Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Marco Soares – 1º Distrital Valência 2018 – ACD Setúbal

Marco António Jesus Soares, rapaz novo com 31 anos, residente em Porto Brandão. Concorrente no C.C. Os Águias de Almada, ACD Setúbal. Começou a concorrer em 2004 e este ano foi o grande Campeão do Valência Nacional no seu distrito.

IMG_6442

O primeiro pombal foi na sua residência e em 2013 passou para o pombal actual, situado junto ao rio Tejo, bem junto ao Porto onde atracam os barcos vindos de Lisboa. A historia dos pombos na família, já vem de traz , o seu pai Ângelo Carvão e o seu tio Pedro Carvão são columbofilos, concorrentes na Trafaria.  e já o seu avô, pai do seu pai também já tinha pombos.

1º Distrital de Valência 2018

5405663

Curiosamente o seu gosto pelo pombo correio não vem desta parte da família, o outro seu avô, pai da sua mãe, arranjou-lhe em miúdo dois borrachos para ele criar à mão, e a partir dai foi sempre criando pombos, como não trabalhava, e andava ainda na escola, não havia verba para poder concorrer e inscrever os pombos num clube. A ração ia sendo paga pelo este seu avô materno.

Pombal de chegada e de Machos

IMG_6443

Quando começou a trabalhar com o pai e com o tio na apanha da ameijoa, o dinheiro começou a entrar e dai em diante, pensou em tirar 25 borrachos, e assim aconteceu o arranque. Enviava 5 pombos a cada concurso e de ano para ano as coisas foram evoluindo.

Pai da Campeã Distrital Valência 2018 na ACD Setúbal

9007104

A pomba que nos fez viajar até Porto Brandão, foi a campeã Distrital do concurso nacional de Valência neste ano de 2018, uma fêmea que tem na sua genética por parte da mãe, uns pombos “Ardosias”, que foram oferecidos ao seu tio, vindos de Santarém, enquanto o pai ainda tem a linha antiga dos “Imbrech”.

Pombal de Fêmeas

IMG_6445

Os filhos da fêmea a “704” já começavam a dar sinais de terem qualidade para voarem os concursos de Fundo, e com macho do casal acontecia o mesmo, já tinha reproduzido com qualidade para a longa distância, vai dai o Marco resolveu acasalar os dois entre si… e aconteceu… esta filha que ganhou o distrito de Valência, classificou-se em todos os fundos que foi enviada, mais do que uma vez a primeira a chegar a casa… não foi por acaso este resultado.

Mãe da Campeã Distrital de Valência na ACD Setúbal 2018

137704

O dia que se realizou este fundo nacional, vai ficar marcado na memoria do Marco Soares para toda a sua vida, faz primeiro distrital em Setúbal… mas não fica por aqui…conta-nos que ainda não se ouvia falar de haver pombos em lado nenhum, e ouviu os batentes da entrada…pensou: “Não pode ser…será…?”

Secção de chegada

IMG_6447

Subiu as escadas a correr e era mesmo… tinha acabado de entrar um pombo de Valência…pega no telefone e enquanto dá a boa nova à sua companhia de espera de concurso… aponta outro pombo por cima dos pinheiros e era mesmo… o segundo pombo de Valência, espaço apenas alguns segundos.

IMG_6449

Faz nesse dia 1º e 2º distrital…isto é inesquecível…

A segunda pomba é a que está fotografada em baixo e a sua linhagem, vem do “Verona” do João Monteiro com os “Simonzinhos” do Trindade. A Campanha passada, esta atleta teve alguns percalços no inicio, chegou a estar parada, mas ao meio da campanha entra novamente na equipa e dai até ao final foi sempre a marcar… ainda foi a tempo de ganhar a anilha de prata de borrachos.

2º Distrital Valência 2018

6474516

CO – Marco o que está a sentir neste momento?

MS – “Estou a viver um sonho, tem estado a ser um espectáculo…fazer 1º é muito bom, agora fazer 1º e 2º e ainda por cima, distrital…é um espectáculo. Neste concurso estava em disputa o campeonato de Fundo nos “Águias” fui  para o último com 2 pontos na frente e com este resultado fui campeão dessa especialidade”.

Frente dos Pombais

IMG_6450

Os dias nunca são iguais…os artigos e reportagens também não… esta matéria devia ter sido publicada já faz algum tempo… tudo estava pronto, fotos preparadas, textos realizados, pombos prontos e eis que surgiu o imprevisto e o produto final desapareceu entre gravações e a publicação… todo o trabalho foi em vão… mas não desistimos de fazer referência a este jovem simpático, simples, amigo e bem disposto que merece todo o destaque possível, por forma a nunca perder o entusiasmo… colocamos novamente a máquina ao ombro e voltamos a fazer tudo de novo…desta vez não falha…e aqui esta o artigo de Marco Soares… o campeão de Valência em Setúbal 2018. Parabéns… boa continuação, e até breve…

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: