Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Exposição Distrital columbofilia Setúbal 2019

A festa da columbofilia em Setúbal aconteceu dia 21 de Dezembro de 2019. Abriram se as portas do Salão de exposições José Manuel Saraiva Fernandes para a Associação columbófila do distrito levar a cabo a Exposição referente à campanha transacta.

Foi estabelecida uma parceria entre a columbofilia e a ornitologia, os homens dos Pássaros estão muito bem organizados no distrito de Setúbal, têm trabalhado bastante e conseguiram com o seu esforço edificar uma infraestrutura fantástica com dois pisos, duas magnificas salas, casas de banho, escritórios, salas de reunião… bem tudo o que possamos imaginar…foi precisamente num destes salões que decorreu a exposição e no outro um pouco mais pequeno, decorreu o colóquio columbófilo.

IMG_5784.JPG

Juízes Classificadores:

Pedro Massacote

Carlos Silva

João Ventura

Franklin Borges

Acompanhados ao centro do presidente do conselho Standart da ACD Setúbal: Paulo Pereira

IMG_5770.JPG

Salão de exposições José Manuel Saraiva Fernandes

A direcção do clube de Ornitologia Almadense que acolheu a direcção da Associação columbófila de forma extraordinária, nas suas instalações, onde não faltou nada quer em termos de apoio bem como de instalações, ainda conseguiu surpreender os visitantes e toda a comitiva com uma exposição de canários ao mais alto nível… que decorreu em simultâneo com a exposição de Pombos correio. obrigado a todos pelo vosso esforço e dedicação ao associativismo.

IMG_5775.JPG

O olhar atento ao trabalho dos Juízes pelo presidente da Direcção da ACD Setúbal Victor Costa

IMG_5750.JPG

O trabalho dos juízes decorreu a bom ritmo sempre com o apoio  de João Ventura um dos expoentes máximos do Standart em Portugal. Tal como temos referenciado, poucos pombos nas exposições, mesmo a Direcção da Associação a cumprir e a fazer cumprir o artigo 77 do regulamento federativo. Foram seleccionados os pombos ao nível do distrito que apresentavam melhores coeficientes, foi colocado à disposição de todos um elemento dos corpos sociais distritais nas instalações da Associação que apoiou todos quantos quiseram inscrever os seus atletas e não sabiam preencher os papeis exigidos, excelente iniciativa…

 

IMG_5761.JPG

Tenho tido o prazer de trabalhar com todos quantos fazem parte dos corpos sociais da ACD Setúbal, à excepção de um ou outro que têm vidas mais corridas e que raramente consigo conversar ou estar por perto, os restantes posso afirmar que estamos perante um grupo bastante capaz, solidário , trabalhador, democrata e jovem, o que deixa indicadores muito interessantes do futuro da columbofilia de Setúbal.

IMG_5785.JPG

A azafama da manhã deu lugar a um repasto logo ali ao lado, onde se juntaram, os juízes, alguns elementos da direcção que trabalharam sem parar nos últimos dias e no próprio dia, o presidente do clube de ornitologia Almadense, que nunca abandonou as instalações, na procura se satisfazer alguma necessidade de ultima hora… foi uma maquina e um amigo, e por fim os oradores do colóquio que teve lugar à tarde logo após a abertura oficial da exposição pelas 14:30.

IMG_5807.JPG

Abertura oficial da exposição Distrital de Setúbal 2019

IMG_5812.JPG

Campeões Sport Yearlings: Paivas, Daniel e Os Bravos

O culminar de uma época empolgante, para a equipa Paivas, Daniel & Os Bravos, com prestações muito boas quer ao nível de clube, quer ao nível da sua Zona e Distrito… termina a época com mais um primeiro lugar, neste caso nos Yearlings.

IMG_5827.JPG

Campeões Sport Velocidade: Sol Nascente

Apresentações?… Uma equipa de peso, quer no distrito, quer a nível nacional… mesmo sendo uma época um pouco atípica no seu recente percurso anual, esta equipa na época de 2019 não pôde contar com os principais trunfos, com os seus principais voadores, mas mesmo assim, conseguiu boas prestações a todos os níveis e mais uns primeiros lugares nesta exposição de 2019. Fotografámos Jorge Silva.

IMG_5791.JPG

Campeão Sport Meio Fundo: Carlos & Carrapiço

 

IMG_5772

Campeão Sport Meio Fundo: Sol Nascente

Fotografamos Pedro Almeida, muito mais do que um bom columbófilo, um homem que é dirigente no clube, dirigente da Associação e um empresário columbófilo que tem feito muito pela columbofilia local e nacional, nomeadamente com o desbravamento do caminho para o estrangeiro, em especial na china. Tem cedido grandes pombos que têm feito colónias de norte a sul do nosso país e cada vez mais será uma referencia de Setúbal e de Portugal na columbofilia.

IMG_5813.JPG

Campeão Sport Absoluto: Voadores do Casal do Poço

Depois de uma campanha de sonho, na qual venceu, titulo atrás de titulo com a cereja no topo do bola a ser o primeiro lugar no campeonato distrital Geral em 2019… não se quis despedir de 2019 sem mais um primeiro lugar, falamos dos voadores do casal do poço, na pessoa do amigo Luís Calretas aqui fotografado.

IMG_5795.JPG

Campeão Sport velhos: Correia & Caramelos

A grande confirmação do distrito de Setúbal para a dupla Correia & caramelos, conseguimos fotografar Américo Miranda um dos elementos da equipa. Fizeram uma campanha espectacular e terminam 2019 com este 1º lugar… parabéns a todos os campeões…

IMG_5810.JPG

Campeão Standart Borrachos: Demónios com Asas

A equipa Demónio com Asas, tem ganho campeonatos no sport, mas também são uns entusiastas do Standart e mais uma vez o provaram… a associação promoveu internamente um campeonato de standart borrachos e cá temos o grande vencedor. É com bastante satisfação que anunciamos que o amigo Pedro Massacote, aqui fotografado, faz parte finalmente dos corpos sociais da Associação de Setúbal… sem duvida uma mais valia. As eleições decorreram no passado dia 18 de Dezembro, os associados quiseram a continuidade, votaram por unanimidade neste grupo de pessoas, que se mantém quase na forma inicial, apenas com a entrada pontual de alguns elementos que vão ainda reforçar mais o conjunto.

IMG_5801.JPG

Mesa do Colóquio Columbófilo

Eduardo Bernardes, NR Sad e Paulo Leite

IMG_5820.JPG

O colóquio arrancou pelas 15H00, moderado por Hélder Galveia, e arrancou com as palavras de Paulo leite da Zoetis, que fez uma apresentação bem conseguida, concisa, com um discurso perceptível por todos, e sem fugir ás perguntas no final por parte do publico. Essencialmente falou-nos de vacinas. Foi uma intervenção bastante participativa. Apesar de não ser uma palestra em directo para o mundo, alguns columbófilos de longe que não puderam estar presentes, mandaram as suas perguntas por mensagens para o moderador que as colocou ao Paulo. Ninguém ficou sem resposta.

IMG_5826.JPG

Obrigado por tamanho esforço que o homem da Columbovac fez para poder participar nestas jornadas… Paulo leite viajou propositadamente do Porto até Almada, fez o seu trabalho e regressou ao seu lar no mesmo dia a tempo de jantar com a sua família… muito…muito obrigado. Impagável…

IMG_5830.JPG

Seguidamente tomou o microfone Eduardo Bernardes, no papel de dirigente de elite, que trouxe ao publico uma perspectiva do dirigismo diferente daquela que estamos habituados… dirigir em função dos sócios que temos, apostar no trabalho, esforço e inovação. A ideia da ACD Setúbal em convidar este homem para o colóquio passou pelo facto de algumas colectividades do distrito estarem a passar maus momentos, com dificuldades em perceber os seus sócios, outros com dificuldades em serem percebidos… e na realidade segundo Eduardo Bernardes, tudo tem de passar por transparência e trazer todos os interessados para dentro, não decidir de forma fechada, chamar os sócios ás decisões e à discussão, responsabilizando todos pelo futuro… enfim muito podíamos falar…pois foram momentos que entusiasmaram o publico que se manteve em silencio bebendo cada palavra dita… obrigado amigo Eduardo Bernardes… não fosse um problema de saúde de um familiar directo teríamos tido também a oportunidade de ter ouvido o capitão do elite Club… sabem quem estou a falar….?

IMG_5829.JPG

Para terminar a tarde tivemos o prazer de ouvir Roberto Santos e Nuno Peniche que compõem a equipa NR sad de Montemor e que se sagraram este ano de 2019, campeões distritais de Fundo de Évora. O Roberto um pouco mais “relações publicas” pegou no microfone e descreveu a sua colónia, os melhores pombos da actualidade, as varias linhas cultivadas…enquanto o Nuno um pouco mais reservado… mas nem se notou nada… falou-nos sobre o maneio da colónia…nesta altura da tarde…muitas foram as perguntas quer sobre os pombos seleccionados pela equipa bem como sobre o processo semanal de condução dos atletas… foi um momento especial…transformou se numa conversa em amena cavaqueira e não fosse o adiantar da hora muito mais se teria falado.

Chegou ao fim o grande dia,  o moderador deu por encerrado os trabalhos… os pombos da exposição foram entregues aos proprietários ainda nesse dia e tudo ficou arrumado… um obrigado especial ao Clube de ornitologia Almadense que cedeu o espaço para este fim de semana de festa.

Até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: