Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Exposição Distrital Columbofilia – ACD Évora

Dias 21 e 22 de Dezembro de 2018 a Associação Columbófila do Distrito de Évora realizou a sua exposição distrital. O evento decorreu no Pavilhão Multiusos em Monte Trigo e teve a colaboração estreita da colectividade Padre Manuel Lima. Os pombos foram recebidos na sexta feira a partir das 20h30, foram classificados durante a manhã de sábado e entregues aos proprietários no final da noite de sábado.

IMG_0831 - Cópia.JPG

A abertura oficial da exposição aconteceu sensivelmente pelas 15h00. Começaram desde logo a circular os primeiros visitantes que se foram acumulando ao longo da tarde.

IMG_0837.JPG

A casa Galrão fez questão de estar presente, levando até ao Alentejo interior, rações, suplementos e acessórios.

IMG_0835.JPG

Uma casa com Historia… na columbofilia Portuguesa

IMG_0834.JPG

Equipa de juízes Classificadores… todos eles de Santarém

Sem duvida uma equipa rodada, experiente e que é sempre um prazer rever, e encontrar, trocar algumas ideias… e aprender com tanta experiência que este grupo transporta onde vai. Obrigado pela vossa simpatia com o columbofilia Online. É tempo de valorizarmos o esforço imenso que estes homens fazem desde há muitos anos a esta parte para que as exposições tenham sucesso.

juizes-evora-exposiçao-2018.jpg

Uma sala ampla que reúne todas as condições para a realização de uma Exposição Distrital

IMG_0861.JPG

Mesa de Troféus para os melhores da exposição 2018

img_0925.jpg

Sport Yearlings

1º Paulo & André

IMG_0868.JPG

Pódio Sport Yearlings

IMG_0934.JPG

Sport Velocidade

1º NR SAD

nr sad.jpg

Pódio Sport Velocidade

IMG_0929.JPG

Sport MeioFundo

1º Team Gold

IMG_0840.JPG

Pódio Sport Meio Fundo

IMG_0930.JPG

Sport Fundo

1º José Carlos Miguens

IMG_0845.JPG

Pódio Sport Fundo

IMG_0931.JPG

Sport Absoluto

1º Voadores Quinta Mira

IMG_0841.JPG

Pódio Sport Absoluto

IMG_0963.JPG

Sport Adultos

1º NR SAD

IMG_0867.JPG

A sala começa a compor-se… até porque durante a tarde decorreu um colóquio veterinário e os columbófilos do distrito de Évora deslocaram se por um lado para ver a Exposição, assistir ao colóquio e por outro à noite decorreu a gala de entrega de prémios dos campeonatos distritais… mas esse assunto será reportado de seguida… hoje ficamos pela exposição. Vamos começar a noticiar os campeões…

IMG_0871.JPG

Standart – Borrachos Fêmeas

1º João Tavares

IMG_0900.JPG

STANDARD-Borrachos Fêmeas-1.jpg

IMG_0936.JPG

Standart Borrachos Machos, Livres Fêmeas, Livres Machos

1º Asas Estremoz ST

IMG_0843.JPGSTANDARD-Borrachos Machos-1.jpg

STANDARD-Livre Fêmeas-1.jpg

STANDARD-Livre Machos-1.jpg

IMG_0935.JPG

Standart Olímpico Fêmeas

1º João Serra

IMG_0858.JPG

STANDARD-Olimpico Fêmeas-1.jpg

IMG_0941.JPG

Standart Olímpico machos

1º Fernando Fernandes

IMG_0860.JPG

STANDARD-Olimpico Machos-1.jpg

IMG_0942.JPG

Rui Fortunato, Médico Veterinário

O Dr Rui trazia a lição bem preparada, depois das apresentações iniciou uma palestra não muito longa que incidiu particularmente no maneio saudável da colónia, procedimentos correctos e incorrectos a ter com as equipas de competição. Até aqui tudo normal… a novidade foi a colocação durante o dia inteiro de uma caixa de perguntas surpresas que estava instalada junto dos pombos expostos e cada columbófilo… podia escrever num papel as perguntas que entendesse… colocava na caixa e aquando da chegada do médico, depois da sua intervenção programada responderia a todas e assim foi.

IMG_0850.JPG

Este foi o momento mais interactivo, por um lado todos já estavam ambientados e por outro os temas foram mais ao encontro das expectativas do publico… houve perguntas caricatas, falou se muito de antibióticos, vacinas homologadas e não homologadas, doenças em especial da salmonelose… enfim um momento bastante agradável.

IMG_0852.JPG

A direção da ACD Évora e a direção da Colectividade Padre Manuel Lima, estão de parabéns, trabalharam bastante, todos mostraram que estavam empenhados em fazer e fazer bem. O grupo que conduz os destinos por estas paragens respira trabalho…e quando assim é, as coisas acontecem. Estão rodeados de bons amigos, nomeadamente a Associação de Beja, bem como a de Setúbal estiveram muito bem representadas, e aproveitaram o momento para avançarem nas parcerias estratégicas que todos devemos ter para aproveitar os recursos mútuos e fazer este nosso desporto para alem de uma actividade familiar na casa de cada columbófilo…fazer também esta ponte entre os dirigentes nacionais. Quem semeia ventos …colhe tempestades…quem semeia o bem… viverá dentro dele… a politica tem de ser de agregação e não de oposição. Caros leitores parece uma conversa despropositada, mas não é, no nosso pais muitas vezes andamos a receber palmadinhas nas costas de incentivo e depois puxadas de tapete  de seguida… verdade ou mentira?… quando pessoas dessas estão à frente dos destinos da columbofilia seja em esfera for… apenas nos estão a atrasar na evolução… quando todos percebermos que temos de remar verdadeiramente para o mesmo lado…ai vamos evoluir…enquanto isso não for uma realidade só vejo um caminho… juntarmos  aos nossos vizinhos, estabelecer parcerias de mutua conveniência e trabalhar em equipa. Um bem aja para todos e bom ano de 2019.

clique aqui para ver as entrevistas

Francisco Ramalho, Luis Pepe, Quim Naito

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: