Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

ACD Setúbal na 45º Exposição Nacional Columbofilia e 1ª Exposição Mediterrânica

Foi no fim de semana de 19, 20 e 21 de Janeiro de 2018, decorreu em Tavira a 45 Exposição Nacional de Columbofilia e a 1ª Exposição Mediterrânica. Este ano o evento contou com varias iniciativas de destaque, nomeadamente a 1º conferência Regional Mediterrânica que juntou vários países que debateram a macro politica columbófila. Realizou se com o intuito de aproximar posições e unir povos com os mesmos objectivos. No final da mesma, foi elaborado um memorando que foi assinado por todos os países presentes durante o Jantar de Gala que decorreu no Hotel Vila Galé. Congratulamos com tamanha iniciativa, foi o primeiro passo para a união global de esforços para podermos juntos trabalhar pela credibilização e crescimento da modalidade. Por outro lado e não menos importante foi possível escutar nos discursos de abertura da exposição nacional o representante Máximo da DGAV (Direção Geral de Alimentação e Veterinária) a expressar a sua cumplicidade e a demonstrar o seu total apoio e confiança nas entidades columbófila quer no transporte, quer no manuseio do pombo Correio mesmo numa situação como a que vivemos, na qual são transportados pombos de vários países ate cá. Uma grande alteração neste discurso em relação ao passado recente que revelava varias duvidas quando ao futuro e restrições que deveriam estar a chegar para breve na columbofilia, sentia se nos rostos da entidades máximas do nosso desporto algum alivio.

IMG_4007

O Pavilhão de Feiras e Exposições em Tavira por momentos encheu-se no sábado, sendo que o Domingo foi um dia de maior tranquilidade e a grande maioria dos visitantes eram locais ou de proximidade.

O distrito de Setúbal esteve muito bem representado, desde os membros da direção da Associação, como de columbofilos visitantes e equipas columbófilas que foram ao palco receber prémios distintos.

IMG_4479

Prémios dos Campeonatos Nacionais de Columbofilia

IMG_4082

Campeonatos Nacionais – Columbófilo – Velocidade

52592 Sol Nascente Setúbal S.C. Montijo 0,749
50725 Cesario & Abilio Pereira Porto Vilar Paraiso 0,954
45201 Joaquim T Saraiva & Filhos Porto Amarante 1,052

IMG_4077

IMG_4088

Campeonatos Nacionais – Columbófilo – Fundo

23537 Jose Carlos Carrapico Miguens Évora S. C. R. Santa Isabel 5,241
26552 Fernando Jose Costa Fernandes Évora S. C. R. Santa Isabel 6,045
56779 Sol Nascente / B Setúbal S.C. Montijo 7,216

IMG_4093

IMG_4094

IMG_4137

Campeonato Nacional de Fundo – Classificação dos Melhores Pombos – Setúbal

IMG_4157

Campeonato Nacional de Fundo – Classificação dos Melhores Pombos

5404139/15 POR 53259 Mira e Piedade Setúbal S.C. Montijo 23226
5416144/15 POR 56779 Sol Nascente / B Setúbal S.C. Montijo 23225
5344500/15 POR 23537 Jose Carlos Carrapico Miguens Évora S. C. R. Santa Isabel 23224

IMG_4162

IMG_4164

Prémio Carreira

Sem duvida que este momento, quanto ao autor deveria ter sido um dos pontos altos da Exposição, o publico esteve um pouco ausente durante estes momentos, o que nos deixa um pouco tristes, porque estamos a falar do reconhecimento de vidas inteiras de trabalho em prol da modalidade, uns são reconhecidos pelos seus contributos desportivos, outros na vertente do dirigismo, mas todos eles de extrema importância. Não estamos a falar de um pombo de qualidade que apareceu um ano no nosso pombal nem tão pouco de uma campanha melhor conseguida que nos tornamos campeões, estamos a falar de ser especial uma vida inteira e no caso da ACD Setubal a figura reconhecida este ano durante a 45ª exposição Nacional foi o Sr. Alfredo Valentim Armada de Sousa e Silva, que não pode estar presente, mas subiu ao palco o seu filho Carlos Silva, que recebeu das mãos do presidente da Assembleia Geral da ACD Setúbal, Helder Galveia, o prémio de seu pai. Uma figura importante no panorama distrital e mesmo internacional, nomeadamente na columbofilia Angolana.

IMG_4071

A equipa os Videiras, davam a volta pelos vários Stands da exposição, neste caso no Stand de um amigo: Zera, também, ele residente no distrito de SetúbalIMG_4487

Resultados dos Pombos de Setúbal na Exposição Nacional

Sport

Categoria A – Velocidade

12º – Os Videiras

21º Luís Serra

Categoria B – Meio Fundo

20º Alexandre Dias

21º Voadores do Casal do Poço

Categoria C – Fundo

9º – Alexandre & Galego

23º Voadores Casal do Poço

Categoria D – Absoluto

4º Sol Nascente

Categoria H – Velhos

12º Carlos Silvestre

Categoria G – Yearligs

6º Jorge Costa

Visita do amigo Carlos Silvestre ao Stand Columbofilia Online

IMG_4402

Classificações dos Pombos Setúbal na Exposição Nacional

Standard

Borrachos Machos

7º Demónios com Asas

29º Demónios com Asas

30º Demónios com Asas

Borrachos Fêmeas

38º Demónios com Asas

Livres Fêmeas

39º Aníbal Madeira

Olímpicos Machos

36º Nuno Silva

Olímpicos Fêmeas

13º Carlos Silva

31º Carlos Silva

Uma foto para mais tarde Recordar, um dos juízes Nacionais mais emblemático do distrito de Setúbal: João Ventura

IMG_4023

Stand Sol Nascente – Uma equipa do distrito de Setúbal de referência Nacional que começa a dar os primeiros passos na sua internacionalização. Parabéns.

IMG_3981

José Manuel Almeida- da Equipa Sol Nascente acompanhado do presidente da FPC o Dr. Jacinto e o Vice Presidente da FPC Dr. Branco.

IMG_3978

Sem duvida foi um fim de semana de grandes correrias, imaginem, uma única pessoa fazer 3 diferentes trabalhos em simultâneo, é muito difícil. Primeiro montar um stand na Exposição Nacional, estar presente para receber os amigos que nos visitam, nem sempre foi possível, estou a falar do Stand Columbofilia Online. Depois, trabalhar para o Jornal, não deixando passar nenhum momento importante em que qualquer columbófilo das associações envolvidas estivesse em destaque. Depois uma responsabilidade acrescida de sermos os fotógrafos oficiais da Exposição Nacional… foi um correria e mesmo depois de finalizar cada dia, ainda continuávamos os trabalhos no quarto onde se pernoitou. Valeu muito a pena, crescemos mais um pouco. À medida que o tempo passa, mais noção temos da importância do Columbofilia Online e da falta que fazemos neste meio.  Mais responsabilidade nos coloca, mas  assumimos esse peso com sentido de dever e prazer e estamos por cá para mostrar e noticiar o que se faz no nosso pais Columbófilo. Obrigado pela confiança.

Parabéns a todos os Columbófilos do Distrito de Setúbal que estiveram presentes, participaram ou simplesmente visitaram esta 45 Exposição Nacional.

 

 

1 Comment on ACD Setúbal na 45º Exposição Nacional Columbofilia e 1ª Exposição Mediterrânica

  1. Mais um grande grande grande trabalho! !!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: