Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

João Paulo Paredes Silva – Borracho campeão Distrital ZC- Maratona 2019

João Paulo Paredes Silva começou na columbofilia em  miúdo na margem sul, mais propriamente no Afonsoeiro \ Montijo em 1976 em parceria com o Luís “Maluca” colega e amigo de infância. Nesta zona do País passou por vários pombais. Em determinada altura da sua vida por falta de local apropriado para competir parou a actividade e deixou mesmo de ter pombos, decorria o ano de 1987, entregou os atletas ao seu irmão e seguiu a vida, passado 10 anos voltou novamente à columbofilia e esteve e a competir até 2002,  rumou a Lisboa, Cascais em 2003 num recomeço completo de vida, trouxe os pombos que tinha, e instalou-se na Aldeia Columbófila local e assim começou a sua viagem já no novo distrito. Num pombal limítrofe concorria o Mário Félix e o Chalana, pombal esse que viria a ser o seu em sociedade no inicio com o Mário e o Chalana, durou meia dúzia de campanhas…até que o futebolista acabou a sua ligação columbófila . Chegou a fazer pombal em Camarate e agora tem os Arraiais assentes em Cascais, ao que parece em definitivo.

Vista Geral dos Pombais na Aldeia Columbófila de Cascais

IMG_5834

Chamou nos a atenção  o facto deste columbófilo ter um borracho que se destacou em grande na campanha de 2019, com  resultados muito interessantes, ao ponto de vencer o campeonato maratona distrital Zona C. Fomos ao encontro do amador e hoje contamos a historia familiar deste atleta… fique connosco…

Anilha Ouro Borrachos 2019

Anilha de Ouro Maratona Distrital Zona C 2019

Melhor Borracho Nacional Absoluto 2019

3430 paredes maratona 2019.jpg

Crack3.jpeg

Os pombos que mais se têm destacada ao longo dos anos nesta colónia e que estão na base dos resultados actuais, são os Belgas do Xico, os Catrisses , os pombos Eros Carboni, e os pombos da linha do “50000” da Malveira. Os pais do craque que motivou a nossa visita à Aldeia Columbófila em Cascais e ao amigo Paredes, é um casal pouco explorado, apenas foi feito neste mesmo ano e apenas reproduziu um casal de borrachos nunca mais o casal voltou a ser feito, mas esta campanha de reprodução de 2019 já voltou a estar junto e já reproduziu 7 exemplares para voarem em 2020.

Volier frontal dos Pombais de Voo

IMG_5837.JPG

Pombal Fêmeas de Competição

IMG_5843.JPG

Quais os pais do craque? No lado paterno temos um macho que no inicio da sua carreira como reprodutor esteve emprestado a reproduzir em casa de um amigo, só com o seu inesperado e repentino regresso a casa é que teve a sua oportunidade… resolveu juntá-lo à “41” por ser uma pomba que obtinha resultados consistentes nas varias distancias e lhe dava alguma confiança como reprodutora. Este pombo foi adquirido num leilão na internet. Um macho todo ele Hardy Kruger.

mae campeao maratona paredes 2019.jpg

Quem não conhece os Pombos do amigo Hardy kruger? Tivemos oportunidade de conviver com ele inúmeras vezes na Alemanha aquando das entregas de prémios do campeonato Português na Alemanha, um jovem que tem feito inúmeras colónias pelo mundo todo, inclusive em Portugal. Recentemente tem-se dedicado aos maiores derbys mundiais e com resultados super interessantes… o seu mercado actual passa pela China. Em boa hora este craque veio para o nosso País.

crack1

A equipa para 2020

 

IMG_5845.JPG

Pombal Central de competição

IMG_5841.JPG

A mãe do Craque da maratona é a “41”, uma neta  de um macho directo Eros Carboni de 2007, que quando cruzado com uma fêmea “Belga do Xico” X Catrisse de 2006, filha do Campeão Distrital de Velocidade em 1998 no distrito de Setúbal, um “Belga do Xico” também ele e de uma fêmea Catrisse do Pombal do columbófilo Alberto do Montijo, conhecido como “Toureiro”, nasceu um pomba Pigarça, essa fêmea de 2010 acasalada com um pombo também, ele “Belga do Xico” da linha do Branco, que era um macho todo branco de 1996 e que cruzava com uma pomba Catrisse também ela do Alberto, são os pais da “41”.

PAI CAMPEAO MARATONA PAREDES 2019.jpg

Pombal machos de competição

 

IMG_5846.JPG

Fotos do Catrisse Velho,

fotos do Bisavó do craque da maratona,

do campeão distrital de 98,

  do Belga do Xico,

e do Picarço Carboni

Crack2.jpeg

Alguns dos melhores pombos que passaram pelas instalações de João Paredes

Paredes

Ao longo da sua carreira conseguiu amealhar inúmeros títulos colectivos e individuais, destacamos os individuais com cariz distrital, por exemplo:

A pedrada cabeça Branca que é dos Belgas do Xico X Catrisse com “50 000”, logo em Borracha foi anilha de Ouro de Bloco, ainda voavam na Zona oeste;

A “57” ganhou também a anilha de Bronze de velocidade de Bloco, esta era filha do macho Carboni;

A “77” foi anilha de bronze de Fundo de Bloco.

Aldeia Columbófila em Cascais

IMG_5883.JPG

Campeão 4 épocas no CC Costa do Sol, muitas anilhas e vários campeonatos nas diferentes especialidades. Uma vida de pombos e de columbofilia, vários amigos fizeram ou refizeram as suas colónias com pombos deste amador, por tudo isso o nosso reconhecimento ao amigo Paredes…um bem haja para si e para os seus atletas e que esta campanha e as próximas continuem a ser de grandes êxitos. Parabéns pelo seu super atleta.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: