Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Exposição Distrital Columbofilia ACD Lisboa – Colóquio Columbofilo

É com enorme satisfação que escrevemos estas palavras: a ACD Lisboa passou a integrar o Columbofilia Online a partir deste mês de Dezembro de 2017. Os dois primeiros artigos são: em primeiro lugar a reportagem sobre a Exposição Distrital que decorreu no dia 16 de Dezembro do corrente e em segundo lugar, com uma cobertura de maior dimensão a Gala de entrega de Prémios referentes à campanha de 2017, que estará disponível também aqui neste canal para leitura, antes dos final do ano.

IMG_2741

A Exposição Distrital de Columbofilia de Lisboa realizou-se na Sala IV do Hotel Vip Executive Santa Iria. A recepção dos pombos aconteceu entre as 8h00 e as 9h00 de Sábado dia 16 de Dezembro de 2017. Apresentaram-se 100 pombos para a competição num evento de grande nível que dignificou a columbofilia Lisboeta. A organização manifestou se contente e satisfeita com toda a equipa que trabalhou para este sucesso mas também ficou satisfeita com o desfecho final, já que conseguiram apurar alguns pombos de excelente qualidade e por fim mas não menos importante sentem-se satisfeitos com toda a envolvência do Hotel onde tudo aconteceu, nomeadamente pela sua disponibilidade em ceder as suas 5 Salas que totalizam 600 m2 assim como restantes infra-estruturas de apoio, no serviço de Almoço e Jantar.

CO- Como decorreram os trabalhos durante a manhã de dia 16?

ACDL – “Às 9h00 a equipa convocada pelo Conselho Standard da Federação Portuguesa de Columbofilia, classificou competente-mente os 76 pombos de Standard presentes na Exposição, sobre o olhar atento dos 24 pombos de Sport presentes…
A esta equipa de Juízes Classificadores o nosso muito obrigado por estarem presentes e Honrarem os seus compromissos para os quais foram convocados pelo Conselho Standard da F.P.C.”
Sr. Fernando Plissas
Sr. Antonio Gonçalves
Sr. José Anibal Martins
Sr. Rui Caldeira

IMG_2740

ACDL – “Às 14h30 foram abertas as portas da Exposição, e os primeiros visitantes foram Senhoras e Crianças, de louvar que as Senhoras e as Crianças façam parte da Columbofilia, é importante que o contexto familiar faça parte deste dia festivo da Columbofilia Lisboeta… seguiram-se imensas visitas com a sala composta e com o átrio da sala igualmente composto, onde também o espírito Natalício não foi esquecido…”

GONÇALO  &  SANTIAGO  – 1º,2º e 3º Melhores pombos Sport Yearlings

IMG_2745

VERGAS  &  FILHO – 1º Pombo Sport Absoluto

IMG_2744

Manuel Teixeira – 1º Pombo Sport Meio Fundo

IMG_2751

Paulo Rocha 1º Pombo Sport Velocidade

IMG_2747

NUNO  MANUEL  VIEIRA  MIRA – 1º Pombo Sport Fundo

IMG_2753

Fernando Henriques 2º melhor Pombo Sport Meio Fundo

IMG_2752

CO- Durante a tarde tivemos oportunidade de desfrutar de uma iniciativa mais intelectual…conte-nos o que achou do momento…

ACDL – “Às 17h00 na Sala V do Hotel Vip Executive Santa Iria iniciamos um momento de partilha e conhecimento, com Dr. José Luís Cruz – Veterinário da Federação Portuguesa de Columbofilia, Pedro Almeida – Equipa Sol Nascente e Almerindo Mota – Coordenador Desportivo da  Federação Portuguesa de Columbofilia, protagonizaram um colóquio de 2h30m de grande qualidade, moderado por Eduardo Bernardes que com a sua classe geriu uma conversa aberta com os mais de 50 Columbófilos presentes, com a sala cheia e sem desmobilizar até ao fim do mesmo…”

IMG_2730

Foi um dia de emoções, penso que todos tinham  um elevado grau de expectativas quando a esta exposição e para este dia 16. Da parte do Columbofilia Online era uma novidade estar presente em Lisboa, foi um dia de grande contentamento pois a capital do País acredita no nosso trabalho, nós acreditamos no trabalho desta equipa e tornou se um momento agradável e reconfortante até. Quanto aos columbofilos presentes e às suas famílias, mostraram se algo expectantes sobre o que iriam encontrar. Com o passar do dia e o decorrer dos trabalhos todos começavam a perceber que estavam bem entregues e que tudo estava a ser tratado com profissionalismo e de forma metódica e quando assim é, aparece a confiança. Durante o colóquio e mediante os temas em cima da mesa conseguia se sentir alguma crispação nomeadamente quando o assunto eram os valências nacionais e como na mesa estavam 2 representantes da Federação aqueceu um pouco o debate e deu para perceber que uma franja destes columbofilos ainda têm algumas reticência quanto à participação nos concursos nacionais.

IMG_2728

Quanto aos novos corpos sociais da ACD Lisboa, uma equipa jovem que se viram pela primeira vez  nestas “andanças”, mas apesar do pouco tempo que dispuseram para levar a cabo esta organização fizeram um trabalho de muito bom nível. Rapaziada nova e jovem, dinâmicos. Muitos deles excelentes columbofilos e pessoas de um modo geral esclarecidas quanto à realidade quotidiana e em particular nas lides columbófilas. A acrescentar que numa era onde muito contam as novas tecnologias aliadas ás modalidades, temos o futuro assegurado em Lisboa com estes elementos. Uma coisa é certa e desde já nos colocamos ao lado destas gentes e dizemos que estaremos aqui para contribuir de forma efectiva para o sucesso de Lisboa e todo o trabalho e todas as “mãos serão necessárias. Aquilo que pudemos observar no publico presente no colóquio, estamos a falar de uma população muito envelhecida, e o rejuvenescimento é lento e dá trabalho, boa sorte ao João Morais e à sua equipa, da qual também nós fazemos parte para reverter esta situação.

IMG_2733

Não me vem à memoria a última vez que uma iniciativa deste género teve lugar em Lisboa. Foi um momento de qualidade, com a presença de 3 figuras do panorama nacional e de um  moderador ao mais alto nível. O Pedro Almeida era um rapaz de poucas palavras e normalmente família e amigos pouca vezes o ouviam falar, hoje em dia não podemos dizer que é um falador, mas que tem trilhado um caminho notável, criando uma equipa de competição de nível europeu e à medida que os anos passam dia após dia está cada vez mais esclarecido quando ao que procura, e o que tem de fazer para o sucesso continuar numa curva ascendente. Em determinada altura um dos senhores presentes que estava no publico pergunta ao Pedro como faz a sua selecção dos melhores pombos e a que nível na sua opinião devemos seleccionar? Ficou me esta frase: “O senhor se fosse enviar pombos a um concurso e tivesse de apostar 200 euros por cada 1 que enviasse, quantos enviava do seu pombal? Pense nisso e depois se mandasse 5 ou 6 esses são os que merecem lá continuar”… caros leitores estamos a falar de um nível e de uma clarividência difícil de alcançar, mas que só assim se pode alcançar o top Nacional.

IMG_2734

Almerindo Mota cada vez mais à vontade nestas lides, sabíamos que era um columbófilo de mão cheia até porque em muitos anos quase que era imbatível no fundo em todo o distrito do Porto, depois como dirigente tomou algumas medidas que se têm revelado boas para os columbófilos e para a columbofilia Portuguesa,e agora com o traquejo e muitas aparições em publico, radio jornal e colóquios, esta cada vez mais à vontade para lidar com estas situações, fez um boa intervenção, indo de encontro aos anseios da plateia e respondendo sempre de peito aberto a todos, sem reticencias.. O Dr. José Luís, veterinário da Federação tem nas suas costas toda a frota de camiões a circular em Portugal no que toca à saúde de todos esses pombos e é o responsável que atesta que todos eles circulam em perfeitas condições. Também ele habituado a estar nesta posição dissertou à volta daquilo que mais gosta e se sente à vontade. Não vamos entrar em pormenores das palestras em virtude do seguinte: dá muito trabalho a organização de tudo isto, muitos fazem o esforço para poderem estar presentes e assistir e depois para valorizarmos a presença, deixamos o conteúdo em especifico e as aprendizagens para quem esteve presente.

Após o termino do colóquio, pelas 19h30 foram abertas as portas das Salas I, II e III do Hotel Vip Executive Santa Iria, onde decorreu o JANTAR DE GALA e a GALA DOS CAMPEÕES…essa matéria será abordada já no próximo artigo.

 

 

SPORT  ABSOLUTA  :

1º   3004977/13   VERGAS  &  FILHO                                     ALHANDRA

2º   3466340/13   FRANCISCO  CAPITÃO  VERÍSSIMO         VENDA PINHEIRO

3º   4271212/14   LUÍS  ROMÃO  &  MARIA                          LOURES

IMG_2927

SPORT  YEARLINGS :

1º   6161074/16   GONÇALO  &  SANTIAGO                          AZAMBUJA

2º   6161114/16   GONÇALO  &  SANTIAGO                          AZAMBUJA

3º   6161035/16   GONÇALO  &  SANTIAGO                          AZAMBUJA

IMG_2926

SPORT  VELHOS  :

1º   5266668/15    MANUEL  MIGUEL  RODRIGUES           VIALONGA

2º   5289437/15    MÁRIO  REAL , JOSÉ  MANUEL  &  FILHOS

IMG_2923

SPORT  FUNDO:            

   2261458/12   NUNO  MANUEL  VIEIRA  MIRA               AMADORA/QUELUZ

2º   4260907/14    TIAGO  HENRIQUES  CARDOSO              ALHANDRA

3º   4264053/14    MORAIS – FILHOS  &  VALENTIM           CAMARATE

IMG_2921

SPORT  MEIO-FUNDO :

   5272472/15   MANUEL  DUARTE  TEIXEIRA                   ALVERCA

   4260397/14   FERNANDO  INÁCIO  HENRIQUES           CASTANHEIRA

   4279646/14   TELMO  LUÍS  SANTOS  PEDRO                LOURES

IMG_2918

SPORT  VELOCIDADE :

1º   5291673/15   PAULO  JORGE  VIDEIRA  ROCHA             CENTRO

2º   4279653/14   TELMO  LUÍS  S.  PEDRO                            LOURES

3º   4283710/14   MANUEL  MIGUEL  S. RODRIGUES          VIALONGA

IMG_2917

STANDARD  OLÍMPICO  MACHOS :

   4264022/14   MORAIS – FILHOS  &  VALENTIM                          CAMARATE

2º   3246604/13   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ GONÇALVES                  V. PINHEIRO

3º   5021830/15   GRILO  &  GONÇALVES                                            SACAVÉM

4º   4508787/14   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ  GONÇALVES                 V. PINHEIRO

5º   4508752/14   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ  GONÇALVES                 V.PINHEIRO

IMG_2915

STANDARD  OLÍMPICO  FÊMEAS :

   1045746/11   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ  GONÇALVES                V. PINHEIRO

2º   2030750/12   FRANCISCO  CAPITÃO  VERÍSSIMO                       V. PINHEIRO

3º   6414292/16   FRANCISCO  CAPITÃO  VERÍSSIMO                       V. PINHEIRO

4º   4265044/14   GRILO  &  GONÇALVES                                            SACAVÉM

5º   1026806/11   FRANCISCO  CAPITÃO  VERÍSSIMO                       V. PINHEIRO

IMG_2914

STANDARD  LIVRE  MACHOS :

   5280002/15   GRILO  &  GONÇALVES                                           SACAVÉM

2º   5280001/15   GRILO  &  GONÇALVES                                           SACAVÉM

3º   6160001/16   GRILO  &  GONÇALVES                                           SACAVÈM

4º   4508764/14   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ  GONÇALVES                V. PINHEIRO

5º   6160068/16   GRILO  &  GONÇALVES                                           SACAVÉM

IMG_2910

STANDARD  LIVRE  FÊMEAS :

  6160003/16   GRILO  &  GONÇALVES                                           SACAVÉM

2º   6176999/16   FRANCISCO  CAPITÃO  VERÍSSIMO                      V. PINHEIRO

3º   4508722/14   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ  GONÇALVES                V. PINHEIRO

4º   5264998/15   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ  GONÇALVES                V. PINHEIRO

5º   5264986/15   VICTÓR  MANUEL  BRÁZ  GONÇALVES                V. PINHEIRO

 

IMG_2911

Para primeiro grande evento não defraudou as expectativas de ninguém, pelo contrario. Se podia ter sido mais participado?…podia…mas o caminho faz se caminhando. Apenas duas constatações para terminarmos este artigo. Os pombos cultivados para participarem na classe Standart, em alguns casos continuam a aparecer aquele pombos que vulgarmente se diz que não voam, mas tem sido um pouco por todo o país assim, apesar das directrizes do conselho nacional de Standart serem no sentido de se cultivar um único pombo, o pombo correio e depois dentro de cada pombal procurar aqueles que possuem aquelas caracyeristicas estipuladas para vencer esta classe, e não continuar a cultivar aqueles pombos que durante a ultima década foram os eleitos. Isso mudou…ou devia estar a mudar… o segundo assunto e mesmo para terminar, continuamos a ter pouca participação na classe Sport. Federação, Associações e clubes, têm de trabalhar em uníssono e encontrar uma condição que no final de cada campanha seja um orgulho  e uma mais valia para os columbofilos participarem nas exposição locais e distritais. Um bem aja a esta nova equipa que lidera Lisboa e já sabem o columbofilia Online diz presente na divulgação dos Campeões…contem conosco.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: