Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

António José Lampreia – Serpa – ACD Beja

Columbófilo  desde os seus 16 anos o nosso entrevistado de hoje é António José Lampreia de Serpa distrito de Beja. Começou novo a concorrer com o seu irmão na casa de seus pais. Terminaram a sociedade e com o seu casamento as coisas alteraram se, levou os pombos para a sua casa, fez um pombal na zona do castelo e começou ai a sua nova fase como columbófilo. Pombos dentro da cidade…as coisas não corriam bem e toma a decisão de pedir a seu pai se lhe arranjava um terreno fora da localidade para construir pombais… o seu pai acedeu ao pedido… e está nas novas instalações desde sensivelmente 2002. O pai disse lhe que comprava o terreno mas o terreno era para todos, embora o pagasse ele e assim se mudou para a actual localização…local espectacular na cintura da Localidade de Serpa…onde seu pai pratica a sua agricultura e o António e seu irmão José mantêm os pombais, cada um faz a condução da sua colónia ali lado a lado apenas distanciado alguns metros…uma família de muito empenho e dedicação à columbofilia… uma família de campeões.

Pombal Competição

IMG_0960.JPG

Campanha 2018

Campeonato Distrital Velocidade Zona Norte

7410 Antonio Jose Pestana Lampreia Soc.Col. de Serpa 8351
56190 Melrinitas Turismo Rural Soc.Col. de Serpa 8290
29960 Rui Pedro Garcia Vilalva Soc. Col. Asas de Beja 8256
46999 Nuno Palma & Rato & Isabel Soc. Col. Asas de Beja 8242
22014 Jose Manuel Pestana Lampreia Soc.Col. de Serpa 8228

A grande base do columbófilo  é um casal e que reproduziu uma campeã nacional. Foi um casal comprado no TPP, a fêmea era Gaby e o macho era Sandec (Janssen X Grondelars). Na altura comprou como se fossem dois machos, para cruzar com as suas fêmeas de destaque…mas um deles era fêmea e sozinhos acasalaram se e aproveitou logo 4 borrachos: nasceram as “283”, “282”, “303” (campeã nacional) e a 304, pombas de 2008, todas elas tiraram primeiros prémios. A “304” era uma fêmea corpulenta e num fatídico Vinaros perdeu se, já tinha dado sinal de cansaço mas o dono não quis ver ou acreditar.

Pombal de Fêmeas

IMG_0962.JPG

Pilar actual da colónia, filho da sua Campeã nacional, já avô do macho que esta na próxima foto neste artigo. Pai das melhores reprodutoras do pombal, era filho da sua grande Campeã cruzada a um macho CIC, da linha do casal Douro, chegou via Asas do Algarve ao seu pombal.

1499784.jpg

Nem sempre o sucesso esteve do seu lado, bem como de qualquer columbófilo. Nos seus princípios era difícil arranjar pombos correio em muitos casos iam de boleia até Beja por exemplo à do Rodrigo Lança um grande campeão da altura, na expectativa de trazer ovos ou borrachos, fazia ele e os seus amigos dos pombos vários caminhos de bicicleta e outras vezes a pé em busca de um pombo… quantas vezes regressavam de Beja no comboio até à estação e depois faziam 7 quilómetros a pé com os ovos na mão…outros tempos.

IMG_0972.JPG

Hoje em dia as coisas são diferentes e para alem da sua linha ganhadora: janssen X Grondelars X Gaby, tem introduzido alguns kannibais, Leo Heremans etc também com sucesso, e alem destes vai sempre comprando a amigos e em leilões em busca de aparecer algum que contribua para alguma melhoria. Resumindo e baralhando o macho do casal base deu 4 grandes pombas com a sua primeira parceira como já explicamos e de onde nasce a campeã nacional… mas mais tarde esse macho foi acasalado a uma fêmea kannibal e dai resultaram outros 4 pombos de grande nível e passaram todos eles pela reprodução, estes 8 pombos são a base solida da colónia.

Neto da Campeã nacional, é um Janssen X Grondelars X Gaby

Na semana que visitamos o António este macho foi o 1º de Valência, fazendo o 4º Lugar em Serpa

7256360.jpg

Reproduz anualmente com cerca de 20 casais… mas muitos deles são experiências… a base são as manas e as meias irmãs cruzadas aos pombos que vão entrando e saindo do grupo de reprodutores. Todos têm que passar no crivo da base.

IMG_0974.JPG

Principais títulos distritais

Campeão Distrital de velocidade

Campeão Distrital meio Fundo

Campeão distrital Geral

Pombal de Fêmeas com fosso anti-acasalamento

IMG_0975.JPG

Irmã da Campeã nacional, ganhou só em borracho, o melhor pombo de MF, o melhor pombo da Geral, o melhor borracho de MF, o 3º melhor borracho de Velocidade e no distrito foi o melhor pombo da geral, o melhor borracho de MF e Geral, 3º melhor pombo de MF… bem um craque…craque… no seu segundo ano voou pouco mas ainda fez um 1º Distrital.

8367282

Um marco muito importante na vida deste columbófilo, foi o ano que o seu relógio constatador parou, até esse momento dedicava quase a vida à sua colónia, a partir daquele dia que seguia na frente do campeonato distrital de velocidade, no ultimo concurso de velocidade recebe para ganhar o 1º prémio e o relógio não deixa retirar os dados… foi como se ficasse de luto. Pensou em terminar de vez…acaba por não o fazer e retomar a pratica activa…mas dai para cá, nunca mais foi a mesma coisa.

Pombal Machos de Competição

IMG_0981.JPG

A próxima beldade é neta de um casal Janssen, a fêmea do casal era de Urânio Graça uma Alemã, cruzada a um pombo dos Holandeses de Manuel Teixeira de Beja, este casal deu uma fêmea que é a mãe da pomba da foto quando acasalada a um macho ainda da linha de Alexandre Mendes Gordo. Daqui têm resultados várias fêmea muito interessante, no caso desta da foto já tem 3 X 1º. As suas irmãs têm ganho inúmeras anilhas de Ouro.

6217361

O seu método de voo passa por uma muda da pena com os borrachos quase todos os dias a virem à rua, enquanto os adultos têm as secções todas abertas, incluindo voliers mas não saem durante praticamente 2 meses. chegando a campanha fica com 3 secções para fêmeas com fosso anti acasalamento, em tempos uma das secções era especifica para voar o Fundo, mas presentemente estão todas juntas as pombas, depois tem uma secção com ninhos para machos e um pombal de chegada também ele equipado com ninhos. Presentemente pratica uma viuvez o mais natural e descomplicado possível… sem grande jogo… com o desencanto que lhe aconteceu aliado à falta de tempo tornou as coisas mais terra à terra e conta com a ajuda de seu irmão e seu pai, para voar os pombos se não nada seria possivel, a realidade seria outra.

Pombal da chegada

IMG_0983.JPG

A nível de suplementação faz o mesmo há muito tempo, utiliza produtos herbots, e não segue o tratamento de ninguém foi experimentando e aprendendo com os erros e com os sucessos e montando um esquema muito próprio que tenta seguir, pese embora por vezes não consiga cumprir horários.

Caros leitores… quem não conhece esta família de ganhadores… de norte a sul do país, são sobejamente conhecidos… muitos columbofilos formaram colónias tendo como base os pombos deste homem e também de seu irmão. Homens de bom coração e de muito amor pelo pombo e pela competição columbófila. Adoro visitar Serpa, tenho amigos de coração nesta paragem…sinto me como se estivesse em casa. Conheci finalmente estes pombos, ouvia falar deles, conversava com o António sobre os seus atletas mas nunca tinha sido possível visita-lo com o intuito de tirar umas fotos e fazer uma matéria, finalmente consegui e foi uma alegria… merece todos os elogios que lhe possamos fazer. Espero com muita força que a vitalidade não desapareça e que os títulos continuem a aparecer. Obrigado por tamanha amabilidade, terminamos o dia apanhando os reprodutores quase um por um e sem sombra de dúvidas estamos perante uma grande colónia. Parabéns.

1 Comment on António José Lampreia – Serpa – ACD Beja

  1. Excelente reportagem. Estás de parabéns Helder Galveia. Bom trabalho na promoção e divulgação da columbofilia. Parabéns ao Sr. António.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: