Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Columbofilia Solidária… Apoiamos os jovens e a modalidade?…ACD Setúbal fez..

Caros leitores no dia de hoje vamos trazer em simultâneo dois temas diferentes mas que em final de interpretação ambos falam de solidariedade ou simplesmente de fazer alguma coisa pelo próximo, talvez até fique mais adequado esta segunda expressão. O presidente da mesa da Assembleia da ACD Setúbal recebeu um pedido por escrito de um jovem de idade escolar, no sentido de conseguir algum apoio para edificar um pombal onde tinha uma velha barraca em deterioração visível. O moço alegava que estava com ideias de se iniciar na columbofilia, mas não tinha nem ele nem a família capacidade financeira para fazer obras.

destaque Ruben Chagas

De imediato essa ideia chamou a atenção dos dirigentes associativos. Nos dias seguintes foram desburocratizadas algumas verbas para o efeito e foi levada a cabo uma pequena investigação sobre as condições financeiras do rapaz e da sua família e foi contactado o encarregado de educação, porque nestas coisas há que haver uma certificação que o que estamos a tentar fazer é de acordo comum entre os pais, se têm conhecimento da paixão pelo pombo por parte do seu filho etc etc. Tudo se estava a compor, na realidade havia um terreno livre em casa da avó, os pais aceitavam de bom grado a columbofilia nas suas vidas, apenas havia que dar asas ao empreendimento. Acima de tudo percebemos que o moço era um apaixonado pelo pombo correio desde muito novo.

frente pombal ruben chagas.jpg

62201346_379039329464717_2098743689110093824_n.jpg

Aproveitando as redes sociais foi lançado o desafio a todos os columbófilos que pudessem contribuir com algo. Fizemos uma lista do material necessário, depois de pensado um pombal de 2 por 4 metros. Foi um verdadeiro espectáculo o que aconteceu de seguida, em poucas horas praticamente tudo apareceu… e passamos para a segunda preocupação, quem transportava… quem construía? Acreditamos que tudo de mão beijada por vezes é mal entendido e havia que

perceber até onde o Rúben não tinha receio de arregaçar as mangas. Tratamos de colocar todo o material no quintal da avó e o próprio rapaz telefonava com frequência para saber o que deveria fazer primeiro. Visitamos o espaço, delineamos estratégias e falamos com um amigo que se prontificou a ajudar. Desde os primeiros trabalhos até ao último retoque o Ruben Chagas esteve sempre a trabalhar e muito bem. Sentimos que a primeira parte ficou feita. Depois desta etapa houve a necessidade de encontrar um columbófilo por perto que fosse passando , dando algumas dicas e que de forma não oficial mas oficiosa tomasse conta da aprendizagem columbófila. Obrigado Sérgio Viegas.

Tentar não esquecer de ninguém que tenha abraçado esta ideia: A ACD Setúbal ofereceu o cimento, a areia e a brita, O amigo Nuno Correio da Dupla , Correia & Caramelos ofereceu a totalidades dos barrotes para a estrutura do pombal, o Amadeu cruz trouxe o telhado e o forro, Vítor Costa ofereceu a frontaria e porta do pombal, Nuno faria os comedores, Hélder Galveia as chapas laterais e os ninhos, Rodolfo Zurga a entrada americana…espero mesmo não me esquecer de ninguém…obrigado a todos…

Nada do que foi feito tem significado ou repercussão no futuro se não houver acompanhamento e algum amparo nas alturas de complicações, doenças de pombos, algum problema financeiro mais complicado. Neste momento temos assegurado por parte da família a verba para a inscrição de alguns pombos e na Associação existe a possibilidade de alguma comparticipação desde que as notas escolares sejam dentro das expectativas dos pais. Sem escola e notas positivas, esta parte fica sem efeito. Vamos com toda a certeza continuar a apoiar e a acompanhar esta situação. O pombal está construído, já existe uma equipa de cerca de 60 borrachos e tudo parece caminhar no bom sentido.

Passemos a segunda metade deste artigo

Hélder Galveia em representação da ACD Setúbal e António Neves Gomes da sociedade independente Torrense

Divulgam a columbofilia Local à população e ás entidades locais em Fernão ferro \ Seixal

dupla

Continuando na senda da necessidade que existe em fazer algo pelo próximo e neste caso pela modalidade, Hélder Galveia e António Neves divulgaram a columbofilia em 3 momentos diferentes no concelho do seixal: inicialmente na Junta de freguesia de Fernão ferro, depois na Câmara Municipal do seixal e no passado Domingo na sede da ADUF em Fernão ferro, aproveitando o dia dedicado ao deporto local, com a presença da população e das entidades locais para apresentarem uma pequena palestra e a amostra de vários vídeos columbófilos num projector que trabalhou toda a manhã mostrando soltas, convívios e competições columbófilas.

Capoeira Fernão Ferro, também, esteve presente

DSC_0268.JPG

Jogos Lúdicos também…

DSC_0242.JPG

O rescaldo das iniciativas até ao momento é positivo, a junta de freguesia mostrou interesse e já mostrou todo o seu apoio para a concretização de um sonho dos columbófilos locais, que é a construção de um clube em Fernão Ferro, bem como a Câmara Municipal também revelou algum entusiasmo… vamos acompanhar esta situação com todo o interesse.

Futsal infantil… marcou presença

DSC_0225.JPG

Foi uma manhã cheia de actividades desportivas, com a população a corresponder e a aparecer para ver e participar. Obrigado a todos os que divulgam a columbofilia e obrigado também, aqueles que nos ouvem. Um bem haja a todos.

DSC_0216.JPG

Há que abrir os braços e sair dos nossos quintais… somos columbófilos e com muito orgulho…sou um treinador de atletas que fazem coisas maravilhosas e tenho imenso orgulho no que faço… e nos meus pombos… tu também tens?… então mostra-o e faz alguma coisa por aquilo que dizes tanto gostar…

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: