José Carlos Miguens – Estremoz
Tudo começou sensivelmente no ano de 1988, quando José Carlos Miguens ainda um jovem recebeu de seu pai um casal de pombos, dai para cá nunca mais se conseguiu afastar da columbofilia. Iniciou a 1º campanha em 1989. Tem sido um percurso cheio de vitorias. Certo que os primeiros anos são sempre difíceis para qualquer columbófilo, mas a partir do momento que o caminho acertou o passo, tem somado títulos, locais, distritais e nacionais. Quando visitamos a sala dos troféus, ficamos impressionados, é chegado o momento de alargar aquele espaço, porque as faixas de campeão começam a amontoar se com o passar dos anos. Nos últimos artigos publicados temos dado o merecido destaque a este columbófilo que neste momento é o campeão Nacional de fundo em titulo, e em jeito de resumo, não temos paginas para tamanho palmares, deixamos um apanhado dos últimos anos, dando desde já ênfase ao facto de nos últimos 5 anos no distrito de Évora ter sido 3 X Campeão Absoluto e 1 X Vice Campeão.
Pombal de Machos de Velocidade e Meio Fundo
Na mão a “604”, melhor Yearling Distrital em 2017
Colectividade Rainha Santa Isabel em 2017
-
1º Velocidade
-
2º Meio Fundo
-
1º Fundo
-
1º Yearlings
-
Melhor Colónia
Filha de uma Irmã do “400” cruzada a um macho “Santa Barbara”
Normalmente inicia as suas campanhas com 100 pombos adultos e 100 borrachos, sendo que este ano tem um numero acima do que é normal. Ano após ano escolhe cerca de 30 casais de reprodutores dos quais aposta na reprodução para encher o pombal de borrachos
Pombal Fêmeas de Velocidade e Meio Fundo
Principais linhas de pombos são:
-
Gabys,
- Janssen,
- Van Loon,
- Belgas do Xico,
- Armindos via Paulo Morais
-
e um resto de Van Spitel
Em 2016 entraram alguns Pombos “Santa Barbara” que vieram ajudar a solucionar algumas lacunas na colónia.
Pombal de Machos de Fundo
Na mão o “629”, Puro “Santa Barbara”
Nem sempre os pombos cultivados foram estes. Nos primeiros anos os Van Spitel eram os que mais se destacavam, quando cruzados a Pombos Álvaro Silva e Armindos adquiridos na zona de Torres Vedras, e depois os Simons também contribuíam em muito para o sucesso.
Este Borracho fez 2º distrital no último fundo de 2017 e 50º Nacional – Valência
Saiu duas vezes a fundo fez duas marcações.
Ano após ano faz sempre dois acasalamentos nos voadores, um no final de cada época, no qual cada casal cria um borracho e um segundo na Pré época, sendo que nessa altura não deixa nascer borrachos.
Pombal Fêmeas de Fundo
Alguns dos Principais títulos da sua carreira como columbófilo:
- Campeão Clube Fundo do alto Alentejo
- Campeão Nacional de Fundo 2011 e 2017
- 2 x top “10” Nacional de fundo (fora 2011 e 2017)
- 3º Campeão Nacional Maratona
- 10º Campeão Nacional Maratona
- 3º Ibérico de Mellila
- Melhor Columbófilo Nacional Absoluto nos Campeonatos Ibéricos 2017
- 2º Melhor Columbófilo Campeonato Ibérico 2017
- 2º Melhor Columbófilo Nacional nos valências 2015
O Futuro da Colónia: Linha “400”
Alguns dos Principais títulos (Pombos):
- 3º Nacional Sport Absoluto
- 3º Nacional Fundo
- 9º Melhor Pombo Meio Fundo
- 13º Melhor pombo Maratona
- Campeão Nacional de Fundo
- Campeão nacional Maratona
Títulos Distritais 2017
- Super Columbófilo
- Campeão distrital Absoluto
- Campeão Velocidade Zona este
- Vice campeão Meio Fundo Zona este
- Campeão de Fundo Zona Este
- 3º melhor Pombo Fundo Distrital
- 2º Melhor Pombo Velocidade Zona Este
- Melhor Pombo Distrital Absoluto
- Melhor Yearling Distrital
Na reprodução podemos encontrar 3 secções distintas, uma onde se encontram os pombos que não estão acasalados, depois uma segunda com cerca de 12 ninhos em espaço comum e depois a base da equipa é acasalada individualmente. Cada casal cria em boxes individuais, garantido o progenitor certo.
Base da equipa de Reprodução
A equipa Santa Barbara Pigeons, composta por João André, Afonso André e José António Ferreira Antunes, estabeleceu uma parceria com José Carlos Miguens com o intuito de por um lado testar alguns dos seus casais nas provas de longa distância e introduzir também nesta equipa algum sangue fresco nos concursos de menor distância.
João André no interior de uma das secções de Borrachos, apreciando um dos seus preferidos
3º Melhor Pombo Distrital geral em 2017, sobrinho da “500” e Neto do “400”
Santa Barbara Pigeons e José Miguens na frente dos Pombais de voo dos adultos
Para alem desta parceria em Estremoz, esta equipa dedica-se actualmente aos Derbys nacionais e internacionais, e são um dos dois elementos da Equipa Sporting Pigeons Team a par de Pedro Porto.
Um super Craque, foi campeão distrital com cerca de 1000 pontos de avanço de toda a concorrência, um pombo especial
Outra secção destinada aos borrachos
Encontrámos como sempre um homem simples e de poucas palavras, mas conhecedor do pombo correio e da columbofilia, deixa alguns agradecimentos, nomeadamente à dupla Miguel & Sousa, amigos, sérios, companheiros, ajudaram bastante da aprendizagem columbófila. Quanto aos restantes tem feito amigos de norte a sul onde tem viajado, e confraternizado. Com todos tem trocado alguns “galhardetes” e experiências, esta dupla foi diferente, foi um verdadeiro Pilar. O percurso tem tido com altos e baixos, sendo que nos últimos anos, tem tido bastantes momentos de gloria. Quanto ao autor, posso destacar uma proeza que deve ficar na historia dos Valências Nacionais, neste ano de 2017 em 48 283 pombos encestados fez: 3º,10,11º,25º,26º38º,50º,52º e 86º em 20\05\2017…é obra. Palavras para quê? terminamos com esta informação, desejando um excelente campanha já em 2018 e que o Miguens continue a elevar o seu nome e o nome da terra que o viu crescer.
Deixe uma Resposta