Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Os Piratas do Céu… Monte do Trigo – ACD Évora… uma equipa de Jovens …

Saudações columbófilas a todos os nossos leitores… que mesmo durante os meses de férias continuam a acompanhar os artigos publicados no Columbofilia Online. Esta semana visitamos os Piratas do céu, uma equipa recentemente formada na aldeia de Monte do Trigo no distrito de Évora. Logo no seu primeiro ano sagraram se campeões de borrachos numa sociedade bastante competitiva que é a Padre Manuel Lima…o que não deixa de ser um feito notável para estes jovens que chegaram à modalidade há tão pouco tempo.

IMG_8507

Antes de iniciarmos o artigo no pombal dos Piratas, fomos diretos à colectividade local que nos acolheu e proporcionou um repasto embebido em algum sumo de cevada. Sentamos à mesa com nove dos 10 Piratas do céu. Pouco tempo depois juntou se à festa o nono elemento e só ficou mesmo a faltar o décimo, mas esse como estava de férias depois de uma longa caminhada a cuidar da colónia e um duro ano de trabalho também merece… ficamos com pena que… não estivesse presente, pois é um dos pilares da equipa e um dos grandes responsáveis por este promissor arranque… mas vamos começar pelo principio e contar a historia destes amigos que se juntaram e formaram uma equipa columbófila.

IMG_8459

Monte do trigo é uma Aldeia especial e caricata, estamos a falar de uma localidade de pouco mais de 1000 habitantes, mas deverá ter cerca de 30 columbófilos. A equipa Piratas do Céu são 10 jovens habitantes locais que nasceram e ali foram criados, brincaram juntos, jogaram à bola, de certeza que se zangaram muitas vezes entre si, tiveram muitas alegrias e tristezas juntos. Certo e determinado dia resolveram abraçar um novo projecto todos juntos, e embrenharam se na columbofilia.

IMG_8471

O homem que temos na foto em cima, João Trinca tomou as rédeas do processo. A ideia estava lançada,  falaram entre si imediatamente, uns pessoalmente, os que estavam na aldeia e os restantes telefonicamente e resolvem criar os Piratas do Céu, uma equipa Amadora, de columbofilia. É bom frisar novamente que logo no seu primeiro ano de competição sagraram se campeões de borrachos…muitos parabéns a todos.

piratas do ceu

Os vários elementos da equipa: Ricardo Miguens 31 anos, Tiago Luduvino 32 anos, João Trinca 32 anos, Paulo Moura 38 anos, Bruno Couquinha 32 anos, Vítor Pereira 29 anos, João Moreno 31 anos, Roberto Valadas 24 anos, Duarte Rato 31 anos e Luís Moura 34 anos, são estes os jovens columbófilos que formam: Os Piratas do Céu.

IMG_8473

Os nossos leitores a esta altura já se perguntam como pode um grupo tão grande chegar a um entendimento nos vários procedimentos e nas varia tarefas… bem parece fácil… pelo que entendemos…foi criado um grupo no Watssap e através do telemóvel é combinado de vespera quem vai de manhã e quem vai tratar à tarde… sendo que essencialmente e por norma dois elementos têm a seu cargo as tarefas diárias e apenas nas grandes alterações ou nas maiores empreitadas são chamados os reforços… ao fim de semana as varias famílias com as esposas e filhos juntam se junto ao pombal e convivem todos.

IMG_8478

O pombal foi construído num terreno do pai do Paulo Moura, onde em tempos já tinha sido construido ai um pequeno pombal, que está a ser utilizado actualmente para albergar os primeiros reprodutores. Pediram autorização ao proprietário e rapidamente arrancaram os trabalhos, entre todos e aproveitando as especialidades de cada um a magia aconteceu. Alicerces, pilares, paredes, mobiliário, projectista e até já temos um local coberto, que é o local da tertúlia…que por sinal foi estreado pelo columbofilia Online aquando na nossa visita.

IMG_8483

Alguns dos jovens já tinham tido contacto com a columbofilia, mas a grande maioria apenas assistia na sua aldeia aos vários convívios columbófilos… como já referimos, Monte do Trigo é sui generis , em dias de concursos, na chegada dos pombos quase toda a aldeia está alerta, quando o primeiro pombo surge no céu, os apitos entoam no astro, a atmosfera aquece e aqueles minutos são vividos intensamente por todos… pouco tempo depois os relógios rumam à colectividade e por norma o resto do dia é passado em amena cavaqueira, entre um bom par de copos e harmonia. O Pombo correio e os columbófilos são bastante respeitados na aldeia de Monte do Trigo.

IMG_8490

O combinado entre todos foi o seguinte: quem não sabe não inventa… cada qual dá 20 euros mensais e o montante final é utilizado, para alimentar, suplementar, pagar campanhas e tudo o que está inerente à condução da Colónia.. são 200 euros todos os meses… o que permite dar mais do que o essencial aos atletas… permite dar boa alimentação, bons produtos e conforto adequado.

IMG_8492

Quando fomos contactados a primeira vez e nos falaram desta equipa ficámos curiosos para perceber exactamente como era vivido o espírito columbófilo local, e depois de Francisco Ramalho presidente da ACD Évora nos fazer os contactos, juntamente com o nosso também ele amigo Quim Naito… o caminho estava desbravado e rumámos rapidamente ao nosso destino… na realidade fomos encontrar tudo aquilo que esperávamos: um bom ambiente, uma enorme camaradagem, muita alegria, jovialidade e alguma competitividade e já alguma rivalidade com os adversários…

IMG_8496

Em alguns dos jovens que fomos ao encontro encontrámos alguma imaturidade columbófila, não conseguiam por exemplo agarrar um pombo da forma como estamos habituados a ver nos columbófilos, mas nesta aventura isso não é considerado o mais importante por ventura os mais inexperientes em pombos, dão o seu contributo por exemplo nas obras de remodelação, ou na elaboração de projectos, ou mesmo na parte de marketing ou informática que nos tempos actuais também é muito importante, ou por exemplo não faz parte da equipa da limpeza das instalações mas  projectou o espaço tertúlia… outro terá tratado das bandeiras, com as quais fazem voar os pombos ou o grelhador caricato que utilizam na preparação das patuscadas… enfim os amigos estão reunidos…guerreiam com os restantes columbófilos, brincam… ocupam o seu tempo de forma saudável… é o ambiente que gostam e procuram.

IMG_8500

Pegar numa equipa inexperiente, sem pombos e sem pombal… não é fácil… os borrachos apareceram dos columbófilos locais, o pombal foi construído por eles… passo a passo,… e os esquemas de tratamentos semanais foram trazidos por Quim Naito, um amigo que tem estado sempre ao seu lado e que acompanhou esta colónia desde o seu inicio… Na reprodução essencialmente habitam pombos Asas de S. Julião e a equipa de voo na sua maioria chegou do amigo comum André Moura, que só do seu pombal vieram quase 30 borrachos. Estes dois amigos: Quim Naito e André Moura, foram peças essenciais na formação da equipa de atletas e na condução semana após semana. Os restantes columbófilos locais também deram a sua comparticipação.

IMG_8517

A experiência do columbofilia Online diz nos que os miúdos ou jovens que assistem a chegadas de pombos de concursos por norma são picados pelo bichinho da columbofilia, e no caso destes jovens não foi diferente. Em anos anteriores frequentavam o pombal em Monte do trigo de André Moura e ai esperavam os pombos de concurso. O grupo do “manos” habituados a participar em torneios de futebol juntos, caçarem juntos e tantas outras actividades, juntavam se nas passagens de ano e no natal… ao fim ao cabo foi uma meninice, e uma juventude sempre juntos… depois de alguns concursos começaram a pensar em construir o seu próprio pombal.

piratas do ceu que faltava

Arrancaram por fim com cerca de 130 borrachos, dos quais no final da campanha restaram 85. As expectativas foram enormemente superadas… campeões de borrachos, e em nenhum concurso furaram algum pombo… duas anilhas de prata ganhas… um excelente resultado na sua zona e distrito… enfim um ano que motivou a tropa, o que levou a um aumento já das instalações e um aperfeiçoar de método de condução… tudo está a ser afinado com maior preocupação… dizem-nos os Piratas do céu que no inicio da campanha 2020… os columbófilos locais levaram a sua equipa a brincar… mas com o passar dos concursos, passaram todos a estar atentos ás suas chegadas e chegaram a causar preocupações em muitos adversários.

IMG_8503

Foi um dia muito bem passado, iniciamos o dia na colectividade, passamos pelo pombal, pela tertúlia e regressamos à colectividade… e teria continuado… não fossem os nossos compromissos assumidos para o mesmo dia,  a equipa estava na disposição de continuar sem hora prevista de terminar… fica para uma próxima.

piratas do ceuwww

Desejamos a maior sorte do mundo, esperamos que o grupo se mantenha unido, continuem a trabalhar para melhorar as performances, a seleccionar forte, para que cada vez mais consigam ter pombos de qualidade. Deixamos um conselho que é: não ouçam muitas vozes… sigam o vosso caminho experimentando o que resulta no vosso pombal, quando correr menos bem, pensam por vocês e apenas em ultima analise recorram a um amigo de confiança e não a muitos amigos “opinadores”…a pressão não está do vosso lado, se são aprendizes aprendam com calma e não tenho pressa de chegar ao topo… um passo de cada vez… sempre consolidando o que está alcançado.

IMG_8469

A alegria está estampada nos rostos…

IMG_8511

Esperamos voltar em breve… é sinal que os resultados vão continuar a aparecer e é sinal que todos se continuam a entender… ao fecho do artigo chegou nos ao conhecimento que o 11º elemento acaba de chegar aos Piratas e chegou nos também a informação, que em Monte do Trigo vai recomeçar um antigo Columbófilo, e uma nova equipa de jovens se prepara para arrancar também…aqui a columbofilia esta bem viva… parabéns…

IMG_8506

Até breve…

 

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: