Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Avelinos, Barroso & Camolas – Campeões Distritais ACD Lisboa, Meio Fundo-Zona C

Avelinos, Barroso & Camolas, uma equipa campeã do distrito de Lisboa, composta pelo João Avelino, o pai,  columbófilo com 62 anos, e José Avelino o filho, 37 anos de idade, depois entram os dois amigos quase em simultâneo para a equipa o Marco Barroso de 33 anos e o António, conhecido por: Camolas, que também já tinha tido pombos no passado, nomeadamente fez parte de uma sociedade na Granja que eram os “Leões”, já com muito bons resultados na altura, mesmo a nível distrital, depois teve outra sociedade que eram “As Presas”, a voar no Tojal e em Loures, chegaram a ser campeões em Via longa. Terminou a sociedade porque o pombal teve que sair. Como dirigente na Granja ainda relembra feitos levados a cabo pela equipa que integrava, chegou a estar ligar à ACD Lisboa.

Frente dos Pombais de chegadaIMG_0101.JPG

A historia desta equipa começa na altura que João Avelino tratava dos pombos do senhor Mendes Leal que era um homem do Porto, comprava muitos pombos na altura e tinha uma colónia muito superior aos seus vizinhos e adversários na zona do Algueirão. Esta geração de pombos cultivada durante muitos anos por este senhor, é a base da colónia actual. O José Avelino nasceu praticamente dentro deste ambiente, dizia-nos o Camolas, que o José nasceu debaixo do pombal. Entretanto este mesmo amigo, o Camolas, veio morar para o Algueirão, já tinha tido pombos, passou 10 anos sem pombos e certo e determinado dia viu um bando no ar, foi vendo o voo e aproximando-se do local onde esses pombos estavam a treinar. Apareceu junto aos Avelinos, esse dia marcou um encontro duradouro de amigos.

Classificação geral concorrentes Meio Fundo Zona C – Distrital

59024 Avelinos, Barroso & Camolas Algueirão 14513
55983 Araujos & Lino Malveira 14363
10156 Adriano Jose Silva Malveiro Algueirão 14294
30813 Luis Filipe Santos Reis Torres Vedras 14220
56935 Racoes Galrao S A Cadaval 14207

O Marco Barroso, amigo de infância do José, tinha tido pombos sozinho entre 2001 e 2006, na sua casa no Algueirão, entretanto por causa do trabalho em 2007 e por causa do facto de jogar futebol e não ter pouso certo, podia mudar de local de ano para ano, abandonou a pratica. Numa altura veio jogar para Sintra e antes de cada treino, fazia uma visita aos amigos, via algumas chegadas, começou a ajudar em algumas tarefas e quase sem dar por isso já fazia parte da equipa. As coisas foram crescendo, a amizade entre todos é o pilar desta sociedade.

IMG_0195

Noite de gala em Lisboa…reconhecimento da equipa 2018

Avelinos, Barroso & Camolas

IMG_0648.JPG

Mendes Leal era dono da casa onde estava o pombal, numa altura da sua vida que até ficou sem a visão, e necessitava de ajuda foi esta equipa de amigos que lhe valeu, passavam lá o dia juntos, treinando os pombos e cuidando de tudo. Entretanto só saíram desse pombal porque faleceu o seu amigo, e como proprietário havia que dar lugar aos herdeiros, na altura concorriam em nome de Mendes Leal & José Avelino, sensivelmente manteve se esta situação até 2015, apesar de já todos juntos em sociedade, o nome manteve-se até ao falecimento do sr Leal, sem qualquer alteração.

IMG_0198.JPG

Arranjaram então um espaço alugado, na mesma em Algueirão, onde edificaram o pombal. A experiência não foi a melhor, pouco tempo ai ficaram, voltaram a mudar de local. Desta vez desmontaram peça por peça do pombal e fizeram um investimento de uma vida columbófila, adquirindo um terreno, e ai se instalaram, deram a este local o nome de: “Quinta Mendes Leal”, em homenagem ao homem, amigo e columbófilo. Esperam obviamente ser a ultima paragem. Aqui têm investido algum dinheiro e muito tempo para tudo estar de acordo com as ideias que têm para uma boa pratica de columbofilia.

IMG_0190

Noite de gala em Lisboa…reconhecimento da equipa

Avelinos, Barroso & Camolas

IMG_0651.JPG

A base da colónia actual assenta precisamente nos pombos que vieram de Mendes leal. Esta Base é conhecido como “Os Rolinhas” que começa num casal de pombos correio do ano de 2002, a fêmea era uma rolinha, que veio do Porto, dos “Rocos”, que trouxe o sr. Mendes leal, ele era de Penafiel e ia muita vezes à sua terra, o macho era um pombos dos Avelinos de uns sangues muito antigos de Jaime Sestelo, Bento de Almeida. Deste casal nasceu uma geração de pombos muito interessantes, alguns fabulosos. No pombal de reprodutores no momento actual podemos encontrar cerca de 10 irmãos, ainda filhos desse casal, os últimos nasceram em 2012.

5034 avelinos, barroso e camolas.jpg

A titulo de exemplo há 3 anos ganharam a anilha de ouro e prata da Geral com dois irmão. Este ano uma das figuras que brilhou na exposição distrital, a melhor pomba de Fundo é já uma neta desse casal espectacular, filha de um borracho que esta equipa ofereceu para o leilão do Algueirão e comprado por um dos seus adversários, o sr. Leal do Cacem.

Classificação geral – Campeonato Geral 2018

Clube Columbófilo Algueirão e Mem Martins

1 59024 AVELINOS, BARROSO & CAMOLAS 3795
2 57784 MORENO, CUSTODIO & CARLITOS 3657
3 10156 ADRIANO JOSE SILVA MALVEIRO 3655
4 20787 ANTONIO OLIVEIRA LOURO 3487
5 40838 ANDRE MANUEL LOPES SILVA 3389

A determinada altura da nosso conversa pergunto à equipa que pombos têm sido dados a esta linha Base? O António quando vem para a sociedade faz algum investimento, para trazer alguma coisa nova à equipa, compra alguns pombos na CIC, e tiveram sorte com alguns deles: 2 “Van Loons”, a “Ardosia”, o “Romarinho”, a “Gaby” e o Ludo Classens, todos estes pombos passaram na Base e alguns aprovaram com muito êxito, nomeadamente os Van Loons, 2 irmãos de ninho, que acasalam com dois filhos da “Rolinha”. Fazem dois casais de eleição.

Vista Geral dos Pombais

IMG_0103.JPG

Recentemente, é dado um grande  salto qualitativo com a introdução dos pombos de Pedro Simão. Adquiriram dois machos que revolucionaram a colónia, não só a introdução destes pombos fez a revolução, o acompanhamento que o Pedro fez à colónia dos nossos entrevistados ajudou e muito. A família de Pedro Simão era muito próxima de Mendes leal e ficou uma ligação para a vida, ligação que se estendeu aos amigos também. A partir de uma visita que fizeram ao Pedro na sua casa, tudo mudou.

Classificação geral – Campeonato Velocidade 2018

Clube Columbófilo Algueirão e Mem Martins

1 59024 AVELINOS, BARROSO & CAMOLAS 1273
2 57784 MORENO, CUSTODIO & CARLITOS 1256
3 10156 ADRIANO JOSE SILVA MALVEIRO 1188
4 40838 ANDRE MANUEL LOPES SILVA 1153
5 20787 ANTONIO OLIVEIRA LOURO 1065

A ano de 2018, descendentes, dos dois machos do Pedro deram praticamente o titulo de Campeões, muitos deles entraram na decisão sendo os primeiros ou os segundo em várias concursos, por este facto a sociedade Avelinos, Barroso & Camolas dedica o Titulo de campeões gerais 2018 a Pedro Simão e à Dr. Sara que também contribuiu de forma activa para estes resultados.

Corredor frontal já no Interior do Pombal de machos

IMG_0162.JPG

Linha Pedro Simão

4562 camolas.jpg

Classificação geral – Campeonato Meio Fundo 2018

Clube Columbófilo Algueirão e Mem Martins

1 59024 AVELINOS, BARROSO & CAMOLAS 1283
2 10156 ADRIANO JOSE SILVA MALVEIRO 1239
3 57784 MORENO, CUSTODIO & CARLITOS 1220
4 20787 ANTONIO OLIVEIRA LOURO 1179
5 40838 ANDRE MANUEL LOPES SILVA 1019

Interior Pombal de Chegada

IMG_0173.JPG

Os dois machos que vieram do Porto, um deles entrou numa outra base que existe no pombal, uma fêmea Janssen, uma das melhores reprodutoras actualmente, foi uma voadora espectacular. Vamos contar a sua historia: num leilão do Algueirão, foi leiloado um borracho de um concorrente de nome “Helder”, ninguém estava a oferecer dinheiro pelo pombos e o José levanta o braço e acaba por ficar com ele, pagou 30 euros, nem viu o pombo, nem o que tinha comprado.

Pombal de Fêmeas

IMG_0178.JPG

Quando o foi buscar disse ao Hélder: este pombo esta muito grande para aduzir, não há problema disse lhe o Hélder, vais lá escolhes um borracho e trocas e assim foi, dai veio uma anilha de ouro, 10 vezes nos 10 primeiros, tiraram logo filhos dela que começaram a vir na hora da mãe e foi parada para a reprodução… actualmente é uma das bases, acasalam uma filha dela com um dos machos do Pedro, e fazem a diferença, o outro macho do Pedro esta com a base “Rolinhas” e este ano já estão a fazer a diferença também.

3450 camolas.jpg

Anualmente fazem apenas uma equipa, apesar dos pombais serem grandes e espaçosos, nunca estão cheios ou no seu limite, preferem seleccionar mais, e deixar mais território para cada elemento. Preferem ter poucos, mas terem pombos que possam e tenham a capacidade de entrar nas discussões, evitar maus pombos ou pombos que apenas jogam para a equipa. Cerca de 50 fêmeas e cerca de 40 machos, já com os borrachos. Depois têm mais uma secção com borrachos com os sexos misturados.

A nova geração…

IMG_0183.JPG

O melhor ano de todos, foi mesmo 2018 e a equipa era curta, alguns borrachos é que estavam a decidir. este ano a colónia esta mais comprida vamos ver o que acontece.

IMG_0185.JPG

3 pombos fizeram esta proeza e entraram varias vezes na decisão a “18”, o “34” e a “50”, 2 X 1º cada um deles e mais… muito mais. Nestes 3 pombos encontramos toda a base espelhada: Rolinhas, Janssen e Pedro Simão

3432 camolas.jpg

Os reprodutores são cerca de 25 machos e 25 Fêmeas, fazem então anualmente cerca de 25 casais. Encestam no Algueirão, e semanalmente enviam cerca de 60 pombos, 25 na equipa e 35 ao pombo ÀS (Velocidade e Meio Fundo). A selecção da caixa é a única que acreditam.

Pombal de reprodução

IMG_0189.JPG

Sala de troféus e Repasto

IMG_0116.JPG

Algumas das Faixas ganhas pela sociedade…

IMG_0114.JPG

Antes de terminarmos teremos mesmo de fazer algumas referencias, porque sem estas pessoas nada desta realidade teria sido possível, há que fazer referencia a quem merece, e os destaques vão para Pedro Simão e para a Dr.Sara, depois ao Pombalinho, Mário Gaspar do Algueirão que ajudou a encontrar o terreno para a instalação do pombal, tratou da parte logística para a mudança, foi uma mais valia e deu muita força para não abandonarem a pratica desportiva, a Carpintauto, onde trabalha o pai do Marco, que ajudou e muito, em termos de materiais, carrinha para transporte etc etc, foi sem duvida um preciosa contribuição e por fim Inês Ferraz da Costa da Logifarme. Para alem destes agradecimentos um carinho especial aos familiares e amigos que sem eles também não seria possível tamanha proeza.

Quanto ao columbofilia Online deseja as maiores felicidades a esta equipa e terminamos com uma frase que dissemos ao longo de toda a tarde durante a nossa visita a estes campeões. Este titulo de 2018 deve ser o inicio de um belo futuro, os elementos da equipa são pro activos e dinâmicos, as instalações estão bem pensadas e bem cuidadas, os reprodutores novos e percebe-se que a equipa de atletas está em ascensão…vimos um excelente futuro: parabéns.

Para ver o vídeo que fizemos de apreciação dos reprodutores desta colónia clique em baixo no link…

ver video

IMG_0109

 

 

 

2 Comments on Avelinos, Barroso & Camolas – Campeões Distritais ACD Lisboa, Meio Fundo-Zona C

  1. Bom dia!!!

    Me chamo Guilherme, Sou columbófilo socio na Sociedade TIETÊ aqui em São Paulo, Brasil
    Gostaria de manter contato com columbófilos Portugueses, pois sobre tudo gostaria de aprender um pouco mais, e no dia 27/06 Chego em Lisboa para conhecer Portugal e depois Espanha
    E se possível fosse, gostaria de visitar um pombal aí em Lisboa!
    E de ver a Solta de Barcelona que é dia 05/07 ( e ainda não sei o Local exato aonde será a Grande Solta.

    Meu Telemóvel e watsApp ( 55) 11 – 996910930

    Desde já meu Muito Obrigado

    Guilherme

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: