Exposição distrital Columbofilia Lisboa – 14 Dezembro de 2019
Foi no dia 14 de Dezembro que a Associação columbófila do Distrito de Lisboa levou a cabo a sua Exposição distrital de columbofilia, onde foram seleccionados os representantes do distrito à Exposição nacional. Realizou nessa mesma tarde um colóquio columbófilo e ao serão entregou os prémios referentes aos campeonatos distritais da campanha 2019. Este artigo incide sobre as actividades diurnas, sendo que na primeira oportunidade e durante os próximos dias vamos apresentar aqui no columbofilia Online um artigo especifico sobre os premiados distritais… fique atento.
Durante a manhã os juízes que classificaram os pombos foram:
João NManuel Soares Ventura
José António Paixão Pliças Pliças
Manuel Fernando R Gonçalves
Luís Manuel Antunes Paulo
Rui Manuel Grilo Caldeira
Carlos José Neves C S e Silva
Um dia preenchido para a direcção da ACD Lisboa, o presidente João Morais liderou o processo desde bem cedo, mas os restantes directores Arlindo, Rui Grilo, Albino Coelho, césar Santos e os restantes elementos do Conselho Desportivo, representados por Paulo Domingos e no conselho Standart por Manuel Gonçalves trabalharam incansavelmente para que tudo resultasse num dia em cheio… e conseguiram.
Lisboa foi o espelho de muitas outras associações que visitamos por altura das exposições Distritais, bastante menos atletas em competição, o que na minha modesta opinião não é mau e como posso explicar que um decréscimo possa ser um sinal positivo? bem… passo a explicar a ideia: estamos no ponto de viragem, vamos deixar de observar nas Exposições pombos que não “voam”…alias eles voam, mas é muito baixinho, de agora em diante vamos ter neste tipo de eventos pombos que para alem de correio, são de corrida, ou seja voam e voam de forma capaz de se classificarem… isso é positivo.
As alterações já levadas a cabo pela federação nas categoria em disputa é um caminho que não chegou ao seu final, acho que estamos no meio do processo… já percebemos, aceitamos, apoiamos que o pombo de corrida é aquele que deve estar nas exposições, mas por forma a motivarmos mais praticantes devemos continuar a pensar sobre o assunto, nomeadamente em incrementar mais categorias, como foi o caso este ano da Categoria de “Fundo 1 Ano”, talvez criar uma categoria de pré Olímpica também só de um ano… é apenas uma ideia… o importante é nesta altura não fechar o assunto, o caminho esta apontado, agora há que finalizar o processo.
Como já disse a manhã foi atarefada, os juízes classificaram os pombos sempre bastante concentrados, em sossego e com tranquilidade, a sala dispõe de todas as condições para os trabalhos decorrerem de forma natural.
Com a abertura da exposição os visitantes começaram a aparecer e a fotografarem os melhores atletas. Vamos apresentar os campeões de todas as categorias disputadas.
Olímpico Fêmeas
Artur Oliveira : 6161486\16
Sport Velocidade
Mauro Aniceto: 5285903\15
Sport Meio Fundo
Buda Racing Team \Dino: 5274954 \ 15
Sport Fundo 1 Ano
Buda Racing Team \ Dino: 6148966\16
Sport Fundo
Asas do oriente \ Pedro: 5297260 \ 15
Sport velho
Asas do Oriente\ Pedro: 7153895 \ 17
Sport Absoluto
Asas Negras: 7119010 \ 17
Sport Yearlings
Francisco Baião Machado: 8221010\18
Caros leitores temos levado a cabo em artigos anteriores as fotos dos melhores pombos de cada Zona no campeonato distrital de Lisboa, faltam-nos ainda alguns como é o caso do pombos da equipa Buda Racing Team \ Dino e Francisco Machado que por sinal também venceram na exposição, está para breve a visita a estes columbófilos por forma a completarmos o trabalho iniciado, estamos a fazer o melhor para que não fique nenhum pombo campeão de Zona de Fora.
Durante a Tarde de Sábado teve lugar um colóquio Columbófilo especial
Moderado por Eduardo Bernardes, um homem da casa, columbófilo e dirigente catedrático, embora ainda novo na idade. Com um sentido de humor refinado, um à vontade natural e conhecedor da causa, conduziu os trabalhos de forma interessante para todo o público. Tivemos a oportunidade de Ouvir o capitão Garrido, meteorologista da Federação portuguesa de Columbofilia e Paulo Campos um campeoníssimo Português, que venceu vários títulos nacionais no seu país e que agora está na Bélgica à frente de um grande equipa de pombos, onde já brilha e põe o seu cunho naquela que é considerada a pátria da columbofilia.
A sala manteve se sempre bem composta e com o avançar da tarde chegou mesmo a ficar cheia. Como era de esperar o homem da meteorologia falou nos da sua especialidade e mostrou a Lisboa a dificuldade que muitas vezes temos em perceber as melhores condições de solta e que é um trabalho difícil para todos mas que é feito com bastante qualidade hoje em dia. Os columbófilos devem confiar nos conselhos desportivos pois estão a fazer um bom trabalho.
Paulo campos, contou a todos como se compete na Bélgica. Em termos informáticos estamos bem mais desenvolvidos cá em Portugal, mas em termos de selecção e qualidade de pombos, na sua opinião estamos aquém dos Belgas, já que estes têm mais de 50 concursos nacionais por ano e centenas de outros concursos, têm a possibilidade de fazerem 3 concursos semanis e irem a vários clubes todas as semanas, ora se eles seleccionam os melhores entre tantos concursos, como poderemos nós seleccionar ao seu nível se temos 1 concurso nacional e mais 18 ou 21 concursos por ano?… é difícil chegar lá assim. Curiosamente na Bélgica os pombos começam a competir com 4 \5 meses de idade, quando fazem 1 ano já estão na sua segunda época e depois só os mais capazes ainda chegam à competição quando fazem dois anos… em Portugal tiramos borrachos e começam a competir muitos deles quando fazem um ano de idade, já passaram a sua melhor fase… há que começar mais cedo e há que criar condições para termos mais competição.
Mas o caminho faz se caminhando e o ano anterior alguns distritos já arrancaram com a competição de pombos de ano, esta campanha de 2020 mais alguns se vão lançar nesta competição e quem ficar para traz perderá o barco dos primeiros anos, até porque em termos olímpicos, Portugal necessita destes pombos para poder pensar em bons resultados por país e as exposições distritais e a Nacional precisam destes pombos também.
Por hoje terminamos por aqui… em breve trazemos a gala distrital de Lisboa e todos os campeões que foram reconhecidos na noite de dia 14, ao som de bom fado e Guitarradas. Fique atento… estamos a trabalhar sem parar para conseguirmos reportar todas as exposições e galas que conseguimos visitar até ao momento
Deixe uma Resposta