Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

André & Paulo – Campeões Distritais ZO Meio Fundo

Monte do Trigo terra de columbófilos. O columbofilia Online rumou novamente a esta pacata localidade. Uma aldeia portuguesa do concelho de Portel, na região do Alentejo, com 107,01 km² de área e com 1 240 habitantes. A sua densidade populacional é de 11,6 /km². A aldeia tem como santos padroeiro Nossa Sra. das Neves e São Julião, (Wikipédia). Sem duvida alguma que foi um ano histórico para estas gentes… conseguiram no seu distrito, Zona Oeste preencher 6 dos 10 primeiros lugares no campeonato geral, bem como nas especialidade conseguiram proezas muito interessantes. Desta feita, fomos ao pombal de André & Paulo que se sagraram campeões na especialidade de Meio Fundo… Parabéns por tamanho feito, até porque estamos a falar de uma colónia recente.

A equipa é constituída por André Moura, Paulo Moura, Rui Quintal e Luís Jordão.

André Moura um dos sócios e o pilar, começou como columbófilo em 1998 na casa de seu avô… já o seu pai o Paulo, tinha tido pombos… ai fez duas campanhas, depois teve dois anos ausente da actividade e volta em sociedade com Bruno Coquinha. Actualmente o Bruno pertence à equipa dos Piratas do Céu… entretanto concorreu na sua própria casa e de há 3 épocas a esta parte mantém a colónia na localização actual, que é precisamente no terraço da colectividade Padre Manuel Lima… um espaço anteriormente edificado e utilizado para um Derby.

Filho e Pai… com o seu preferido na mão

Uma colónia recente, apenas com 3 anos de reprodução, e que tem como principal suporte na sua génese a geração do casal base, entre filhos e netos destes, um casal oferecido pelos Asas de S. Julião, que para além desta oferta, anualmente têm lhe feito chegar pombos de grande qualidade que também eles têm feito a diferença e em muito contribuíram para o titulo de campeões distritais ZO, de Meio Fundo 2020, nomeadamente a linha da vermelha campeã Distrital cruzada a um macho dos voadores da Horta do Pato.

8238322 \ 19 Anilha Ouro Borrachos Padre Manuel Lima

Para além dos pombos Asas de S. Julião podémos constatar e manusear mais um par de exemplares de luxo, a saber a “48” resultado do cruzamento entre um macho de Joel de Pias e uma pomba de António Constantino de Monte do trigo, outro exemplo… a “Escura”, resultado entre um macho de Carlos Godinho e uma fêmea Tó Gouveia.

Normalmente fazem 15 casais de reprodutores de onde nascem anualmente cerca de 80 borrachos, que se juntam a 70 adultos.

Classificação Distrital Meio Fundo 2020 – ZO

58864Andre & PauloC. C. Padre Manuel Lima5854
59641M & A MiraC. C. Padre Manuel Lima5849
30050Sergio Manuel Ribeiro MiraC. C. Padre Manuel Lima5829
53087Asas de Monte TrigoC. C. Padre Manuel Lima5814
50711Helder Manuel Rato CoelhoC. C. Padre Manuel Lima5806
Um ano histórico para Monte do Trigo
O columbófilo num momento de empatia

Macho Base da Colónia

Uma das suas melhores filhas, já se encontra também ela na reprodução a campeã sport Yearlings distrital.

Um macho Oferecido pela Equipa Asas de São Julião, seus amigos e adversários.

Um Macho Gaby X Figo

Neste ano bastante atípico, até o jogo motivacional foi diferente, encestaram fêmeas e machos, mas em nenhuma ocasião foram aos ninhos… treinavam os sexos juntos, entravam, faziam a alimentação em conjunto e eram abertas as varias secções de poleiros, cada atleta independentemente do seu sexo, escolhia o compartimento onde descansar e ai permanecia até à próxima refeição… na chegada de treinos e concursos, continuavam sem ir ás caixas ou ninhos…anos atípicos, medidas diferentes… o certo é que perante as circunstancias resultou e deu em titulo distrital.

Corredor Frontal de entrada dos atletas para as várias secções

Em anos normais, o usual é manterem os sexos separados durante toda a semana, treinam e alimentam-se sem qualquer contacto… a falta de tempo e a pandemia levaram a fazer excepções… ainda não decidiram qual o jogo para 2021.

Avó da campeã de Borrachos Padre Manuel lima 2020

Uma das suas melhores filhas que já se encontra também ela na reprodução a campeã Sport Yearlings Distrital.

Fêmea Base da Colónia

Uma fêmea oferecida pela equipa Asas de S. Julião também eles concorrentes na Padre Manuel Lima em Monte do Trigo, na altura foi Licínio Ribeiro que a adquiriu a Marco Cristo que por sua vez a tinha adquirido a Carlos Teixeira.

Uma Fêmea Carlos Teixeira: Bosua X Figo, filha de uma dupla neta do Figo – Reynaert

André Moura

Pai da Campeã Borrachos Padre Manuel Lima 2020

Rui Quintal

Mãe da campeã de Borrachos padre Manuel Lima 2020

Uma pomba comprada no Great Derby – Algarve.

Interior do Pombal Machos

As tarefas no pombal são divididas entre todos, as folgas no trabalho de cada um, são preparadas alternadamente e as agendas são ajeitadas para não haver falhas no pombal. O Luís como reside fora de Monte do Trigo por vezes tem de fazer um esforço suplementar e acaba por recair sobre ele as tarefas de programar a parte da suplementação, esquemas de alimentação, tratamentos etc.

Paulo Moura

A equipa André & Paulo, antes de tratarmos das despedidas quiseram agradecer efusivamente à colectividade local: Padre Manuel Lima pela cedência do espaço onde está o pombal… e deixam um agradecimento especial também à equipa Asas de S. Julião por todo o auxilio prestado, não só na cedência de pombos, mas também na disponibilidade de apoio incondicional.

Aqui permanecem os reprodutores da equipa. Por falta de espaço o amigo Bruno Coquinha, depois de terminar a sociedade com o André Moura permitiu que este espaço no seu quintal continuasse a ser pombal.

Pombal Reprodutores

E foi assim a nossa visita a Monte do Trigo, pelo menos até horas de almoço…de seguida seguimos até ao clube onde nos aguardava uma caldeirada de peixe do rio, como a rapaziada gosta. A parte da tarde foi dividida entre dois columbófilos também eles grandes vencedores neste ano de 2020 e a seu tempo reportaremos esses momentos.

Por agora resta nos deixar algumas palavras a todos aqueles que nos seguem: Vivemos novamente momentos dificílimos na sociedade portuguesa, os casos de covid 19 disparam a cada dia, começamos a sentir aqui e ali algum receio quanto à próxima campanha e quanto ás dificuldades que deverão surgir, mas por isso apraz me dizer que o grande pico deverá com certeza ser ultrapassado muito antes do inicio dos treinos e da campanha em si… alguns tratamentos surgirão e as vacinas estão na ultima fase de preparação… mas mesmo que o plano A não possa ser cumprido, penso honestamente que esta pandemia não parará como parou a campanha anterior, é uma convicção pessoal, vamos levando semana a semana com muita calma e sempre procurando mantermos saudáveis e aos que nos rodeiam… a parte mais difícil estamos a vive la agora, será depois sempre a melhorar… por outro lado os países como Portugal e Espanha reuniram, ao mais alto nível dos estados, muito recentemente e nunca equacionaram fechar fronteiras totalmente… vai haver circulação, e os espaços que fecharão serão pontuais e nunca um país inteiro… tudo se vai encaminhar e vamos encarar a campanha de 2021 com a máxima tranquilidade. Até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: