Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Balanço Época desportiva 2021 em Setúbal… por Simão Cortiço

Campanha desportiva de 2021

Caros colegas e amigos

Mais uma campanha desportiva que chega ao fim, e estes momentos devem servir para balanços e início da preparação do futuro.

No distrito de Setúbal e colocando de lado a exceção que foi o enorme desastre ocorrido na solta de Valdefiero que provocou enormes estragos na maioria das colónias, sobretudo no que ao fundo e grande fundo diz respeito poderemos falar de uma campanha normal.

Os constrangimentos iniciais devido ás incertezas motivadas pela pandemia obrigaram a encurtar o número de semanas em que se iriam realizar provas e treinos e com isso a alterar o calendário inicialmente aprovado, forçando a realização de mais dobradinhas. Creio que tal situação não veio a provocar problemas e mais uma vez a aposta da associação nos encestamentos á 5ª feira para concursos de meio fundo ao sábado foi um sucesso.

As baixas, creio que excetuando Valdefiero, foram as normais e as esperadas, numa campanha que teve as suas dificuldades, mas que decorreu de forma normal, e a “linha” escolhida para as provas parece-me ter sido a mais acertada.

Durante o período das provas existe sempre quem critique, uns com mais e outros com menos razões ou motivos, sempre uns vão pensar que se soltou cedo e outros que foi tarde, uns que concordam com a alteração do local e outros que acham que se deveria manter, uns que devia ser ao sábado e outros ao domingo e outros até aceitavam uma solta á segunda feira mesmo que esta impedisse quem trabalha de ver chegar os pombos, etc etc etc.

Como sabemos existem gostos e opiniões em todos os sentidos, mas estou em crer que globalmente os atuais corpos sociais da associação continuam a efetuar um trabalho de relevo e que a cada ano demonstra as diferenças abismais entre o passado e o presente.

Os desastres nas soltas, não sendo de forma nenhuma desejáveis e felizmente hoje são uma raridade, sempre podem acontecer, sobretudo quando acontece algo imprevisível, como foi o caso de Valdefiero, ainda se procuram respostas que não se conseguem encontrar. “No melhor pano cai a nódoa” e desta foi a nódoa caiu mesmo num pano de excelente qualidade que ao longo dos anos tem dado mostras de sabedoria no que a soltas diz respeito, demonstrando qualidades que levam á coragem de dar um passo em frente, quando outros fogem.

Dando uma vista de olhos pelas classificações nacionais, constato que no campeonato de velocidade e equipe Sol Nascente aparece em 3º e 8º. No fundo a dupla Manuel Jorge e João Pedro está em 1º e não lhes deve fugir o título de Campeões nacionais bem como o de melhor pombo de fundo. Aparecem ainda no campeonato de fundo Sol Nascente em 5º e os Videiras em 8º. No campeonato Absoluto o Sol Nascente aparece em 2º e 8º e Manuel Jorge e João Pedro em 15º. Não posso deixar de dar também os parabéns aos que se destacam, sobretudo os que ocupam lugares no pódio e á equipe Sol nascente pelo resultado obtido no concurso nacional de Barcelona (facultativo). O distrito está de parabéns bem como as coletividades de onde são oriundos os columbófilos que ocupam os lugares de destaque.

Formulo aqui um desejo, no sentido de que todos se disponibilizem para trabalhar nos seus clubes, se disponibilizem para integrar os corpos sociais, pois cada vez são menos aqueles que fazem funcionar a columbofilia, falar é fácil, criticar é fácil, apontar o dedo é fácil, e todos sabemos que por norma são os que nada fazem que estão sempre na linha da frente para por em causa o trabalho daqueles que tiram algum do seu tempo ás famílias e ao seu ócio para que tudo possa acontecer. Respeitem aqueles que têm de acordar de madrugada para que possamos ver chegar os nossos pombos nas melhores condições. Respeitem aqueles que durante a semana tudo preparam para que os nossos pombos possam viajar da melhor forma possível. Respeitem aqueles que gerem o que é de todos nós, procurando que amanhã possamos ter melhores transportes, melhores condições gerais para podermos praticar o desporto que escolhemos.

Acreditem que todos os que trabalham em prol da columbofilia o fazem no sentido de que tudo corra da melhor forma.

Desculpem o desabafo, mas falo o que sinto.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: