Novos Corpos Sociais – ACD Évora
Senhores e senhoras, temos o enorme prazer de fazer este artigo e anunciar ao mundo os novos elementos que compõem os órgãos sociais da ACD Évora. Numa altura que o País columbófilo pergunta onde estão os jovens e o que será da columbofilia quando a geração que comanda o barco perder as faculdades, quem os substituirá? é uma pergunta legitima… e no caso de Évora a resposta está presente neste conjunto de pessoas que se uniu e preparou para assumir as responsabilidades de conduzir uma associação distrital, rapaziada nova, que ao saberem que os elementos que estavam ao leme iriam seguir a sua vida junto dos pombos mas que sentiam que já chegava e que já tinham feito os sacrifícios suficientes pela Associação, uma equipa nova aparece e rapidamente começam as reuniões e o puzzle montou-se quase da noite para o dia e começaram imediatamente a trabalhar. O columbofilia Online fez uma reunião rápida na localidade de Terena que o autor visitou pela primeira vez, com o novo presidente da Direção Francisco Ramalho e a partir deste encontro resolvemos apresentar todos os elementos que compõem a nova ACD Évora, trazer algumas fotos e apenas algumas perguntas e respostas ao elementos que encabeçam os vários sectores. Não percamos mais tempo com rodeios e vamos ao que interessa.
Francisco Ramalho presidente da direção
Quem é Francisco Ramalho?
O Francisco Ramalho é um rapaz que gosta do que faz, é columbófilo desde de 1999 até aos dias de hoje, tive uma paragem de 3 anos mas continuei sempre ligado aos pombos, altura em que casei e sai da casa dos pais.
Neste momento resido na pacata vila alentejana de Terena, tenho 31 anos, trabalho na área da construção civil.
Qual o seu percurso como dirigente?
Como dirigente estive sempre ligado a Sociedade Columbófila Alandroalense, onde ainda hoje sou o Tesoureiro. Faço parte também da Sociedade Columbófila Calipolense onde sou Secretário da Direção.
O que o levou a aceitar este desafio de ser Presidente da ACD Évora?
Eu gosto de desafios, sempre tive o sonho ser presidente da ACD Évora mas nunca pensei ser tão cedo, em conversa com o Ricardo Lopes e o Hugo Cruz todos tinha-mos vontade de avançar mas ninguém queria dar a cara para ser o presidente e avançar com a candidatura ate que eu me ofereci, reunimos num sábado a tarde e passado três horas já tinha mos uma lista completa. Penso que formámos a Direção mais jovem de uma Associação Columbófila Distrital.
O que gostava de ver alterado no distrito durante este seu mandato?
Há um longo trabalho para se fazer não vou falar em nenhum em particular, e promessas não se fazem porque normalmente ficam só por ai.
Deixe uma mensagem a todos os columbófilos do distrito de Évora e se o entender uma mensagem para os columbófilos a nível nacional.
A mensagem que quero transmitir é que sem trabalho, dedicação não se consegue nada, e só unidos é que se chega algum lado.
Ricardo Lopes – Vice Presidente da Direção
Quem é o Ricardo Lopes?
O meu nome Ricardo Manuel Espanhol Lopes sou um jovem dinâmico de 31 anos, sou columbófilo desde 2000 com uma paragem no ano de 2007 quando fui voluntário para o exercito, em 2008 continuei longe de casa mas o bichinho estava cá e o meu pai também ficou apaixonado por este lindo desporto e continuamos até aos dias de hoje. Ajudo no que posso e quando estou por casa. A minha residência fica localizada em São Romão Concelho de Vila Viçosa e sou militar da GNR.
Qual o seu percurso como dirigente?
Como dirigente estive sempre ligado à Sociedade Columbófila Calipolense. No ano de 2013 a SC Calipolense atravessava um período critico da sua historia devido a uma má gestão, ai tive o primeiro desafio como dirigente formámos uma lista, onde desempenhei o cargo de tesoureiro que continuo a desempenhar até aos dias de hoje e com algumas ajudas e muito trabalho o grupo unido conseguiu devolver o bom funcionamento a esta sociedade.
O que o levou a aceitar este desafio de ser Vice Presidente da ACD Evora?
Em primeiro lugar quero agradecer ao Hugo cruz por se ter lembrado de mim para fazer parte desta lista. No dia em que falamos pelo telefone ainda não sabíamos bem os cargos que cada um ira exercer mas o importante era avançar com este projeto depois vi que tínhamos um grupo jovem e dinâmico capaz de enfrentar as adversidades que nos pudessem ocorrer durante o mandato. Por outro lado tanto o Hugo como o Francisco Ramalho já tínhamos trabalhado juntos em outras listas e penso que trabalhamos bem juntos e desempenhamos um bom trabalho em prol da columbofilia local.
O que gostava de ver alterado no distrito durante este seu mandato?
Nos viemos para trabalhar e fazer o melhor que sabemos, tenho a certeza que o grupo vai dar o seu melhor. Em termos de alterações, penso que o mínimo exigido será acompanhar a evolução da columbofilia para que não se caia no estagno.
Deixe uma mensagem a todos os columbófilos do distrito de Évora e se o entender uma mensagem para os columbófilos a nível nacional.
Deixo aqui um apelo a todos os columbófilos principalmente ao columbófilos do distrito de Évora, sejam unidos ajudem o próximo, incentivem os mais novos para que possamos ter este lindo desporto por muitos e longos anos.
Hugo Cruz – Presidente do Conselho Desportivo
O Hugo Crus é mais um jovem dinâmico que dedica na integra o seu dia-a-dia aos pombos. Conhece bem a realidade do distrito e tem experiência suficiente para ombrear com a tamanha responsabilidade que lhe calhou como presidente do Conselho Desportivo. Columbófilo e dirigente há muitos anos. Não é uma pessoa do palco, não gosta de protagonismo, é sim um homem do terreno e de trabalho e os columbofilos do distrito podem ficar descansados que fará tudo o que estiver ao seu alcance para cuidar bem dos pombos de todos na altura das soltas. Está empenhado nas suas novas funções.
José Carlos Miguens – Conselho Desportivo
José Carlos Miguens tem pombos desde 1988. Iniciou a 1º campanha em 1989. Tem sido um percurso cheio de vitorias, tem somado títulos, locais, distritais e nacionais. Nos últimos 5 anos no distrito de Évora foi 3 X Campeão Absoluto e 1 X Vice Campeão. Assume agora responsabilidades no conselho Desportivo da ACD Évora e fica ligado à coordenação de soltas.
Pedro Cartaxo – Tesoureiro
Chamo-me Pedro Cartaxo, sou natural de São Pedro do Corval, tenho 26 anos e concorro na Associação Columbófila Corvalense desde 2008 ano em que me iniciei neste desporto.
Qual o seu percurso como dirigente?
Actualmente exerço o cargo de Vice-Presidente da direção na Associação Columbófila Corvalense.
Os motivos que me levaram a aceitar este cargo na ACD Évora, foi efectivamente a amizade pelo grupo de trabalho e a confiança que o mesmo envolve.
As expectativas passam por fazer o melhor possível em prol de todos os columbófilos, sempre cientes que a conjuntura económica que o pais atravessa não é a desejável.
Estamos igualmente cientes que todos os gastos inerentes à pratica da columbófila são efectivamente altos, sendo que tudo faremos dentro do que nos é possível, para que os columbófilos do distrito de Évora, bem como os seus atletas, possam ter as melhores condições de forma a que as suas performances possam elevar o nome do nosso Distrito.
Roberto Santos – Presidente do Conselho Fiscal
Quem é Roberto Santos?
Um pai que tenta incutir o gosto pelos animais à sua filha, um pessoa que reside em Montemor-o-Novo, com 42 anos trabalhando numa cooperativa agrícola Coprapec, como técnico de apoio aos agricultores e fazendo projectos agrícolas. Como hobby optei por o desporto columbófilo, pois adoro criar borrachos.
O que o Levou a aceitar este cargo na ACD Évora?
Ser uma equipa jovem, de amigos, com vontade de aperfeiçoar o que se tinha feito, por a qualidade dos pombos correios no nosso distrito, onde as decisões são defendidas por todos os elementos e onde se procura que o único beneficiado seja o pombo correio, e a qualidade dos pombos correios “alentejanos”. Esta é a base do que me foi proposto para a minha tomada de decisão de apoiar a direção e fazer parte desta equipa.
António Maria Soares – Presidente da Mesa da Assembleia
António Maria Lobo Soares, 53 anos de idade, residente em Vimieiro, columbófilo desde 1981. Concorro na Sociedade Columbófila Flor do Alentejo ininterruptamente há 37 anos. Diretor associativo local desde 1986, já colaborei na direção e concelho técnico da Associação Columbófila de Évora por diversas vezes nos últimos anos. O que me mantém neste desporto é acima de tudo o amor ao pombo correio, principalmente à sua criação e seleção, sendo que são os atletas de longa distancia os que mais cultivo.
Presidindo a um órgão deliberativo anseio unir vontades, encontrar consensos e dar voz a todos os columbófilos do distrito através dos responsáveis das suas colectividades.
Existe no entanto em mim, o sonho de que a columbofilia volte a ser uma das cinco modalidades com mais praticantes no nosso pais, volte a ser um desporto popular, extravase das colectividades e pombais e chegue às escolas e a toda a comunidade em geral, volte a ser algo que une e não que separe pessoas.
Órgãos Sociais da ACD Évora
Mesa da Assembleia Geral
Presidente: António Maria Soares
Vice-Presidente: Alcino António Fitas Duarte
Secretário: Joaquim Manuel Sadio
Direcção
Presidente: Francisco António Varandas Ramalho
Vice-Presidente: Ricardo Manuel Espanhol Lopes
Secretário: Rui Pedro Verruga Noites
Tesoureiro: Pedro Miguel Falé Cartaxo
1º Vogal: Hélio Jesus Gonçalves dos Santos
2º Vogal: Rui André Marques Panaça
3º Vogal: Feliz João Pais De Matos
Conselho Desportivo
Presidente: Hugo Miguel Alão Cruz
Secretário: José Carlos Miguens
1º Vogal: Jorge Humberto Marques Carreteiro
2º Vogal: Luís Carlos Alves Jordão
3º Vogal: Rogério Joaquim Satiro Ourives
Conselho Fiscal
Presidente: Roberto António Vieira Dos Santos
1º Vogal: Domingos José Amaro Rebocho
2º Vogal: Manuel António Candeias Ferreira
Suplente: Ricardo Manuel Varela Santos
Conselho Standard
Presidente: José Carlos Passaradas Silva
Secretário: António Joaquim Charneca Naito
1º Vogal: Nuno Gonçalo Espingardeiro Peniche
Suplente: André Filipe Almeida Moura
Conselho Disciplinar
Presidente: Dr. Inácio Rosado
1º Vogal: Dr. Manuel Ferreira
2º Vogal: Dr. Carlos José Lopes
É com satisfação que apresentámos uma equipa jovem que sendo constituída por vários elementos que é a primeira vez que contactam com esta realidade distrital, no entanto sempre estiveram ligados à columbofilia, conhecem o terreno, são dinâmicos e por outro lado, sabemos de ante-mão que estão com vontade de dar o seu melhor, trabalhar e sacrificar-se pelo bem comum. Há que haver da parte de todos, muita calma, dar tempo aos homens a organizarem-se, arrumarem as coisas à sua maneira e medida. É difícil entrar numa casa a faltar meia dúzia de dias para o arranque da actividade principal, e foi precisamente o que aconteceu, o grupo chega à Associação a faltar apenas alguns dias para o arranque da campanha, vamos ter todos a consciência que as coisas estão a correr bem mas para estarem como eles o pretendem leva algum tempo como é óbvio.
Parabéns a todos os elementos pela coragem. O Columbofilia Online, estará presente para apoiar no que for necessário e disponíveis para colaborar em todas as tarefas que possam engrandecer o distrito de Évora
Foi pena não terem dito o que esteve por trás do aparecimento desta lista.
Espero no entanto que olhem para o Distrito como um todo e não continuem os calendários desportivos para beneficiar os mesmos.
Estaremos cá para ver e denunciar ou parabenizar os novos órgãos sociais.
Saudações desportivas
Fernando Teixeira
GostarGostar