Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Tertúlia Columbófila ao mais alto Nível…Conhecem José Peseiro?…e João Morais?…claro que sim…

Caros amigos leitores assíduos deste nosso espaço criado a pensar em todos e  que é para todos. Esta noticia não está balizada a um único distrito, e já explicamos porquê. O amigo Vítor Lucas, presidente da colectividade de Muge, convidou o ilustre José Peseiro, actual treinador do Sporting, sabendo de antemão da sua grande paixão pelo pombo correio e pela columbofilia, para ele dar uma palestra sobre o treino de alto rendimento, convidou também João Morais actual presidente da ACD Lisboa, convite feito na sua qualidade de  columbófilo de top e não como dirigente e para finalizar Hélder Galveia, presidente da Assembleia Geral da ACD Setúbal, na qualidade de moderador do colóquio. Aqui fica já explicado porque esta noticia é transversal e não em especifico sobre este ou aquele distrito… temos intervenientes de várias localizações.

20953133_1931959053684041_8349400311640617573_n

Equipa Sobrinca, é a colónia de José Peseiro de 58 anos, Carlos Peseiro de 54, José Manuel 56, e seu filho Francisco, jovem moço de 18 anos. Uma equipa vencedora, embora jovem que concorre em Coruche. Uma paixão exacerbada pelo Pombo… na qualidade de treinador desportivo foi convidado para nos falar um pouco da sua forma de estar na columbofilia e transpor um pouco a sua experiência do treino de homens com o treino do Pombo, ao fim ao cabo todos são atletas, treinam, competem, descansam, alimentam-se. Tudo igual ou semelhante, independentemente do tipo de atletas.

João Morais, podemos dizer que é um jovem de idade, sendo veterano na columbofilia, pois desde sempre esteve ligado aos pombos através de seu pai e hoje em dia a solo continua o seu percurso. Fez a sua primeira dissertação publica em Setúbal, aquando da Exposição distrital já em ano atrasado, dai e depois de uma palestra espectacular, foi convidado para ir a Beja e depois, não parou mais. Quem realiza este tipo de eventos tem sempre este nome na calha, traz-nos uma abordagem moderna da columbofilia e por sinal ganhadora, já que os seus resultados falam por si.

26991780_1693664220716281_3889433656397849781_n

Hélder Galveia, columbófilo, jornalista Columbófilo e Professor de profissão base, praticamente não interveio, foi convidado para moderar o evento, mas o publico mais do que habituado a estas lides por estas paragens esteve muito bem, os intervenientes, expuseram de forma contundente e clara as suas apresentações e ao fim ao cabo foi apenas necessário abrir a hostes e fecha-las, o resto correu por si só.

Vítor Lucas o grande dinamizador das Tertúlias – Muge

vitor Lucas

Depois de dois dias de trabalho intenso de meia dúzia de sócios carolas, sentimo-nos reconfortados pela satisfação daqueles que nos visitaram em mais uma tertúlia columbófila.
No almoço tivemos lotação esgotada, 42 comensais, e na palestra cerca de 60 participantes.
Ao painel, José Peseiro, João Morais, e Helder Galveia, o nosso agradecimento pelas vossas enriquecedoras participações. De facto houve abordagens novas e com ferramentas também novas, no rendimento dos pombos correios. Há que evoluir para acompanhar os tempos.
A todos os que nos visitaram o nosso agradecimento e formulamos votos de que tenham gostado. Contamos convosco.
Registamos com agrado a presença do Presidente da Câmara, Helder Manuel Esménio, e do Presidente da Junta e Tesoureiro, o que para nós é motivo de orgulho e de confiança na nossa colectividade.

27024087_1693166704099366_2166482466302543875_o

As tertúlias organizados pelo amigo Vítor Lucas, normalmente começam com um repasto, organizado e confeccionado pelos sócios da colectividade. Depois da rapaziada ter comido, bebido, um doce para adoçar a boca e um café , começam então os trabalhos. Já contam quase com uma dezena de tertúlias, sempre com temas e intervenientes que acrescentam sempre algo de novo à perspectiva dos participantes. Quando há dinamismo, as coisas acontecem. Como diz o amigo Pedro Simão, crise…qual crise…a crise está dentro de nós ou não existe. Quando as dificuldades aparecem…e elas aparecem…a maneira como lidamos com elas é que representa quem somos. Na realidade o presidente Vítor Lucas… foi e é uma lufada de ar fresco.

 

27072697_10211170561925494_8762114709120570984_n

Quanto às palestras, não nos iremos alongar muito sobre elas, até porque os columbofilos sempre que possível devem estar presentes neste tipo de eventos para tentarem captar alguma informação que lhes seja útil, mas diremos algumas palavras. José Peseiro brilhou, só pela sua simples presença já os espectadores estavam satisfeitos, iniciou com algumas palavras contando como é realizado o trabalho no desporto, que é sempre multi-facetado e de equipa, é necessário haver uma pessoa que coordene os trabalhos e que será a cabeça, mas cada elemento de cada equipa de trabalho deve estar no local para o qual tem mais apetência e desenvolve melhor as suas capacidades, frisou várias vezes que não percebe muito de columbofilia e esta a aprender diariamente e por canalizou muito o seu discurso para o futebol. Sem querer deu nos uma aula de columbofilia, pensando que estava a falar de futebol, e porquê?… Concordo com ele que estamos a aprender todos os dias…mas que não percebe nada de columbofilia??…não é bem assim…foi um bom professor…

almoço peseiro 2

Falou na importância do treino e da alimentação cuidada e sempre a ir ao encontro do esforço despendido, ou seja, trabalhar mais, comer melhor, seguido de respectivo descanso, neste caso um descanso activo, por forma à saída do acido láctico mais rapidamente. Começasse a abandonar as praticas de descanso efectivamente parado. Depois o tempo de descanso deverá ser proporcional ao trabalho despendido. Na fase seguinte iniciamos nova preparação para a competição seguinte de forma direcciona ao que vamos encontrar, ou pelo menos de encontro ao que esperamos encontrar. Caros leitores…estamos a falar de Futebol ou Columbofilia?…eu diria que estaremos a falar de Columbofilia e Futebol. Obrigado ao amigo Peseiro… a quem desejamos toda a sorte do Mundo como treinador do Sporting, desta forma não foi para o estrangeiro e pode estar mais perto dos seus pombos e mais perto de nós, e já agora quando estiver na televisão e havendo possibilidade… uma referência à sua paixão pela columbofilia… nós ficamos todos contentes.

almoço peseiro 3

João Morais, trouxe mais uma vez uma abordagem da columbofilia moderna e inovadora. Procura constantemente na sua colónia os pombos lideres e para isso desenvolveu um método de trabalho com treinos em linha e um processo de registo de resultados que leva a que em poucas semanas consiga avaliar dentro de um lote grande de pombos quais os seguidores e quais aqueles que nasceram e estão aptos a liderar os bandos. Depois dentro desta perspectiva, divide a sua equipa em vários sectores, todos eles teoricamente com a mesma qualidade ou semelhante, nunca coloca todos os bons pombos na mesma secção, portanto divide as armas pelas varias frentes e depois cada frente é preparada de forma distinta das demais. Semanalmente a meteorologia altera sem pedir permissão, a forma dos pombos também é variável e assim cada secção é sujeita a uma alimentação e preparação especifica e diferente das outras, no fim de semana , aqui no nosso país basta ter 2 pombos para pontuar para o columbófilo, então basta das varias secções aparecer 2 pombos, ora 1 de uma 1 de outra, ora os dois da mesma. Muito fica por dizer de ambas as intervenções. Para a próximo vamos todos a Muge para não perdermos pitada.

almoço peseiro 4

Que belo petisco, muitas caras conhecidas, tal como se comentava na sala, muitos campeões ali estavam.. não é por acaso que são campeões… esses indivíduos não perdem uma oportunidade para aprender, partilhar, ouvir…ao invés muitos dos outros columbofilos, discutem coordenadas.

almoço peseiro

Mais um dia chegou ao fim. Parabéns à organização, parabéns a todos os intervenientes e continuem com esta mística e perseverança… é muito positivo para as gentes columbófilas. Já escrevi estas palavras um vez… mas vou repetir…. “certo dia perguntaram me porque ajudava eu columbofilos da minha colectividade… é fácil meus amigos, uma colectividade fraca… tem um campeão fraco… ou pelo menos será visto assim… se o nosso clube for forte então teremos competição a serio…teremos resultados ao nível de zonas e distrito… se o clube não tiver competição…dificilmente ganharemos para além da nossa própria rua.

Um abraço para todos e não se esqueçam dos vossos pombos… não pode ser só na altura da campanha… não facilitem em demasia…

1 Comment on Tertúlia Columbófila ao mais alto Nível…Conhecem José Peseiro?…e João Morais?…claro que sim…

  1. Infelizmente para mim, nunca tive a oportunidade de estar presente, mas em breve, este evento passará a constar na minha agenda!
    Pela fina escrita e discrição de quem sabe da poda o relato agora apresentado é bem explicito da boa camaradagem, saber estar, participativo, tanto na quantidade como na qualidade.
    A todos uma boa muda porque a proxima campanhã já comecçou!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: