Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Paulo Ramos – Pombo Ás Distrital ZC até 300 Km 2020 – Torres Vedras – ACD Lisboa

Boas Festas… feliz ano novo … são os votos do Columbofilia Online para todos aqueles que nos lêem, acompanham e para todos os seus familiares… obrigado pela vossa preferência e confiança…

Para não perdermos o hábito, mesmo na quadra natalícia fomos ao encontro dos columbofilos e dos seus Pombos, desta vez para conhecermos a campeã distrital… a pomba com melhores prestações na conferencia de soltas da Associação columbófila de Lisboa até aos 300Kms na Zona C… é pertença de Paulo Ramos… vamos contar um pouco desta historia… fique connosco nesta leitura…

Os Irmãos: João Ramos à esquerda e Paulo Ramos à direita… na frontaria dos pombais de competição.

Viajamos cerca de uma hora até ao Ramalhal em Torres Vedras, fomos ao encontro de dois jovens apaixonados pela modalidade: o Paulo Ramos de 40 anos de idade e seu irmão João Ramos com 31.

“64” a Campeã – Melhor pombo até aos 300Km em 2020 ACD Lisboa Zona C, Filha do casal Base “030” X Preta velha

Tudo tem um principio e quem não experimenta não sabe se gosta… é uma verdade universal… Paulo Ramos teve o primeiro contacto com os pombos quando visitava e assistia às chegadas de pombos correio no Zoo Oeste, ali bem perto da casa de seus pais… em 2004 o sr. Cipriano Reis ao observar o seu interesse, fez lhe o desafio para este se associar na colectividade, o desafio foi aceite, pediu as primeiras anilhas ainda nesse ano e em 2005 começa a encestar na colectividade de Torres Vedras.

João Ramos no corredor de entrada e de acesso às várias secções de Voo

O seu irmão mais novo João Ramos, começa a acompanhar desde logo o percurso do mano mais velho e actualmente é ele que leva a columbofilia com mais entusiasmo e fervor… não podemos esquecer que devido ao trabalho de ambos a columbofilia só é possível nesta família, porque a dona Elvira, a mãe, transformou-se numa manager meticulosa, atenta e entusiasta… aquando da nossa visita acompanhou todos os nossos passos e pudemos até conversar um pouco com ela, deixando transparecer um enorme respeito por esta ave maravilhosa e um amor incondicional aos filhos.. Esta sociedade a três tem mantido ano após ano o nome de Paulo Ramos como cabeça de cartaz, por respeito ao principio da historia columbófila e também porque é mais económico…

Pai, avô e Bisavô dos melhores pombos da equipa… o “30”

Nas primeiras campanhas concorreram com borrachos oferecidos pelos columbofilos amigos da Zona, entretanto foram fazendo algumas aquisições, nomeadamente pombos Koopman Vs Kanniball… qualquer pombo que chega a este pombal ou é cruzado directamente ao “30” que está fotografado imediatamente acima destas palavras ou a filhos ou a netos deste…todos passam no crivo…

Paulo Ramos no corredor frontal

As ultimas aquisições foram: dois reprodutores a Ulisses Zacarias Terra

João Ramos no interior do Pombal de Borrachos

O casal base, composto pelo “30” e pela preta velha surge através de ofertas, o macho foi-lhes oferecido por Henrique Contente e a fêmea por Carlos Costa (Fininho)… O “30” em borracho na primeira prova dura que fez, classificou logo à cabeça e passou imediatamente para a Reprodução… em boa hora foi tomada essa decisão… a Preta era uma excelente atleta, mas chegava de concursos e não entrava, subia a empena da casa e ai ficava… mas as performances e as horas que se apresentava em casa, indicavam que era perspicaz para regressar rápido… formam um casal muito interessante. Sendo que o macho tem reproduzido também muito bem com outras parceiras.

Não é a primeira vez que um descendente deste casal alcança um lugar de grande destaque, já em 2015 tinham ganho o 3º melhor Pombo de Meio Fundo, precisamente com um irmão da preta “64”, filha do casal base, claro está. Actualmente mais de 90% da colónia corre-lhe nas veias sangue do “30”.

Paulo Ramos no interior do pombal de adultos

Esta equipa por norma joga com os sexos juntos… voam dois bandos diariamente, os novos e os adultos e dizem que não sentem diferença entre a viuvez com machos e fêmeas para o sistema de sexos juntos ao poleiro… durante a campanha tentam evitar que os pombos venham ao chão do pombal, à excepção dos momentos de alimentação, abeberamento e entrada após os treinos.

João Ramos no interior do Pombal de Reprodução

Procuram incansavelmente boas rações, que é sem sombra de dúvida o essencial para o bom desempenho, para além da saúde dos atletas, treinos adequados e suplementação certa na hora certa.

Já vamos na terceira Geração de pombos a ganhar… todos filhos, netos e bisnetos do “30”

Quanto a agradecimentos, dizem-nos: “Queremos agradecer ao Tozé Golebi a ajuda, os ensinamentos e a confiança que sempre depositou em nós…”

Quanto ao primeiro objectivo para esta época que se avizinha: “queremos tentar igualar os feitos de 2020 e se possível melhorar um pouco.”

Paulo Ramos junto aos ninhos do Pombal de reprodutores

Caríssimos leitores é isto que nos faz levantar cedo e trabalhar até tarde, saber que temos o privilegio e o dever por consequência de divulgar, não só os nomes sonantes, mas sim trazer à baila quem ganha e na realidade foi esta linda pomba de cor preta que subiu ao lugar mais alto do pódio distrital da zona C, nas soltas até 300 Kms e é ela e os seus proprietários que merecem todo o destaque. Parabéns por este feito e esperamos que se volte a repetir muito em breve.

Quanto a nós… esperamos sinceramente que o ano de 2021 seja bem melhor que este que está quase a terminar… quem poderia suspeitar há um ano atrás o que estava pela nossa frente… foi e está a ser duro para muitos de nós… há que ter esperança na mudança e na melhoria, fomos postos à prova individualmente e nas estruturas, desde os clubes, associações até à Federação e temos conseguido manter o pé firme… depois da tragédia segue-se a bonança… é o que esperamos para a columbofilia Nacional. Até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: