Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

1º Atleta a vencer uma corrida de Pombos de Ano ACD Setúbal

Nem todos podemos afirmar que ficaremos na historia da columbofilia, Ricardo Marques de Setúbal ficará com certeza, uma vez que foi o primeiro vencedor de uma corrida de pombos de ano no seu distrito. Nunca se tinha feito um concurso oficial desta especialidade no distrito de Setúbal e o seu macho negro com uma guia branca em cada asa, o “Histórico” veio vencer esse concurso. Parabéns… Ricardo…serás sempre o vencedor da primeira prova.

Um macho neto do casal base do Columbófilo, pombos de 2013 oferecidos pelo seu amigo Joaquim Roque, concorrente na coletividade de Setúbal. Pombos Janssen X Armindos

filho de dois voadores, um macho que continua a voar e a fêmea já está na reprodução, bem como mais 4 irmãs, todas elas tiradas do casal base

A mãe do “histórico” foi uma excelente voadora, seguia na frente dos melhores pombos da coletividade até ao momento que foi obrigada a parar e entretanto passou ao estatuto de reprodutora… o pai foi sempre um voador sem grande destaque, foi uma oferta do seu amigo Nelson de Setúbal.

Frontaria do Pombal de Competição

Classificação do Primeiro concurso de pombos de ano ACD Setúbal 2020

O pombal fica situado na Aldeia columbófila da cidade de Setúbal.

Pombal de Entrada

Ao momento desta publicação o distrito de Setúbal conta com 3 concursos de pombos de ano já realizados… falta a prova final que acontecerá de seguida e será de Castelo Branco.

Jovem columbófilo que iniciou a pratica activa da columbofilia em 2015

“Histórico”

Esperamos que estes concursos de pombos de ano se generalizem um pouco por todo o país, pois é desta forma que preparamos melhor os nossos atletas para o destino para o qual foram criados. Quanto mais experiência conferirmos aos atletas na idade certa, mais rapidamente chegam ao auge das suas prestações… num futuro próximo será uma mais valia para as grandes performances que poderão vir a ter, em virtude de estarem a aprender e a desenvolver os sentidos na altura óptima.

Alguns cuidados devemos ter para o futuro… depois de analisarmos os resultados em Aveiro, Leiria e Setúbal verificamos que na generalidade os columbófilos que se estão a destacar este ano nas provas de pombos de ano, são os que se encontram mais próximo das soltas… tem sido recorrente… o que nos leva à analise que quanto menos experiência estes atletas têm, mais de deixam influenciar pelo efeito grupo, neste caso, pelo efeito bando… quanto mais experientes, menos tempo perdem distraídos com os parceiros e com o meio envolvente… até mesmo a meteorologia tem um efeito muito mais visível em pombos novos e inexperientes… o que me leva a afirmar, que por motivos de motivação para atletas e amadores, e ainda mais amadores jovens na modalidade, devemos pensar em calendários mais abertos, experienciando um leque de locais de solta apanhando por exemplo desde um nordeste a um sudoeste. Acordar cedo todas as manhas, sabendo que por mais que trabalhe só em dias de sorte em que se reúnam um conjunto alargado de condições especiais é que vai correr bem… desmotiva. Há que preparar o futuro de forma abrangente, tentar ao máximo diversificar concursos e possibilidades de vencer ao maior numero possível de concorrentes.

Até breve… voltarei ao assunto…

3 Comments on 1º Atleta a vencer uma corrida de Pombos de Ano ACD Setúbal

  1. Boa Noite! Parabéns, Eu tenho meus primeiros casais. Muito estimulado pelo que li em vcs.

    Gostar

  2. Bom dia.
    Essa das soltas em leque seria o ideal é já deveria ter sido feito á mais tempo.

    Gostar

  3. Bom dia.
    Essa das soltas em leque seria o ideal e já deveria ter sido feito á mais tempo.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: