Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Destaques da ACD Setúbal em Viana do castelo – Exposição Nacional

Senhores e senhoras que acompanham periodicamente o Columbofilia online… hoje trazemos até si os destaques alcançados pelas gentes de Setúbal na 46ª Exposição nacional em Viana do Castelo que decorreu no pavilhão Multiusos no fim de semana entre 11 e 13 de Janeiro.

Vista do Palco onde aconteceram as consagrações

IMG_1345.JPG

Mário Vasco Barbosa- Presidente da direção, ACD Viana do Castelo

Foi este o homem que vimos a trabalhar incansavelmente hora após hora, dia após dia, numa organização assente essencialmente neste senhor.

IMG_1364.JPG

A Bandeira da ACD Setúbal no palco da 46ª Exposição nacional de Columbofilia

IMG_1355.JPG

Carlos Sousa Silva delegado de Setúbal e Manuela Machado, uma heroína Nacional

img_1366-e1548709813386.jpg

Vista Geral da exposição nacional no Pavilhão Multiusos em Viana do Castelo

IMG_1384.JPG

João Ventura, Juiz classificador de Setúbal a trabalhar durante a manhã de sábado na classificação dos Pombos

IMG_1392.JPG

António João Pereira Pialgata, foi o homem escolhido pela direção da ACD Setúbal para ser homenageado pela FPC durante a Exposição Nacional- Prémio Mérito e Carreira

Iniciou-se na columbofilia ainda muito jovem, com apenas 15 anos, decorria o ano de 1969.

Começou de imediato a frequentar a Sociedade Columbófila do Montijo e a ajudar no que fosse necessário, tendo sido logo chamado a desempenhar funções de ajudante do Conselho Técnico. Entre os 18 e os 21 anos, foi Secretário do Conselho Técnico até que aos 21 anos assumiu a sua presidência, cargo que desempenhou durante vários anos. Ainda na Sociedade Columbófila do Montijo desempenhos os cargos de Presidente da Direcção e da Assembleia Geral, sendo que nos últimos 10 é o Tesoureiro.

Teve um papel fundamental em conjunto com outros sócios da colectividade na construção da Sede Social bem como da Aldeia Columbófila que foram inauguradas em 2007.

Entre 1980 e 1990 foi Vice-presidente da direcção da Associação Columbófila do distrito de Setúbal tendo voltado a desempenhar o mesmo cargo de 1996 a 2005, nesta última fase teve uma colaboração muito importante na realização da Exposição Nacional realizada em 1998 no Distrito de Setúbal (Azeitão).

Foi apresentado por Helder Galveia, representando a ACD Setúbal

img_1454.jpg

No que diz respeito ao Palmarés desportivo realça-se:

– Vários 1ºs prémios na Sociedade Columbófila do Montijo e no Distrito de Setúbal

– 2 Vezes Campeão Geral da Sociedade Columbófila do Montijo

– Várias vezes Campeão nas diversas especialidades Velocidade, Meio Fundo e Fundo

– Diversas Anilhas de ouro, prata e bronze

– Muitas vezes classificado nos primeiros lugares dos diversos Campeonatos Distritais

Pelo muito que o António João Pialgata deu e ainda dá á Columbofilia é merecedor de Homenagem e de ser apontado como exemplo a todos.

IMG_1463.JPG

Seguidamente vamos dar inicio à apresentação dos columbofilos e pombos que se destacaram vindos do distrito de Setúbal.

Os Videiras, representaram Setúbal na categoria: Sport Absoluto com uma espectacular performance, alcançando um 1º Nacional e 22º nas Olimpíadas na Polónia 2019

miguel-sozinho.jpg

2135-Sport_-_D_-_Absoluta.jpg

A”Olímpica 33″ alcançou  a posição 22º entre a nata da columbofilia Mundial Polónia 2019

Nenhuma descrição de foto disponível.

 

Hélder Galveia, representou o distrito de Setúbal na categoria Sport Velocidade, com uma prestação interessante, nomeadamente com um 13º e um 15º Lugar, um dos dois columbofilos a nível nacional que obteve dois lugares nos 15 primeiros da Exposição Nacional.

IMG_1339.JPG

2132-Sport_-_A_-_Velocidade.jpg

piruca

No Meio Fundo a melhor classificação foi alcançada por Nuno Silva, 24º Lugar em Viana do Castelo e na categoria de Fundo por Luís Morgado com  um 18º Lugar. Parabéns também a eles.

Campeonato Nacional Fundo (Valência) 2018

img_1515.jpg

Classificação columbofilos (Setúbal) 2018

46290 Marco António Jesus Soares C.C. “Os Águias” 2549
45093 Valdemar & Pedro S.C. Palmela 2526
24528 Fernando Antonio Gomes Cacoete S.C. Pinhal Novo 2519
58111 Irmaos Paiva & Daniel U. C. Charneca da Caparica 2518
41443 Manuel Jorge & Joao Pedro S.C. Montijo 2515

Classificação Melhores Pombos (Setúbal) 2018

5405663/15 POR 46290 Marco Antonio Jesus Soares C.C. “Os Águias” 2000
6474516/16 POR 46290 Marco Antonio Jesus Soares C.C. “Os Águias” 1999
6273561/16 POR 56779 Sol Nascente / B S.C. Montijo 1998

Campeonato Nacional Velocidade 2018

img_1518.jpg

Classificação Columbófilos 2018

6547 Telmo Luis Dias Santos Pedro Lisboa Loures 1,066
53817 Catia Daniela Alves Oliveira Aveiro Santiago de Lobão 1,915
17665 Antonio Barros Machado Porto S.Martinho Campo 2,233
55096 Fonsecafuros Cap Agua Leiria Grp Columbofilo Bombarralense 2,439
52592 Sol Nascente Setúbal S.C. Montijo 2,506

Campeonato Nacional Pombo Ás – Velocidade 2018

img_1525.jpg

IMG_1662.JPG

João ventura um senhor da columbofilia de Setúbal, mas acima de tudo um homem de carisma nacional, foi chamado a pronunciar se sobre a Exposição nacional na qualidade de uma das figuras actualmente mais preponderante no quadro de juízes nacional. Não se alongou muito, mas falou bem. O columbofilia Online sabe que é um dos columbofilos que mais se tem mexido para o Standart actual em Portugal sofrer alterações. desejamos boa sorte e disponibilizamos  para ajudar no que nos for possível.

img_1676.jpg

Durante o serão e após ter sido servido o jantar na noite de gala, chegou o momento de passagem do testemunho de Viana do castelo para Aveiro, a 47ª Exposição nacional, vai ter lugar em Anadia, esse momento ficou registado e já o apresentamos em artigo anterior, mas para finalizar este serão animado registamos também um momento especial com esta foto de família, na qual temos representado os agradecimentos especiais por parte da organização da Exposição em Viana do Castelo e da própria Federação aos juízes classificadores que intervieram nas classificações dos pombos durante o certame.

img_1633.jpg

Chegámos ao final de mais um artigo, estamos cada vez mais a optar por não fazer textos longos e massudos, o objectivo é trazer a informação, divulgar a columbofilia e não aborrecer os leitores.

Há data destas palavras, já terminaram as olimpíadas da Polónia, a par decorreu mais um congresso FCI, na qual resultaram algumas boas e outras más noticias. Comecemos pelas boas: Reeleição do Dr. David barros Madeira para Vice Presidente do Comité Director da FCI e eleição do Dr. José Luís Jacinto para a comissão de auditoria, já as más noticias que nos deixam muito triste é o facto da Holanda ter sido mais votada para a organização das Olimpíadas de 2023, em detrimento de Portugal e da candidatura de Lisboa.

sem título-1

Para terminar, quando Mauro Aniceto o treinador e proprietário da “Portuguesa”, campeã Olimpica de Velocidade 2019, aproveito para contar uma historia, sobre esta pomba: certo dia falávamos com o Mauro e ele dizia nos, se a minha pomba fosse um macho era um CR7 e o autor disse-lhe essa pomba tem de se chamar Portuguesa… Portuguesa retorquiu o Mauro?… sim…essa pomba vai elevar o nome de Portugal… disse-lhe eu… estás a brincar comigo, respondeu o Mauro…tu vais ver rapaz com mais um ano em cima o que ela vai fazer e quando ela for lá fora ninguém fala de mais nada e o nome de Portugal vai estar sempre a ser falado…ele disse me tu és um sonhador…caros leitores…quantas milhares de vezes foi dito a palavra “Portuguesa” durante este últimos dias?? são coisas e historias que ficam na nossa vida e que um dia as contaremos a alguém… se alguém as quiser ouvir, bem mas estávamos a contar outra peça… quando o rapaz chegou ao aeroporto de Lisboa tinha à sua espera uma comitiva com familiares, amigos e os comparsas que concorrem com ele do elite club bem como a sua direção e restantes órgãos sociais…um bem aja para eles pela sua intenção e amizade…ficam a desejar outras partes…porque mais ninguém se lembrou… mas se fosse a canoagem…o ciclismo…o futebol… não se cabia na portela…mas isso trabalha se …não assobiem para o lado…alguém pensou nisso…em fazer uma romaria…fazer barulho à volta do assunto? alguém mais… por favor… se não formos nos a colocamos nos bicos de pés ninguém o faz por nós… depois queremos visibilidade…nós é que não aparecemos…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: