Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Exposição Distrital Columbofilia – ACD Setúbal

Nos dias 8 e 9 de Dezembro de 2017 a Associação Columbófila do distrito de Setúbal realizou a sua exposição distrital no pavilhão Municipal de Exposições na Moita.

Os dois dias foram de grande azafama, começou tudo com a chegada dos atletas nas sexta feira, acomodados nas respectivas gaiolas, preparados para a classificação de 3 juízes nacionais: Manuel Gonçalves, José Aníbal e João Ventura que fizeram o seu trabalho já durante a manhã de sábado.

IMG_2375

Pelas 14.30 desse dia foi inaugurada a exposição pela mão de algumas entidades locais e nacionais, estiveram presentes o presidente da ACD Setúbal Vítor Costa, o Director nacional Almerindo Mota, o presidente da Federação José Luís Jacinto e o Vice presidente da Câmara Municipal da Moita. A organização agradece à câmara Municipal da Moita e a toda a estrutura para alem de física, também à estrutura humana representada na técnica Sandra Santos, que embora tenha saído de uma operação delicada, não deixou de prestar auxilio e estar presente em todos os momentos.

IMG_2376

Aberta a Exposição todos os presentes circularam pelo espaço analisando a selecção distrital e alguns dos melhores pombos que competiram no ano de 2017 no nosso distrito. Para além desta festividade os columbofilos locais e pensando naqueles com mais dificuldade em analisar as melhores características que um atleta de alta competição deve possuir, estava um stand montado junto à exposição onde estavam alguns pombos correio, uns de alto nível uns de médio e outros de fracas qualidades, para que os juízes classificadores nacionais em conjunto com o presidente do conselho da Classe de Standart Nacional, José Maria da Silva, estivessem sempre disponíveis para explicarem e mostrarem as diferenças entre cada um deles.

IMG_2379

Na mesa onde os dados dos classificadores foram tratados, esteve o incansável Jorge Silva e Luís Calretas. Duas peças fundamentais no puzzle dos corpos sociais da ACD Setúbal.

IMG_2383

A manhã foi atarefada mas ainda houve oportunidade para Paulo Pereira à direita, presidente do Conselho Standart de Setúbal, Carlos Silva, do Conselho Desportivo também de Setúbal tirarem um momento para a foto com o Juiz Internacional João Ventura.

IMG_2384

O columbofilia Online com as devidas autorizações entrou no recinto para captar de perto os momentos de Avaliação dos pombos por parte dos Juízes e seus parceiros.

A menina bonita, é a gerente da empresa Telha do Pão, uma casa que estabeleceu um protocolo com a ACD Setubal no qual oferece 10% de desconto em bolos de aniversário, casamento, Baptizados a todos os columbofilos do Distrito de Setúbal e confecciona o bolo dos campeões a um preço simbólico. Estiveram presente durante toda a Exposição fornecendo cafezinhos, bolos, azevias e muitas iguarias. Obrigado pelo vosso serviço.

IMG_2393

O stand com o workshop sobre o Pombo Standart esteve a funcionar no dia 9 entre as 14.30 e o fecho da Exposição. teve alguma participação, no entanto acho que muitos perderam uma oportunidade de aprenderem muitas dicas sobre o manuseio do pombo. Com a continuação, com certeza vamos tendo cada mais adeptos.

Os discursos de abertura da Exposição não fora longo, o protocolo dizia que começava o Presidente da direção da ACD Setúbal: Vitór Costa, a discursar, depois o Presidente da Federação Portuguesa de Columbofilia. José Luís Jacinto e por último, o vice presidente da Câmara Municipal da Moita.

IMG_2398

Tudo preparado…para a abertura das portas…

IMG_2408

Antes do momento tão aguardado, a ACD Setúbal entregou uma lembrança aos convidados e às entidades que se fizeram representar no evento, nomeadamente aos 3 juízes da Exposição, aos oradores do Colóquio e representantes da FP Columbofilia: Fernando Garrido, Fernando Fernandes e Almerindo Mota, sem esquecer o Presidente da Federação e também ao Vice Presidente da Câmara Municipal da Moita.

IMG_2410

Um agradecimento também ele especial a José Maria Gonçalves, presidente Nacional do Conselho Standart.

IMG_2414

Classificações Classe Sport

Uma casa que acabou por ficar composta, sendo que os columbofilos locais podiam se ter feito representar melhor, e quando dizemos: melhor, queremos dizer em maior quantidade, a dança faz se na pista, o debate nas reuniões e as decisões nas Assembleias.

IMG_2417

Classificações Standart

As respectivas fotos dos Vencedores. Pena que não se conseguiram fotografar todos.

Uma outra vertente deste evento foi a realização de um colóquio columbófilo, que teve o privilegio de ter na mesa de palestrantes, Fernando Fernandes, campeão columbófilo de nível nacional, Almerindo Mota, director Federativo e columbófilo Campeão, Fernando Garrido, Meteorologista da Federação Portuguesa de columbofilia, o homem que prepara semanalmente as centenas de soltas de pombos correio que acontecem no território Português semana após semana, estuda as condição climatéricas para evitar desastres com percas de atletas e também ele um columbófilo de mão cheia. O colóquio foi moderado por Helder Galveia, na qualidade de presidente da mesa da Assembleia da Associação Columbófila do Distrito Setúbal.

IMG_2430

Colóquio: Fernando Fernandes, Almerindo Mota e Fernando Garrido. A iniciativa começou dedicada à metrologia, com uma explicação inicial sobre as conclusões de um estudo elaborado pelo Metrologista da federação a pedido do conselho Desportivo da ACD Setúbal e que incidia sobre o avultado numero de percas sucedidas em dois anos consecutivos, em concursos de céu limpo, sensivelmente na mesma altura do ano e com alguns factores meteorológicos comuns. De imediato entramos da palestra propriamente dita com a apresentação de uma cheq list realizada pelo Capitão Garrido com o intuito de ajudar os columbofilos nas suas soltas particulares, ajudar as colectividades nos seus treinos pré campanha e semanais e também as associações, foi interessante ouvir e também é interessante o facto do Moderador do debate ter solicitado esse mesmo documento em formato digital para poder fornecer aos columbofilos do distrito, desafio prontamente aceite pelo orador.

IMG_2434

Tomou a palavra entretanto Almerindo Mota, que em representação da Federação respondeu a algumas questões levantadas na plateia quando a vacinas , apoios sociais e apoios aos mais novos e como para além de Dirigente também é um columbófilo campeão falou um pouco da sua experiência como columbófilo, tal como Fernando Fernandes que chegada a sua vez, descreveu e levantou um pouco o véu sobre o que é o trabalho de uma semana no seu pombal. De repente o bem disposto Almerindo diz a seguinte frase: ” ó Fernando tudo muito bem, mas e as vitaminas?…quais é que tu dás?… caros leitores a partir deste momento tudo muda na sala, deixamos de ter um ambiente mais formal de discurso, perguntas e respostas, para entrarmos num ambiente descontraído, e passamos a conversar em amena cavaqueira sobre columbofilia, métodos, produtos, bons pombos, historias, peripécias etc etc…um momento bastante agradável. Quando olhámos para o relógio, a tarde tinha passado e havia pessoas com viagens grandes para fazer, já tinha-mos excedido o nosso tempo e o moderador viu se obrigado a dar por terminada a sessão.

Clique Aqui para ver o vídeo completo da Exposição e colóquio

Um bem haja a todos quantos contribuíram para este sucesso em especial a um homem da terra, Franklim Borges que foi a formiga trabalhadora, antes, durante e depois da exposição. Obrigado a todos.

O espaço foi ideal para o certame e todos saíram contentes e satisfeitos da Moita

4 Comments on Exposição Distrital Columbofilia – ACD Setúbal

  1. BOM TRABALHO DE FOTO JORNALISTA COMO SEMPRE….ABRAÇO HELDER.

    Gostar

  2. “Fermando Garrido o homem que prepara semanalmente centenas de soltas de pombos que acontecem no território português…” Amigo Galveias essa é boa. É mesmo extraordinária. As Associações devem estar deliciadas. Que descanso. Um super homem para preparar as “centenas(?)de soltas era mesmo a prenda de Natal que as Associações Distritais precisavam. Ainda dizem que Deus não existe. Mordam a língua. Ele aí está!

    Gostar

  3. De fato tem razão. Quase todas as entidades, colectivas (Federação/Associações/Colectividades) e individuais,(columbófilos) que têm a responsabilidade de PREPARAR as soltas dos pombos têm a preocupação de atender ao estado do tempo independentemente da sua fonte. Essa é uma verdade indesmentível. Agora, dizer que Fernando Garrido, que se limita a publicar semanalmente as previsões meteorológicas (as quais, quando são publicitadas no sitio da FPC já são mais do que conhecidas pelos columbófilos e responsáveis associativos uma vez que existem vários e diversos sítios credíveis na inter-net que fornecem essa informação) tendo em consideração os locais das soltas das provas associativas, é o homem que prepara semanalmente centenas de soltas, é atribuir a Fernando Garrido uma responsabilidade que ele certamente não aceitará, não por má vontade mas simplesmente pela incapacidade humana de o fazer. Mas, quando fiz o meu comentário, fi-lo através de uma observação humorística que não teve qualquer intenção de reparo critico, pois todos sabemos que Fernando Garrido não prepara uma única solta, pois essa não é a sua tarefa enquanto meteorologista da FPC.

    Um abraço e um Feliz Natal.

    Gostar

Deixe um comentário