, vieram 2 filhos do Wuitenbuik, um macho e uma fêmea e vieram mais dois filhos do “Playboy”… estes pombos cruzados ao que já havia em casa… deram filhos magníficos… nos dias de hoje… estes continuam a ser os cruzamentos de eleição… mas a grande paixão ainda é o cruzamento Simonzinho X Espilro.

Uma fêmea 100 % Gaby, linha do Wuitenbuik,, filha do “100” que é neto do kleine, com a filha do Wuitenbuik, enquanto a mãe era a “287” que era filha do “906”, que era filho do Wuitenbuik cruzado a uma filha do Turbo… muita consanguinidade… muita qualidade.

Campeonato Nacional de Fundo – Melhores Pombos
Classificação por Distrito: Évora

8235148/18 POR15744Jose Florindo C ClaudinoS. C. Eborense800
8235775/18 POR47138Jose Fortunato M NazarethC. C. de Evora799
9512088/19 POR50711Helder Manuel Rato CoelhoC. C. Padre Manuel Lima798
8238760/18 POR52280Ruben Miguel Q Chambel RamalhoS. C. Corvalense797
7262902/17 POR33921Joao Luis Lopes C N DuarteC. C. de Evora796

Recentemente através de um amigo seu de Aveiro, o Helio & Flavio, vieram os kannibais e estão a entrar muito bem nesta colónia… nesta altura cruzados aos Simonzinhos.

No dia que visitámos o amigo Claudino o sentimento era agridoce, porque faz 1º Distrital de valência, mas no mesmo dia recebe duas pombas perto das 17h00 já sem chip… uma situação muito desagradável…aqueles atletas fazerem o concurso, voarem centenas e centenas de Quilómetros e depois ser um esforço em vão, é muito triste, mas lá entramos no pombal e podemos ver que todas as pombas regressadas de valência estavam em óptima condição, diz nos o amador, que comeram bem, descansaram um pouco e não se esforçaram em “galadelas”… regressaram para o seu pombal e para o seu dono…

Diz me com quem andas…digo te quem és… aprendemos bastante sobre columbofilia com José Claudino, tivemos que desligar alguns minutos a gravação para apreciarmos o trabalho dentro do pombal… o amador chamava as suas pombas uma de cada vez e vinham à mão comer a sua guloseima, uma relação de proximidade muito grande , uma amizade grande feita na base da confiança… não na base da varinha… mas sim na base do amor… fiquei maravilhado…

O olhar atento do mestre…ás movimentações dos seus atletas… o respeito , amizade e o amor são os estados de alma que devem entrar dentro do pombal…

Todos os momentos que estivemos dentro do pombal, as fêmeas acompanhavam os movimentos do dono, procuravam-no, andavam atrás dele…hoje em dia os columbofilos não aprendem como conduzir colónias e como manusear pombos, querem saber produtos milagrosos que façam vir pombos na cabeça do pelotão… e esquecem se da relação com os atletas.

Muitos títulos ganhos ao longo da sua carreira, desde logo:

– Campeão Nacional de fundo em 2001;

-5 anos campeão distrital de fundo;

– Campeão distrital de meio fundo;

-Campeão distrital de velocidade,

-Campeão geral distrital.

Anualmente inicia a campanha com 60 fêmeas adultas e um pombal de borrachos

São estes columbofilos que nos fazem sair de casa e fazer uma viagem longa…quando saímos das suas instalações foi com pena de já ter terminado, trazemos ensinamentos e uma amizade…

A historia dos Simonzinhos… certo dia Carlos Cordeiro aparece a Évora com a ideia de pedir o filho do Kleine emprestado, ao que o amigo Claudino em primeira instância declinou, mas com tamanha insistência e sabendo a partida que de cada do Carlos também vinha do melhor que lá havia, em virtude da grande amizade, o pombo rumou a Almada, foi então cruzado aos Simons e por sua vez aos Espilros do Tonecas que ao fim ao cabo eram Simons x Eloys e daqui começa o nome de Simonzinhos, que têm perpetuado a sua grande linhagem.

Faz anualmente cerca de 16 casais, pese embora o numero de reprodutores seja bem maior, nunca faz muitos casais e muitos dos pombos ficam 1 ano sem criar, não acasala muitos atletas da mesma linhagem em simultâneo, para não fechar em demasia a geração seguinte, os voadores de ano para ano começavam a ser parentes cada vez mais próximos.

Os casais reproduzem em ninhos fechados, por forma a garantir a parental idade, dá mais trabalho o cuidado dos pombos e a reprodução , mas compensa o trabalho no fim.

Vista geral dos machos reprodutores que este ano não estão acasalados

Fantástico dia… visitámos um verdadeiro columbofilo de eleição, desejamos as maiores felicidades e que os bons resultados continuem a aparecer. Por hoje despedimo-nos com elevada estima… deixando já levantar a ponta do véu… estamos quase a entrar nos campeões distritais… entretanto fiquem bem e aproveitem as ferias…não se descuidem nos pombais… a campanha de 2022 já começou…fique atento. Até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: