Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

António Jorge Paulino – Venda do Pinheiro ACD Lisboa… um jovem de 84 anos…

António Jorge Paulino, nasceu em 1935, tem ao dia de hoje 83 anos e 8 meses, natural da Venda do Pinheiro. Começou na columbofilia com 14 anos. Com essa idade já tinha os seus primeiros borrachos. Nessa altura foi trabalhar para a Malveira e foi ai que o bichinho dos pombos apareceu. Trabalhava num estabelecimento e acontecia em frente um mercado todas as  quintas feiras, estava sempre lá um senhor que era chamado de  “canas” e era conhecido por ter muitos pombos. Nas quintas feiras à tarde ia sempre ai ao largo à procura de sementes. Havia lá pombos extraordinários, com uma imponência de saltar à vista,  alguns deles eram correios. Certo dia o Paulino tomou coragem e pediu lhe dois pombos…olha rapazinho, respondeu o “Canas”:  “um dia vens ter comigo e escolhes…” Ficou entusiasmado e foi assim a sua primeira experiência ligada aos pombos. Trouxe os pombos, fez a primeira capoeira junto às galinhas da avó e ai ficaram a fazer criação, tirando alguns borrachitos. Andou assim algum tempo.

Frente dos Pombais de competição

IMG_7996

A sociedade columbófila da Venda do Pinheiro foi fundada em 1952 pela mão do Dr. Brandão de Vasconselos. António Paulino muito seu amigo entra na columbofilia através dele também. Este grande senhor, trouxe nessa altura o bichinho dos pombos a muita gente. O nosso entrevistado associou-se na sociedade e mantinha contacto próximo com o presidente e fundador, que inclusive o ajudou bastante na aquisição dos primeiros bons pombos que possuiu. Certo dia foram os dois a Lisboa e o Paulino foi apresentado a individualidades columbófilas tal como: José Maria da Silva, Fausto Viana, Ferreira da Silva, o homem das almofadinhas e da vitamina.

Já no interior dos pombais…

IMG_7981

Nesse dia todos estes senhores ofereceram alguns pombos ao moço que regressou a casa com uma satisfação imensa, na caixa levava um casal de cada columbófilo. Altura que justificou a construção de novas instalações. Estes pombos quando começaram a reproduzir, começaram a dar garantias de boas marcações, mas não parou por aqui, foi sempre procurando mesmo em tenra idade fazer mais e melhores aquisições, já nesta altura não introduzia pombos apenas por introduzir, procurou sempre o mesmo modelo físico que encaixasse na perfeição com os atletas que já possuía.

Voliére dos voadores

IMG_7982

Sempre que arranjava alguns dinheirinho lá ia o Paulino comprar um pombinho. Mas quando somos jovens queremos tudo e quem muito quer por vezes tudo perde. Para além da columbofilia sempre quis também em paralelo o ciclismo e o futebol e praticar as 3 modalidades estava a ficar incomportável, houve que fazer opções, mas a columbofilia manteve-se. Fez um pombal bem a serio e dedicou se finalmente mais a peito aos pombos.

5242201

De seguida foi ao Capitão Catarino, também dai trouxe pombos de muita qualidade, naquela altura o capitão estava a desfazer-se dos pombos devido a idade avançada, e o seu filho Luís Catarino não ligava muito aos pombos. Conversaram e chegaram a acordo com 6 borrachos. Foram realmente muito bons, trouxeram uma alma novo ao grupo que já possuía. Quando começou a reproduzir com eles, apercebeu-se que tinham continuidade, que seguiam com os bons genes para as gerações seguintes. Foram uma mais valia, que perdurou.

IMG_7991

Assim ficou alguns anos até que foi ao Gabriel das Neves, onde adquiriu os celebres “cobut”, muito bons, era só mandar com toda a confiança,  eles estavam sempre prontos a andar nos bandos da frente. Nesta altura lembra-nos António Paulino que a qualidade dos pombos, sobressaia mais, porque todos tratavam da mesma maneira, basicamente uma vitamina, comer e agua e os bons destacavam se, hoje em dia os esquemas, os métodos, as varias abordagens que temos no pombal, influenciam muito os resultados, claro que os bons pombos sobressaem tal como há 50 anos atrás, mas muitas variáveis têm de ser equacionadas actualmente.

IMG_7989

Assim se manteve com este pombos durante bastantes anos, com a introdução apenas de uma pomba excepcional, uma Gaby, que acabou por reproduzir pouco com ela. Quando quis recupera-la para a reprodução estava acabada, tinha sido uma voadora fora de serie, consecutivamente a ser a primeira do pombal e quase sempre a disputar os primeiros lugares. De meio fundo era formidável, mas apenas tirou 4 ou 5 filhos dela, ficou com 3 deles, dos quais ainda possui uma fêmea actualmente e por sinal outra excelente voadora e reprodutora.

IMG_7988

Em 2012  deu-se ao conhecimento a Pedro Simão e começou uma outra etapa columbófila na sua vida, isto já recentemente. Conheceu uma nova vertente da columbofilia, mais moderna, com pombos de ataque, modernos. Diz-nos que Pedro Simão é um columbófilo especial, pragmático, directo e muito acima do normal dos columbófilos. Adquiriu-lhe alguns pombos e realmente o salto qualitativo tem sido verdadeiramente substancial. Conseguiu resultados a um nível que ainda não tinha experienciado. Mantém essa relação próxima com o columbófilo.

5264042

Uma experiência muito positiva que aconteceu na sua vida e que diz que foi o melhor que lhe podia ter acontecido, foi o David, já seu funcionário no estabelecimento ter aceite entrar no pombal e assumir o maneio da colónia. Juntou esta mais valia à chegada dos pombos do Pedro e aos conhecimento mais actuais e o sucesso foi uma realidade. Fizeram a campanha juntos em 2015 e 2016, duas das melhores campanhas de sempre, a par com estas apenas a de 2017 que infelizmente já estava novamente sozinho com dificuldades de mobilidade, mas mesmo assim foi uma campanha espectacular.

Pombal de Machos

IMG_7987

Em 2017 tinha poucos pombos, tratava dos pombos de muletas e mesmo assim conseguiu fazer flores. Ganha o distrito de Valência del cid, com 1º e 5º com uma das melhores horas nacionais.

Uma das peças actuais…

IMG_8038

Paulino quando olha para traz e recorda memórias, conta-nos de historias arrebatadoras de nos perdermos no tempo, muitos bons momentos, alguma arrelias, mas muita experiência boa, muitos amigos, muitas tertúlias, experiências que o deixam emocionado e a nós também.

Mais uma pérola do Pombal

IMG_8034

Conta-nos que numa altura em que concorriam 38 concorrentes na Malveira e nomes grandes no panorama local, distrital e nacional, recorda um celebre fundo que encestou 10 pombos. Nestes ano ainda quase não havia comunicações, hoje em dia é que chega um pombo e já toda a gente sabe, mas naquela altura era diferente, o Paulino estava à espera dos pombos…entretanto eles foram chegando, já tinha 7 pombos marcados, no relógio de bater, pensou que já eram mais do que suficientes, a classificação já devia estar fechada e foi andando com o aparelho para a colectividade.

5264139

…mas  ainda não estava fechada a classificação… o que estava fechado era a sociedade… estranhou e foi andando em direção aos pombais de algumas figuras míticas da altura… e ia perguntando porque é que naquele dia ninguém abria a colectividade…mas também se foi apercebendo ao passar de pombal em pombal que ninguém ainda tinha pombo algum…voltou a correr para o seu pombal e ainda marcou mais 2 pombos…quase só ele preencheu o top 10…historias e marcações que ficam guardadas na memoria até um sempre.

Pombal de reprodução

IMG_7999

Este amigo na opinião do autor, é sem duvida uma figura mítica da columbofilia da zona oeste, de Lisboa e nacional… quase com 84 primaveras, continua a ser um rapaz bem disposto, amigo do amigo, apreciador de boa companhia e boa tertúlia.

IMG_8000

Foi recentemente homenageado pela direção da sua associação, ACD Lisboa pela actual presidente João Morais como figura ímpar da columbofilia…

…foi dirigente…muitos anos…deu muito de si às colectividades e aos columbofilos..

Interior do Pombal reprodução

IMG_8004

Faltam palavras para eternizarmos este senhor. Sinto-me agradecido por ter sido recebido por ele e ter estado à conversa de forma descontraída, mas interessante. Continua aguerrido, espontâneo e pronto para a luta…

Um destes vai para o Leilão: columbofilia Online… brevemente

IMG_8006

Desta vez e ao fim muitas campanhas a adiar…vai fazer a vontade à esposa que anda à espera que ele deixe de encestar pombos para poderem fazer umas férias e passear um pouco. Vão ficar alguns casais para matar o vício, enviar para alguns derbys e continuar a ver e visitar os amigos. Obrigado por tudo amigo Paulino.

IMG_7992

Campeonato Distrital Zona C – Meio Fundo

10156 Adriano Jose Silva Malveiro Algueirão 12702
58137 Pombal Azul Ericeira 12424
11364 António Jorge Paulino Malveira 12409
56935 Racoes Galrao S A Cadaval 12268
57784 Moreno, Custodio & Carlitos Algueirão 12221

Os Pombais mudaram pela 6º Vez…agora estão na quinta dos Lagos

IMG_8042

Sociedade Columbofilia da Venda do Pinheiro…

António Paulino sócio n.º 2

IMG_8045

Campeonato GeRal Elite Club – 2017

1 58137 POMBAL AZUL 9267
2 49292 MAURO RICARDO SANTA C ANICETO 9106
3 11364 ANTONIO JORGE PAULINO 8852
4 58138 OS ALTO DA PIRICA 8835
5 55983 ARAUJOS & LINO 8704

IMG_8044

Campeonato Elite Club – Meio Fundo 2017

(42 concoRRentes)

1 11364 ANTONIO JORGE PAULINO 3127
2 58137 POMBAL AZUL 3096
3 56935 RACOES GALRAO S A 3076
4 55983 ARAUJOS & LINO 2990
5 58138 OS ALTO DA PIRICA 2954

Chegámos ao fim de mais um capitulo…vamo-nos encontrando amigo Paulino…com todo o Respeito e amizade. Parabéns pela sua vida preenchida…pela dedicação e empenho… a columbofilia esta-lhe muito grata… que a vida continue a sorrir-lhe e os resultados agora nos derbys também…até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: