Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Distrito de Beja brilhou na 45 Exposição Nacional de Columbofilia em Tavira 2018

Quem conhece o autor sabe que escrever sobre columbofilia, não traz saturação ou melancolia, é sempre um prazer divulgar pombos e columbofilos. Hoje trazemos ao grande público os atletas e os seus treinadores que mais se destacaram nos campeonatos nacionais de 2017 e nas Exposições, quer na nacional, quer na Mediterrânica oriundos do distrito de Beja. Salientamos este Exposição Mediterrânica, que aconteceu pela primeira vez este ano em simultâneo com a Exposição Nacional. Terá sido o primeiro passo para se traçar um caminho no mesmo sentido entre países deste espaço geográfico. A globalização deverá chegar também à columbofilia e principalmente nas decisões de carácter estrutural, devem ter o apoio e a força de um grupo e não individual, e nesse sentido parabéns à organização da ACD Faro que aceitou esse desafio e o concretizou.

Stand da ACD Beja na Exposição

not21131

Relativamente a Beja, fez-se representar quer a nível de columbofilos que visitaram a festa columbófila, como de excelentes resultados em pombos e treinadores e mesmo a nível da direção da Associação fez se representar e mostrou que o novo elenco está com vontade de trabalhar. Lançou durante este fim de semana a Feira ibérica de Columbofilia, que decorrerá nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2018.

IMG_4003

Foram apresentados os Campeões Nacionais do Distrito e expostos em fotos nas paredes do Stand. Na última década 13 campeões Nacionais

IMG_4018

O dia começou cedo, ainda as portas não se tinham aberto já a equipa de juízes se aprontavam para iniciarem as classificações dos pombos.  Na manhã de sábado classificaram os Pombos da Exposição Nacional e à tarde os pombos da Exposição mediterrânica. Um dia atarefado. Muitas vezes esquecidos, estes protagonistas que são parte integrante e fundamental na evolução da columbofilia. Bons juízes é sinonimo de boa e adequada seleção.

IMG_3893

Juízes Nacionais que classificaram em Tavira

Luís Serafim Silva, Joaquim Alexandre Giro, Francisco Silva Santos, Lusitano Silva Espinhal, Romeu Gaspar Estarreja, Luís António, José Aníbal Ferreira, José António Plicas, Manuel Fernando Gonçalves, Fernando José Pereira, José Manuel Araújo, Manuel Marques Santos, Artur Manuel Gomes, Henrique João Rodrigues, Joaquim Manuel Figueiredo, João Manuel Ventura, Pedro Jorge Silva

Passemos aos Pombos e Columbófilos Campeões…

Ivo Garcias- Melrinitas Turismo Rural

IMG_3898

Campeã Nacional Meio Fundo 2017, Campeã Nacional Yearlings na Exposição Nacional e Campeã na Exposição Mediterrânica. Uma pérola que voou no céus alentejanos.

femea ivo

Melrinitas Turismo Rural de Ivo Garcias ficou num brilhante 3º Lugar no Campeonato Nacional de Meio Fundo

IMG_4104

Momento da Consagração em Palco

IMG_4444

Prémios da Exposição Mediterrânica entregues durante o Jantar de Gala

IMG_4391

 

 

 

NVL Team- 3º Lugar Categoria Meio Fundo na Exposição Nacional, e 3º também na Exposição Mediterrânica

IMG_4180

Beja alcança 1º, 2º e 3º no Campeonato Nacional de Maratona todos os 3 pombos de Nelson & Valter

IMG_3903

Nelson & Valter 2º,4º e 5º na Exposição Mediterrânica na categoria Sport Maratona

IMG_4184

Campeão Nacional Sport Maratona 2017

0548 nelson e valter

Luís Brito, 2º e 10º na categoria Velhos na Exposição Nacional e também 2º na exposição Mediterrânica

IMG_4216

Família Ameixa Mais um campeão Nacional, uma família de Campeões Nesta casa o mesmo casal já ditou 3 diferentes Campeões nacionais…é obra

IMG_4224

José Tomaz Piçarra Ameixa, 6º Lugar no campeonato Nacional de Fundo, 8º Pombo Ás no Campeonato Nacional de Fundo, enquanto nas Exposições: Pombo Campeão Nacional de Fundo, Pombo Campeão na Exposição Mediterrânica e 10º Lugar na categoria Absoluto Nacional.

Campeã Nacional Fundo 2018

4209740

Momento da consagração em Palco

IMG_4449

Jantar Gala – Tavira 2018

IMG_4287

Rui Vilalva um representante da ACD Beja, ao mais nível, esteve em todas…

IMG_4389

 

Campeonato Nacional de Meio Fundo

IMG_4083

Pódio do Campeonato Nacional de Meio Fundo 2017

IMG_4085

Um pódio de grandes Campeões

IMG_4094

Rui Vilalva à esquerda obteve 12º Lugar na exposição Nacional categoria Meio Fundo

 

IMG_4109

Armando Alves à esquerda, na Exposição Nacional obteve o 11º na categoria Meio Fundo e 18º na Velocidade.

Na foto. Armando Alves, Bruno Helena e Manuel Rosa

IMG_4142

José Luís Braizinha Dores, alcançou o 4º lugar no Campeonato Nacional de Fundo e nas Exposições: 5º na Categoria A – Velocidade, 3º e 18º na Categoria Absoluto Nacional  e 4º na Mediterrânica, 2º nos Yearlings Nacional e 4º Yearlings Mediterrânico

IMG_4168

Prémio Carreira

Sem duvida o prémio mais significativo do certame, o corolário de uma vida dedicada à columbofilia. Nesta edição a ACD Beja nomeou para ser homenageado e reconhecido pela FPC, José Marujo, figura incontornável da columbofilia em Beja e Nacional, um bem haja pela sua grande e eterna dedicação , mesmo numa altura que a vida lhe deixa pouco tempo para a columbofilia, continua a dizer presente. Desta fibra se fazem os grandes homens e grandes columbofilos.

IMG_4041

Beja obteve excelentes lugares quer nos campeonatos Nacionais, como na Exposição Nacional e na Exposição Mediterrânica, para além dos que já referenciamos, outros bons resultados foram obtidos, tal como o 5º lugar de Paulo Barbara na Exposição Nacional categoria de Fundo, na mesma categoria 7º Lugar da Família Mourão, família esta que ainda conseguiu um excelente 9º lugar no campeonato Nacional de Fundo. Neste campeonato Nacional de Fundo, este distrito colocou 3 columbofilos no Top 10.

 

 

destaque exposiçao nacionam beja 2018

Terminou mais um ano e agora à que apontar baterias para o próximo que está ai à porta, já em andamento e a fervilhar. Os bandos já voam a boa velocidade, muitos treinos diariamente na estrada, e quase sem darmos por isso vai chegar o primeiro concurso. Parabéns a todos os intervenientes com muito sucesso ou menos sucesso de 2017, uma palavra de incentivo e boa sorte para todos sem excepção em 2018.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: