Distrito de Beja brilhou na 45 Exposição Nacional de Columbofilia em Tavira 2018
Quem conhece o autor sabe que escrever sobre columbofilia, não traz saturação ou melancolia, é sempre um prazer divulgar pombos e columbofilos. Hoje trazemos ao grande público os atletas e os seus treinadores que mais se destacaram nos campeonatos nacionais de 2017 e nas Exposições, quer na nacional, quer na Mediterrânica oriundos do distrito de Beja. Salientamos este Exposição Mediterrânica, que aconteceu pela primeira vez este ano em simultâneo com a Exposição Nacional. Terá sido o primeiro passo para se traçar um caminho no mesmo sentido entre países deste espaço geográfico. A globalização deverá chegar também à columbofilia e principalmente nas decisões de carácter estrutural, devem ter o apoio e a força de um grupo e não individual, e nesse sentido parabéns à organização da ACD Faro que aceitou esse desafio e o concretizou.
Stand da ACD Beja na Exposição
Relativamente a Beja, fez-se representar quer a nível de columbofilos que visitaram a festa columbófila, como de excelentes resultados em pombos e treinadores e mesmo a nível da direção da Associação fez se representar e mostrou que o novo elenco está com vontade de trabalhar. Lançou durante este fim de semana a Feira ibérica de Columbofilia, que decorrerá nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2018.
Foram apresentados os Campeões Nacionais do Distrito e expostos em fotos nas paredes do Stand. Na última década 13 campeões Nacionais
O dia começou cedo, ainda as portas não se tinham aberto já a equipa de juízes se aprontavam para iniciarem as classificações dos pombos. Na manhã de sábado classificaram os Pombos da Exposição Nacional e à tarde os pombos da Exposição mediterrânica. Um dia atarefado. Muitas vezes esquecidos, estes protagonistas que são parte integrante e fundamental na evolução da columbofilia. Bons juízes é sinonimo de boa e adequada seleção.
Juízes Nacionais que classificaram em Tavira
Passemos aos Pombos e Columbófilos Campeões…
Ivo Garcias- Melrinitas Turismo Rural
Campeã Nacional Meio Fundo 2017, Campeã Nacional Yearlings na Exposição Nacional e Campeã na Exposição Mediterrânica. Uma pérola que voou no céus alentejanos.
Melrinitas Turismo Rural de Ivo Garcias ficou num brilhante 3º Lugar no Campeonato Nacional de Meio Fundo
Momento da Consagração em Palco
Prémios da Exposição Mediterrânica entregues durante o Jantar de Gala
NVL Team- 3º Lugar Categoria Meio Fundo na Exposição Nacional, e 3º também na Exposição Mediterrânica
Beja alcança 1º, 2º e 3º no Campeonato Nacional de Maratona todos os 3 pombos de Nelson & Valter
Nelson & Valter 2º,4º e 5º na Exposição Mediterrânica na categoria Sport Maratona
Campeão Nacional Sport Maratona 2017
Luís Brito, 2º e 10º na categoria Velhos na Exposição Nacional e também 2º na exposição Mediterrânica
Família Ameixa Mais um campeão Nacional, uma família de Campeões Nesta casa o mesmo casal já ditou 3 diferentes Campeões nacionais…é obra
José Tomaz Piçarra Ameixa, 6º Lugar no campeonato Nacional de Fundo, 8º Pombo Ás no Campeonato Nacional de Fundo, enquanto nas Exposições: Pombo Campeão Nacional de Fundo, Pombo Campeão na Exposição Mediterrânica e 10º Lugar na categoria Absoluto Nacional.
Campeã Nacional Fundo 2018
Momento da consagração em Palco
Jantar Gala – Tavira 2018
Rui Vilalva um representante da ACD Beja, ao mais nível, esteve em todas…
Campeonato Nacional de Meio Fundo
Pódio do Campeonato Nacional de Meio Fundo 2017
Um pódio de grandes Campeões
Rui Vilalva à esquerda obteve 12º Lugar na exposição Nacional categoria Meio Fundo
Armando Alves à esquerda, na Exposição Nacional obteve o 11º na categoria Meio Fundo e 18º na Velocidade.
Na foto. Armando Alves, Bruno Helena e Manuel Rosa
José Luís Braizinha Dores, alcançou o 4º lugar no Campeonato Nacional de Fundo e nas Exposições: 5º na Categoria A – Velocidade, 3º e 18º na Categoria Absoluto Nacional e 4º na Mediterrânica, 2º nos Yearlings Nacional e 4º Yearlings Mediterrânico
Prémio Carreira
Sem duvida o prémio mais significativo do certame, o corolário de uma vida dedicada à columbofilia. Nesta edição a ACD Beja nomeou para ser homenageado e reconhecido pela FPC, José Marujo, figura incontornável da columbofilia em Beja e Nacional, um bem haja pela sua grande e eterna dedicação , mesmo numa altura que a vida lhe deixa pouco tempo para a columbofilia, continua a dizer presente. Desta fibra se fazem os grandes homens e grandes columbofilos.
Beja obteve excelentes lugares quer nos campeonatos Nacionais, como na Exposição Nacional e na Exposição Mediterrânica, para além dos que já referenciamos, outros bons resultados foram obtidos, tal como o 5º lugar de Paulo Barbara na Exposição Nacional categoria de Fundo, na mesma categoria 7º Lugar da Família Mourão, família esta que ainda conseguiu um excelente 9º lugar no campeonato Nacional de Fundo. Neste campeonato Nacional de Fundo, este distrito colocou 3 columbofilos no Top 10.
Terminou mais um ano e agora à que apontar baterias para o próximo que está ai à porta, já em andamento e a fervilhar. Os bandos já voam a boa velocidade, muitos treinos diariamente na estrada, e quase sem darmos por isso vai chegar o primeiro concurso. Parabéns a todos os intervenientes com muito sucesso ou menos sucesso de 2017, uma palavra de incentivo e boa sorte para todos sem excepção em 2018.
Deixe uma Resposta