Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia (Individual e por Países)

Na competição disputada entre 20 países, a selecção nacional dominou por completo as principais categorias. Depois de numa primeira fase a preparação da selecção Portuguesa não ter corrido da melhor forma, eis que os atletas rumaram a Taiwan e ai deram espectáculo. Pombos dos distritos de  Lisboa, Évora e Setúbal brilharam nos céus da grande potencia actual na columbofilia que é a China. Na corrida final os pombos foram soltos de Taoyuan City para Pingtung, em Taiwan. Nestas linhas que se seguem podemos acompanhar fotos do evento, dos pombais, dos vencedores e as primeiras reacções ao momento  espectacular que a columbofilia Portuguesa está a viver. O Professor Marcelo Rebelo de Sousa, presidente da republica tem de ser informado… diz se nos bastidores que já está em andamento…

29550701_967326390108831_279569811_n

Na prova individual, o pombo pertencente à equipa Sporting Pigeons Team, da Associação Columbófila de Lisboa, arrecadou o primeiro lugar. Destaque ainda para o quarto posto da Queijaria Cachopas e a quinta posição das Asas de S.Julião, ambas do distrito de Évora.

Na prova por países, Portugal também se sagrou campeão do mundo.

Sporting Pigeons Team – Pombo Campeão do Mundo

Uma equipa formada por Santa Barbara Pigeons ( João André, José António Antunes e Afonso André) com Pedro Porto, uma parceria do distrito de Lisboa.

Fomos ao encontro de João André com o intuito de perceber um pouco como estavam a gerir todas estas emoções e pedir uma primeira reacção ao enorme feito alcançado por um pombo : Sporting Pigeons Team.

SPT – Um momento inesquecível de alegria, estamos a concretizar um sonho. Alcançar algo marcante para a columbofilia Nacional, além fronteiras, é especial. Este feito é o resultado de um trabalho longo e de base, com alguma sorte à mistura, mas a sorte procura-se. Temos feito uma aposta forte nas competições internacionais e foi mais um de muitos objectivos que temos estabelecidos que foi alcançado. Este resultado vem na sequência de outras boas prestações já obtidas a nível internacional, mas este é sem duvida e incondicionalmente o mais importante para nós.

sporting pigeons team

CO – Como se sente a equipa neste momento?

SPT_ Este feito deixa me triplamente feliz, porque para além de termos ganho o 1º lugar, conciliamos esse resultado com as prestações dos outros Portugueses que integraram a selecção nacional e no final das contas, alcançamos o 1º lugar individual, o 1º lugar no pombo Ás e o 1º Lugar por países. Este momento será “quiça” único na historia dos campeonatos do Mundo de columbofilia até aos dias de hoje… é algo memorável.

O columbofilia Online encontrou um homem emocionado e com os sentimentos à flor da pele.

SPT – Os momentos inesquecíveis vividos nas últimas horas, têm sido bastante emotivos, porque não me recordo de tamanho reconhecimento que tem chegado de todos os quadrantes, pelo feito alcançado por todos os elementos da nossa selecção. Aproveito a ocasião para agradecer às centenas de pessoas que, das mais variadas formas têm feito chegar o seu apreço por este momento lindo da nossa columbofilia.

rcinm58c

7118548\17 Podemos observar na foto da asa do Campeão do Mundo, assinada cada vez que saiu do pombal para competir. Não se brinca em serviço com os chineses.

Este pombo tem origens Gaby Vandenabeele, um consagrado columbófilo Belga e Marcel Aelbrecht, fundamentalmente. Um casal recente. São pombos de 2016 e neste momento a sua descendência está a ser testada em várias competições, e como podemos observar, já com excelentes indicações.

Joaquim Cachopas, senhor de 60 anos, 42 dos quais columbófilo e Jorge Madeira, de 34 anos são os nomes que compõem a equipa:

Cachopas & Madeira

cachopas e Madeira

Os Pais do Borracho que fez 4º Mundial

Esta linha, vem de uma família extraordinária, os “Messias”. A mãe é precisamente uma consanguínea desses pombos. O Pai vem de um macho que foi um craque do Cachopas ainda no pombal antigo, esse macho deu um filho que acabou por partir a asa e ficar na reprodução, que por sua vez foi pai deste “Matizado”. Este para alem de ser pai da “86” uma craque Nacional,  é também pai do pombo que venceu o treino na Bélgica no campeonato do Mundo de 2016.

Contactamos a dupla que reagiu desta forma:

É enorme o regozijo de presenciar novamente à elevação da columbofilia portuguesa em geral e em particular da columbofilia Eborense pelas asas de um pombo da equipa “Queijaria Cachopas” no que à columbofilia diz respeito por esse mundo fora.”

Cachopas & Madeira

Asas de São Julião alcançam um brilhante 5º lugar Individual no campeonato do Mundo, esta equipa é composta por João Rocha e Rui Fialho

Em primeiro lugar estamos muito contentes com a prestação do nosso pombo, não estávamos a espera deste resultado, mas estamos muito felizes não só a nível individual como no colectivo, Portugal demonstra ter pombos de alto nível. Parabéns aos colegas da selecção que participaram, e agradecer também a federação por ter dado esta oportunidade de representar a selecção….
CO – Quais as origens deste pombo?
ASJ – Este pombo tem como linhagem da parte da mãe janssen com figo da linha Germano e Ribeiros (Algarve), uma linha que já cultivamos a alguns anos na nossa reprodução. O pai foi adquirido como oferta,  por um amigo, num leilão da colectividade. um pombo que pertence ao columbófilo Sísí Luisa Carrasco da linhagem asas do Enxoé (Vale Vargo) 

29745223_2193007064060367_1810535950_n

Jorge Silva,  José Ribeiro do Fundo , José Almeida e Pedro Almeida são os elementos que compõe a equipa Sol Nascente, que alcançaram  com dois pombos enviados ao campeonato do mundo: 15º e 27º Parabéns

CO – Uma primeira reacção a este resultado?
SNÉ uma enorme satisfação e esperança que estes resultados da equipa portuguesa sejam o princípio do reconhecimento do pombo português além fronteiras.
Os pombos são resultado de linhas que já venho cultivando a alguns anos, um é gaby x figo e o outro é gaby x vanloon,  um deles é irmão da fêmea que ganhou o 2 Nacional de valência 2017.
Pedro Almeida

IMG_5088

Um enovação que esta competição contou foi o facto de 10 Pombos equipados com GPS para seguir o bando: percurso e velocidade, Extraordinário. O primeiro pombo chegou só 3 minutos antes da hora de chegada estimada e o primeiro pombo com GPS chegou 6 minutos depois do primeiro.

7fl9kfo4

Os pombos com Gps não participam na classificação. O gps pesa 10g.

9hv0qi8k

Os pombos acompanhados de GPS são soltos primeiro que os restantes, não conseguimos apurar se na final foi assim também, com o intuito de verificar condições de orientação, foram utilizados como ferramenta de controlo de condições, mas também de previsões de horas de chegada. Durante os treinos para quem acompanhou o site do evento, pudemos ver os vários percursos que os pombos tomaram para descobrirem a sua casa  e nem todos foram pelo mesmo caminho.

Vista Geral dos Pombais

Foto do momento da chegada dos primeiros pombos na final

bs0sd2ql

Esta competição não fica encerrada por aqui, os proprietários dos pombos que participaram nestes campeonatos se accionarem e pagarem o respectivo montante que está estipulado no regulamento, ainda vão fazer mais uma competição: de ilha para ilha, num total de 430 km. Alguns dos pombos Portugueses vão estar nessa prova também, já conseguimos apurar essa informação. Boa sorte para todos.

fjvcm42g

O momento da consagração Portuguesa com o Dr. David Barros Madeira em representação de uma nação.

txdq81mv

O Momento alegre da entrega dos troféusp5jhicfe

O Columbofilia Online agradece efusivamente pelo envio de algumas das fotos pelo nosso amigo Dr. David Barros Madeira, que fez duas viagens de 26 horas cada uma, para poder representar Portugal ao mais alto nível em Taiwan nos campeonatos do Mundo, este artigo está completo devido à sua simpatia.

Portugal em grande neste campeonatos do Mundo. Já na 1º corrida dos qualifying, tivemos um pombo que fez 6º lugar, na 2º corrida que foram as meias Finais alcançámos um 1º lugar e agora na Final, o cabaz de cerejas em cima do bolo: 1º, 4º, 5º 15º,23º Individual, 1º no Pombo Ás, e primeiro por Países. Parabéns Portugal.

 

 

 

5 Comments on Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia (Individual e por Países)

  1. parabéns a todos os participantes.

    Gostar

  2. Bom dia qual e O motivo de nao estar nada mencionado sobre O vencedor da semifinal e de Pombos as !!!! paulo Jorge moreira martins ,tambem nao foi mencionado Pombos de aveiro ???acho que Uma reportagem incompleta nao tem sentido visto que foi Uma equipa nacional enviada para taiwan e nao china.

    Gostar

  3. Boa tarde Sérgio, o columbofilia Online não está a noticiar a seleção Portuguesa, isso compete à Federação, ou outros meios de comunicação social. Neste momento estamos a noticiar os pombos e columbofilos dos distritos que são nossos parceiros, é para com eles que temos responsabilidades. Se Portugal quer o Columbofilia Online Nacional, pois estamos abertos e com vontade que seja uma realidade, o que não pode acontecer é alguns ombrearem com as custas e aparecerem todos, pedimos desculpas aos prejudicados, mas não está nas nossas mãos.

    Gostar

  4. Quando se coloca uma chamada edição electronica de informação columbofilia é obvio que não podemos partir o pais ao meio. Devem reflectir e melhorar a informação. Deverá contemplar norte e sul ou então chamem.lhe columbofilia do Sul. foi só um reparo……

    Gostar

  5. Parabéns Helder pelo excelente trabalho que tens realizado ao longo do tempo. E como é timbre nosso criticar é fácil mas fazerem algo nem pensar. Eu sei que adorarias fazer reportagens pelo Pais fora mas o quanto isso seria dispendioso em termos de tempo e monetário e que saiba não tens patrocinadores. Li alguns comentários que o melhor que faziam era estarem calados. Força que estás no bom caminho. Abraço

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: