Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Miguel Zacarias- Campeão Fundo S.C. Rainha Santa Isabel – Estremoz 2019

O dia de visitas em Estremoz foi preenchido com o pombal de Miguel Zacarias, o campeão de Fundo da grande colectividade Rainha Santa Isabel de Estremoz – 2019. Rapaz novo que conta com 41 primaveras e que é columbófilo desde 1996. O titulo mais importante da sua carreira na columbofilia foi precisamente este: campeão de Fundo na colectividade e vice campeão de Fundo no distrito, Zona Leste.

Monte Alentejano na encosta do castelo de Estremoz

IMG_4567.JPG

Campeonato Fundo 2019 SC Rainha Santa Isabel – Estremoz

1 37301 JOAQUIM MIGUEL G ZACARIAS 1593
2 26552 FERNANDO JOSE COSTA FERNANDES 1590
3 56358 JOSE MARIA OURELO ARAUJO / B 1584
4 1604 JOSE MIGUEL MOUQUINHO CRAVO 1547
5 40266 FERNANDO MANUEL P M SANTA 1524

O pai do Miguel sempre teve pombos em casa, mas eram pombos para chamariz na caça ao Pombo Bravo, e o bichinho dos pombos entra na sua vida precisamente em conversas com o falecido José Araújo de Estremoz, pai de Marco Araújo, que entrevistamos no mesmo dia e que já publicámos o artigo respectivo. Este senhor o José, foi o homem que lhe ofereceu também os primeiros borrachos e o ajudou a dar os primeiros passos.

Pombal de Competição

IMG_4582.JPG

Campeonato Distrital de Fundo 2019 Zona Leste

26552 Fernando Jose Costa Fernandes S. C. R. Santa Isabel 3888
37301 Joaquim Miguel G Zacarias S. C. R. Santa Isabel 3872
59509 Miguens & Mocho & Cruz -Bencatel S. C. Alandroalense 3848
48335 Voadores da Farrapa S. C. Corvalense 3830
56358 Jose Maria Ourelo Araujo / B S. C. R. Santa Isabel 3800

Miguel Zacarias em 2019

Campeão Fundo SC Rainha Santa Isabel

Vice Campeão Fundo Distrital Zona Leste

IMG_4569.JPG

Um dos pombos que deu o titulo de Fundo, é um pombo filho de uma fêmea via CIC, adquirida por Marco Araújo cruzada com um macho da linha do “Pata Esmagada” da dupla Caldeira & Morais do Crato, e que foi oferecido em Borracho ao Miguel: o “215”.

6398215.jpg

Depois dos primeiros pombos a entrar no seu pombal através de José Maria Araújo, os que vieram fazer a diferença e marcar um salto qualitativo foram uns exemplares Húngaros que lhe chegaram através do seu amigo “lagarticha” de Orada…depois fez um pequeno interregno aquando do falecimento de seu pai.

Pombal de Machos de Competição

IMG_4572.JPG

Posteriormente os pombos que melhoraram as performances e que têm vindo na frente são: a “500” uma pomba que tem deixado a sua marca e que lhe chegou por oferta do amigo Mansoa e depois um outro macho neto do “400” de José Miguens que foi adquirido por Marco Araújo e que partilha anualmente os filhos desse macho com o Miguel Zacarias.

IMG_4580.JPG

Um outro casal que tem feito a diferença é composto por uma fêmea oferecida por Fernando Fernandes, acasalada com um macho de Luis Nunes de castelo branco… esses são os pais da “740” que está fotografada em baixo e que foi uma das responsáveis pelo titulo de Fundo em 2019.

7330740.jpg

Esta, a 740 também como reprodutora já provou o seu valor com dois machos diferentes, reproduzindo pombos a ganharem prémios de cabeça e anilhas.

Corredor Frontal que dá acesso às várias secções

IMG_4574.JPG

A sensação do momento quando recebeu a noticia que tinha vencido o campeonato de Fundo foi espectacular  e bastante emocionante. Quem lhe deu a noticia e o parabenizou foi precisamente o adversário e amigo que disputou o campeonato ao ponto  até ao ultimo segundo: Fernando Fernandes.

IMG_4576.JPG

Pomba Base da reprodução a… “500”

“cagalanisso X Belguitas Galrão”

500 miguel zacarias.jpg

A campanha espectacular que fez diz o Miguel que grande parte é dedicada a Joaquim Carrilho o seu cunhado, porque sem ele não tinha siso possível alcançar o titulo… foi ele que voou e tratou muitas das vezes os pombos… o cunhado dedicou-se de corpo e alma à colónia este ano e no final da mesma resolveram juntar em definitivo esforços e na próxima época farão sociedade. Zacarias & J Carrilho.

IMG_4577.JPG

Uma cota do sucesso também é atribuída a Fernando Fernandes que fez o acompanhamento da colónia quando sentiam que estavam a esmorecer, ou quando surgiam problemas sanitários, esteve sempre ao lado deles e  sempre disponível para ajudar… semanalmente acertavam agulhas e combinavam estratégias.

IMG_4579.JPG

Zacarias & J Carrilho

IMG_4584.JPG

Uma equipa que gosta particularmente do Fundo, não alimentam os atletas com vários tipos de rações, apenas sport, 7 dias por semana. Voos bi-diários, e viuvez com machos e fêmeas… este ano vão voar com os borrachos com os dois sexos juntos. Treinos em linha sempre que têm disponibilidade.

destaque Miguel Zacarias

É bastante confortável para mim visitar pessoas como o Miguel e como o Carrilho…primeiro porque são pessoas terra à terra, simples e de fácil trato e depois porque já nos conhecíamos de outras patuscadas…dias que jamais esquecemos. Por tudo isto foi um enorme prazer ir conhecer os seus pombos, visitar as suas famílias, e regressar com a alma cheia e ainda sem estarmos à espera uma surpresa que fica entre nós e não vou revelar… um abraço aos dois e boa sorte já para este próxima campanha de 2020. Parabéns Campeões…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: