Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Gala Entrega Prémios ACD Lisboa – 2017

Tal como prometido, vamos fechar o ano com Lisboa, nomeadamente com a cobertura do que foi a Gala Anual de entrega de Prémios distritais referentes à campanha de 2017. O dia foi de grande azafama, já que desde bem cedo que as aguas se agitavam com a exposição distrital que decorreu quase que em simultâneo, poupando desta forma esforço e desgastes desnecessários á equipa que organizou e aos participantes e visitantes também. O serão foi bastante agradável, mais de 110 columbofilos, suas famílias e amigos juntaram se para parabenizar os vencedores dos vários campeonatos e especialidades, mas não só a família columbófila uniu se e comemorou a vida, os estarmos com saúde, estarmos vivos e relembrar os que partiram, lembrar os mais experientes que muito têm contribuído para engrandecer a columbofilia Lisboeta. Todos vieram festejar, porque todos gostamos do pombo correio e de competir com ele.

IMG_2786

A sala estava bem composta e o ambiente estava tranquilo , meninos, meninas, senhoras e columbofilos preencheram os lugares nas mesas da sala do Hotel Vip Executive Santa Iria. A velha guarda também esteve presente e nomes sonantes da modalidade também vieram e foi possível ao columbofilia Online rever alguns dos amigos e conviver numa amena cavaqueira.

IMG_2782

A Gala dos Campeões contou com uma mesa repleta de troféus para todos os gostos, a direção entregou mais de 300 prémios

IMG_2760

Com o passar do tempo cada vez mais vemos as famílias nas festas columbófilas, e esse é o caminho, não podemos só contar uns com os outros na altura do aperto, nas festas temos de estar juntos também, esposas, filhos e amigos devem estar connosco em todos os momentos da nossa vida, nos bons e nos maus.

IMG_2764

Após o Jantar o Presidente da ACDL, em representação de todos os elementos dos Órgãos Sociais da mesma, fez questão de, em primeiro lugar lembrar todos os elementos da Família Columbófila Lisboeta que partiram recentemente, com um minuto de silencio com todos os presentes de pé em respeito às suas memorias. De imediato e em jeito de agradecimento à dedicação e paciência que as esposas e filhas de columbofilos têm de ter, foi ofertada uma rosa vermelha a todas as meninas e senhoras presentes na festa.

IMG_2766

Em seguida homenagearam se 6 SENHORES da Columbofilia Lisboeta, 2 por cada Zona do Distrito, que pela sua historia catedrática na Columbofilia, mereceram esse reconhecimento. Foram eles:

“SR. Heitor Monteiro Silva com 84 anos de idade e 70 anos de Columbofilia, iniciou o seu percurso columbófilo na cidade do Porto e esta ha mais de 50 anos a concorrer em Lisboa.”

IMG_2790

“SR. António Jorge Paulino com 83 anos de idade e 70 anos de Columbofilia, em 2017 tratou dos seus pombos de muletas devido as suas dificuldades motoras, conseguindo ser campeão geral da Malveira e de Meio Fundo do Elite…É OBRA!”

IMG_2791

“SR. Mário Domingues Teixeira Duarte, na gíria columbófila conhecido por “Rato Branco” com 84 anos de idade e também ele com 70 anos de columbofilia, este histórico Campeão e director do Distrito de Lisboa não foi esquecido, infelizmente a saúde da sua Esposa não  permitiu que estivesse presente.”

IMG_2793

“SR. Mário Real Nunes, acabado de fazer 80 anos de idade, e 66 anos de columbofilia, é um dos Campeões Distritais de Lisboa e seguramente um dos maiores de Portugal, o homem que melhor recebe o desporto columbófilo em sua casa, era impossível esquecer este Senhor.”

IMG_2794

“SR. César Augusto Saude Timóteo, com 73 anos ainda é um gentleman da Columbofilia Nacional, columbófilo de TOP, desde director de Clubes à Federação e actualmente Presidente do Conselho Fiscal da ACDL, tem dado um contributo fantástico em toda a sua vida à Columbofilia.”

IMG_2795

“SR. Artur Martins Oliveira, figura ímpar do Distrito Lisboeta, não só por ser um dos maiores Campeões da História do Distrito de Lisboa onde entre muitos títulos foi também Campeão Distrital, como por todas as suas participações Nacionais e Olímpicas onde “transportou” o nome de Lisboa por diversas vezes. Como director entre tantos cargos de Clube e Associação, foi também o primeiro Presidente da ACDL, o que o torna um Eterno Fundador desta casa.”

IMG_2796

De imediato os trabalhos prosseguiram e foram chamados ao palco, para também eles serem agraciados com uma lembrança pela sua presença e colaboração:

  • O Moderador do Colóquio que decorreu durante a tarde e apresentador da GALA DOS CAMPEÕES – Sr.Eduardo Bernardes;
  • O Secretário da Assembleia Geral da Associação Columbófila do Distrito de Santarém – Sr. Alfredo Lobato;
  • O Coordenador Desportivo da Federação Portuguesa de Columbofilia – Sr. Almerindo Mota;
  • O Veterinário da Federação Portuguesa de Columbofilia – Dr. José Luís Cruz;
  • O Meteorologista da Federação Portuguesa de Columbofilia – Sr. Fernando Garrido;
  • O Presidente da Associação Columbófila do Distrito de Setúbal – Sr. Vítor Costa;
  • O Sr. Pedro Almeida da Equipa Sol Nascente.

IMG_2808

Sr. Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia Dr. José Luís Jacinto

IMG_2798

O Sr. Alfredo Santos, director do Departamento de Desporto, Cultura e Juventude da Câmara Municipal de Loures

IMG_2800

Sr. Mário Pina Presidente, dos Bombeiros Voluntários de Sacavem – extensão Santa Iria da Azoia

Sr. Comandante Luís Abreu, dos Bombeiros Voluntários de Sacavem – extensão Santa Iria da Azoia

IMG_2801

Durante a GALA DOS CAMPEÕES foi rifado um cabaz de Natal onde foram angariados 500€ que foram doados ao Sr. Mário Pina Presidente dos Bombeiros Voluntários de Sacavem – extensão Santa Iria da Azoia, e ao Sr. Comandante Luís Abreu, da mesma corporação, num gesto simbólico pelo Ano difícil que todos os Bombeiros viveram em Lisboa e em Portugal.

IMG_2784

A noite estava animada pelos discursos e intervenções, mas ao fim ao cabo, todos estavam ali reunidos para  premiar pombos e columbofilos campeões e sem perder mais tempo começaram a ser entregues os prémios, todos eles alusivos à Cidade de Lisboa.

Campeão Zona A – Velocidade – Paulo, César & Gonçalo

IMG_2866

Campeão Zona A – Meio Fundo – Gonçalo & Santiago

Campeão Zona A – Fundo –  Os Asas

IMG_2871

Campeão Zona B – Velocidade – Morais, Filhos & Valentim

IMG_2874

Campeão Zona B – Meio Fundo – Garcia & Rui

IMG_2876

Campeão Zona B – Fundo – Morais, Filhos & Valentim

IMG_2879

Campeão Zona C – Velocidade – Mauro Ricardo Santa C. Aniceto

IMG_2882

Campeão Zona C – Meio Fundo – Adriano José Silva Malveiro

IMG_2884

Campeão Zona C – Fundo – Adriano José Silva Malveiro

IMG_2886

Campeonato Pombo ÀS Distrital de Fundo

  • Pombo Campeão – Os Rachas
  • Pombo Vice Campeão – Carlos Alberto C. Ferreira
  • 3º Pombo – Nuno Manuel Vieira Mira

IMG_2896

Campeonato Distrital de Fundo

  • Campeão – Adriano José Silva Malveiro 
  • Vice Campeão – Morais, Filhos & Valentim
  • 3º lugar – Vergas & Filho
  • 4º lugar – Mário Real, J Manuel & Filhos
  • 5º lugar – João Rodrigues & José Miguel
  • 6º lugar – Os Asas
  • 7º lugar – Telmo Luís Dias Santos Pedro
  • 8º lugar – José Carlos Reis Fernandes
  • 9º lugar – João Reis Simões
  • 10º lugar – Paulo, César & Gonçalo

destaque gala lisboa 17

Muitos trabalham a vida toda por este troféu sem nunca o alcançarem…parabéns campeão

IMG_2908

Chegado o momento de partir o bolo dos campeões e começar a desmobilização da rapaziada. A noite estava a chegar ao fim.

IMG_2932

Os nossos leitores mais assíduos, já sabem que sempre que nos é possível fazemos um vídeo completo com todas as fotos que tiramos nos eventos, e fazemos isto, porque directamente nos artigos é complicado colocar todo o material produzido, e desta forma publicamos algumas directamente e todas as restantes são utilizadas nesse vídeo para que todos possam aparecer. Para assistir ao vídeo basta clicar um pouco mais em baixo onde diz: “Ver Vídeo Completo Aqui”, e ao som de uma musica de fundo pode sentar se e relaxar durante uns minutos. Se esteve presente na festa de Lisboa é muito provável que vá encontrar uma foto sua nesse trabalho. Vamos terminar como começamos, que é mostrar o nosso contentamento por podermos fazer parte desta família e dizer a todos que podem contar com o nosso trabalho para engrandecer a columbofilia Lisboeta. Um bem aja a todos e voltamos em breve… nomeadamente para relatarmos os feios alcançados na Exposição Nacional em Tavira, trazermos uma entrevista completa ao Campeão Adriano Malveiro e revelar-mos uma senhora pomba que voou em Lisboa nesta campanha de 2017, que na opinião pessoal deste autor, uma das melhores pombas a voar na Europa este ano. Fique atento…

 

Ver video completo Aqui

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: