Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

José Fortunato M. Nazareth – Melhor Pombo Velocidade Distrital Z Oeste – 2018

José Nazareth columbófilo natural do Redondo, a viver e concorrer em Évora, conta actualmente conta com 59 primaveras, iniciou a prática columbófila com 14 anos de idade. O ano de 2018 foi especial, sagrou se campeão no clube columbófilo de Évora e a nível distrital conseguiu o lugar mais alto na categoria de melhor Pombo Velocidade Zona oeste.

IMG_0225.JPG

Até ao momento em Évora já ganhou todos os campeonatos em disputa. A nível distrital, já foi campeão de Velocidade, Meio Fundo e Fundo na altura que o distrito não estava dividido em zonas.

A campeã Distrital Velocidade Z Oeste 2018

Resultado de um macho “Belguita cruzado a uma fêmea “Braspening” de João Paulo

6412435.jpg

Classificação geral de Pombos Velocidade Zona Oeste – 2018 – ACD Évora

6412435/16 POR 47138 Jose Fortunato M Nazareth C. C. de Evora 6623
6395179/16 POR 58867 Voadores do Moinho de Vento C. C. Padre Manuel Lima 6605
6412902/16 POR 47138 Jose Fortunato M Nazareth C. C. de Evora 6601
5331112/15 POR 57035 Quintas & Jordao C. C. Padre Manuel Lima 6406
6488614/16 POR 22923 Manuel Jose Martins Rodrigues C. C. de Evora 6327

Interior do Pombal de Reprodutores

IMG_0234.JPG

Os principais pombos ganhadores que passaram na sua casa foram os “janssens”. Actualmente a maioria dos seus reprodutores chegaram da casa do amigo Paixão de Évora. O nosso entrevistado fez um interregno na columbofilia, quando viajou para o estrangeiro em busca de melhores oportunidades, aquando do seu regresso, o amigo ofereceu-lhe alguns borrachos e o José em vez de voar com eles colocou os na reprodução, em bom tempo o fez… hoje muitos deles são pilares da equipa.

IMG_0235.JPG

Entretanto já entraram pombos da linha do Euro, Kannibal, Belguitas, Flor Engels… etc, mas nunca abandonou os Janssens. Em 2018, a fêmea que é anilha de ouro no distrito e que esta fotografada neste artigo é resultado de um macho “Belguita cruzado a uma fêmea “Braspening” de João Paulo. Essa reprodutora tem marcado estes últimos anos da sua columbofilia, com vários descendentes a ganhar primeiros lugares e anilhas. Outro pilar é um macho Flor Engels que lhe foi oferecido, pai de varias anilhas de ouro, quando cruzado aos famosos “Simonzinhos”. Outra linha que aprovou nesta casa foi a linha do “Rambo”, outro macho oferecido pelo Paixão de Évora.

Vista Geral do corredor frontal das secções quer de competição como de reprodução

IMG_0236.JPG

O dia a dia desta colónia na altura da competição passa por um sistema simples: Os pombos são soltos todos juntos, machos e fêmeas para os treinos diários, comem juntos e depois são separados. Uma vez por semana fazem treino de estrada soltando tudo junto e separando depois de entrarem no pombal e fazerem a primeira refeição. Voam sempre duas vezes por dia, desde que a meteorologia permita. Aposta quer nos machos como nas fêmeas.

Interior do Pombal das Fêmeas de competição

IMG_0239.JPG

Na altura da muda da pena, depois da criação de fim de campanha, passam o tempo praticamente todo, separados. Aproveita a postura dos voadores para si, normalmente daqui resultam inúmeros pombos de qualidade.

Tira anualmente 50 a 60 borrachos para juntar a cerca de 60 adultos, perfazendo uma ordem de quantidade de 120 pombos que compõem a equipa de voo.

Faz 3 vezes antibióticos por campanha, inicio, meio e fim e com este sistema simples tem conseguido amealhar inúmeros títulos de excelente nível.

Interior do Pombal dos machos de competição

IMG_0255.JPG

Desejamos a maior sorte do mundo a este nosso amigo, para que todos os seus objectivos sejam alcançados, a começar desde já nesta campanha de 2019.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: