Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Carlos De Sousa e Silva – 3º Pombo Ás Distrital Meio Fundo 2020 – ACD Setúbal

Fomos ao encontro de Carlos Sousa e Silva, columbofilo com cinquenta anos de idade, concorrente na ACD Setúbal, para conhecermos o pombo que fecha o top 3 do distrito na especialidade de Meio Fundo no ano de 2020. Desde alguns anos a esta parte desenvolvemos com o entrevistados vários laços de ligação, uns por amizade e outros por trabalharmos lado a lado nos corpos sociais da Associação. Por essas e tantas outras razões, sentimo-nos perfeitamente confortáveis na condução da entrevista. Fizemos algumas perguntas e regressamos a casa, uma vez que devemos manter o distanciamento social nesta altura do “campeonato” e deixamos o amador a escrever algumas palavras que vamos publicando ao longo deste artigo… fique connosco e leia em primeira mão os textos do Carlos.

Carlos Silva: A minha ligação a Columbofilia começou praticamente no berço, pois o meu Pai era Columbófilo, e foi ai que começou a minha Paixão por esta modalidade. Ser Columbófilo, para mim é uma verdadeira paixão

Iniciei o meu contacto e aprendizagem columbófila no Barreiro durante a infância, no Clube Columbófilo do Barreiro (já extinto) depois na Sociedade Columbófila Barreirense e mais tarde no Grupo Columbófilo Banheirense. Posso afirmar que aprendi as várias fases da Columbofilia desde a logística das Colectividades, às Direcções e às diferentes ocupações que a triagem da Columbofilia, Columbófilos e Pombos Correio me ensinaram. Sou consciente que represento uma faixa na columbofilia que me possibilitou o contacto com os veteranos, hoje em dia já com muito poucos deles no activo, e a juventude que tem de aparecer através do trabalho de divulgação, acarinhamento e protecção. Os tempos modernos não são favoráveis ao incentivo ou aparecimento de jovens, mas cabe a nós efectuar esse trabalho.

Pombo Ás distrital Meio Fundo ACD Setúbal 2020

Linhagem:

4319037 / 14 – Pai – Macho cedido por Hélder Negalho, origem Koopmam via CIC.

4503203 / 14 – Mãe – Fêmea cedida por Rui Cruz, filha de original Braspening x cruzamento de linhagem Koopman x Tournier.

Campeonato Distrital Pombo Ás Meio Fundo 2020

7147766/17 POR8597Carlos Manuel O Gomes SantosS.C. Montijo10881
8045924/18 POR28644Carlos Miguel Ramos R SantosU. C. Charneca da Caparica10085
8046190/18 POR15591Carlos Jose N C Sousa SilvaS.C. Barreirense9752
7518869/17 POR58811Correia & CaramelosS.C. Palmela9709
8042569/18 POR24401Sandro Jose Paulino CasacaS.C. Montijo9512

Sou um Columbófilo do presente, com a experiência e alguma sabedoria do passado, mas sou também um Columbófilo do futuro, dos que acreditam e apoiam as reformas da Columbofilia, através de novas ideias e diálogos.

Vista frontal dos pombais de competição

Ao longo dos anos, desempenhei varias funções nos Clubes que citei anteriormente, assim como fiz parte do Congresso da FPC (2009-2013), e actualmente integro os Órgãos Sociais da ACDS desde 2016, exercendo funções no Conselho Desportivo da ACDS. Sou Juiz Classificador, e desempenho também funções como Agente em Portugal dos eventos Internacionais “Algarve Great Derby” e “Winter Race 2021 (Ex IAPC – Yearlings Championship). Felizmente, sinto-me reconhecido de Norte a Sul pela imensa família Columbófila, sendo tratado de uma forma carinhosa pela grande maioria dos columbófilos como “Manager”.

Pai do 3º Pombo Ás Distrital MF – ACD Setúbal 2020 – Oferta Hélder Negalho, origem Koopmam via CIC

Como Columbófilo da Cidade do Barreiro (cidade que adoptei desde 1976), tenho o Sonho de ver nascer o “Polo Columbófilo Cidade do Barreiro”, um espaço onde será possível a instalação de 14 a 18 pombais para atribuição a diversos Columbófilos + 1 Pombal Comunitário + 1 Espaço que irá funcionar como Centro de Serviços Técnicos-Administrativos. Nesse mesmo sentido, já encetei conversas com a Autarquia Local, onde já tive 2 reuniões com responsáveis do Município, e estamos em conjunto a analisar a situação. O Sonho Comanda a Vida.

Secção de competição…

Presentemente, considero que existe uma grande lacuna no que diz respeito ao recrutamento de pessoas para trabalharem em prol da Columbofilia, principalmente na ocupação de cargos nos diversos Órgãos-Sociais das Colectividades. Os poucos que existem, são os mesmos de há muito tempo, e muitos deles já estão saturados.

Fêmea cedida por Rui Cruz, filha de original Braspening x cruzamento de linhagem Koopman x Tournier, mãe do “Axterix”

É urgente também mudar mentalidades, e começar-se a destacar mais o Pombo-Correio, pois ele é que é o Atleta de Alta-Competição, em detrimento de se valorizar apenas as pessoas.

É preciso deixar de criticar os Eventos Internacionais, tais como os Derbys ou os diversos Campeonatos de Yearlings que se realizam em Portugal, onde só desta forma podemos ter os nossos Atletas a competir contra Atletas oriundos de outros países. E só assim conseguimos valorizar e destacar ainda mais os nossos pombos.

Uma das secções de competição

Em relação as pessoas / Columbófilos, devemos destacar, sim, reconhecer os seus feitos, mas o maior destaque deve ser dado sempre ao Pombo-Correio, ao Atleta de Alta-Competição.

Quanto aos Columbófilos que ocupam cargos Directivos nas diversas estruturas, é necessário que os mesmos saibam dialogar, consigam passar a mensagem. Estes terão que exercer também o papel de COACH, ou seja serem bons Líderes, bons comunicadores, e serem empáticos. Não se deve Procrastinar.

Secção de ninhos…serve de chegada de treinos e concursos e no final de cada campanha como pombal de criação

Há que saber ser o Líder, o Gestor da Equipa. Gerir Equipas é das tarefas mais difíceis, mas também mais gratificante. E isto, porque todos juntos chegamos mais longe.

Num Grupo, reúne-se um conjunto de pessoas que podem ou não ter 1 objectivo comum.

Numa Equipa (=TEAM), reúne-se um conjunto de pessoas com o mesmo objectivo. Todos juntos chegamos mais longe.

TEAM – “Together Everyone Achieves More”. – Brad Sugars.      

Ou seja, citando Indira Gandhi, “Não podemos dar as mãos de punhos fechados”. (Fim)

Amigos Columbófilos, damos os parabéns ao “Axterix” e ao seu dono, o nosso amigo Carlos De Sousa E Silva, pelo excelente resultado… é sempre um orgulho fazer top 3 em qualquer que seja a especialidade distrital. Desejamos desde já que os sucessos se repitam por muitos anos.

Secção de chegada de treinos e concursos, vista do corredor frontal de ligação entre as várias secções

Chegamos ao fim de mais uma jornada, os melhores pombos de Meio Fundo do distrito de Setúbal em 2020 estão fotografados e passamos de imediato aos campeões da velocidade… é uma questão de dias… acreditamos que durante o fim de semana será possível iniciarmos a concretização desse objectivo.

Columbófilos e columbófilas deste país… chegamos ao momento que muitos esperavam… as campanhas estão ai à porta… alguns estão receosos… devido à pandemia que nos assola e que não mostra sinais de enfraquecer… outros estão bastante animados e só querem que os concursos comecem… peço que tenhamos todos muita calma… uma vez que a columbofilia em termos legais está enquadrada no desporto individual, sem publico e com todas as nuances que conhecemos muito bem da vida de um columbofilo… devemos em consciência ter a noção que uma coisa são os treinos individuais que saímos da nossa casa, soltamos os nossos pombos e regressamos aos pombais, muitas das vezes sem nos cursarmos com ninguém… mas para os treinos das colectividades e associações as coisas são diferentes, é necessário agilizar as coisas muito bem para evitar contactos sociais e ajuntamentos… caros dirigentes organizem muito bem os encestamentos… não queremos de forma alguma vir a fazer parte das estatísticas negras que ouvimos diariamente nos telejornais… vamos pensar em nós… nas nossas famílias e nos outros também… mantenham se alerta e saudáveis … Até breve…

2 Comments on Carlos De Sousa e Silva – 3º Pombo Ás Distrital Meio Fundo 2020 – ACD Setúbal

  1. Grande amigo esse Sr. Um abraço e mts sucessos pro andar lá do sitio… 😀😀😀😀

    Gostar

  2. Parabéns meu amigo e Mestre! O teu sucesso é fruto de muito trabalho, sacrifício e dedicação. Um forte abraço.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: