Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Nuno Penetra – Vidigueira – ACD Évora

Nuno Penetra, é um lutador na columbofilia e na vida em geral. Conhecemos este columbófilo, há pouco tempo, mas aprendemos a valorizar o seu esforço para manter a sua família, amigos e os seus pombos. Uma luta profissional diária de muitos quilómetros entre o Alentejo e Lisboa, com dois pombais ao seu cargo e uma família em que está a chegar o terceiro filho… é obra… pelo meio alguns problemas com a implementação do pombal, tribunal ás voltas, câmara municipal do outro…mudança 4 vezes de pombal nos últimos 10 anos… é complicado… e ainda arranjar tempo para obter bons resultados… temos que tirar o chapéu.

Pombais de competição

IMG_2124.JPG

Campeonato Geral – Asas Portel – 2019

1 40338 NUNO MANUEL PECENA PENETRA 1181
2 52049 ASAS DE PORTEL 821
3 57621 FABIO MIGUEL NOITES CATITA 756
4 35993 JOAO MIGUEL SERRA BAIAO 212
5 49959 PAULO ALEXANDRE C ADIVINHA 210

Um jovem, que teima em ser columbófilo e que tem a confiança suficiente para nos dizer que vai conseguir alcançar todos os seus objectivos e que esta será a primeiras de muitas entrevistas. Iniciou a prática columbófila em tenra idade, pela mão de amigos, envolveu o seu pai nas lides e fizeram o árduo trajecto dos primeiros anos de inexperiência e cabeçadas próprias de quem começa. Hoje em dia as coisas estão diferentes, já tem uma equipa de pombos com consistência com o caminho na reprodução esquematizado. Passemos a apresentar os destaques.

Secção de Fêmeas

IMG_2127.JPG

Uma pomba com alguns anos, mas uma fêmea TOP, original António Palma Monteiro de Moura, que é filha de dois pombos de António Mocho. Uma pomba que inicialmente era muito boa voadora, entretanto perdeu a força numa das asas e passou à reprodução ainda nova… mas em boa hora aconteceu. Presentemente 50 % da colónia é descendente directo ou indirecto dela. A entrada desta pomba na sua casa veio fazer o clique que faltava.

6248 penetra.jpg

A par com esta fêmea temos na base da colónia uma filha da “101” de Rui Vilalva, que também é uma super reprodutora aqui na Vidigueira e uma terceira fêmea comprada no Derby do cartaxo, que tem deixado um rasto enorme. O seu proprietário era A. Gil Correia. São estas as 3 pedras fundamentais deste puzzle, depois, os seus filhos e os seus netos cruzados com as aquisições que vão chegando anualmente, e cruzados estes descendentes entre si, perfazem o quadro de competidores. Adquiriu também uma linha de pombos de Rui Palhais de Viana do Alentejo, através do senhor Prates de vendas Novas, que eram ganhadores, mas que o tempo se encarregou de os derreter nas provas de Fundo, e a linha foi descontinuada.

Secção de Borrachos

IMG_2132.JPG

O columbófilo sentem que está geograficamente desfavorecido e por esse facto abdica mais da velocidade e Meio Fundo e dedica mais o seu tempo, apostando os melhores pombos na especialidade de Fundo. Fundamentalmente aposta no sexo feminino, voado os machos apenas ao primeiro ano de vida. Estes sofrem uma selecção rigorosa e uma ínfima parte passe para o segundo ano. Serão voados no pombal de borrachos. Alguns passam à reprodução.

Secção de Machos

IMG_2136.JPG

Apresentamos agora o “521”, que é filho da “248”, que por sua vez é o pai do “571” e do “431”, que fizeram 6º e 11º Nacional de Fundo de Valência 2019

Nessa prova de Valência Nuno Penetra encestou 3 machos, faz  6º e 11º com os filhos e de seguida classificou o pai.

1521 penetra.jpg

O filhote António começa a dar sinal do gosto pelo pombo Correio

IMG_2140.JPG

Filha da “101” de Rui Vilalva

Faz casal com o “521”, fotografado em cima. É a mãe do 6º e do 11º Pombo nacional Valência 2019

1350 penetra.jpg

Um casal destes, que reproduz dois pombos que no meio de 50 000 pombos fazem 6º e 11º é obra… pena é que o mercado Português tenha uma cotação muito aquém em relação a países como a Bélgica, Holanda…etc…um casal destes… projectado numa máquina oleada… deixava alguns euros no bolso do dono.

IMG_2146.JPG

Deixamos o campeonato mais ortodoxo, para entrarmos em Mellila, prova na qual Nuno Penetra teve uma prestação espectacular, alcançando 2º, 5º e 14º Lugar, um feito ao alcance de poucos, numa prova duríssima, com os pombos a serem libertados no Norte de África num concurso em parceria com o irmãos Espanhóis.

2º Lugar Mellila 2019

1494 penetra.jpg

Esta pomba é filha de um macho vermelho  de Luís Jordão, com a pomba dos “5 euros”, comprada em Salvaterra de Magos

Lugar

O seu maior sonho é acabar com os pombos na Vidigueira, ou mesmo em Beja onde está a preparar uma equipa de competição e rumar à sua terra Natal e ai sim… estabelecer o seu pombal definitivo.

Secção Reprodutores

IMG_2149.JPG

Ao longo do percurso columbófilo fez boas amizades e tem trocado ideias e aprendido com inúmeras pessoas, tal como Ricardo Severino de Tolosa, Ricardo Careto de Arronches, João Duarte, Luís Jordão…etc etc o que seriamos sem amigos na columbofilia?…

“Pomba dos 5 Euros”, mãe da 1º Pomba de Mellila e da “17” melhor pomba de Fundo de sempre da colónia, que venceu a anilha de ouro na especialidade em Reguengos e em Portel.

5067penetra.jpg

Nuno Penetra começou a concorrer em 1996 em Viana do Alentejo, onde nasceu e foi criado e ai permaneceu até ao ano de 2000. Entretanto casou e foi residir para a Vidigueira, nesse ano havia unicamente 4 columbófilos na terra. A primeira coisa que pensou foi… onde é que eu vou montar um pombal, fez um pequeno pombal no quintal da casa que alugou para residir. Ao fim do primeiro ano a situação financeira melhorou e a família pensa em comprar casa e vão para um apartamento… é obrigado a desmanchar o pombal… e a construir novamente… chegam entretanto os momentos mais difíceis… problemas com varias entidades… o pombal tem de ser desmanchado… e depois de muita luta… recebe a cedência de um espaço por parte da câmara Municipal… as coisas parecem começar-se a compor, até que esses terrenos entram em obras e volta a ter que mudar em 2016 de local… finalmente chega ao espaço onde está presentemente… e é aqui que cimenta a sua equipa e consegue fazer uma época super positiva já neste ano de 2019.

Um lutador… sempre confiante…

IMG_2153.JPG

Antes de terminarmos deixamos um espaço para o nosso entrevistado aproveitar e deixar algumas palavras:

Um agradecimento especialíssimo à esposa, sem a sua presença e tolerância a columbofilia não era possível, depois deixar uma dedicatória destes títulos recentes, a seu pai, que já não se encontra entre nós, mas que foi sempre o seu mentor e impulsionador, o Nuno perdeu o pai num acidente há 6 anos. Dedica a esse grande homem e a Manuel Joaquim Gonçalves da Vidigueira as prestações ao mais nível em 2019, e foram: em valência nacional, bem como Souses, onde também alcançou uma prestação muito acima da média numa prova em que as colectividades tiveram dificuldade em fechar os mapas, o Nuno tem 3 pombos no mesmo dia e no dia seguinte até ao meio dia, tinha 14 pombos de 15 enviados e por último a prestação em Mellila.

Destaque penetra 2019

Damos os parabéns ao columbófilo que apesar de ter o seu pombal longe de tudo e todos os columbófilos,  a 60km a baixo da capital de distrito continua a lutar pelo seu lugar ao sol.

1 Comment on Nuno Penetra – Vidigueira – ACD Évora

  1. Sabes Nuno, a vida tem uns caminhos estranhos às vezes e por vezes esses caminhos sofrem um desvio que desencadeiam processos bem difíceis. Mas o mais ruim é digerir e suportar a escolha que fizemos.
    Saber valorizar o presente, lembrando o passado e seguindo o futuro com um pequeno desvio pode ocorrer às vezes o insucesso mas esse insucesso é apenas um desvio para chegarmos na estrada do sucesso. Abraço
    António Machado

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers gostam disto: