Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Destaques da ACD Évora na Exposição Nacional em Viana do Castelo 2019

Como um peixe for de água… não conhecíamos ninguém em Viana do Castelo… local onde decorreu a 46ª Exposição Nacional e Pré Olímpica de Columbofilia, mas como estamos verdadeiramente entrosados com a comunidade columbófila a ambientação foi rápida. O certame decorreu no pavilhão Multiusos no fim de semana de 11 a 13 de Janeiro de 2019. Durante os próximos dias trazemos até si várias noticias que reportarão a presença para além de Évora: Lisboa, Setúbal e Beja.

IMG_1370.JPG

Logo que entrámos fomos apresentados a Mário Vasco Ribeiro Barbosa, presidente da direção da ACD Viana Castelo e de imediato começámos a trabalhar. Foram 3 dias de azafama, e muito trabalho… muitos momentos para registar, sendo que o grande volume de trabalho é depois de todo o material recolhido, regressar à redacção e começar a montar os puzzles. Como já referenciámos, vamos começar por Évora e pelo relato dos columbofilos que integraram a selecção nacional oriundos desta zona do país, fazendo uma passagem pelas principais classificações nacionais na Exposição, campeonatos nacionais, bem como uma referencia ao columbófilo proposto pela ACD Évora para ser homenageado pela FPC durante a festa nacional da columbofilia e ainda teremos tempo para alguns comentários sobre o Standart em Portugal.

José Carlos Miguens

IMG_1332.JPG

José Carlos Miguens, uma figura sobejamente conhecida pela comunidade, em virtude dos seus resultados de grande nível como columbófilo bem como resultados dos seus pombos campeões. Em Viana do castelo continuo a senda de arrecadar títulos:

  • 1º Pombo Categoria C – Fundo, pomba que também obteve o 6º Lugar Olímpico na 36ª Olimpíadas em Poznan…este fim de semana que está a decorrer

2134-Sport_-_C_-_Fundo.jpg

6º Pomba Olímpica na Polónia 2019 na Categoria Fundo

500  iguens pronta.jpg

O palco da entrega de Prémios e da consagração dos campeões…

IMG_1661.JPG

Voadores Da quinta Mira, uma equipa de Monte Trigo, distrito de Évora

img_0389

Esta família tradicional alentejana cultiva uns pombos muito especiais. Já tivemos o privilegio de os visitar em várias ocasiões e não nos cansamos de o fazer. Gente simples, mas que faz muito boa companhia…verdadeiramente amigos do columbofilia Online. Alcançaram em Viana do castelo uma brilhante prestação:

  • 4º Lugar na categoria D – Absoluta com a sua craque”75″

A “75” já nesta campanha de 2018, foi vice Campeã nacional Absoluta.

2135-Sport_-_D_-_Absoluta.jpg

Não temos foto da pomba, mas deixamos em baixo uma foto de uma irmã, também ela campeã distrital, obteve o 1º Sport Absoluto, venceu anilhas de ouro em Fundo e foi campeã Nacional. Um geração de bons pombos que têm feito dos Voadores da Quinta Mira uma equipa de sucesso.

femea mira.jpg

NR Sad

nr-sad

A cereja no topo do bolo para a equipa NR Sad,  depois da excelente campanha de 2018,  foi alcançarem, mesmo estando no fim da linha como eles próprios costumam dizer,  em Viana do Castelo:

  • 9º Lugar na categoria H – Adultos

2138-Sport_-_H_-_Adultos.jpg

Fernando Fernandes

IMG_1576.JPG

Fernando Fernandes, arrecadou mais um titulo de campeão nacional para o distrito de Évora, nomeadamente na Classe olímpicos Machos.

  • 1º Categoria Olimpicos Machos

Uma equipa de competição sem nomes sonantes nos pedigrees, mas para os mais atentos são grandes  pedigrees visto a descendência dos actuais voadores, apresentarem excelentes resultados desportivos e é isso ao fim ao cabo que faz um bom pedigree, quando nele constam grandes pombos com grandes resultados e não nomes bonitos e vistosos. Diz me com quem andas e eu digo te quem és, diz me os pais, avós e bisavós de um pombo e eu digo te o que ele poderá ser.

2139-Standard_-_Olimpicos_Machos-1.jpg

Entrega do respectivo prémio…

IMG_1678.JPG

Asas de Estremoz ST

IMG_1645.JPG

Depois da brilhante prestação na exposição Distrital que decorreu em Monte Trigo, os Asas de Estremoz rumaram com os seus pombos a Viana do Castelo e ai mais uma vez conseguiram vários títulos e outras boas prestações. Este nome, para quem acompanha o Standart em Portugal é sobejamente conhecido.

Alcançaram neste 46ª Exposição de Columbofilia:

  • 1º e 2º Categoria Livre Machos

2141-Standard_-_Livres_Machos-1.jpg

Tentamos reunir o trio maravilha  das classificações, mas faltava sempre alguém…conseguimos tirar apenas à dupla.

IMG_1697.JPG

  • 1º Categoria Borrachos Machos

IMG_1646.JPG

2143-Standard_-_Borrachos_Machos(1)-1.jpg

 

Aproveito este espaço no qual estamos a  apresentar resultados da Classe Standart para tecer alguma considerações sobre a matéria. Para inicio de discurso, dizer que neste momento não temos em Portugal Conselho standart, com a nova lei de bases que entrou em vigor recentemente a nível geral e nacional, acarretou uma serie de alterações na columbofilia também. Este conselho ficou integrado no conselho de arbitragem…volto a frisar: Não temos conselho de Standart” e este assunto tem de ser resolvido rapidamente. 

