Super artigo: Pombal Escolar, Palestra Columbófila, GabysdoPenteado, Entrega de Prémios na sociedade de Grândola…
Caro leitor está prestes a entrar numa viagem por um super artigo, com inúmeros focos de interesse e super actual. O dia começou bem cedo com a visita a Hélder Negalho numa povoação junto ao Pinhal Novo, já conhecíamos o homem e o columbófilo que está por traz da marca GabysdoPenteado. O porquê do dia começar aqui? Um homem nascido e criado em Grândola, terra que seria o nosso destino do dia, onde visitámos o pombal escolar que esta a ser implementado precisamente neste momento, fomos conhecer a sociedade Columbófila de Grândola, tudo isto ainda na parte da manhã, pois à tarde os compromissos dos representantes da ACD Setúbal e do Columbofilia Online eram encontros com os autarcas locais, com a direcção da colectividade, uma visita à feira de Caça, Pesca e Actividades ao Ar Livre e a participação numa palestra sobre columbofilia que decorreu durante esse certame…não esquecer que no final do dia houve lugar a entrega de Prémios aos vencedores em Grândola…
Um dia bem preenchido…mas também muito produtivo.
Na foto podemos observar o grupo que levou a cabo esta iniciativa multi disciplinar
Hélder Negalho nasceu, cresceu e iniciou-se nas lides da columbofilia na conhecida vila de Grândola. Foi um concorrente que desde cedo mostrou que tinha aptidões para esta pratica e os resultados começaram a aparecer logo. Entretanto veio viver para o distrito de Setúbal e a sua historia fica marcada por estes dois locais, aqui por estas paragens os resultados de destaque não pararam e estando ele ligado a estas duas realidades fazia todo o sentido contarmos esta historia e fazer lhe o convite para participar nestas jornadas e acompanhar o elenco da ACD Setubal até Grândola. Vamos dissecar um pouco da sua historia, que será contada na primeira pessoa.
CO – Quem é Hélder Negalho e como chegámos até aqui?
HN – Sem qualquer antecedente familiar, mas apenas porque sempre fui um amante do mundo animal e das aves em particular, em 1985 iniciei-me na columbofilia na minha terra natal, na sociedade columbófila de Grândola, onde concursei ininterruptamente até cerca de 1997, sagrando-me inúmeras vezes campeão de todas as especialidades. Em 2000 passou o efeito da vacina e regressei á columbofilia, sendo que desta vez com uma garra ainda maior, tendo nessa altura como grande adversário o meu homónimo e grande amigo(entretanto falecido) Hélder Ferreira do Vale de Santarém, com o qual reparti as minhas vitorias até 2004, ano em que por motivos profissionais optei por residir no Pinhal Novo, onde com a compra de uma vivenda num local pacato(Penteado) pude construir um pombal e dar continuidade ao meu hobby preferido …a columbofilia.
Frente do Pombal no Penteado
Na mão o velhinho, base de uma geração: “O Gaby”
Em 2005 com cerca de 250 borrachos de ano não concorri limitando-me a enviar apenas a treino. Cada borracho fez 2 velocidades e um meio fundo. No ano seguinte ganhei velocidade, MF,geral e 2º de fundo na S.C. Pinhal Novo, bem como vice campeão nacional de MF, no anos seguintes concorri na S.C. Sarilhos Pequenos e na Banheirense sagrando-me campeão em todas elas, em 2015 por questões pessoais interrompi a atividade , situação que se mantém até hoje.
Interior do Pombal Reprodutores: GabysdoPenteado
Actualmente pelo fato de ter grandes e divertidos amigos desenvolvi uma marca J J “Gabydopenteado” , a qual permite que eu continue a usufruir e desfrutar de uma forma intensa do que é a vida de um columbófilo…quer através da participação em derbys’s, convívios e apoio a inúmeros columbófilos e amigos que solicitam a minha colaboração.
Maior feito da minha vida columbófilo…em 2009 fui campeão de fundo da Sociedade Columbófila do Pinhal Novo, contra um catedrático de fundo “João Firmino(Blue Star). Penso que não haverá nenhum columbófilo no activo que tenha conseguido tal proeza.
Ao nível de derby’s o mais recente êxito, foi a obtenção de anilha de bronze no IAPC 2017 com a consequente venda da fêmea para a China.
Sociedade Columbófila de Grândola
A viagem de Setúbal a Grândola passou num instante, 5 columbófilos dentro de um carro, as historias não pararam e o tempo não demorou a passar. Logo à chegada fizemos uma paragem na colectividade onde a direcção nos aguardava.
Conhecemos as instalações, que reúnem todas as condições para o projecto continuar a crescer. Num passado recente a Sociedade Columbófila de Grândola, esteve algo estagnada, mas foi “Chuva Passageira” e começa a dar sinal que entrámos num período novo e com potencial de crescimento em termos de sócios praticantes. Concluída a visita e como o dia de avizinhava preenchido, seguimos viagem.
Vista Exterior da SC Grândola
Pombal Escolar em Grândola
Passados alguns minutos deslocamos a comitiva para a escola Básica 2º 3º Ciclos D. Jorge de Lencastre. Local onde esta a ser implementado o projecto columbofilia na Escola.
Esteve presente durante esta visita a Professora Susana Dolores, representante da Gestão do Agrupamento. Há um ano atrás, sensivelmente o professor Jorge sentiu a necessidade de fazer alguma coisa com os miúdos que estavam desintegrados na escola e teve a ideia de ser feito um trabalho com estes miúdos que passasse pelo seu contacto com a columbofilia. Já em tempos este professor desenvolveu um projecto com abelhas e tinha sido um sucesso, desta vez e devido ao facto de na sua meninice ter tido contacto ele próprio com a columbofilia a escolha estava tomada e era o Pombal na escola. Foi elaborado um projecto, apresentado à escola, foi a conselho Pedagógico, passou pela Câmara Municipal e finalmente foi aprovado. Nem tudo correu de forma célere, estas coisas envolvem sempre alguns problemas burocráticos, mas as obras lá começaram com o apoio da câmara Municipal que comparticipou os materiais e a mão de obra lá calhou ao professor Jorge e aos seus alunos, por um lado é positivo, porque o projecto arrancou muito antes da entrada do primeiro pombo, começou logo na construção das instalações.
Professor Jorge Filipe, responsável pelo projecto Columbofilia na escola em Grândola.
O projecto tal como em outras escolas é multi disciplinar, a oficina contribui em muito para o evoluir de utensílios e infraestruturas, a nível por exemplo da educação visual, foi lançado um concurso interno para se encontrar um nome para a equipa de pombos que vai concorrer na escola e o respectivo logótipo, já foi realizado e já temos vencedores. Outra situação possivel e que poderá ser uma ideia interessante é na aula de TIC, criar um blogue, ou um site, ou mesmo uma pagina no facebook onde os alunos vão divulgar as actividades realizadas dentro do pombal e na altura de treinos e concursos divulgar a lista de chegada, para todos os que ofertaram pombos também possam acompanhar os resultados. Ao longo do tempo um dos objectivos é encontrar espaço dentro deste projecto para as várias disciplinas e claro está a integração dos jovens na comunidade escolar e posteriormente na comunidade em geral e trazer a comunidade à escola também. A visita ao Pombal foi realizada e foi feito um levantamento das principais necessidade que os olhos treinados e atentos dos visitantes detectassem para a ACD Setúbal poder agir em conformidade e dar as condições necessárias para o projecto caminhar de forma saudável e eficiente. Por exemplo encontrou se a pessoa que vai fazer o acompanhamento sanitário dos atletas, Hélder Negalho, para além do veterinário local que irá à escola. detectamos que os pombos estão em numero reduzido e para fazer já a próxima campanha de 2018 seriam necessários mais alguns pombos, ficou combinado que o Columbofilia Online ofertaria 12 borrachos à escola e a ACDSetubal arranjaria mais 10 borrachos para completar essa oferta e neste momento já contamos também com a ajuda de João Paulo Valente de Nisa, columbófilo atento aos que mais precisam que se voluntariou também ele a arranjar uns borrachos Um outro motivo porque Hélder Negalho um homem da terra foi chamado a acompanhar a comitiva, foi também porque foi o primeiro a enviar borrachos para este pombal , juntamente com Carlos Silva do Barreiro. A escola agradece e os miúdos vão agradecer também. Tem havido desde o primeiro momento, todo o apoio da colectividade local e da ACD Setúbal.
Hora de almoço
Juntaram se alguns columbófilos de Setúbal, que fizeram questão de fazer a viagem para estarem presentes durante as actividades. Obrigado pela vossa presença.
Em baixo podemos ver o Stand que a Sociedade Columbófila de Grândola instalou na feira de Caça, Pesca e Actividades ao Ar Livre.
Depois do repasto a viagem continua, e entramos nos stands da feira, era chegado o momento do encontro com as autoridades locais, momento sempre importante pois destas conversas por vezes informais, nascem apoios ou iniciativas que acabam por se transformar em bons projectos, e até foi o caso, já que foi feito o desafio de num futuro próximo a exposição distrital poder ser realizada em Grândola, mas para isso estes senhores terão que estar envolvidos e comprometidos com a iniciativa. Enquanto os representantes locais não chegavam foi preparada a mesa com os troféus que mais tarde seriam entregues aos campeões de Grândola.
Mesa de prémios atribuídos aos Campeões da SC Grândola
Numa altura em que as autarquias nacionais saíram agora de eleições, é complicado saber que fica com cada pelouro dentro da estrutura para podermos definir estratégias de acção e comunicação, mas dentro do possível para a altura do “campeonato” até correu muito bem. O momento foi aproveitado também para se lançar o desafio aos elementos da Câmara Municipal que fosse possível incluir na sua newsletter local as noticias columbófilas, nomeadamente as que vão saindo no Columbofilia Online, sempre com o intuito de chegar à comunidade Columbófila mas também à população em geral.
Professor Vítor Costa presidente da ACD Setúbal, vereador Ricardo Costa da área do desenvolvimento económico, Sra. vereadora Carina Baptista, o presidente da Câmara Municipal António Figueira Mendes e Amadeu Cruz da SC Grândola
Professor Vítor Costa, Dra Tânia Pereira, mestre das Feiras e responsável pelo Parque de feiras e Exposições, Jorge Campos presidente da SC Grândola.
Durante o certame e na tarde da feira foi realizada uma solta de Pombos Correio, que marcou o inicio da Palestra columbófila
Feitas as apresentações, conversas feitas, projectos apresentados, deslocamos ao exterior e a SC Grândola fez uma solta de pombos no recinto da Feira, momento que marcou o inicio da palestra e de uma tarde dedicada em exclusivo ao Pombo correio.
Não podemos dormir a sesta…??? as meninas e os meninos animaram o momento…
Palestra: “Ar Puro, À volta do Pombo Correio”, discursaram Vítor Costa, Jorge Campos, Hélder Galveia e Carlos Silva
O elenco presente discursou durante alguns minutos e todos os intervenientes se mostraram disponíveis para colaborar com a columbofilia local. Durante o almoço as intervenções já tinham sido adiantadas e sentados à mesa apresentaram se uma serie de ideias, projectos e em alguns casos de forma informar, conversou se de estratégias para o desenvolvimento da columbofilia Local e também sobre manuseio de pombos, sempre com o intuito de se procurar alguma evolução. Todos mostraram vontade de voltarem a este palco novamente para o ano que vem. Nessa altura esperam encontrar mais público, uma envolvência maior de toda a comunidade e novamente o apoio incondicional das entidades de Grândola.
Entrega de Prémios referentes à campanha 2017
Da colectividade de Grândola estiveram presentes:
Jorge Pereira, Vítor Conceição, António Pereira, Amadeu Cruz, Jorge Filipe e Celso carvalho.
Seria de todo pertinente para esta região uma candidatura à realização da Exposição Distrital por estas paragens e num próximo ano, como forma de mostrar a grande potencialidade da modalidade, mas também levar a Grândola de forma integrada a festa Distrital, aproximando as várias zonas do distrito.
O amigo Franklim da ACD Setúbal entregou o prémio ao Campeão Jorge Campos
Um jovem de regresso às lides Columbófilas, Amadeu Cruz, já concorreu em tempos no distrito de Setúbal onde ainda tem as suas raízes, e presentemente com a ajuda de seu irmão e alguns amigos de Setúbal, está a voltar e desta vez em Grândola à pratica desportiva, levando também sangue novo e vontade de trabalhar nestas novas paragens. Achamos que esta energia podia ser canalizada momentaneamente para o Pombal escolar, pelo menos até ao seu arranque efectivo e tudo estar a rolar sobre rodas.
Senhor Vereador, para o ano contamos com noticias columbófilas no boletim camarário e apoio à colectividade de Grândola. Necessitando de alguma coisa do Columbofilia Online estaremos cá para honrar as nossas obrigações para com os columbofilos.
Caríssimos leitores foi uma viagem e tanto, columbofilos, palestras, Pombal Escolar, Feiras, colectividade…um panóplia de assuntos que se misturam e entrelaçam fazendo deste nosso desporto uma actividade multi disciplinar, onde o trabalho de equipa é fundamental para tudo funcionar. Pela parte do Columbofilia Online é um enorme orgulho estar presente e participar de forma activa nestas iniciativas e como estamos cá sempre com espírito positivo e construtivo o caminho vai sendo sempre trilhado no sentido do sucesso, do trabalho, e acima de tudo de uma promoção, tanto merecida a homens, columbofilos e pombos. O regresso a Setúbal com algum cansaço, ainda deu para dormitar no carro. Até breve…
Muitos parabéns pelo excelente trabalho de divulgação da columbofilia.
GostarGostar
Obrigado pelas suas palavras Professor Jorge. Viva Portugal, vivam os pombos e os columbofilos Portugueses. Um grande aplauso para quem desenvolve projectos ligados à columbofilia que tambem sao formas de divulgar a modalidade.
GostarGostar