Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Mauro Aniceto – Jovem Campeão – Lisboa

O mundo gira e dá voltas a uma velocidade que é difícil acompanhar, quando pensamos que estamos actualizados, já não é bem assim, a tecnologia diariamente traz surpresas e avanços que nos chegam a deixar assustados com a velocidade da evolução. Na columbofilia a velocidade dos avanços não se faz ao mesmo ritmo, mas também é um facto que acontece. Anualmente aparecem grandes pombos e começam a ser esquecidos outros, figuras de topo mundial aparecem e desaparecem, curiosamente Gaby Vandenabeele e Louis Van Loon conseguem manter a sua reputação intocável nem que seja pelo facto dos seus grandes pombos cultivados no passado nos seus pombais, continuarem a deixar marcas em todo o mundo e os seus descendentes continuam a vencer provas e campeonatos, é realmente extraordinário. Hoje é com enorme prazer que trazemos ao público Mundial um jovem Columbófilo do distrito de Lisboa, rapaz com escola columbófila e vamos apresentar também a sua grande craque que apenas voou um ano e fez um percurso lindo, uma super Pomba, é conhecida apenas pela “64” se tivesse nascido no meu pombal era simplesmente “A Portuguesa” descendente de Pombos Gaby e Van Loon.

femea Mauro pronta

Não conhecíamos o Mauro até há uns meses a esta parte. Um dia em conversas pelas redes sociais começamos a falar os dois que estava a aparecer uma fêmea com determinadas performances, ficamos desde logo com vontade de a conhecer, quanto mais se avançava no campeonato mais a curiosidade crescia. Na primeira oportunidade fizemos à estrada e fomos conhecer pessoalmente Mauro Aniceto e a sua Colónia em especial a “64” uma grande fêmea Portuguesa. Gostamos tanto e o relacionamento com o Mauro em pouco tempo tornou se num relacionamento de amizade ao ponto que no ultimo dia do ano de 2017 voltamos às suas instalações, fotografamos os pais da menina e desfrutamos novamente da companhia deste jovem mas bom columbófilo. Fizemos algumas perguntas que resultaram nas palavras que o leitor pode acompanhar de agora em diante, boa leitura e aprecie tamanha qualidade.

Vista frontal dos Pombais de Voo

IMG_0592

CO – Mauro conta nos como tudo começou, de onde apareceu este bichinho da columbofilia na tua vida?

MA – O meu pai, Edgar Aniceto começou a concorrer em 1968, neste momento o sócio número um do mundo columbófilo, ou seja, cresci com os pombos correios. Desde muito novo que comecei a ajudar o meu pai com os pombos.  Em 2005 quis ter um pombal só meu e comecei na colectividade de Torres Vedras. Em 2010, na colectividade da Lourinhã fui campeão no fundo. Em 2011 fui campeão de meio fundo e fundo. Em 2012 fui 2.º na geral/2.º na vel./2.º meio fundo/2.º fundo. Em 2013 fiz 4.º geral/4.º vel./2.ºmeio fundo. Entretanto casei e em 2014 fomos morar para o Livramento, onde construí o meu pombal, a meu gosto e com tudo o que achei que era necessário.

Corredor de acesso às várias divisões

IMG_0599

Em 2015 comecei a concorrer na colectividade do Cadaval (Elite Clube), onde me mantenho até hoje. No ano de 2015 apenas mandei a treino, pois os borrachos eram muito tardios. Em 2016 consegui no campeonato interno (entre 26 concorrentes) ser: 1.º na vel./1.º no meio fundo e 6.º na geral. Em 2017 consegui surpreender-me a mim próprio, pois com a pouca disponibilidade que tenho não foi nada fácil obter os resultados.

IMG_0606

CO – Principais títulos alcançados?

Elit Clube – Campeonato interno (entre 27 concorrentes) –

  • 1.º na vel.
  • 2.º no meio fundo
  • 2.º no fundo 
  • 1.º na geral,
  • anilha de ouro e prata na velocidade e geral;

Classificação com doblagens (entre 42 concorrentes) –

  • 1.º na vel.
  • 2.º na geral
  • 7.º no meio fundo
  • 7.º no fundo,
  • anilha de prata e ouro na velocidade e anilha de bronze na geral;

Classificação no bloco e zona

  • 1.º lugar na velocidade do bloco 6 e da zona c do distrito de Lisboa,
  • 1.º lugar na velocidade do distrito de Lisboa com melhor coeficiente,
  • 19.º lugar no campeonato nacional,
  • 6.º lugar do bloco 6 em meio fundo do distrito de Lisboa,
  • 40.º lugar em fundo no distrito de Lisboa,
  • anilha de ouro em velocidade no bloco 6 do distrito de Lisboa.

IMG_0596

CO – Quais as principais linhagens de pombos cultivados no passado e como se tem processado a evolução até aos dias de hoje?

MA – Quando comecei a ajudar o meu pai, os sangues que predominavam eram Eloy/Simons. Com o passar dos anos e a necessidade de ter pombos mais rápidos e de ataque introduzimos outros sangues como: Gaby (Senna, Wittenbuik); Van Loon, Grondelaers (via Rui e Paulo Rodrigues).

Tenho vários casais na reprodução feitos como Gaby/ Van Loon e Grondelaers/Gaby, mas a melhor introdução que fiz foi um casal de origem Gaby Vandennable; o macho neto do Wittenbuik e primo do Blisken e a fêmea sobrinha do Wittenbuik. Todos os filhos destes casais cruzados com os meus dão excelentes resultados, aliás a minha fêmea craque resultou de um cruzamento entre uma filha desse casal com um macho Van Loon e neto da Godiva.

Pai da “64”

320147

 

Asa do Neto da “Godiva” e pai da “64”

IMG_3266

IMG_3268

CO – Faz nos uma breve descrição das instalações…

MA – Pombal com 6 divisões: um para fêmeas (com poleiros), um para borrachos, um para os machos com 25 ninhos (pombal de chegada), um para fundo com 8 ninhos, um para fêmeas reprodutoras e um para machos reprodutores com 20 ninhos.

A mãe da craque “64”

2475449

IMG_3288

CO – Mauro descreve nos sucintamente os principais procedimentos para o período da muda dentro do teu Pombal.

MA – Depois da última prova faço a escolha dos que ficam para mais uma campanha e elimino todos aqueles que tiveram prestações que não foram do meu agrado, pois aqui para terem lugar na equipa têm de mostrar que o merecem!

Deixo criar um borracho e a partir daqui separo ambos os sexos e fazem a muda todos separados.

Na muda uma vez por semana tomam banho livremente, comem boa ração de duas casas diferentes, verdura, chá, leveduras, purificar o sangue e ter os pombos com saúde, pois para alguns esta fase pode não ter importância, mas a meu ver é a mais importante para o pombo correio, pois é onde o pombo vai arranjar gorduras e reservas para toda a campanha.

Interior do Pombal de reprodutores

IMG_3323

CO – Quanto à Pré- Época tens alguns cuidados programadas de ante mão?

MA – No final do mês de Dezembro inicio o treino aos borrachos de ano. Neste mesmo mês acasalo os pombos adultos onde fazem choco de 12 dias. A partir daí são separados e entram no jogo da viuvez. Os treinos em linha são apenas até ao início das provas. Depois encesto para as provas e os restantes vão para os treinos. Fazem-se os preventivos e a vacinação. Começo a campanha com 90 adultos (60 fêmeas e 30 machos). Tiro normalmente 80 borrachos, que depois de concluídos os treinos ponho na equipa A 40, Os restantes vão para a equipa D onde farão todas as velocidades.

Uma sala fantástica para assistir às chegadas

IMG_3330

CO – Começando o período de competição como de processa o jogo?

MA – O sistema é a viuvez, e alguns truques que se fazem dependendo da prova para incentivar os pombos. Pois pombos com incentivo e em forma é meio caminho para o sucesso. Voam uma única vez por dia.

Mais uma excelente pomba… também linhagem da “64”

4266242

Utilizo sempre dois tipos de razões de duas casas diferentes. No início da semana uma ração leve e consoante a dureza da prova, vou juntando uma ração mais forte. Costumo dizer que o pombo correio é um carro de fórmula 1, convém ter combustível para chegar bem, mas não em demasia, pois perde tempo. Durante a semana utilizo o normal, desde vinagre de sidra, vitaminas, leveduras e óleos. De 15 em 15 dias dou preventivos, tricomonas/ vias respiratórias. Sempre que os pombos chegam da prova consoante o rendimento deles verifico se necessitam de algo mais.

Também serve de casa de repasto e escritório…

IMG_3333

CO- Este espaço está reservado para poderes agradecer a alguém especial e aos amigos que têm contribuído para este teu sucesso.

MA – Quero desde já agradecer ao meu pai (Edgar Aniceto), pois tudo o que sei aprendi com ele. Depois aos amigos: Rui e Paulo Rodrigues, Mário e Raul Oliveira, ao sr. António de São Martinho do Porto, ao sr. Manuel Luís de Arrifana e ao falecido Vasco Oliveira e também não podia deixar de agradecer à colectividade Atlético Cadaval (Elite Clube) e seus concorrentes, pois aqui, ao contrário de outras colectividades, conseguimos ser adversários, mas acima de tudo somos todos grandes amigos.

E nós também nos despedimos por hoje, agradecendo a amizade que esta família tem ao Columbofilia Online, damos obviamente os parabéns ao Mauro, porque não é sempre que temos a oportunidade de voar com um pombo do Nível da craque que conhecemos, muitos columbofilos passam a vida inteira sem essa oportunidade. Digo mais e sem querer melindrar ninguém, os pombos da moda que neste momento se vendem filhos a 10 000 por essa Europa, custa me muito a acreditar que sejam superiores à “Portuguesa”. Antes de escrever estas palavras fui ver as classificações do “Kittel”, e de outros craques bem conhecidos e idolatrados desde há muitos anos, e nenhum deles tem 4 primeiros em mais de 4000 pombos e não fosse o distrito de Lisboa o ano passado não ter homologado classificações distritais de Velocidade e Meio Fundo, no mesmo ano tinha 3 X primeiro lugar em mais de 14 000 pombos …é obra…temos de valorizar o que é Português, viva Portugal…viva a Portuguesa. Até breve…

Antes de fecharmos veja aqui um vídeo da chegada da “64” de um concurso:

Clique Aqui

1 Comment on Mauro Aniceto – Jovem Campeão – Lisboa

  1. Muitos parabéns ao Hélder Galveia por mais uma excelente reportagem e em especial para o Mauro Aniceto e para a sua excelente pomba, espero que a tua craque “64” faça uma época pelo menos igual ou parecida à que fez este ano (4 x 1.º e 1 x 3.º na Zona C), pois para o ano é ano de Olimpíadas e se neste ano de 2018 a pomba obtiver pelo menos cinco bons resultados em provas inferiores a 400 km terás uma craque olímpica na classe A (Sport Velocidade), ou então se obtiver pelo menos seis bons resultados incluindo uma prova com mais de 500 km (Fundo) terás uma craque olímpica na classe D (Sport Absoluta).👍💪💪💪

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: