Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Simão Cortiço – Um pouco de Historia das Coletividades do distrito de Setúbal…

Foi com enorme contentamento que recebemos feed back positivo de Simão Cortiço para nos presentear com algumas palavras e alguns dos seus conhecimentos… hoje faz uma pequena viagem pelas coletividades que existem no distrito de Setúbal e por aquelas que já desapareceram… fique connosco caro leitor… esperamos poder contar com nova participação, assim que possível…

Simão Cortiço e a esposa Maria João

Um pequeno passeio pelas Coletividades columbófilas do distrito de Setúbal

Ao ler no Facebook alguns comentários sobre a abertura de um novo clube em Fernão Ferro no concelho do Seixal, Secção Columbófila da União Recreativa Juventude de Fernão Ferro, trouxe-me à memória aquilo que já foi o nosso distrito em termos de coletividades existentes.

Apenas recorri à minha memória, são mais de 40 anos ligado ao nosso desporto embora com um interregno grande.

Alguma coisa pode ter-me escapado e por isso peço desde já desculpa, mas a memória também já não é a mesma.

No concelho do Almada, recordo-me de existirem além dos clubes com atividade atual, Águias de Almada e Charneca da Caparica, as coletividades Piedense, Trafaria, Porto Brandão e Monte da Caparica.

No concelho do Seixal além do Independente Torrense e da nova em Fernão Ferro, existiu também no Fogueteiro.

Em Setúbal creio que apenas existiu a que atualmente existe em atividade na cidade de Setúbal.

Em Palmela existe a Sociedade Columbófila de Palmela e em Pinhal Novo encerrou a coletividade que funcionou alguns anos.

No Concelho do Barreiro, estão em atividade as coletividades, do Lavradio e Barreiro, recordo-me de ter existido mais um clube no Barreiro e outro em Santo António da Charneca.

No concelho da Moita, Alhos Vedros e Banheirense estão a funcionar, tendo Sarilhos Pequenos encerrado.

Nos concelhos de Santiago do Cacém e Sesimbra e Alcácer do Sal não me recordo de terem existido clubes.

Em Grândola existe um clube em pleno funcionamento.

Em Sines está a funcionar o Litoral Alentejano e creio ter existo também um clube em Sines e outro em Santo André (trabalhadores da Petrogal).

Em Montijo apenas existe a funcionar a Sociedade Columbófila do Montijo, tendo à muitos anos  existido e encerrado um clube em Sarilhos Grandes e mais recentemente terminou no Bairro do Areias.

Em Alcochete recordo-me de ter existido uma secção no Vulcanense Futebol Clube e a Sociedade no Samouco tendo ambos terminado atividade, o Vulcanense á alguns anos e mais recentemente o Samouco.

O aparecimento das coletividades tem muito a ver com cisões que acontecem nos clubes ou com a necessidade de existir um clube num determinado local onde o número de columbófilos assim o justifique. Muitas vezes acontece que com o desaparecimento daqueles que foram os responsáveis pelas cisões/divergências deixarem a prática columbófila por morte ou outros motivos, deixa de fazer sentido a continuação do clube.

O encerramento também acontece porque devido à diminuição do número de praticantes ao ponto de se tornar inviável a existência da mesma.

Tudo na vida acontece por este ou aquele motivo e a própria vida se encarrega de colocar as coisas no lugar certo, aquilo que hoje leva a que se tome uma determinada atitude, amanhã pode alterar-se e tudo volta ao inicio.

Dezembro, 2020

Simão Cortiço

1 Comment on Simão Cortiço – Um pouco de Historia das Coletividades do distrito de Setúbal…

  1. Quero pedir desculpas aos Moitenses e Barreirenses e Banheirenses, pelo erro que cometi ao colocar a Baixa da Banheira no concelho do Barreiro quando na realidade pertence ao concelho da Moita.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: