Portugal Campeão do Mundo de Columbofilia 2018

Família Mourão – Ervidel – Beja

A Família Mourão residente em Ervidel e concorrente na Sociedade Columbófila Estrela Alentejana, que pertence ao bloco 3 da zona sul. Normalmente a tradição da columbofilia passa de país para filhos, mas no caso desta família, não foi bem assim, Carlos Mourão em miúdo começou a ter contacto junto à sua residência com alguns vizinhos que tinham pombos e começou um despertar logo nessa altura, com a ajuda do seu irmão Alexandre Mourão compram os primeiros pombos e começam a fazer um pombal, só nessa altura o pai se apercebe e se começa a inteirar-se do que se passava no quintal. Apoiou os filhos logo a partir desse momento. De norte a sul do País quem não conhece esta família? Rapidamente trabalharam e formaram uma grande colónia. Desde há vários anos a esta parte que têm alcançado resultados no topo do distrito de Beja e a nível Nacional. Dentro do seu pombal de reprodutores podemos contar vários campeões nacionais e top 10 nos campeonatos Nacionais, são mais de 10 exemplares. Realmente uma equipa ao mais alto nível

Frente dos Pombais de competição

IMG_9914

CO- Carlos diga nos algumas palavras sobre o vosso inicio na Columbofilia.

CM- Começamos em 1994 num pombal pequeno com cerca de 50 borrachos nos poleiros. Eu e o meu irmão Alexandre formámos uma dupla que hoje tem a designação de Família Mourão. Na altura tinha dois primos que eram columbófilos e por vezes íamos ver chegar os pombos e começamos a gostar e foi assim que tudo começou. Posteriormente construímos um pequeno pombal e começamos a voar com o meu nome (Carlos) e do meu irmão Alexandre. Tivemos sempre a ajuda do Pai que embora não esteja na sociedade é ele quem na verdade substituí o meu irmão que se afastou devido a sua vida académica. Hoje acabado o curso nos momentos de aflição tem dado uma preciosa ajuda.

Campeã Ibérica, um cruzamento entre um Pombo Van Loon via Palma da Charneca e a “908” (está fotografada mais à frente)

1493238

CO- Carlos uma breve descrição das vossas instalações?

CM- O nosso Pombal é feito de alvenaria, tem cerca de 14 metros repartido por 5 pombais situados numa placa e um pombal de reprodução ao nível térreo com 4 metros de comprimento e 4 de profundidade com apenas 16 casais.

IMG_9918

CO – Quais os primeiros pombos que fizeram a diferença no pombal?

CM- Começamos com pombos Armindos que nos deram grandes alegrias e fizeram que cimenta-se-mos ainda mais o gosto pela Columbofilia, pois as vitorias na nossa colectividade fez com que “o bichinho” se colasse inclusive no Pai.

Linhagem Palma da Charneca

8370202

CO – Como foram sendo feitas as introduções seguintes e como evoluiu a colónia entretanto?

CM- Os nossos pombos têm varias origens tais como Sr. Alexandre Mendes Gordo (um senhor da columbofilia, infelizmente já falecido) Paulo e Rui da Supra (amigos e com quem falámos muito em novas metodologias de treino) o Palma da Charneca que tinha uma bela colónia e duas fêmeas que adquirimos ao meu amigo João Mimoso de Beja (Van Riel/grondelaers) E não posso esquecer o Bruno Helena e Armando Alves com quem temos uma relação de amizade e com quem trocamos ideias.

Carlos Mourão no interior do pombal de fêmeas

IMG_9925

CO- Quais os factores principais que contribuíram para o sucesso a nível Nacional?

CM – Á posteriori na década de 2000 introduzimos um Casal Gaby (Alfonso 3003587/02 neto do Wittenbuik X Júlia 3227354/05 filha do Bliksen) um Janssen 1643635/97 (Supra) e um casal Van Loon 6451650/05×6412523/06 .

Se nós já vínhamos a marcar bem, esta junção de Gaby X Janssen X Van Loon foi o Ckic que fez a diferença.

188153

Com muita pena nossa não conseguimos fotografar Alexandre Mourão, quer o irmão como o pai passaram a manhã a falar nele, mas a vida tem destas coisas, não conseguimos estar em dois lados ao mesmo tempo. O CO está a visitar todos os campeões de colectividade em Beja e pelo andar da carruagem não faltarão oportunidades para ver fotografada a equipa completa.

IMG_9933

Principais títulos desde o ano de 2000 até hoje não contando com os prémios da Sociedade

CAMPEONATOS DISTRITAIS DE FUNDO ZONA SUL

 6 CAMPEONATOS EM 1º –  5 CAMPEONATOS EM 2º –   2 CAMPEONATOS EM 3º                       1 CAMPEONATO EM 5º –   1 CAMPEONATO EM 14º

CAMPEONATOS NACIONAIS

1 CAMPEONATO NACIONAL DE FUNDO 2008

1 CAMPEONATO NACIONAL DE MEIO-FUNDO 2011

4º CAMPEONATO NACIONAL DA MARATONA 2008

7526908

CAMPEONATO NACIONAL DE POMBOS

8370202/08   CAMPEÃ NACIONAL DE FUNDO 2010

188153/10   CAMPEÃ NACIONAL E IBERICA DE YEARLINGS 2011

1493172/11   9º CLASSIFICADA SPORT ABSOLUTO 2015

1493238/11   CAMPEÃ NACIONAL DE FUNDO 2015

6163340/06 6º CLASSIFICADA NACIONAL EM FUNDO 2008

Pombal n.º 2 Fêmeas

IMG_9928

CO – Quais os amigos que contribuíram para tamanho sucesso?

CM – Realçar alguns Columbófilos é sempre ingrato pois estamos sujeitos a esquecer algum e por isso sermos injustos, mas sempre há lugar para falar dos mais próximos tal como o Bruno Helena, Armando Alves, Paulo e Rui da Supra e Pedro Lopes.

6131041

Devido à falta de tempo a pouco e pouco sentiram a necessidade de voar apenas um bando, e decidiram voar só com fêmeas e dai para cá dizem ter muito menos trabalho, e os resultados não caíram, talvez até pelo contrario. O método é simples, as fêmeas passam a semana nos poleiros, e aquando da chegada dos treinos e concursos têm os ninhos abertos e um conjunto de machos que apenas ali estão para este efeito.

Interior dos Pombais de competição com as várias secções abertas

IMG_9923

CO – Algum agradecimento em especial?

CM – Os agradecimentos que gostaríamos de fazer são grosso modo a todos os Columbófilos que fazem o favor de serem nossos amigos e que nas tertúlias que frequentamos sempre vamos falando de pombos e aprendendo uns com os outros.

IMG_9938

Nesta foto em cima podemos observar uma particularidade com o manuseio das anilhas. Cada casal de reprodutores ocupa um ninho que está numerado e todos os filhos nascidos nesse ninho são anilhados com anilhas com a mesma terminação, uma forma hábil de nos primeiros tempos reconhecer os progenitores de cada borracho.

Um dos grandes responsáveis pelo enorme sucesso da Família Mourão

3003587

Um reprodução com poucos casais, cerca de 12, apesar deste ano ser atípico e estarem a reproduzir com mais 4 casais, mas na sua essência quase todos eles provaram o seu valor como voadores, e destacaram se a nível nacional…um pombal com muitas estrelas.

Interior do Pombal de Reprodutores

IMG_9942

Uma família tradicional a viver no coração do Alentejo, dedicados ao trabalho na Farmácia local, no caso dos pais, os filhos fizeram a sua formação fora e hoje em dia todos vivem em comunhão, ligados à terra, aos pombos ao fado, ao convívio. Foi uma manhã que passou a correr, esta em Ervidel. O fim  de semana estava a ser preenchido e foi sempre a “bombar”, sábado de manhã entrevista em Ferreira do Alentejo ao nosso amigo Armando, reunião à noite com o Rogério, para tratarmos dos assuntos do Columbofilia Online, Domingo de manhã Ervidel e à tarde recolha de Pombos para o leilão enquanto decorria a sempre espectacular festa columbófila Anual em Serpa…. Ervidel foi um trabalho, muito agradável, homens simples, pacatos, com a tranquilidade do Alentejo. Algumas visitas temos de fazer render o peixe porque a fruta ainda não amadureceu e temos pouco sumo, neste caso foi ao contrário, muito fica por contar porque esta família tem historia para contar e muito para trazer ainda a estas paginas…mas não podemos também gastar todo o latim de uma só vez. Obrigado pela vossa recepção e desejamos os maiores sucessos já a contar para esta próxima campanha.

 

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s

%d bloggers like this: