José Carlos Mocho & Hugo Cruz – Campeões Distritais MF – ACD Évora 2019
Quando o trabalho é persistente e bem feito os resultados aparecem… o columbofilia Online visitou a equipa José Carlos Mocho & Hugo Cruz, que nos últimos anos nos habituaram a excelentes performances desportivas, desta vez a principal razão da nossa visita foi o primeiro lugar no campeonato Distrital de Meio Fundo em 2019. Neste momento esta plataforma, revista online de columbofilia ou simplesmente um site de columbofilia… independentemente da forma como o tratamos, podemos adiantar que já produzimos em tão curto espaço de tempo, bem mais de 300 artigos de columbofilia… obrigado pela confiança e por estar desse lado sempre atento… um desses artigos logo no inicio foi precisamente a esta dupla… passado 3 anos cá estamos novamente. Voltamos porque o tempo passa e eles vão amealhando mais e bons resultados.
Na altura da nossa primeira visita, os resultados já eram muito bons com inúmeros campeonatos ganhos ao nível de colectividade e da sua zona, a equipa era composta por um grande numero de bons pombos voadores e reprodutores que ao longo de vários anos tinham vindo a ser adquiridos, procuravam ainda uma consolidação nomeadamente da sua linha base de velocidade e de meio fundo… encontrámos nessa altura vários craques, boas famílias de pombos a começarem a ser testados no cesto… bem senhores leitores… hoje em dia tudo esta diferente, os resultados continuaram a surgir e agora de forma consistente a nível de todo o distrito, o fio condutor foi encontrado…o filão foi direccionado e podemos dizer que presentemente têm duas grandes famílias de pombos, uma delas apontada às provas de longa distancia e uma outra família para fazer face aos concursos mais curtos… resumindo e baralhando, hoje cultivam as suas próprias linhas de pombos… os melhores voadores e reprodutores já nasceram na sua casa.
Apresentamos o melhor pombo de fundo da campanha 2019, um macho: Flor Engels X Gaby, com uma pitada de Van Loon, foi o atleta que fez 7º nacional na prova de Valência Del Cid. Quando tivemos a oportunidade de manusear este craque, ficámos maravilhados, estamos perante um dos melhores pombos que apanhámos na mão até hoje, uma sensação única de um bloco compacto, com uma ausência de peso notável e uma reunião de características que nos deixa verdadeiramente encantados…só por manusear este pombo já valia a viagem… que acabou por ser um pouco atribulada… já contamos.
Vista Geral de alguns dos pombais de competição
Uma particularidade interessante e que sentimos que foi uma evolução de há 3 anos a esta parte, foi o facto de continuar a haver cerca de 5 pombais de voadores, ainda divididos em varias secções, mas na nossa primeira visita cada pombo dependendo da idade, especificidades ou especialidade a que se destinava, passava por varias secções, o que em alguns casos podia ser uma contrariedade, sabemos que alguns pombos deixam de ganhar quando perdem o seu território, ou simplesmente perdem aquele canto no pombal que eles tanto gostam… hoje em dia na secção que o pombo faz o seu desmame é ai que vai fazer toda a sua vida competitiva… as equipas são marcadas com cores diferentes de anilhas, mas os pombos da mesma equipa podem estar distribuídos pelos vários pombais…mais uma evolução, no nosso entender, mas mais… encontrámos os pombais com uma população muito menos numerosa, com muito mais espaço para cada pombo… sentimos que a casa tinha sido arrumada. Estão de parabéns.
Mais dois pombais de Competição
Mais uma máquina voadora…este ano arranca com um 7º distrital… e foi novamente o primeiro a pousar no patim no ultimo concurso desta época, um macho da linha do “30” (Spirit de Eros Carboni cultivados em Portugal também por Sol Nascente, linha James Bond) com os Kannibais da casa. Novamente achamos que estamos na presença de um pombo diferenciado, com uma postura fantástica, um maneio muito interessante… arriscamos a dizer que este Pigarço vai deixar geração no pombal…
José Carlos Mocho e Hugo Cruz , a dupla em destaque de hoje, têm as instalações situadas na vila de Bencatel, terra de Mármore, numa pacata localidade Alentejana.
Volier de uma das secções de competição
Uma dupla que trabalha bem em conjunto…
Apresentamos mais uma das peças que em muito contribuiu para os sucessos alcançados, é filha da pomba Gaby de 2013 que fez 3º Nacional de Valência Del Cid e 1º distrital e de Zona na campanha de 2016, quando cruzada a um macho de 2017 que foi guardado directamente para a reprodução, um Gaby X Figo. Na presente campanha chegou a ser a primeira do pombal, portanto já leva duas campanhas a voar a um excelente nível.
José Carlos Mocho um aficionado há muitos anos… já vinha o vicio do seu pai…
Hugo Cruz numa das suas secções preferidas…
Uma Pomba de porte pequeno que saiu 6 vezes a meio Fundo e Classificou as 6, inclusive ganhou 1º prémio, é vencedora do 2º pombo Ás de Meio Fundo, enquanto a sua irmã de ninho uma pomba de porte mais robusto é vencedora do 3º Pombo Ás de Velocidade. Alternavam as chegadas a casa consoante as distancias percorridas ou as horas de voo, ora uma ora outra… São filhas da Pomba que fez 6º Pombo Sport Fundo Nacional na época passada e o seu pai é um macho de 2015 Koopman.
Campeonato Distrital Meio Fundo 2019
1º | 59509 | Miguens & Mocho & Cruz -Bencatel | S. C. Alandroalense | 15010 |
2º | 26552 | Fernando Jose Costa Fernandes | S. C. R. Santa Isabel | 14969 |
3º | 59641 | M & A Mira | C. C. Padre Manuel Lima | 14920 |
4º | 11078 | Jose Manuel Belo Faustino | C. C. de Evora | 14829 |
5º | 55963 | Nr Sad | S. C. Montemorense | 14676 |
Uma das Secções de Machos de competição
Campanha distrital 2019
3º Campeonato Distrital Zona Este – Velocidade
4º Campeonato Distrital – Velocidade
1º Campeonato Distrital Zona Este – Meio Fundo
1º Campeonato Distrital Meio Fundo
3º campeonato Distrital Fundo Zona Este
5º Campeonato Distrital Fundo
2º Campeonato Distrital Geral Zona este
2º Campeonato Distrital Geral
Mais algumas secções para a competição…
Uma pérola da reproduzir pombos para fundo, enquanto voadora foi muito interessante, chegou a ser 5º Pombo Ás Distrital Fundo. Neste momento é Avó do pombo vencedor do derby Rias Baixas em 2019 e mão e avó de vários campeões de fundo neste pombal e em outros pombais por esse país fora… linhas antigas,, já na família Mocho há muitos, muitos anos.
Uma curiosidade, não fotografámos a maior responsável pela grande campanha de 2019, porque não regressou no ultimo concurso que foi encestada já na presente campanha, à data da nossa visita continuava sem aparecer, mas recebemos a excelente noticia que voltou a casa 5 dias depois da solta, encontra-se a recuperar forças… simplesmente fez 2x 1º distrital e 2 X 2º Distrital uma super craque. Ainda bem que regressou, estes são os que mais falta fazem.
Mais uma secção de fêmeas de competição
Depois de passarmos boa parte da calorosa tarde de pombal para pombal, manusearmos alguns dos craques da época, dirigimos à sala de troféus que está muito bem conseguida… será a cereja no topo do bolo… la fora ficou o calor e os pombos… ali dentro está o culminar de muito esforço.
Sala Troféus
Um bom local para entrar e ficar ali a falar de pombos…
Mais dia menos dia…vai ficar cheia esta sala…
Terminada a entrevista, o relógio não pára, todos nós tínhamos compromissos e era necessário sair de pé leve, nomeadamente o fotografo tinha de fazer uma viagem longa e o Hugo tinha grande parte da família à espera em casa para uma confraternização… pneu furado… carro sem macaco… o macaco disponível não dava funcionamento seguro… e agora…? bem, agora foi o Hugo engenhocas que arranjou uma solução, embrenhámos no trabalho… os telefones tocavam a repararem que cada vez mais estávamos atrasados…enfim…um final de tarde para recordar… nos 40 graus na planície alentejana.
No computo geral foi mais um dia a ouvir e a contar historias de columbofilia, o convívio com o amigo Mocho é sempre interessante… um bem haja para esta equipa e que os sucessos não os abandonem… vamos ouvir falar desta colónia e destas linhas de pombos a nível nacional… podem contar com isso. Até breve…
Deixe uma Resposta