IIº Feira Ibérica de Columbofilia Beja -Decorreu de 7 a 8 de Dezembro 2019
Caros leitores, decorreu no passado fim de semana nos dias 7 e 8 de Dezembro de 2019 a IIº Feira Ibérica de Columbofilia em Beja. A primeira edição foi o arranque e já correu bastante bem, este segundo ano foi a consolidação de que este evento é um sucesso e tem margem de progressão.
Ao longo deste artigo vamos apresentar fotos dos varios stands representados e dos momentos mais importantes da festa Columbófila. Todos os espaços comerciais saíram satisfeitos porque foi uma oportunidade de negocio e pelo facto de ter estado bem movimentado com muitos visitantes, todos os comerciantes saíram satisfeitos com o investimento que fizeram.
Os visitantes também saíram de Beja com a ideia que valeu a pena a viagem, os preços estavam convidativos, puderam encontrar bastantes columbófilos, muitos amigos, comeram bem e divertiram se. Ao fim ao cabo a festa da família columbofilia resultou bastante bem e o fim de semana foi interessante.
O dia de sábado foi verdadeiramente um corropiu de gente. Sentia-mos ao vaguear pelo espaço que era preciso colocarmos na fila para chegar a nossa vez para fazermos compras ou pedir informações. No Domingo foi diferente, os corredores não estiveram tão cheios, mas ainda assim agradável.
Medicamentos, suplementos, utensílios, adereços, rações e Pombos tudo estava bem representado em Beja.
O espaço estava preparado e cuidado de forma peculiar com fotos pelas paredes que contavam historia da columbofilia do passado e do presente… a direcção da ACD de Beja teve a particularidade de pensar com muito atenção em muitos pormenores… parabéns por este cuidado e pela atitude de querer receber bem, com condições para os visitantes e simpatia.
O evento decorreu no Parque das feiras, um local com condições para receber eventos de grande envergadura. Na nossa opinião todas estas condições, aleadas ao sucesso desta edição, leva a pensar, que teremos uma expansão já no próximo ano… assim o desejamos. Nós columbofilia Online sentimos até uma ponta de vaidade por podermos afirmar que toda a divulgação do evento, que foi em larga escala realizada por nós, foi muito importante para um bom arranque na primeira edição e este ano para a sua consolidação.
Não aconteceram tempos mortos durante o certame, quase sempre aconteceram espectáculos e um colóquio por dia. No sábado os palestrantes foram: Yannick Deridder, Flanders Collection, Frederik Leliaert do PIPA, Mauro Aniceto, campeão olímpico, moderados pelo Português mas internacional: Pedro Lopes.
Como podemos ver pela foto seguinte, foi um colóquio com bastante assistência e interesse… os visitantes mantiveram-se durante praticamente todo o tempo expectantes e atentos… foi um dos momentos altos do dia.
O público fez inúmeras questões que foram sendo respondidas pelos oradores.
Verdade que o dia foi animado, mas a noite e o serão também, aconteceram dois espectáculos nocturnos e quem pôde ficar para assistir, tinha um espaço no centro da feira com mesas e tasquinhas onde decorreram as varias refeições, as animações e o convívio…
A noite foi animada e mesmo quando os espectáculos terminaram …estava ali mesmo ao lado um bar caricato que acolheu os mais afoitos que se divertiram até mais tarde…vários grupos de amigos seguiram para outras paragens da região… ao que parece que todos encontraram a diversão.
Algumas individualidade, figuras publicas e entidades do nosso panorama desportivo fizeram questão de estar presentes… o que abrilhantou a festa.
Um corropiu de gente no dia de sábado…
A Federação Portuguesa de columbofilia marcou presença…
Fazendo uma analise aos visitantes, concluímos que o Centro e o Sul deslocaram-se a Beja, nomeadamente, Lisboa, Setúbal, Portalegre, Évora, um pouco de Santarém, e Faro. Os distritos mais acima…pensamos que ficaram a aguardar pela exposição Nacional em Anadia…
Quantos aos nosso irmãos Espanhóis, ficou um pouco aquém das expectativas. Neste fim de semana estava a decorrer um concurso importante no seu pais com encestamentos e chegada de prova, o que impossibilitou mais visitantes de Espanha.
Atenção Especial ao Pormenores…
Os comerciantes locais aproveitaram a oportunidade para mostrarem os seus produtos, desde queijos, enchidos, mel… doces… enfim as várias especialidades da região…
Depois de um belo repasto alentejano… um docinho…
Na primeira edição… o espaço estava dividido em dois grande locais… quando chegavam as horas das refeições, a parte comercial ligada à columbofilia ficava despovoada e ao contrario também era verdade… este ano os dois espaços estavam convertidos num só e em todos os momentos, todos estavam perto de tudo… foi uma boa ideia.
Os columbófilos locais fizeram questão de estarem presentes também eles em Stands e muito bem, já que muitos deles são amadores de craveira nacional e que podem e devem estar representados neste tipo de certames.
Beja,pese embora ser uma cidade do interior do país, está preparada para receber bem e receber com condições adequadas… quer em termos de restauração bem como de Hoteis e locais para pernoitar… até para aqueles que se guardaram para esta festa e que confraternizando com amigos beberam um copo a mais… podiam deixar os carros no espaço, resguardados e deslocar se a pé até ao Hotel… os pormenores são importantes…
Uma das figuras mais fotografada do dia de sábado… embaixadores como José Peseiro são fundamentais para divulgar a columbofilia e elevá-la para o patamar que deveria estar.
As criança divertiram se … como já adiantamos e falamos inúmeras vezes durante este artigo… os pormenores foram pensados… foi criada uma zona bem vedada e dentro do espaço da feira, um género de um parque infantil com insufláveis para os meninos e meninas brincarem…
Vozes do Sul… foram alguns dos dos artistas que animaram a festa…
Neste artigo incidimos com particular atenção nos visitantes e nos comerciantes… mas a festa foi muito mais do que espectáculos, vendas e divertimento…decorreu também a entrega de prémios do campeonato Ibérico de Mellila, a entrega dos prémios distritais de Beja… mas são assuntos que abordaremos mais à frente… teremos fotos dos melhores pombos em competição…
O artesanato ligado à columbofilia e a uma alimentação saudável e de qualidade dos nossos atletas…
Parabéns à colectividade de Beringel na qualidade do seu presidente que trouxe até nós este espaço de cultura e mostra columbófila.
O dia de Domingo foi também ele interessante… mais espectáculos…mais um colóquio e muita animação…
Os oradores do colóquio foram: José Ameixa, José Miguens, João Ameixa, a Dra Sara Dias, veterinária… moderados por António Barros, presidente da Assembleia geral da ACD Beja… parabéns a todos pela diferentes apresentações e um cumprimento especial a Bruno Helena, o presidente da Associação que coordenou todo este aparato e um dos maiores responsáveis pelo sucesso.
O publico questionou durante bastante tempo a Dra sara que foi atendendo a todos com ponderação e sapiência…
Os Cigarras – Violas Universidade Senior de Aljustrel…outros que animaram a festa…
Mocinhos em Cante…um espectáculo estes meninos…parabéns…
Grupo de Cantares Feminino de Aljustrel…um toque feminino à festa…
Quando uma evento anual termina diz se que já estamos a pensar na próxima edição… e assim estamos nós…
Despedimos por hoje, mas começamos desde já a trabalhar para continuarmos a evoluir acreditando que fazer melhor é o objectivo e é sempre possível…
Dentro de pouco dias…voltamos a Beja com um artigo sobre as entregas de prémios que decorreram durante a II feira Ibérica de Columbofilia 2019.
Foi um enorme prazer fazer a cobertura deste evento… levávamos como principal objectivo, fazer este artigo , fazer um segundo artigo sobre os troféus para os diferentes campeonatos que se disputaram nesta região no ano de 2019 e por fim fotografar os melhores pombos de cada zona que ainda estavam em falta e posteriormente trazer a publico… todo os objectivos foram, conseguidos… e sendo assim voltámos a casa tranquilos que fizemos o nosso melhor. Um bem haja a todos os intervenientes e boa sorte já para a preparação da IIIª Feira Ibèrica de Columbofilia.
Deixe uma Resposta