Luís Pepe, uma figura incontornável no panorama Nacional. Actualmente o expoente Máximo do Standart em Portugal

IMG_1382.JPG

É uma matéria que nos começa a despertar atenção e alguma preocupação. Alguma atenção porque sabemos da qualidade dos nossos juízes, sabemos que são imprescindíveis para o bom funcionamento das exposições e sabemos também que necessitam com urgência de uma reformulação na sua organização, e quando dizemos organização, não questionamos os nomes, nem lideranças, apenas integração em definitivo na estrutura da Federação com um representante presente nas decisões. A federação solicitou que apresentassem um projecto de reorganização nacional, foi apresentado apenas um pequeno esboço, esse projecto tem de ser desenvolvido e apresentado, porque quem sabe das necessidades e dificuldades do convento são os que lá estão dentro, mas por outro lado deverá ser nomeado por parte da FPC um representante que promova o dialogo entre as partes e dinamize o processo.

Mais dois pesos pesados do panorama Nacional…

IMG_1394.JPG

É urgentíssimo iniciar o processo que falo… para depois podemos passar para a próxima etapa que é pensar os resultados obtidos nas ultimas olimpíadas na Polónia…alguma coisa temos que alterar…mas só podemos subir as paredes quando tivermos os alicerces consolidados.

IMG_1469.JPG

Francisco Ramalho à direita presidente da Direção da ACD Évora

img_1352

Todas as Associações representadas na 46ª Exposição nacional, desfilaram com as respectivas bandeiras

img_1357

Vista Panorâmica do Pavilhão Multiusos de Viana do Castelo

IMG_1385.JPG

Reinou o bom ambiente. Viana do castelo é lindíssima, as gentes locais são acolhedoras e afáveis, o espaço escolhido para a Exposição nacional era de um conforto extremo com a maioria das  condições reunidas para pombos, columbofilos, expositores, imprensa e publico em geral. Digo que reúne quase todas as condições, porque uma delas na opinião do autor não foi alcançada, e passo a explicar: os pombos Sport presentes em competição, muitos deles, passados umas horas ou alguns dias de saírem das gaiolas estarão a fazer outras competições, voado para casa de locais escolhidos pelas suas colectividades e associações, e queremos que estejam bem fisicamente e mentalmente… sendo possível e dou o exemplo da feira Ibérica que decorreu recentemente em Beja, na sua 1º edição os pombos estavam resguardados de toda a movimentação stressante de um palco, de uma festa. Podiam ser visitados confortavelmente, mas em local mais resguardado. Sabemos que nem sempre é possível encontrar espaços com essas condições, mas seria bastante melhor para eles… e ao fim ao cabo estamos cá por eles e para eles…e deverão estar sempre em primeiro lugar.

IMG_1402.JPG

Um dos momentos mais importantes do fim de semana foi ele, a entrega dos prémios mérito e Carreira, atribuídos pela FPC  como reconhecimento por uma vida de dedicação à columbofilia. Cada associação é anualmente convidada, e tem sido assim de algum tempo a esta parte, a escolherem uma personalidade que merece tal reconhecimento publico e nacional. A direção da ACD Évora elegeu Luís Pepe, por todo um percurso imaculado de columbófilo, dirigente, juiz classificador etc etc…um gigante da nossa columbofilia.

IMG_1423.JPG

Um gigante da nossa columbofilia. A maquina registou esse momento.

IMG_1425.JPG

Mais alguns prémios atribuídos a columbofilos do distrito de Évora

IMG_1490.JPG

IMG_1507.JPG

IMG_1517.JPG

Campeonato Nacional Columbófilo – Fundo

IMG_1522.JPG

23537 Jose Carlos Carrapico Miguens Évora S. C. R. Santa Isabel 2,137
7816 Jose Tomas Picarra Ameixa Beja Soc. Col. Asas de Beja 6,199
12958 David Barros Madeira Faro Sociedade Columbofila Louletana 6,494

Campeonato Nacional – Pombo Ás Absoluto

IMG_1534.JPG

5344500/15 23537 Jose Carlos Carrapico Miguens Évora S. C. R. Santa Isabel 5,087
4485475/14 58865 Voadores da Quinta Mira Évora C. C. Padre Manuel Lima 8,046
6174499/16 58242 Paulo & Marcelino & Alves & Louro Lisboa Camarate 11,743
5269174/15 58140 Odivelas Bras & Serafim Lisboa Ericeira 12,580
4100255/14 50725 Cesario & Abilio Pereira Porto Vilar Paraiso 12,672

Francisco Ramalho teceu algumas palavras sobre o certame e os resultados alcançados pelos columbofilos do distrito de Évora nos campeonatos nacionais, Exposição Nacional e valência nacional.

IMG_1539.JPG

Não vamos adiantar mais nada por hoje…apenas relembrar que durante os próximos dias colocaremos no ar, alguns artigos com mais excelentes prestações na Exposição Nacional em Viana do castelo. Para o ano para os que ainda não sabem…vamos até Anadia, deixamos só mais uma foto precisamente da passagem de testemunho para Aveiro, na pessoa no amigo Luís Silva, presidente da ACD Aveiro.

IMG_1608.JPG

destaque evora em viana do castelo.jpg

 

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: