Paulo Ramos – Pombo Ás Distrital ZC até 300 Km 2020 – Torres Vedras – ACD Lisboa
Boas Festas… feliz ano novo … são os votos do Columbofilia Online para todos aqueles que nos lêem, acompanham e para todos os seus familiares… obrigado pela vossa preferência e confiança…
Para não perdermos o hábito, mesmo na quadra natalícia fomos ao encontro dos columbofilos e dos seus Pombos, desta vez para conhecermos a campeã distrital… a pomba com melhores prestações na conferencia de soltas da Associação columbófila de Lisboa até aos 300Kms na Zona C… é pertença de Paulo Ramos… vamos contar um pouco desta historia… fique connosco nesta leitura…

Viajamos cerca de uma hora até ao Ramalhal em Torres Vedras, fomos ao encontro de dois jovens apaixonados pela modalidade: o Paulo Ramos de 40 anos de idade e seu irmão João Ramos com 31.

Tudo tem um principio e quem não experimenta não sabe se gosta… é uma verdade universal… Paulo Ramos teve o primeiro contacto com os pombos quando visitava e assistia às chegadas de pombos correio no Zoo Oeste, ali bem perto da casa de seus pais… em 2004 o sr. Cipriano Reis ao observar o seu interesse, fez lhe o desafio para este se associar na colectividade, o desafio foi aceite, pediu as primeiras anilhas ainda nesse ano e em 2005 começa a encestar na colectividade de Torres Vedras.

O seu irmão mais novo João Ramos, começa a acompanhar desde logo o percurso do mano mais velho e actualmente é ele que leva a columbofilia com mais entusiasmo e fervor… não podemos esquecer que devido ao trabalho de ambos a columbofilia só é possível nesta família, porque a dona Elvira, a mãe, transformou-se numa manager meticulosa, atenta e entusiasta… aquando da nossa visita acompanhou todos os nossos passos e pudemos até conversar um pouco com ela, deixando transparecer um enorme respeito por esta ave maravilhosa e um amor incondicional aos filhos.. Esta sociedade a três tem mantido ano após ano o nome de Paulo Ramos como cabeça de cartaz, por respeito ao principio da historia columbófila e também porque é mais económico…

Nas primeiras campanhas concorreram com borrachos oferecidos pelos columbofilos amigos da Zona, entretanto foram fazendo algumas aquisições, nomeadamente pombos Koopman Vs Kanniball… qualquer pombo que chega a este pombal ou é cruzado directamente ao “30” que está fotografado imediatamente acima destas palavras ou a filhos ou a netos deste…todos passam no crivo…

As ultimas aquisições foram: dois reprodutores a Ulisses Zacarias Terra

O casal base, composto pelo “30” e pela preta velha surge através de ofertas, o macho foi-lhes oferecido por Henrique Contente e a fêmea por Carlos Costa (Fininho)… O “30” em borracho na primeira prova dura que fez, classificou logo à cabeça e passou imediatamente para a Reprodução… em boa hora foi tomada essa decisão… a Preta era uma excelente atleta, mas chegava de concursos e não entrava, subia a empena da casa e ai ficava… mas as performances e as horas que se apresentava em casa, indicavam que era perspicaz para regressar rápido… formam um casal muito interessante. Sendo que o macho tem reproduzido também muito bem com outras parceiras.

Não é a primeira vez que um descendente deste casal alcança um lugar de grande destaque, já em 2015 tinham ganho o 3º melhor Pombo de Meio Fundo, precisamente com um irmão da preta “64”, filha do casal base, claro está. Actualmente mais de 90% da colónia corre-lhe nas veias sangue do “30”.

Esta equipa por norma joga com os sexos juntos… voam dois bandos diariamente, os novos e os adultos e dizem que não sentem diferença entre a viuvez com machos e fêmeas para o sistema de sexos juntos ao poleiro… durante a campanha tentam evitar que os pombos venham ao chão do pombal, à excepção dos momentos de alimentação, abeberamento e entrada após os treinos.

Procuram incansavelmente boas rações, que é sem sombra de dúvida o essencial para o bom desempenho, para além da saúde dos atletas, treinos adequados e suplementação certa na hora certa.

Quanto a agradecimentos, dizem-nos: “Queremos agradecer ao Tozé Golebi a ajuda, os ensinamentos e a confiança que sempre depositou em nós…”
Quanto ao primeiro objectivo para esta época que se avizinha: “queremos tentar igualar os feitos de 2020 e se possível melhorar um pouco.”

Caríssimos leitores é isto que nos faz levantar cedo e trabalhar até tarde, saber que temos o privilegio e o dever por consequência de divulgar, não só os nomes sonantes, mas sim trazer à baila quem ganha e na realidade foi esta linda pomba de cor preta que subiu ao lugar mais alto do pódio distrital da zona C, nas soltas até 300 Kms e é ela e os seus proprietários que merecem todo o destaque. Parabéns por este feito e esperamos que se volte a repetir muito em breve.

Quanto a nós… esperamos sinceramente que o ano de 2021 seja bem melhor que este que está quase a terminar… quem poderia suspeitar há um ano atrás o que estava pela nossa frente… foi e está a ser duro para muitos de nós… há que ter esperança na mudança e na melhoria, fomos postos à prova individualmente e nas estruturas, desde os clubes, associações até à Federação e temos conseguido manter o pé firme… depois da tragédia segue-se a bonança… é o que esperamos para a columbofilia Nacional. Até breve…
Deixe uma Resposta