Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Paulo, César & Morais – Gonçalo & Santiago – ACD Lisboa

Campeões Distritais de Velocidade ACD Lisboa 2018 na Zona Norte

A equipa é composta pelo César, seu filho Paulo e seu neto Gonçalo, juntamente com  o amigo João Morais e o seu filho Santiago. As tarefas diárias estão a cargo do Paulo. O pombal na Azambuja está situado num local lindíssimo com uma vista deslumbrante. As instalações estão divididas em 6 secções, sendo 4 com poleiros para as fêmeas e 2 com ninhos para os machos.

destaque paulo e cesar 2019

Classificação Distrital Concorrentes Velocidade (Zona Norte) 2018

58766 Paulo, Cesar & Morais Azambujense 13318
40816 Os Asas Castanheira 13225
57410 Alfaro Loft Aveiras 13166
58767 Goncalo & Santiago Azambujense 12742
58907 Irmaos Lobato Castanheira 12718

Frontaria dos Pombais de Competição Azambuja

img_9985.jpg

Concorrem com 2 equipas, que estão denominadas por Paulo, César & Morais e Gonçalo & Santiago. Os pombos de ambas equipas coabitam nas mesmas divisões.

Fazem distinção na preparação dos concursos entre uma e outra equipa?

A preparação das 2 equipas é feita de igual modo e tratamos os pombos da mesma forma para as especialidades de Velocidade e Meio Fundo, na preparação para as provas de Fundo é que difere a parte da alimentação, em que a enriquecemos esta com sementes de maior valor energético.

IMG_9938.JPG

Vários craques de grande nível já nasceram ás mãos destes columbofilos.

074 paulo e cesar.jpg

Paulo pode dar-nos alguns pormenores da vossa preparação semanal?

Não fazemos treinos em linha durante a semana, fazemos treinos bi-diários para ambos os sexos. Não utilizamos a balança, alimentamos os pombos até os 1ºs começarem a abandonar os comedores.

IMG_9940.JPG

Campeonato Pombo Ás Velocidade Distrital(Zona A)

7149298/17 POR 7642 Artur Manuel Madeira D Fonseca Alhandra 6419
7342170/17 POR 58767 Goncalo & Santiago Azambujense 6410
6473568/16 POR 40565 Os Ribeiros Povoense 6316

São columbofilos que primam por bons conjuntos nas chegadas, o que revela uma qualidade generalizada nos atletas, revela também um acompanhamento minucioso no maneio, mas também conseguem encontrar craques dentro de cada equipa. Não nos podemos esquecer uma vez em conversa com João Morais, e não mais nos esquecemos: “Nunca sabemos ao certo as condições exatas que os pombos vão encontrar no regresso a casa nas competições e por isso não podemos encestar todos com as mesmas características, muito menos todos preparados da mesma forma”… sabemos que o pombal de Camarate tem varias secções todas elas compostas com pombos sensivelmente de igual valor, mas cada grupo é preparado de forma diferente, para na hora das escolhas, poder fazer uma aposta variada que responda a todo o tipo de contrariedades meteorológicas e outras. É muito à frente?…

2170 paulo e cesar.jpg

Corredor frontal das secções de competição

IMG_9914.JPG

Quanto aos reprodutores como funcionam já que têm equipas diferentes e em pombais distintos?

Temos 2 equipas de reprodução, uma em Azambuja do Paulo, composta por 15 casais, para alimentar as nossas 2 equipas de competição e uma em Camarate do João Morais, composta por 30 casais, para alimentar também as nossas 2 equipas de competição e as equipas de Morais, Filhos & Valentim.

A vossa seleção é apenas feita no cesto?

Os borrachos mais fracos são eliminados antes de começar os voos de preparação para a campanha desportiva. Passam para a época seguinte cerca de 50 % dos pombos da época anterior.

IMG_9912.JPG

A preparação de cada época é sempre igual ou alteram a processo anualmente?

As rotinas são iguais de época para época, procedendo apenas a pequenos ajustes.

Qual a linha de pombos que mais se destaque nas várias equipas?

Temos pombos de várias linhas a obter bons resultados, tanto do quadro de reprodutores de Azambuja, como do de Camarate.

Secção I fêmeas de competição

IMG_9890.JPG

Caros leitores esta equipa tem dois lideres, o Paulo, que é actualmente o presidente do conselho desportivo da ACD Lisboa, um cargo de enorme responsabilidade e bastante trabalhoso. Todos sabemos que quando as coisas correm bem são “os maiores” ou os columbofilos nem se lembram que houve alguém que se levantou de madrugada e preparou uma solta durante quase uma semana…mas se corre menos bem…nossa senhora “cai o Carmo e a trindade” sabemos que é um fardo enorme este cargo… mas ainda assim o Paulo, encontra tempo para comandar as tropas na sua coletividade e cuidar dos pombos com um nível altíssimo. 

Secção I fêmeas de competição

IMG_9910.JPG

O outro Líder é o João Morais, actual presidente da A D Lisboa, o homem que logo que tomou o pulso à associação primorou por implementar transparência e uma nova dinâmica, em pouco tempo todos reconhecemos que tem feito um trabalho excelente e ainda assim encontra também tempo para comandar as varias equipas de competição. Como podemos ver bons lideres, empenho e trabalho dão neste primor de qualidade.

1035 paulo e cesar.jpg

Secção I Machos de competição

IMG_9916.JPG

O Pombal não fosse idealizado por gente top, teria de ser também diferente…o primeiro pombal que podemos observar, sem ser fechado na parte de traz… peço desculpa pela inconfidência… uma inovação quanto a mim. Quando perguntei o porquê desta particularidade… até podia ter feito uma graça e perguntado se o orçamento tinha terminado antes do pombal acabado… brincadeira à parte… foi propositado e respondeu me o Paulo:

IMG_9896.JPG

Na época anterior a equipa de fêmeas que tínhamos numa volier sem quaisquer protecções era o grupo mais saudável e que aparecia melhor em concursos… então porque não colocar todos nessas condições e ver o resultado… o resultado está à vista…

IMG_9937.JPG

Os jovens ainda em tenra idade começam a dar os primeiros passos a acompanhar os seus pais, e é assim que o vicio vai começando a ficam impregnado…força meninos.

IMG_9936.JPG

Aproveitamos que estamos a falar de homens que estão ligado à associação de Lisboa para relembrar aos nossos leitores que está a decorrer a 1º Competição de Alto mar realizada no continente, uma organização da ACD Lisboa. O fim de semana passado foi o primeiro treino a 20 km da Costa Portuguesa, já em alto mar, realizada a solta num barco fretado unicamente para o evento. O próximo fim de semana, dia 28 de Abril será o segundo treino a 50 km de distancia e  no fim de semana seguinte vai acontecer a prova final…serão 200km de mar… grande etapa. Boa sorte a todos os participantes.

IMG_9903.JPG

O primeiro treino foi um sucesso, vários distritos marcaram presença, a maioria dos pombos regressou em perfeitas condições o que deixou os columbofilos participantes bastante contentes e os que não participaram muito já ficaram com agua no bico…com vontade de ter inscrito…votos de continuação de sucessos… carregue no link abaixo para saber pormenores do evento: (a competição está aberta a todo o continente Português)

Clique aqui para saber mais…

1114 paulo e cesar.jpg

Entrega de Prémios Distritais 2018 – ACD Lisboa (Gonçalo & Santiago)

IMG_0538.JPG

A consagração das equipas Paulo, César & Morais, bem como a equipa Gonçalo & Santiago foi precisamente na entrega de prémios distritais. Artigo que pode encontrar também aqui no columbofilia Online.

IMG_0557.JPG

Muito havia por dizer… até porque muitos têm sido os sucessos alcançados por estes homens… deixamos desde já esta apresentação e sem duvida acompanharemos todo o percurso. Desejamos  a maior sorte do mundo já para esta época e que todos os objectivos sejam alcançados.

Sem nome

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: